segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Música: Por que gosto tanto? [Vencedora do concurso de redações do Culturando]

Há algumas semanas, a Odila Góes Araujo Pinto promoveu, em seu programa Culturando da Rádio Cidade de Santa Gertrudes, um concurso de redações sob o tema "Música: por que gosto tanto?". Participei e muito felizmente ganhei!

Além do texto, compartilho com vocês a página do jornal de Santa Gertrudes com o anúncio do resultado do concurso.

Eita colheita boa!!

Abraços a todos...

* * *

Música: Por que gosto tanto?

Não me recordo quando a música entrou na minha vida e muito menos de algum momento em que ela não tenha estado. Lembro das primeiras, digamos, experiências com músicas. Foram aquelas infantis da escolinha e de programas de televisão para crianças. Música era diversão naquela minha época, não havia como ouvir e não rir, pular e brincar. Mas um empurrãozinho materno virou os ouvidos para estilos diferentes e um novo mundo fora criado. Com o tempo se passando as coisas começaram a tomar rumo e os estilos a serem definidos e fundamentados em mim – ou eu neles? Vai saber!

Refiro-me a uma definição gradativa que era restrita pela disponibilidade, costumes e preconceitos. Mas ao caminhar, as angústias, os anseios, os eventos da vida se fortaleceram, tomaram as rédeas e assumiram o controle, transformando tendências e experimentos em gostos, selecionando os estilos e musicalizando minha personalidade.

E nesse caminho, a música deixava de ser apenas um lazer pueril e tomava uma amplitude considerável, tornando-se uma atmosfera para a vida, não mais um pano de fundo, mas de meio que a permeia, se entranha. E o fez de tal forma que hoje é a melhor ferramenta que me liga ao meu passado. Muitas são as músicas que ao ouvir – ou simplesmente ao lê-las na contracapa de um álbum – me trazem imagens, sensações e sentimentos de uma forma tão intensa que reduz a distância de tempo e transforma em labaredas pequenas chamas que se quer sabia que ainda existiam dentro de mim.

Muitas foram as frustradas tentativas de compreender os significados das músicas – algumas vezes pelo ímpeto de fã que quer personificar seu ídolo, outras por atentar-se para o que era dito e não apenas por um conjunto de sons. E as frustrações apareciam diante da constatação de absurdos, de faltas de nexos, de heresias e até por simplicidades inaceitáveis, que também colaboravam para colocar em dúvida o valor dos próprios músicos e até a punir alguns deles de serem exibidos no toca-discos. Mas a música deixa de ser um pano de meio para tornar-se vestimenta de noites de sábado quando, com o tempo, vem a verdadeira compreensão que me dá todo o sentido: o verdadeiro significado não está apenas na letra da música, na intenção, no momento ou no comportamento artista, mas no efeito que é gerado em mim diante da música, no que ela significa para mim, no meu momento, no meu modo de ver e viver. E é nesse momento que passo a entender o que certas pessoas – até então doidos – faziam parados diante de telas borradas aleatoriamente por duas ou três cores de tinta: arte! Momentos, efeitos e intenções diferentes, ou até iguais, entre criadores e expectadores.

Das artes, música é a que permite a maior carga de expressão de seus criadores e a que mais é absorvida, digerida e incorporada pelos apreciadores inveterados de todos os tipos. Música representa, influencia, define, relembra, revive e, posso dizer, toca a minha vida!

19 comentários:

  1. Grande Rafael! Com um texto desses, até eu te premeio. Parabéns. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Quebra minhas pernas, Manu!! rsrsrs

    Muito obrigado!!

    Este texto foi gostoso de escrever, principalmente, por contar o como realmente música funcionada para mim. E ganhar o concurso na minha cidade foi sensacional!

    Abraço...

    ResponderExcluir
  3. um texto muito bem escrito. Parabéns pela vitória
    beijos

    ResponderExcluir
  4. um texto muito bem escrito. Parabéns pela vitória
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá Carla!!

    Muito obrigado pela visita e pelo parabéns! Isso foi uma coisa muito legal para mim!

    Beijos...

    ResponderExcluir
  6. Rafael,

    Torço para o Fluminense. Meu primeiro estímulo: o hino do clube, o mais belo composto por Lamartine Babo, ao lado do do América FC, meu segundo time. Gosto de filosofia, de história, de política, das humanidades, como diziam, por causa originalmete das belas canções que ouvia quando criança. Gosto de cinema, muito em virtude das trilhas sonoras. Gosto de musicais. A música, com ou sem palavras, vale 1 milhão de imagens!

    Abraço. Parabéns pelo prêmio!

    ResponderExcluir
  7. Muito bem dito, Cláudio!

    Música é algo muito importante, sério também! Independente do estilo, nos molda e nos permite moldar..

    Muito Obrigado!!

    Abraço..

    ResponderExcluir
  8. Parabêns meu amigo, belo texto, não conhecia esse seu lado, agora sei. rs
    Abração

    ResponderExcluir
  9. Graaaande Zé!! Que legal você por aqui!! É...já faz um pouco mais de um ano que resolvi assumir esse meu lado (que completamente macho..rs).

    Dá uma vasculhada aqui...têm umas coisas bacanas...

    Abração, meu amigo!

    ResponderExcluir
  10. Olá Rafael! Estava de passagem quando avistei o teu espaço, entrei e fiquei feliz ao presenciar a tua alegria por teres ganho o concurso. Realmente, o texto que acabo de ler, pelo seu teor, pela sua coordenação, pela profundidade e pela forma de externares os teus sentimentos com relação a música, com certeza mereceu o prêmio. Parabéns amigo!

    Abraços,

    Furtado.

    ResponderExcluir
  11. Olá Furtado!!

    Eu que fico feliz em dividir esse momento e receber esse grande comentário seu. É um grande prazer recebê-lo aqui e agradeço muito...

    Seja bem-vindo!

    Abraço...

    ResponderExcluir
  12. Agradecendo sua visita...Volte sempre.

    Obrigada.......M@ria

    ResponderExcluir
  13. Parabéns, com um texto desses era mesmo de esperar...

    ResponderExcluir
  14. Opa, Lilás!! rsrs...muito obrigado...que bom que tenha gostado!!

    Seja bem-vinda!!

    ResponderExcluir
  15. Oi, Rafael!

    Lindo texto, Rafael. Prêmio merecido!
    Falar de música, que gostoso, não é?
    Ela faz parte de nossas vidas...
    Fico feliz com seu sucesso, escritor.
    Beijo

    ResponderExcluir
  16. Olá Ilaine!!

    Muito obrigado...realmente é muito gratificante este reconhecimento, ainda mais por ser na minha "terrinha"...

    Bjos..

    ResponderExcluir
  17. a musica, o ritmo...sabe eu so posso pintar com musica, jazz, samba, preciso de Ritmo, por isto ache que chamei todos meus quadros de "ritmo...."
    e parabens....pelo concurso que ganhou.
    se quiser pode ver meu site de pinturas - sou pintora:

    www,myralandau.com

    outro gde abraço

    ResponderExcluir
  18. É Myra ...preciso de música para tudo...inclusive nos estudos e trabalho...sem música, tudo fica mais difícil para mim...

    Boa dica, já estou entrando no seu site para ver suas pinturas...

    Outro abraço!

    ResponderExcluir