segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Carta ao Amigo Infeliz

Caro amigo infeliz,

Foi com muito pesar que terminei de ler a sua carta. É triste saber que não acha na vida mais a felicidade. É triste saber que aborrecido é como tem se encontrado. É triste saber que se encontra estagnado nem mesmo vendo a vida passar. É triste vê-lo inútil diante de si mesmo, resmungando aos outros as suas responsabilidades, pois, acredite amigo, ninguém pode fazer nada por si que não você mesmo.

A sua falta de alegria não é culpa do mundo, aliás, pode até ser; mas a sua continuidade não. Não é culpa do mundo ou de outrem que continua você sem felicidade, sem alegria. É sua! Penso que esteja revoltado ao ler isso, mas precisa se conscientizar. De nada adianta aos outros atribuir esta culpa que é sua.

A felicidade está em todos os lugares, em todos os momentos e em todas as coisas. Difícil de ver, concordo, mas apenas enquanto nosso orgulho e nossas dificuldades diante da própria derrota nos caem como uma névoa escura.

É preciso um força que vem de dentro, um querer verdadeiro de ver novamente, para dissipá-la. Atente os olhos, não com esforço, mas com a simplicidade do coração. Olhe, não procure. Sinta, não busque. Continue, não espere. Inale o mundo, entorpeça-se dele, não o respire. Alargue os passos e não corra. Deixe que o redemoinho de pensamentos aconteça, não se concentre. Ouça tudo como música, não apure. Saboreie de tudo, não tente se saciar. Reflita a si mesmo, não o que poderia e deveria ser (você não sabe!). Transforme-se em todas as formas, não assuma uma. Mude, sempre mude, não se adapte, mude, mude porque sim, mude para viver, mude para ser o tudo em sua própria vida, permita-se mudar, não apenas queria, mude! Mude aos poucos, mude aos muitos, mude o que já mudou, mantenha a mudança, mude, de novo!

Procure a simplicidade e a inocência do sorriso de uma criança. Inveje as rugas nos olhares cansados dos mais velhos. Sinta a dor dos rostos tristes que cruzam seu caminho. Ria com os sorrisos que lhe passem. Atravesse a rua em um lugar diferente, mude seu caminho mais vezes. Misture as cores e faça tons novos. Mude seus gostos. Cante! Orgulhe-se do que pode ser, não do que tem. Faça caminhos, pule sobre as pedras, deite os galhos tortos e espinhentos. Deite em um riacho e se refresque. Continue... Foque, desfoque, foque. Despenteie-se. Ria, sem motivo algum. Não consegue? Então ria da ironia de não ter motivo. Admire as formas e estilos diferentes. Admire a você! Mude!

Mas nunca, meu amigo, nunca atribua a culpa da continuidade da sua infelicidade a alguém que não seja você mesmo. Fazer isso não resolve em nada o seu problema, causa estagnação e o torna rabugento, além de magoar aqueles que querem o seu bem, mas não sabem como fazer, pois depende de você. A estes, peça licença e volte sorrindo, abrace-os como nunca! Quanto aos que não se importam, tire-os de sua vida como se tira do talo o espinho lhe espeta a mão ao apanhar uma rosa. Jogue para longe.

A felicidade está por aí, como sempre esteve: espalhada em pequenas doses para que não nos entojemos dela e a tornemos comum, pois o comum é algo novo e gracioso que tanto nos fez bem e depois o colocamos em uma prateleira, ao lado de outros tantos, e o deixamos empoeirar para depois reclamar que, além de inútil, só faz ocupar espaço e nos dar trabalho.

Então, meu caro, permita-se, limpe o caminho do que é ruim e mantenha o que o decora. Mas, acima de tudo, acima de tudo mesmo: mude!

Um feliz Natal para você e para os seus e que não próximo ano, mas no próximo minuto, consiga ver um dos pequenos e iluminados momentos da sua vida, e que este pequeno momento lhe despeje uma tímida vontade de sorrir!

Com muito, muito mais,

Seu amigo.

38 comentários:

  1. A felicidade nunca escapole. Fugimos dela para sentirmos saudade.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Janice!! Ainda que for para sentir saudades, está bom!

      beijos e obrigado pela visita e comentário!

