terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Em 2012: Patos!

Em 2004, fui pego por uma estranha angústia que parecia aprisionar algo dentro de mim e que precisava, na verdade, ser colocado para fora. Isto me acompanhou por algum tempo e eu sabia que precisava encontrar um meio de tirar isso de mim. Também sabia que se tratava de alguma forma de expressão e, olhando para os meios, entendi que a escrita seria uma possível saída. Sem pestanejar, comecei minha primeira tentativa de criar um livro.

Durante vários anos, entre altos e baixos, foram quatro as tentativas que realmente tiveram algum efeito considerável. Mas foi somente a quarta que se maturou em meu primeiro romance, intitulado "Patos". "Patos" foi concluído em 2010 e até o momento foi continuamente descartado pelas editoras, conforme todo o processo, desde a criação à publicação, que descrevi na crônica "Persistindo na Lida". Mas neste semestre, a Editora Novitas se interessou e, acreditando neste trabalho, criamos uma parceria para editoração e produção deste livro.

"Patos" é, para mim, uma das muitas boas-novas anunciadas para 2012 e que permitem o fechamento dourado de 2011, um ano em que muito de bom foi colhido. De forma que compartilho com vocês, que tanto acompanham e fortalecem o meu trabalho, que "Patos" está sendo gerado e deverá chegar ainda no primeiro trimestre de 2012!

Aproveito este clima entusiasmante para desejar a todos um Feliz Natal e um Sensacional Ano Novo, que nos encha de conquistas, alegrias, (presentes), saúde e paz!

Um grande abraço!

Rafael

96 comentários:

  1. Parabéns pela edição do seu livro "Patos".
    Adivinho que será um tremendo sucesso, mas gostaria de louvar o seu empenho. Não cruzar os braços faz sempre a diferença.

    Feliz Natal, novo amigo, assim espero.

    Beijinho

    ResponderExcluir
  2. e vc vai divulgar? hehehe

    feliz ano, passagem e festa!

    ResponderExcluir
  3. Olá Ná!!

    Muito obrigado...estou de dedos cruzados mesmo...tomara que agrade aos que o lerem...e não dá para parar mesmo...vamo que vamo...preparar o próximo!

    Com certeza, nova amiga!

    Feliz Natal!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana!!

    hahaha...com certeza...vou encher as paciências de todo mundo!

    Obrigado e para você também!

    []s

    ResponderExcluir
  5. valeu a pena vc não desistir Rafa!!

    feliz por vc..
    e claro, estará em primeiro plano na minha estante, junto com o irmão, depois de eu ter lido diversas vezes..

    bjs.Sol

    ResponderExcluir
  6. Oi Sol!!

    Valeu mesmo...dedos cruzados!

    Fico contente que será assim...ele vai gostar de estar com o irmão, e que bom que você gostou!

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. O notícia boa!!!! Com certeza vou adquirir um exemplar de Patos e já me mostro curiosa pelo conteúdo.
    Parabéns Rafa, isso me deixou muito feliz e estou certa de que será um sucesso.
    Feliz NAtal amor, e um Ano Novo repleto de alegria e realizações.
    Beijos
    Cris.

    ResponderExcluir
  8. Oi Tia!!

    Boa, né? Vamos ver como vai ficar...acho que vai ser coisa boa...com certeza, tia!

    Muito obrigado, fico contente que tenha gostado..e os dedos já cruzados!

    Feliz Natal e Ano novo para vocês também, tia! Que este seja "o ano"!

    Beijos..

    ResponderExcluir
  9. Obrigado, Acácia!

    A você e aos seus também!

    beijo

    ResponderExcluir
  10. Vc merece !!!

    Muito boa notícia!

    E a vida é assim...cheia de voltas e agradáveis surpresas, para que a gente nunca desista da caminhada né?

    Boa festas meu lindo...Td de bom,

    BEIJO!!

