terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Carta ao Papai Noel

Com o ensejo da carta a seguir, desejo que reine novamente em todos nós a simplicidade do olhar de uma criança, que vê com objetividade as reais importâncias da vida. Não em 2013, mas a partir de agora e sempre. Os frutos de 2013 já estão garantidos pelo plantio deste ano, então, que plantemos somente boas sementes para a outra colheita. Lembremo-nos uns dos outros, compreendamo-nos e respeitemo-nos. Plantemos sorrisos e colhamos felicidades! Feliz Natal e um Execelente 2013! 

*          *         *
Querido Papai Noel,

Assim como no ano passado, me comportei muito bem neste: não briguei com meu irmãozinho, ele que brigou comigo; não desobedeci a mamãe, apesar de que ela anda muito brava; não respondi para o papai, ele está sempre trabalhando; comi beterrabas, chuchu e espinafre, sem reclamar, mas continuo os achando muito ruins; tirei boas notas, não foram melhores do que as da Aninha, como sempre, mas passei de ano.

Enfim, Papai Noel, como no ano passado, me comportei muito bem, apesar de o senhor não ter trazido a minha bicicletinha no último Natal. Neste ano, eu estava pensando em pedir um videogame, além da bicicletinha que o senhor já me deve; mas acho que isso não vai resolver muito as coisas por aqui, então, Papai Noel, quero combinar com o senhor uma nova lista de presentes. A lista é um pouco grande, mas é porque têm coisas para outras pessoas também. O senhor pode jogar fora a outra lista. Para esta lista, quero que o senhor não se esqueça do meu bom comportamento nestes dois anos e, inclusive, pode considerar já o bom comportamento o do ano que vem e também considerar o que o senhor já me deve, tá?

Aqui está minha nova lista:

  • Queria que o senhor conversasse com o chefe do papai para ele dar mais dinheiro para o papai e deixá-lo trabalhar menos, porque ele fica muito tempo naquele lugar trabalhando e a mamãe está brava dizendo que não tem dinheiro para nada.
  • Queria que o senhor conversasse com a mamãe para ela não ficar mais brava daquele jeito e nem mais chorar no quarto dela como ela faz. Sabe, Papei Noel, o papai falou estes dias que estava cansado de tudo e que queria sumir. Eu não quero que ele vá embora, tenho medo que eles briguem igual meu tio e minha tia que agora moram em casas diferentes. Minha priminha foi embora com minha tia e tenho muita saudade dela. Ah, mas não conta isso para a mamãe, ela não ia gostar de saber que lhe falei isso.
  • Queria que o senhor nos ensinasse a fazer as coisas direito. A mamãe sempre fala que ninguém faz nada direito, mas eu faço igualzinho ela fala pra fazer, mas acho que esqueço alguma coisa. O meu pai também não faz nada direito. Ela disse que ele é inútil, mas ainda não sei o que é isso. Fui perguntar pra ela, mas ela não gostou não.
  • Queria que o senhor pedisse para as pessoas pararem de brigar. Está todo mundo bravo, Papai Noel. O motorista do ônibus da escola fala cada nome feio para as pessoas dos outros carros e depois sai balançando o ônibus, dá até medo. Acho que o senhor devia lavar a boca dele com sabão. O homem da televisão conta todo dia sobre as pessoas matam as outras. Por que eles fazem isso? O Luizinho falou para mim que escutou o pai dele falando que o mundo está acabando e que está tudo está perdido. É verdade, Papai Noel? Eu não quero que o mundo acabe.
  • Queria que o senhor curasse as pessoas que estão doentes, como o vovô. É muito ruim, porque já faz tempo que ele está dormindo naquele hospital e não volta para brincar comigo. Ele só dorme e a mamãe falou que é porque ele está doente e quem tem muita gente assim. Queria que ele acordasse logo.
  • Queria que minha tia voltasse com minha prima. O papai falou que meu tio está muito triste e que agora bebe bastante. Eu não entendi, mas não queria que ele ficasse triste. Deve ser de saudade, né? Por que eles brigaram, Papai Noel?
  • Queria que o senhor conversasse com os presidentes para eles pararem de jogar aqueles foguetes nas pessoas. Machuca! E se alguém morre, Papai Noel? Fala para eles pararem, tá bom?
  • Queria que as nuvens fossem sempre branquinhas e que quando chovesse caíssem flores amarelas para todos os lados. Queria que o senhor fizesse um arco-íris bem bonito e bem grande, que passasse do lado do sol e que nunca saísse do céu e que dele saísse uma música bem bonita, só para as pessoas ficarem muito felizes todos os dias quando olharem para o céu.
  • Queria que o senhor colocasse comida no prato das pessoas que não tem o que comer. Passou na televisão um monte de crianças bem magrinhas que não tem o que comer. Se precisar, pode pegar do meu prato, tá?
  • Queria que o senhor levasse uns cobertores que tem aqui em casa para as pessoas que não tem onde morar e passam frio nas ruas. Aqui tem bastante cobertor, nunca usamos todos eles, mas avisa a mamãe, hein?