      Excluir
  2. Olá Rafael
    E como existem pessoas assim, que colocam nos outras, a culpa por suas desventuras. A felicidade não bate à nossa porta, nós temos que ir de coração aberto a sua procura.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wanderley! bom te ver por aqui!

      Pois é, e acho que a maioria é desta forma, sempre a resmungar, a jogar suas farpas amargas nos outros...temos mesmo é que ir atrás, fazer acontecer!

      Abraço!!

      Excluir
  3. Hoje passo para te desejar um Feliz Natal e um 2013 em GRANDE!
    Beijo
    Graça

    ResponderExcluir
  4. Excelentes conselhos ! Afastemos os pensamentos negativos que muitas vezes impedem que aproveitemos os bons momentos que a vida nos proporciona !
    Feliz Natal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Helia! Obrigado!

      É verdade e é difícil, mas não impossível... o duro é começar, depois vai mais fácil...

      Feliz Natal para você também!

      Excluir
  5. Muito bom!
    Também eu acredito que a felicidade está na simplicidade. Simplicidade essa que quase ninguém observa. Infelizmente as pessoas pensam em grandes realizações (as vezes parecem grandes) e vivem infelizes enquanto aguardam as mesmas. Tolice! Ser feliz é esquecer o passado, viver o hoje e desejar o amanhã. Pronto! Bem simples. O resto é cabeça ruim!!rsrsrsrs Nossa, peguei pesado!!!uhuuuuuuuuuuuuuu
    Beijos Amor
    Cris.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quase ninguém mesmo, tia! E ainda reclamam. huauahua...pegou pesado nada, é isso mesmo!!

      Beijos tia!

      Excluir
  6. Fantásticas palavras, sábias, verdadeiras.
    Curti a página do facebook, assim sempre saberei das novidades :)
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo!

      Obrigado, que bom que gostou...e que bom que está acompanhando, por lá sempre tem novidades...

      Abraço!

      Excluir
  7. O problema é que as pessoas querem tudo na mão, pronto, como se a felicidade fosse algo instantâneo e perfeito.Não existe nada sem esforço. Colocar a culpa nos outros é fácil e se deixar levar pela tristeza mais ainda.É mais comodo está estagnado na mesmice do que mudar. Mudar é algo novo e as pessoas muitas vezes tem medo de mudanças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Desa!

      É verdade....como se a vida em si já não tivesse sido o grande presente. Sim, ficam resmungando que fulano é assim, sicrano acabou com sua vida, Deus não gosta de si e por aí vai...

      Concordo que muitas tem medo da mudança e acrescento que muitas tem preguiça da mudança!

      Obrigado pela visita e comentário!

      Excluir
  8. A felicidade não é um prémio que vem parar às nossas mãos, a felicidade é uma luta constante...
    Há que vencer barreiras, passar obstáculos para a conseguir alcançar e depois saber conservá-la...
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não mesmo, Ana...e é uma luta bem difícil, mas totalmente gratificante!

      Quanto mais difícil, penso eu, mais duradoura e plena; mas muitas vezes a complexidade pode ser suficiente para a desistência, que não deixa de ser uma parte desta busca...

      Obrigado pela visita e comentário,

      Abraço!

      Excluir
  9. perfeita a sua carta.. a infelicidade sempre faz com que se culpe aos outros..quando somos nós que nos permitimos continuarmos infelizes..está tudo a nossa frente é sair da pena de si mesmo e correr atrás, que ela vem..obrigada pela visita..beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria!

      É isso, realmente fazemos isso, muitas vezes por comodismo, outras por dificuldades em traçar um novo caminho, mas não há outra solução...

      Eu que agradeço sua visita por aqui..

      Beijo

      Excluir
  10. Belíssima carta. Belos conselhos. Acredito que tanto a felicidade como a tristeza (ou outros sentimentos negativos) reside dentro de cada um de nós. Cabe a gente decidir qual o lado que vamos dar a maior força. Começando pelos pensamentos. Quanto maior o meu pensamento negativo, maior a minha chance de não encontrar a felicidade. Vice-versa. Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline!!