    ResponderExcluir
  11. Hoje, compartilho com você, a minha alegria por mais um ano que passamos poetando sobre amor, tristeza, solidão, saudade, alegria, esperança, sonhos, lágrimas, amizade, paixão, livros, cinema, contos, desejos, cuidados com o próximo e tantas outras coisas..
    então...
    FELIZ NATAL!
    FELIZ ANO NOVO!

    bjs.Sol

    ResponderExcluir
  12. Oi Rafa,

    Fiquei contente com a notícia!!!

    Parabéns pela determinação, estou orgulhosa de você!

    Beijos,

    Ci

    ResponderExcluir
  13. Olá Bell!!

    Muito obrigado...realmente é uma notícia muito boa!

    Assim é a vida mesmo...

    Tudo de bom para você também..

    ResponderExcluir
  14. Oi Ci!!

    Que bom...realmente não tem sido fácil, mas parece que agora vai!!

    Dedos cruzados...

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Olá Rafael
    Lhe desejo um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de realizações.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  16. Oi Wanderley!!

    Muito obrigado...igualmente para você e todos os seus!

    Abração!

    ResponderExcluir
  17. Parabéns, sinceramente você serve de inspiração para eu não desistir dos meus... Sucesso companheiro!

    Abraços Imundos.

    ResponderExcluir
  18. Pôxa, Imundo...fico muito contente em saber disso...realmente não desista não! Estou começando o meu terceiro e só agora o primeiro está em vias de acontecer...não é fácil, mas dá certo...não para!

    Sucesso para nós neste ano!

    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  19. Feliz Natal e um 2012 com muito sucesso!
    Bjs.
    Graça

    ResponderExcluir
  20. Rafael que boa noticia, parabéns pela tua Cria!!

    Vim desejar um grandioso Natal e Ano Novo e muita prosperidade em todos os sentidos.

    Beijo, um abraço.

    ResponderExcluir
  21. Nossa!
    Que felicidade!
    Vai entrar o ano com o pé direito!
    =)
    Sucesso!

    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Olá Fátima!!

    Muito obrigado...é muito bom esta torcida...

    Feliz Natal e Ano para você e toda a família também!

    Beijo

    ResponderExcluir
  23. Olá Dina!

    Muita mesmo...e de dedos cruzados!! rsrsrs

    Obrigado,

    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Amigo,
    Grata pela visita ao meu cantinho!
    Para si também um Feliz Natal e que seu livro seja um sucesso em 2012!
    Um beijinho,
    Ailime

    ResponderExcluir
  25. Olá Ailime!

    Eu que agradeço sua visita por aqui: seja bem-vinda!

    Muito obrigado, para você e toda família também...

    Obrigado pela torcida!

    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Oi Rafael, te desejo muito sucesso com seu livro, que com certeza agradará a todos! Fica com Deus, tenha um ótimo Natal e um ótimo 2012!!! Um abraço

    ResponderExcluir
  27. - Faço votos para que todos se deixem influenciar por esta época Natalícia e possam olhar para o mundo de uma forma mais ternurosa e misericordiosa. Que todos os corações possam bater ao compasso do amor. Feliz Natal e um Ano Novo repleto de saúde e felicidade!

    http://3.bp.blogspot.com/_8Oz9ZAawUTM/TRdv7ZJ4j7I/AAAAAAAAEDY/0-zsE0TynA8/s1600/tumblr_kv7v8xPZDn1qzzefvo1_500_large.jpg

    Abraço! (:

    ResponderExcluir
  28. "Com minha musica em forma de poesia, tentarei tocar os corações mais endurecidos e fazer com que renasça dentro deles o mais puro amor de Cristo!"
    FELIZ NATAL E PROSPERO ANO NOVO! COM MUITA PAZ, SAÚDE E AMOR...MUITO AMOR!"
    Obrigada pela visita...abraços

    ResponderExcluir
  29. Então vamos esperar por ele! =D
    Obrigada pela visita...
    Feliz natal e ótimo ano novo! =*

    ResponderExcluir
  30. Obrigado, Eliana!! A torcida ajuda e muito...

    òtimo natal e ano novo para você e toda a família também!

