quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Na Pressão

Mais uma crônica - bem vivida - do Léo Monçores. Esta é realmente daquelas de mesa de bar. Léo, você tem razão, se quisermos problemas, basta procurar! Se cuida e traz logo estes resultados... Abraço!

*     *     *


        Não sei se algum dos leitores já passou por essa experiência, mas, em 24 horas vivi momentos inusitados por conta de um tal M.A.P.A (Monitoramento Ambulatorial da Pressão Arterial), solicitado pela cardiologista para, obviamente, verificar a quantas anda a minha pressão arterial.

        Em 2007, fiz exames de rotina, tipo de sangue, ecocardiograma, teste de esforço e etc, para quem já está na faixa dos 40 e poucos, agora já muitos, isso é importante. Estava trabalhando em São Paulo e, num dia de semana, pela manhã, me dirigi ao hospital para os tais exames. Tudo corria bem até eu entrar naquela sala, onde estava uma atendente de origem japonesa, simpática, que me orientou a colocar os trajes apropriados para o teste ergométrico. Já de short e tênis, tive o torax depilado e os eletrodos devidamente posicionados.

        Ao subir na esteira para iniciar o teste, a médica responsável foi enfática:
        - Pode descer, o senhor não vai fazer teste nenhum! Sua pressão está 19 por 11! Vou encaminhá-lo para a emergência.

        Dito isto, ligou para o setor e vieram me buscar com uma cadeira de rodas. Já me sentindo indo embora para o outro lado da vida, fui para a emergência, onde, após medicado, fiquei em observação, sem nada sentir, por toda a tarde. Não sem antes preocupar minha mulher, que estava no Rio de Janeiro e achou que eu estava lhe escondendo algo.

        Após esse pico assintomático de pressão, iniciei a busca por seu equilíbrio. Cardiologista, acupuntura, mais cuidado na alimentação e exames anuais.

        Pois bem, com o retorno para o Rio e a consequente troca de médicos. A nova cardiologista solicitou os exames de rotina e o fatídico M.A.P.A. Como já dito no início deste texto, são 24 horas inusitadas.

        Vamos lá: Você recebe um aparelho que parece um antigo walkman (os mais antigos vão lembrar), aquele com fita cassete, pesando umas 400 gramas, depois esse aparelho é conectado a uma borrachinha, que passa por cima do seu pescoço, e vai até o seu braço, que fica apertado naquele artefato que infla quando medimos a pressão, não sem antes passar por entre os botões de sua camisa, já que o aparelho fica preso à sua cintura por um cinto, como uma “pochete” (estou soando antiquado?). Após a “instalação” do apetrecho, vêm as instruções. Não pode tirar em hipótese alguma, tem que fazer parte da sua vida por 24 horas, comer, dormir, tomar banho???!!! Não pode molhar, ou seja, banho só da cintura prá baixo, não sem antes tomar o cuidado de usar um cinto na altura do peito, pelado, para não correr riscos. As necessidades fisiológicas são um capítulo à parte, porque o infame aparelho não escolhe hora para medir a pressão e faz isso nos momentos menos propícios. E você tem que parar, senão ele aperta o seu braço várias vezes seguidas, até conseguir a medição satisfatória. Além do banheiro, tem a rua sendo atravessada, a reunião que você participa e tem que avisar a todos que está com o aparelho e que não estranhem se você ficar paralisado por uns dois minutos e, claro, a condução, onde fui muito “apertado”, pelo aparelho e pela multidão do cotidiano.

        O mais interessante dessa rotina singular é o relatório que precisa ser preenchido pelo já conformado paciente. Cada atividade deve ser registrada com o horário em que se iniciou ou terminou. “Subi 02 lances de escada, 14h00”. “Almoço, início 12h30, fim, 13h15”. “Caminhada de 10 minutos, início 15h10, término 15h20” E ele te apertando, na hora em que bem entende, e você quieto, senão, é pior.

        Finalmente, após o almoço, passadas as tais 24 horas de “tortura” fui devolver o “bicho”, antes porém, tive que ficar parado igual a um idiota em plena Cinelândia, em frente ao Teatro Municipal do Rio, por pelo menos dois minutos, esperando a medição.