      Sensacional...disse tudo...concordo contigo!!

      Obrigado pela visita e ótimo comentário...

      Beijos!!

      Excluir
  11. Oi Rafael,
    ótima carta,é bem como você falou,o mundo pode até ter coisas que nos desagradam,mas a nossa vida somos nós quem decidimos,da hora que acordamos até a hora em que vamos dormir e ser triste ou feliz faz parte disso.
    Não adianta culpar os outros por algo que só você mesmo pode mudar.
    A vida tem momentos bons e ruins e cada um teu o seu motivo pra ser assim e a nós cabe aprender e viver com alegria no coração e se hoje não foi um bom dia,aguardemos o dia de amanhã!

    Obrigada pela visita ao blog,muito bacana aqui!Uma ótima semana,=)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suelen!

      Isso mesmo, temos que aprender a viver desta forma, a compartilhar, a compreender, e não ficarmos achando que o mundo roda em torno do nosso próprio umbigo, que todos têm que se adaptar às nossas vontades, aos nossos jeitos de viver (se fosse assim seria fácil, mas na verdade, viver assim só garante uma coisa: a solidão).

      Eu que agradeço a visita, seja bem-vinda!

      Excluir
  12. Oi Rafael!!

    É muitas verdades em um texto só
    e vou confessar que gosto disso..rsrs..
    As vezes é muito difícil mudar, mas quando
    queremos é só lutar por isso..
    Adorei o texto!!

    Parabéns!!

    Obrigado pelo visita lá no blog, pois é super importante
    para mim..

    Beijokas no coração!!

    Blog Amor literário:http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda!! Que bom que gostou!!

      Sim, mudar não é fácil, mas acho que o mais difícil é querer, o resto vem sozinho...

      Fico contente com sua visita e grande comentário...seja bem-vinda por aqui...

      Beijos...

      Excluir
  13. Olá Rafael,

    Retribuindo a visita. Gostei desse texto. Conselho acertadíssimo. Bola pra frente, sempre! Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rovênia!!

      Obrigado pela visita...fico contente que tenha gostado!

      Abraço e vamos que vamos!

      Excluir
  14. Nossa surpreendente texto muito bom... Daqueles que nos faz re-pensar na vida.. Parabéns, gostei! Obrigado pela sua visita, volte mais vezes. Bjus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Geane! Muito obrigado, que bom que gostou!

      Seja bem-vinda por aqui!

      beijos...

      Excluir
  15. Felicidade, uma palavra que eu estou em busca ainda. As vezes eu sinto que estou feliz, mas ainda me falta algo para ela ficar completa. rs

    Obrigada pelo comentário em meu blog. :)

    Abraços, e uma ótima semana.

    www.noivadoedgar.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fê!

      Tem um lado bom nesta "falta": estamos sempre a procurar e isso é combustível!

      Eu que agradeço a visita e comentário!

      Excluir
  16. A felicidade é um estado de espírito que tem muito mais a ver com a própria pessoa do que aquilo que acontece à sua volta.

    A felicidade é aceitar o que se tem com alegria, ainda que sem deixar de querer mais e melhor.

    Uma carta que é um magnífico texto, cheio de bons conselhos para a vida.
    Gostei.

    Caro amigo, tem uma boa semana e um Feliz Natal, extensivo aos que te são mais queridos.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Nilsão!!

      Que bom você por aqui. Fico muito contente que tenha gostado!!

      Para você também, meu amigo, que todos nós, e os nossos, sejam muito felizes e plantem muito mais para ótimas colheitas!

      Abraços!!

      Excluir
  17. Concordei muito quando disse que a infelicidade não vem dos outros vem de dentro e isso é o que torna a luta mais difícil, pois culpar os outros e até mesmo brigar com o mundo é mais fácil, do que lutar contra as próprias emoções.
    Um feliz natal para vc tbm.
    Bjus

    Rafa
    Rafaelando.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Xará! Fica mais fácil mesmo, tiramos de nós os próprios fardos e atribuímos aos outros e até ao divino. E ficamos murmurando nossas desgraças...

      Obrigado pela visita, seja bem-vinda por aqui!

      Excluir