    []s

    ResponderExcluir
  31. Que assim seja. Evelyn...

    Obrigado e para você e toda família também!

    []s

    ResponderExcluir
  32. Oi Simone! Eu que agradeço a visita e os votos...para você e família também!

    []s

    ResponderExcluir
  33. E de dedos cruzados e frio na barriga, Maíra. rsrrs

    Eu que agradeço!

    Feliz Natal e ótimo ano para você também!

    ResponderExcluir
  34. Um Natal iluminado, cheio de paz e felicidade para vc. Abraço

    ResponderExcluir
  35. Muito obrigado, Benno! Para você e família também!

    []s

    ResponderExcluir
  36. Um momento doce e cheio de significado para as nossas vidas. É tempo de repensar valores, de ponderar sobre a vida e tudo que a cerca. É momento de deixar nascer essa criança pura, inocente e cheia de esperança que mora dentro de nossos corações. É sempre tempo de contemplar aquele menino pobre, que nasceu numa manjedoura, para nos fazer entender que o ser humano vale por aquilo que é e faz, e nunca por aquilo que possui. Noite cristã, onde a alegria invade nossos corações trazendo a paz e a harmonia. O Natal é um dia festivo e espero que o seu olhar possa estar voltado para uma festa maior, a festa do nascimento de Cristo dentro de seu coração. Que neste Natal você e sua família sintam mais forte ainda o significado da palavra amor, que traga raios de luz que iluminem o seu caminho e transformem o seu coração a cada dia, fazendo que você viva sempre com muita felicidade. Também é tempo de refazer planos, reconsiderar os equívocos e retomar o caminho para uma vida cada vez mais feliz. Teremos outras 365 novas oportunidades de dizer à vida, que de fato queremos ser plenamente felizes. Que queremos viver cada dia, cada hora e cada minuto em sua plenitude, como se fosse o último. Que queremos renovação e buscaremos os grandes milagres da vida a cada instante. Todo Ano Novo é hora de renascer, de florescer, de viver de novo. Aproveite este ano que está chegando para realizar todos os seus sonhos! FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO

    ResponderExcluir
  37. Excelente, Simone! Que assim realmente seja!

    Feliz Natal e Ótimo Ano Novo para você também!

    []s

    ResponderExcluir
  38. Obrigado pela visita, Rafael! Marquei seu blog para seguir para ler seus textos. Espero que seu livro tenha sucesso! Um feliz 2012 para você.

    ResponderExcluir
  39. Olá Na!!

    Muito obrigado pela visita e pela torcida...Seja bem-vinda!

    Feliz 2012!

    []s

    ResponderExcluir
  40. Castellar, sobre “Patos”, mais do que identificar uma oportunidade, é importante saber ouvir um não. Ouvir um não e seguir em frente com um objetivo exige força, estrutura, determinação, e resignação. Sua vitória é minha também a partir do momento que me inspira. Preciso dar mais a cara a tapa. Preciso buscar os nãos no caminho do sim. Parabéns, Castellar! Terei meu exemplar de “Patos”. Não deixe de preparar o blog como ferramenta de distribuição da obra, amigo.
    Ei, fiquei muito feliz ao lhe ver em meu blog. Achei legal a identificação que rolou quanto às influências das leituras nos trabalhos de um texto; as influencias musicais também pesam, com certeza. Aceito o Feliz Natal! e desejo que o seu e dos seus tenha sido mágico. Agora temos mais festa. Feliz 2012!, amigo! Forte abraço! Valeu por todo apoio ao longo deste 2011 que se despede!

    ResponderExcluir
  41. Grande Jefhão!!

    Com certeza...o "não" é inevitável, mas não intransponível! Temos que vencê-lo, mas não é fácil mesmo..

    Fico muito contente que seu apoio e torcida...isso é muito bom e vou ficar muito feliz que tenha uma exemplar sim....e pode deixar que será o blog a porta de entrada para tudo isso, inclusive para acompanharmos a evolução disso tudo.

    Feliz 2012 para todos nós..e eu que agradeço, e muito, todo este apoio e companheirismo...