Papai Noel, se não der para fazer tudo isso, o senhor pode levar alguns brinquedos meus para compensar, eles estão bem cuidados, pode vir ver.

Feliz Natal Papai Noel!

61 comentários:

  1. Já não basta o papai noel dar o 15º salário para o deputados?




    Abraço Rafael,
    do Felipe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe...incrível isso, não é? E ainda, estava vendo CQC e pediram aos deputados para citarem pelo menos três projetos importantes discutidos na casa: ninguém, de novo, ninguém soube citá-los!

      Abraços!

      Excluir
  2. Olá .
    Adorei seu blog, tem bastante assunto legal e interessante,gostei mesmo.
    Até mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!! Que bom que gostou, fico muito contente com isso!! Seja muito bem-vindo(a)!!

      Até...

      Excluir
  3. muito bem escrita a tua carta
    será que o Pai Natal consegue?

    beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Laura!! Não sei se consegue não, hein? Missão muito difícil esta!

      Acho que a criança irá receber a bicicletinha e o videogame...rsrs

      beijo

      Excluir
  4. Olá Rafael!

    Muito bacana o texto! Realmente precisamos de mais amor e caridade para com o próximo não apenas nessa época festiva, mas todos os anos de nossa vida.

    Agradeço a sua visita lá no meu blog e volte sempre!
    Bjs e boas festas pra ti e sua família!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leka!!

      Precisamos mesmo...um pouquinho em cada um já ajudaria bastante....que bom que gostou! Seja bem-vinda por aqui!

      Beijos e boas festa para vocês também!

      Excluir
  5. Rafael,você vestiu os sentimentos de uma criança e por esse prisma escreveu esse texto carregado de verdades,retratando a utopia dos adultos,que nascem puros mas depois acabam se massificando e viram pessoas tristes.
    Feliz Natal meu lindo escritor e obrigada pela tua visita.
    Izildinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Izildinha!! Que bom, foi essa mesma a minha intenção com este texto...perdemos nossa "criancice" e nos tornamos amargos, mas se formos ver, não há necessidade disso...dá para manter acesa esta criança que fomos um dia.

      Feliz Natal, muito obrigado pela visita de comentário!!

      Excluir
  6. Rafa,
    Num tempo em que vivemos a gradativa corrupção da terra, chega a ser alentadora a esperança de que no mundo existam pessoas como as crianças, capazes de demonstrar com um simples gesto o que ainda não foi deteriorado pela dura e cruel circunstâncias das coisas.
    E já que você mergulhou no seu lado criança, vê se lembra: EU NÃO QUERO QUE VOCÊ VÁ PRA LUA TIA!!!! Só pelo seu pedido eu não fui, mesmo não sendo papai noel ou mamãe noel atendi ao seu pedido. E continuo aqui entre outras coisas, pra rezar por você e vê-lo crescer a cada dia.
    Tenha um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de amor.
    Beijos

    Cris.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tia, não teve como não lembrar disso enquanto eu escrevia essa carta. Todo"queria que" me dava vontade de emendar um "minha tia não vá pra lua" hahaha.....obrigado por tudo isso é mais o resto, tia! Feliz Natal para todos vcs, beijos.

      Excluir
  7. Bom texto, seria bom se os adultos pudessem separar seus problemas das crianças que trazem ao mundo. Em muitos casos isso infelizmente não acontece. E para a criança frágil e indefesa sua primeira referência vira esse lar contaminado pelos problemas e frustrações do cotidiano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E não é impossível, Daniel, talvez mais cômodo.

      Abraço e feliz Natal

      Excluir
  8. Os meus votos de Feliz Natal e
    um Próspero Ano Novo!


    ResponderExcluir
  9. HOJE EU PASSEI AQUI SÓ PRA DESEJAR UM NATAL DELICIOSO PRA VC!!

    BJS.SOL

    ResponderExcluir
  10. Que lindo! Minhas mãe trabalha com crianças e recebeu várias cartinhas esse ano, e muitas das coisas que você citou elas escreveram, acho que algumas crianças tem olhares adultos, não é?

    Feliz Natal! Beijos.

    http://esfriouocafe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério Mayara?? Bom saber disso, de repente está vindo um nova visão para este mundo!

      Obrigado, para vc e toda a família tbm! Beijos

      Excluir
  11. Feliz ano novo e obrigado por seguir meu blogger. Marco Rocca.

