Por quê?


Porque Bar é Cultura!



Foi no fim de 2004 que eu comecei com esse “negócio de escrever”. Eu estava tomando cervejas com um amigo num domingo e estávamos tendo nossas tradicionais conversas de mesa de bar. Eu contei para ele que havia algum tempo que eu sentia uma angústia, uma sensação esquisita dentro de mim que pedia para sair. Queria me expressar de alguma forma, mas não sabia ao certo qual. Tinha uma tendência que fosse a escrita, pois, além de já ter brincado com partituras e pincéis, ao pensar na escrita eu sentia que havia sentido.

Naquele mesmo ano comecei meus primeiros rascunhos. Tentei pensar em alguma história, inventar algum causo, ter alguma ideia para um romance. Durante aquele ano e o seguinte, tentei, escrevi, apagando, ajustando, recomeçando... Foram quatro tentativas até eu encontrar algo que me satisfez. Nascia, então, “Patos”, meu primeiro romance concluído. Mas apenas nascia, pois levei cerca de três anos para terminá-lo. Às vezes me faltava a inspiração, outras o tempo e outras eram os baixos da vida que renderam quase um ano de estagnação.

Quando eu aceitei este “negócio de escrever”, aquela angústia foi se transformando em ideias e pensamentos que borbulhavam na minha cabeça. Iam e vinham e eu não conseguia as encaixar naquelas tentativas de romances. Então, em 2008 escrevi, em quinze minutos, durante uma reunião chata no trabalho, o primeiro texto que não quis jogar fora após reler. Foi o primeiro que eu olhei e pensei: “Hum, até que ficou bom!”.

Havia encontrado um escape para aquelas ideias e pensamentos borgulhantes: poesias, crônicas, contos,... Mas o que fazer com elas? Deixar no fundo da gaveta estava fora de cogitação. Fucei daqui, perguntei dali e resolvi que um blog seria uma boa solução. Em julho de 2008 publiquei minha primeira postagem no meu “Desce Mais Uma!” e desde então não parei.

Muita coisa aconteceu, livros escrevi, muitas pessoas conheci, muitas amizades eu fiz e muitas interações com os leitores têm mantido tudo isso.

Desce Mais Uma? Porque é na mesa de bar que se tem as conversas mais verdadeiras e profundas...



Creative Commons License
Estas obras estão licenciadas sob Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir e exibir, desde que seja dado crédito ao autor original, Rafael Castellar das Neves, e seja referenciado o endereço deste Blog como fonte.

8 comentários:

  1. Legal esse início, Rafael. Vim aqui através de uma indicação do blog Pétalas de Liberdade ontem e aproveitei para saber mais como tu começastes a escrever. Não costumo ler no computador, mas vou dar uma olhada sim nos livros ainda. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda! Legal você ter passado por aqui. Estas divulgações em blogs parceiros ajudam muito.

      Também não costumo ler no computador, não mais do que 10 páginas, mas foi a saída que encontrei para não deixar meus livros parados. Por outro lado, resolvi experimentar um leitor eletrônico e estou gostando muito mesmo, me impressionei!

      Seja bem-vinda!!

      Abraço...

      Excluir
  2. A Leitura de um livro pelo computador não e tão prazerosa como manusear um livro, porem ontem passei pelo site do catraca livre e me deparei com o anuncio de seus livros, ainda não o conhecia e na curiosidade baixei o livro O DIÁRIO DE U ZÉ NINGUÉM e adorei...também a maneira como você escreve, tanto que não consegui dormir antes de terminar a leitura. E aqui estou eu pesquisando sobre o autor. Parabéns!!! Irei apreciar as demais obras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Márcia! Confesso que também não gosto deste tipo de leitura. Me aventurei nos e-books e aí sim eu gostei, e gostei muito.

      Mas eu estou extremamente contente com seu comentário, com o fato de ter feito esta leitura e com tanto empenho, fico muito contente mesmo. Este foi meu último livro publicado e com certeza está muito melhor que o primeiro (aprendizado, certo? rsrs). Não muito bem como expressar, mas acho que "contente" é pouco pelo como estou reagindo a isso..rsrs...

      Estou elaborando mais alguns projetos, uns avançados e outros apenas no desenho da ideia. Há um roteiro de teatro que devo disponibilizar em breve em formato de livro eletrônico também.

      Muito obrigado pela oportunidade e pela confiança!

      Rafael

      Excluir
  3. Que legal fico na torcida pelo sucesso dos seus projetos com certeza irei acompanhar.
    Esta escrevendo “Tempos verbais” certo¿li sobre e já fiquei curiosa espero que não demore muito rsrsrs.
    Hoje comecei a leitura do livro Patos.
    Acredito que independente de ter sido o primeiro será tão bom quanto...cada história tem uma essência única.
    Abraço
    Márcia Silva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é "Tempos Verbais". Na verdade já está pronto faz algum tempo. Agora pretendo terminar a conversão para os formatos de livros eletrônicos, montar capas e afins...está faltando tempo, mas espero terminar tudo e publicar até o fim de abril....rsrsrs...

      Sério que vai ler Patos? que legal!! É...é o primeiro, e por isso tem uma importância muito grande pra mim....espero que goste! Vou esperar seu comentário...

      Abraços e muito obrigado!!!

      Excluir
  4. Acabei de ler “Patos” ainda estou de boca aberta pelo final.... sem palavras para descrever a sensação.... Quem sou eu para fazer algum comentário rsrrs, mas gostei muito... é rico em detalhes....td bem que o final não acabou como imaginei rsrsrs
    Ao ler um livro fico imaginado qual a situação ali descrita se encaixaria a realidade do autor... acredito que por mais ficção que uma história possa ter sempre existirá um comentário, uma situação por mais pequena que seja mas deve de haver algo real....em fim ainda estou curtindo essa sensação maravilhosa de terminar a leitura de uma história e mais uma vez PARABÉNS!!!
    A propósito onde são vendidos seus livros¿ Eu já pesquisei na internet e não retorna todos apenas um.
    Assim que possível lerei os demais.
    Bj e SUCESSO na sua vida
    Márcia Silva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Márcia!

      Que legal, que bom que leu e gostou....eu queria mesmo que o fim tivesse este efeito....muito feliz mesmo eu fiquei!

      Sim, não há como negar que uma ou outra coisa tenha a ver comigo. Tem também com muitos amigos meus, aí a gente mexe aqui e ali e vemos no que dá.

      Te agradeço muito pela oportunidade e pela confiança!!

      Na verdade eles não estão sendo vendidos, estão todos gratuitos aqui no blog e em outras ferramentas por aí. Na Bookess ainda há a possibilidade de comprar Patos impresso, mas o valor está muito alto, por isso resolvi deixar tudo gratuito. O difícil é divulgar sozinho, fazer rodar por aí, mas vou tentando..

      Beijos e muito obrigado!

      Excluir