    Um grande abraço, meu amigo!

    ResponderExcluir
  42. Parabéns pela confecção do livro!
    A Novitas [e sua editora] é [/são] linda[s]!

    Obrigada pela visita.

    Abraço!
    Sucesso!

    ResponderExcluir
  43. Olá Rafaela!!

    Muito obrigado...estou ansioso para ver o trabalho final!

    Eu que agradeço a visita...seja bem-vinda!

    []s

    ResponderExcluir
  44. Parabéns pelo livro =)
    Muito bacana seu blog!!
    Viiu,fiz um post sobre a biografia do Bowie se quiser dar uma olhadinha rsrsr
    bjs

    ResponderExcluir
  45. Valeu a visita! 'Patos 2012'!!!

    Feliz ano novo!

    Bjin =)

    ResponderExcluir
  46. Olá Taherê!!

    Obrigado! Que bom que gostou do blog, seja bem-vinda!

    Ah, vou ver sim...

    beijos

    ResponderExcluir
  47. Olá Leo!!

    Eu que agradeço...e que venha Patos..rs

    Feliz 2012..

    beijos

    ResponderExcluir
  48. Parabéns! O que que a persistência não faz?

    Beijos

    ResponderExcluir
  49. Oi Elisa! rsrs..é verdade...é a tal da água mole na pedra dura...rsrs

    Obrigado...beijos

    ResponderExcluir
  50. Primeiramente adorei sua literatura! Seu blog é ótimo.
    Parabéns por sua realização, é prazeroso ver seu trabalhando dando resultados.
    Assim que sair Patos, estarei lendo.
    Divulgue.

    Beijos cheio de carinho!
    Um lindo dia.

    * Já vou seguir e vim com mais frequência.

    pequena-prendiz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  51. Meu amigo

    Parabéns pelo livro e que seja um grande sucesso.
    Desejo que 2012 seja um ano muito feliz e sonhos concretizados.

    Deixo um beijinho e agradeço as palavras e a companhia.

    Sonhadora

    ResponderExcluir
  52. Ao término deste ano, onde os sentimentos de fé e esperança renovam-se,
    rogamos a Deus que abençoe todos nos, que ilumine nosso caminho,
    afastando de todos nós o pensamento de desesperança e de descrédito em nosso semelhante.
    Tenhamos força e tranqüilidade para enfrentarmos as tormentas
    que hão de vir e que os sentimentos de coragem,
    superação e justiça possam estar presentes em nossos novos dias de 2012.
    Que nossa amizade seja cada dia mais profunda e de entendimento e carinho.
    Um Feliz Ano Novo Para Você.
    Para todos nos.
    Beijos no coração.
    Evanir

    ResponderExcluir
  53. Blz? Vi seu comentário no blog e agradeço a visita! Seu blog é muito bacana, desde o titulo até o desenho do blog. Li seu primeiro texto sobre o livro "Patos", e confeço que serve de inspiração para quem sonha em escrever, adianto os meus Parabens antes do lançamento. Tenho um conto no meu blog, chama-se "Durante Uma Festa", não é autobiografico, só ficção mesmo, já pensei em continua-lo para quem sabe um dia se tornar um romance. Seria muito bom ter uma critica sua, que já tem uma bagagem sobre isso. T+. Feliz 2012. t+

    ResponderExcluir
  54. Olá Lorena!

    Muito obrigado, fico muito contente que tenha gostado do que encontrou e do blog...

    Muito obrigado pela torcida também, é realmente uma conquista (árdua)..

    Que bom que vai ler...pode deixar que manterei todos atualizados por aqui!

    Seja bem-vinda por aqui e tenha um ótimo 2012!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  55. Olá Sonhadora!!

    Muito obrigado pela torcida, isto é muito importante para mim.

    Feliz 2012 para você também!

    Beijos

    ResponderExcluir
  56. Muito obrigado, Evanir!!

    Agradeço muito que desejo que seja assim para todos nós!