        Ao chegar ao laboratório para entregar o aparelho, ainda fui “apertado” mais umas três vezes antes disso, depois, fui comunicado pela atendente que o exame tinha sido bom , ou seja, mais de 80% das medições ocorreram de forma considerada normal, e eu não precisaria repetir o exame. Fiquei aliviado, nem sabia que corria esse risco.

        Daqui há cinco dias, sai o resultado, o tal mapeamento do comportamento da minha pressão arterial. Espero que ela tenha se comportado bem e que não precise, tão cedo, fazer novamente o exame. O pior, ou melhor, talvez, é que os exames e verificações da saúde vão se tornar cada vez constantes com o passar dos anos. Espero ainda ter muitos para fazer, embora confesse que não gosto deles. Parece que estamos procurando problemas antes que eles nos achem. E quando achamos, mais problemas, é claro.

        Vida que segue, ainda bem!!

Léo Monçores

45 comentários:

  1. Bom dia Léo.
    Minha mãe tb fez esse exame e usou o tal aparelho. Realmente é complicado porém é um mal necessário.
    Espero que o resultado seja muito bom. Aqui vai uma dica da massoterapeuta. Caminhe todos os dias por 40 minutos, tome muita água, coma carne de soja, muita verdura e legumes e o principal, lembre-se de que a vida é finita, então sorria muito e seja feliz com o q vc é e com o que vc tem.
    Te desejo felicidades!!!
    Beijos
    Cris.

    ResponderExcluir
  2. vim agradecer a visita, gostei de visitar-te, das postagens e deve contar que achei o comentário da Cris enriquecedora.
    Vou t seguir no twitter tb.

    ResponderExcluir
  3. Fantástica crônica!!!.. É.. mas o cuidado sempre se faz necessário.. quem muito procura.. acaba achando rsrssr..

    Beijos em seu coração e uma ressalva.. é muito bacaninha aqui seu cantinho [:)]

    *verinha*

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Cris. O resultado foi legal, estou me cuidando.

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigado, Mariana!! Que bom que gostou daqui...seja bem-vinda!!

    []s

    ResponderExcluir
  6. Com certeza sim.
    Mas que nossa rotina as vezes não ajuda..
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Magnífica leitura que termino por fazer...
    A expressão: parece que estamos a procurar um problema é de fato bem real, o estado de alerta, como se aguardassemos o pior.

    Passamos toda uma vida, dirigindo máquinas, direcionando e dando vida a elas, e quando nos propomos a buscar guarita, dada a hora de nosso recolhimento, sob a guarda de um fim de vida, pela primeira vez, nos damos a dispor de botões, eles nos dirigindo, nos dando o dito e nós sob "pressão" nos disponibilizando...

    Um dia da caça outro do caçador e deixamos de seguir, mas sendo seguidos, pelo que nos aterroriza, os sinais...

    Mto bom Rafael o texto do teu amigo.
    Não há pressão que não se manifeste, quando nos sentimos pressionados...

    Bjs

    Livinha

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Olá Cândida! Alles gut!!

    Que bom que gostou daqui...fico contente com isso...

    Seja bem-vinda por aqui...

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi Rafael, estou na correria agora mas passei para lhe agradecer a amável visita e comentário lá no Gotinhas. Tenha um ótimo restante de semana. Um abraço.

    ResponderExcluir
  11. Olá amigo...obrigado pela visita lá no Verseiro. Caramba, esses exames são terríveis, tudo relativo a saúde acaba de certa forma nos aborrecendo, passei por alguns desses...rs...depilar o peito...affff...mas tá bom...não podemos facilitar depois dos 40...rs
    Um abraço na alma...muita paz e saúde em sua vida
    Elcio

    ResponderExcluir
  12. Livinha, o pior é quando não estamos pressionados e "ela" se manifesta sem ser convidada.

    Abs!

    ResponderExcluir
  13. Valeu Cândida. O "negócio" é chato mesmo. Parece, e é, uma intromissão na rotina.

    Abs,

    ResponderExcluir
  14. Também preciso fazer alguns exames.
    Mas espero que dÊ tudo certo com você querido, tenha fé.

    Obrigada pela sua visita em meu blog, beeijos!

    ResponderExcluir
  15. uau...muiito legal seu Blog gosteii muiito, seus posts são muitos interessantes ^^
    to seguindo vc...^^
    espero sua visita tbm www.andrebritooriginal.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. hehehehe..
    eu já fiz o tal mapa..
    mas com aparelho digital..super simples.
    eu mesma clicava de hora em hora..
    rs...
    bjbjbjbj

    ResponderExcluir
  17. Olá Elcio!