    Beijos

    ResponderExcluir
  57. Opa Danilo! Blz!!

    Que bom que passou por aqui e gostou do que encontrou (realmente este leiaute deu trabalho fazer! rs). Seja bem-vindo!

    Que bom que serviu de inspiração, o negócio é escrever de alguma forma e tentar...e tenho isto comigo, vou tentar, tentar e quando achar que não vai dar mais, vou tentar! rsrs

    Agradeço a torcida! :)

    Vou passar por lá para dar uma olhada sim, obrigado pelo convite. Hoje eu tenho um projeto que também originou de um texto bem curto, mas consigo ver toda a história. Só está faltando o "tal do tempo"..rsrs

    Feliz 2012!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  58. Boas Festas pra ti menino.Abraços. Edna

    ResponderExcluir
  59. Parabéns pelo livro!
    Gostei de te ler, aqui!

    E obrigada pelo comentário em meu (abandonado) blog de poesias!

    ResponderExcluir
  60. Oi Ana!

    Obrigado...que bom que gostou daqui, seja bem-vinda!

    Eu que agradeço a visita..rs

    []s

    ResponderExcluir
  61. Nada é facil mesmo amigo, é preciso perseverar e os frutos estarão chegando.Quando chegar avise.
    Meu abraço.

    ResponderExcluir
  62. sorte com o livro. É preciso coragem para ainda acreditar em ser escritor com o mercado editorial de hoje - mas com os sonhos não se brincam né...algumas coisas não podem ficar guardadas na gaveta.
    abraço

    ResponderExcluir
  63. Olá,Rafael!!!

    Puxa...isso que é notícia boa!!!!Parabéns!!!Realizar um sonho é uma dádiva!!!
    Muito sucesso pra ti!
    FELIZ 2012!!!!
    Beijos!!!
    *Obrigada por mandar o link.

    ResponderExcluir
  64. Rafael,

    Queria ter aqui chegado antes mesmo do natal,
    mas assim não me foi possível, quando o tempo
    tão surpreendente mantém o controle de tudo e
    nunca sabemos como será o amanhã...
    Por essa razão, perdoe-me a falta.
    Hoje porém não poderia de forma alguma deixar
    de vir, agradecer o carinho e os felizes encontros
    apreciativos nas trocas de nossos encantos, pensamentos
    e sentimentos que por todo o decorrer do ano, pudemos
    de alguma forma acalentar os nossos anseios...
    Obrigado pela sua amizade, e pelas palavras que
    aqui no seu recanto, prestigiaste a todos que te abraçam
    nessa troca maravilhosa de força e incentivo.
    Desejando-te um feliz 2012 como muita paz, saúde
    e alegria no teu coração...

    Com meu mais precioso carinho
    Livinha

    ResponderExcluir
  65. rafael,
    associo-me a este teu momento de singular alegria: parabéns!
    desejo que 2012, para além de um novo livro, te traga igualmente outras realizações profissionais, mas também pessoais. tudo de bom, pois.
    um abraço!

    ResponderExcluir
  66. Grande Diego!

    Você sabe que sempre me pego pensando nisso..nesta dificuldade do mercado literário brasileiro, mas é bem isso: não pode ficar na gaveta.

    Obrigado pela visita e torcida, seja bem-vindo por aqui!

    []ss

    ResponderExcluir
  67. Oi Vivian!!

    Muito obrigado!! Ótima torcida...

    Feliz 2012 para você também!

    Beijos

    *Você não tinha conseguido acessar porque a Google havia desativado minha conta, mas agora tudo está normal...ufa!

    ResponderExcluir
  68. Oi Livinha!!

    Sabemos muito bem como é complicado e ainda há falta de tempo, mas vamos nos virando como podemos.

    Muito obrigado pela visita e por este gostoso comentário. Feliz 2012 para você também e toda a família!

    Beijos...

    ResponderExcluir
  69. Grande Jorge!!

    Sim, é um momento muito incrível! E é só o começo ainda!
    Agradeço sua visita e seus votos de realizações. Também lhe desejo muita felicidade, realizações, sucesso e saúde neste novo ano!

    Abração...

    ResponderExcluir
  70. Parabéns desde já. Isso é uma grande vitória, não?
    Desejo para vc um 2012 de muito, muito sucesso, viu?
    Beijinho e muita paz!

    ResponderExcluir
  71. Olá Meri!

    Sim, uma grande vitória mesmo...difícil e ainda encaminhando...

    Muito obrigado, para você também, viu?

    Beijos..

    ResponderExcluir
  72. Rafael, parabéns pela conquista e fico feliz que seu ano de 2011 também tenha sido maravilhoso!!
    Espero o lançamento de "Patos" pra devorar essa leitura e indicar no meu blog ahuahauahu ;)

    Agradeço a visita no meu blog, espero que tenha gostado de la e volte sempre, será mto bem vindo!!

    Bjo e que 2012 seja cheio de aventuras maravilhosas para todo nós!! \O

    ResponderExcluir
  73. a propósito, amei o nome do blog viu hauahau é minha cara hauahaua adoooooooooro um bar, bons amigos e boa cerveja, não tem coisa melhor na vida!!

    ResponderExcluir
  74. Gostei do que você comentou no meu blogg, realmente o tempo não cura nada, o que cura são os remédios.
    Parabéns pelo livro, quando ele for publicado avisa hein? Beijos !

    ResponderExcluir
  75. Estou super curiosa para ler "Patos"... Parabéns pela conquista..
    Feliz 2012!

    ResponderExcluir
  76. Olá, Rafael, já estava feliz com a sua visita ao meu blog, agora consegui outro motivo de felicidade: a edição de "Patos". Parabéns! 2012 promete!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  77. Mano Castellar, falta pouco agora [22:31], o ano vai virar, feliz 2012!!! Pra você e sua família...

    ResponderExcluir
  78. Olá Ludi!!

    Muito obrigado!

    Que legal...tomara que goste mesmo e fico muito agradecido com a torcida e apoio...vou precisar e muito!

    Seja bem-vinda por aqui tbm!

    E que bom que se identificou com o blog...heheheh...é um ótimo cenário, né?

    Beijos e feliz 2012!

    ResponderExcluir
  79. Olá Ana Flavya!!

    hehe...é, tenho usado muito esta frase ultimamente...rsrsrs..

    Obrigado pela visita e pela torcida e pode deixar que avisarei sim!!

    []s

    ResponderExcluir
  80. Oi Cássia!!

    Que bom!!Fico contente com isso...logo voltarei com mais notícias...

    Feliz 2012!

    []s

    ResponderExcluir
  81. Olá Jussara!!

    Que bom, isso me deixa muito feliz também! Esta torcida e apoio são muito importantes!

    2012 promete mesmo! rsrsr

    Seja bem-vinda por aqui..

    Abraço

    ResponderExcluir
  82. Grande Jefhão!! E chegou...agora é com a gente...

    []ssss

    ResponderExcluir
  83. Parabéns pela vitória, meu caro! Que 2012 seja coroado com o nascimento desse "filho" tão esperado! Sucesso!

    ResponderExcluir
  84. Grande Toninho!!

    Me desculpe na demorar para a publicação do seu comentário, mas o email ficou meio perdido aqui.

    Realmente não é fácil mesmo, mas, como você disse, os frutos estão chegando...Pode deixar que avisarei sim!!

    Abraço....

    ResponderExcluir
  85. Olá Angelo!!

    Muito obrigado...é praticamento um filho mesmo...

    Abraço e feliz 2012...seja bem-vindo por aqui...

    ResponderExcluir
  86. auguri anche dall'italia (o italietta, comunque in minuscolo, vista la crisi di valori che impera da queste parti!)

    ResponderExcluir
  87. Ciao Gugl!

    Quanto tempo non ci parliamo!

    Sono felice per te stare qui...grazie e anche per te!

    Sì, ho veduto le cose sulla crisi...non è facille. Come sono le cose?

    Auguri dell Brasile!!

    ResponderExcluir