    Eu que agradeço a visita...que bom que gostou!!

    []s

    ResponderExcluir
  18. Nossa menino Rafael, foi muito bom abrir minha pagina de comentários e encontrar um homem tão bonitão assim como você, ali comentando minha postagem! rsrsrsrs.... Uma honra, gostei muito daqui do seu cantinho também!

    Aparece mais, beijos!

    ResponderExcluir
  19. Olá Tatiane!!

    Muito obrigado...rsrs...eu que agradeço a sua visita e fico contente que tenha gostado daqui...

    Seja bem-vinda!!

    Beijos..

    ResponderExcluir
  20. Isso faz botar a cabeça pra funcionar. hahaha adorei a escrita dele. E de quebra eu fui ficando aqui no seu blog pra ler o que mais tinha e vi: você publicou um livro! Que legal.. haha

    beijo e obrigada pela visita. :D

    ResponderExcluir
  21. Olá Má!!

    Sim, ele manda muito bem nas crônicas...já falei pra ele embalar um blog, mas ele não me ouve (né Léo? rsrsr)...vamos começar uma campanha...rs

    Que bom que gostou daqui...sim, publiquei um, de forma independente, mas foi...rsrs

    Eu que agradeço e seja bem-vinda por aqui..

    beijos

    ResponderExcluir
  22. Solange, sorte sua que seu aparelho era mais "tranquilo" que o meu. Acho que tinha vida própria...rsrsrs

    Abs,

    ResponderExcluir
  23. Má, obrigado pelos elogios. Quanto ao blog, ainda bem que tenho amigos que publicam minhas escritas de vez em quando né Rafa... rsrsrs

    Abs

    ResponderExcluir
  24. Ahhh Léo...hahahah...mas vc vai ver qdo isso pegar na veia!! rsrs

    []s

    ResponderExcluir
  25. Ah, odeio fazer exames! Haha, tem uns então, que sinceramente, devíamos ser pagos para fazer :~ Um horror.
    Obrigada pela visita (:
    E não, "contos" é um livro que não existe, por isso o marcador é 'fictícios de cabeceira'.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  26. Muito, Gabs!!

    Ah, agora entendi...bom, quem sabe logo vc não muda este marcador...continue!

    []s

    ResponderExcluir
  27. Bonita crônica!
    E se cuidar é preciso sempre!
    Torço para que que não seja nada!


    Beijos

    ResponderExcluir
  28. Obrigado Ariana. Os resultados já chegaram, está tudo bem.

    Abs

    ResponderExcluir
  29. Rsrsrs... Muito bom nossa que desepero heim só por causa do hollter kkkkkk...
    Então se o exame está satisfatório td bem, pressão é só evitar sal, gordura, beber bastante liquido e tomar os remedios na hora certa rsrsr... Lógico não se deve de forma alguma suspender o medicamento de controle pq quando vc menos espera se lasca rsrsrs...
    A caminhada é ótima msm, os 40 min são sagrados, mais tbm não saí correndo do nada senão piora rsrsrs...
    Muito bom msm...
    Beijinhos Rafael

    ResponderExcluir
  30. Crônica leve, gostosa de ler, muito embora a temática não tão alegre!

    Rafael, obrigada pela gentileza... sempre ;)

    Beijos =)

    ResponderExcluir
  31. Ainda sobre o seu comentário no meu blog, há uns meses atrás...

    "Quem já sentiu sabe" =)

    Gostei que vc tenha sentido a aflição do momento (sem querer ser sádica, rs)

    Muito proveitoso seu comentário, obrigada!
    Volte qndo quiser... de qndo em vez, tem coisa nova, rs


    bom dia =*

    ResponderExcluir
  32. Oi Line!!

    Que bom que o comentário teve um sentido maior...e obrigado pela sua visita por aqui..

    Bom dia!

    ResponderExcluir
  33. Obrigado Juliana. Pois é, como eu já disse, vida que segue...

    Abs,

    ResponderExcluir
  34. Obrigado Nadine, alguém já disse que rir é o melhor remédio né?

    Abs,

    ResponderExcluir
  35. Ótima crônica, suas palavras nos prendem!

    E vida que segue, ainda bem!!!

    B-Jos.

    *.*

    ResponderExcluir