    ResponderExcluir
  12. Que lhe seja dado tudo que pede para o ano novo e não é muito!! Seria mais que justo, não está a pedir só para si.
    Que tenha muita saúde, alegria, paz, dinheiro e tempo para gasta-lo.
    Aceite um abraço com votos de boas festas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Manuel!!

      Sim, não é muito e é para muitos... para todos!

      Muito obrigado, considere muito bem aceito. Lhe desejo tudo também para você e toda a família!

      Boas festas....

      Excluir
  13. Rafael,tens o nome de um anjo,e acredito em anjos.
    Li o post anterior e só lhe digo que;mudar não é coisa fácil,aceitar mudanças não é fácil,mudei,mas não aceitei as mudanças,apenas adaptei-me à elas,e este não é o caminho,e como você disse,não há outro responsável pelo caminho que sigo,a não ser eu mesma.

    Mais uma vez...vou tentar.
    Abraços e que 2013 seja melhor para todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Franco!

      Realmnete não é nada fácil. Às vezes temos a ciência da necessidade da mudança por conta dos problemas que nos rodeiam, mas, como você disse, não é a aceitação em si e isso pode corromper qualquer tentativa.

      Mas é isso, dia após dia, vamos levando a vida e tentando, uma hora dá certo! Força!

      Obrigado, para todos nós!

      Excluir
  14. Os adultos estão perdidos em seus mundos e esquecem de olhar a volta com olhar mais positivo! Viver bem é uma arte não muito difícil de realizar, basta saber valorizar aquilo que realmente importa! Feliz ano novo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luma!

      Não é difícil mesmo, contanto que olhemos para nós mesmos, para as nossas vontades, não esquecendo que algumas envolvem outras pessoas...e assim vamos caminhando, cada dia melhor que o outro.

      Feliz Ano Novo!

      Excluir
  15. Olá gostei da cartinha, foi feita por uma criança mesmo? Vi o comentário da Mayara crianças com olhares assim é por que a vida esta fazendo com elas cresçam mais rápido infelizmente né, elas deviam ser protegidas

    bjos e bom ano novo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Taty!!

      Que bom que gostou. Bom, foi a criança em mim que escreveu...rsrsr...diga-se de passagem, ela está sempre presente. É verdade....falta esta proteção, mas também há uma nova avalanche de coisas novas no mundo que nos deixam sem saber como agir.

      Beijos e Feliz Ano Novo!

      Excluir
  16. *
    Virtual Amiga,
    ,
    no rumo do meu retorno
    nesta quadra festiva,
    Marés de Felicidade,
    entre ondas de Saúde,
    desejo,

    saudações,
    fica.
    *

    ResponderExcluir
  17. Ah, Papai Noel, atenda os pedidos no nosso coração. :/

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  18. Cara, eu adorei a sua cartinha. Era pra eu ter escrito uma assim pro Papai Noel, droga! rs
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vivian!! Que bom que gostou....escreve para o próximo Natal! Ah, a minha vale para todo mundo..rs

      Beijos...obrigado pela visita

      Excluir
  19. Amei a carta!
    Me senti muito tocada e me fez pensar no quanto o mundo está desapontador!
    Achei sensacional a forma que você mostrou a visão de uma criança. E, de certa forma, é mais ou menos por aí que o mundo está indo: os adultos agindo como idiotas e as crianças, em sua inocência, sem entender nada. O que é completamente aceitável considerando a loucura que nos submetemos e participamos a cada dia!
    Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luísa!

      Que bom que gostou, fico contente.

      fico contente também por saber que consegui meu objetivo de mostrar a visão de uma criança, é difícil isso nesta idade..rs. Está tudo complicado mesmo...acho que a maioria está sem saber como levar as coisas, e não sem justificativa.

      Muito obrigado!

      Feliz 2013

      Excluir
  20. "Queria que as nuvens fossem sempre branquinhas e que quando chovesse caíssem flores amarelas para todos os lados. Queria que o senhor fizesse um arco-íris bem bonito e bem grande, que passasse do lado do sol e que nunca saísse do céu e que dele saísse uma música bem bonita, só para as pessoas ficarem muito felizes todos os dias quando olharem para o céu."

    Só de pensar nisso acontecendo eu já fiquei contente. Hahaha. É bom de imaginar. Aqui é maravilhoso! Bom fim de ano pra você :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, é muito bom de se imaginar sim, Verena!

      Seja bem-vinda, que bom que gostou!

      Obrigado e para você também!

      Excluir
  21. Olá Rafael, OBRIGADA por visitar meu blog. Adorei os teus textos e em especial esta carta. Os pedidos foram feitos, nos cabe agora buscar "caminhos" para concretizar os desejos. Parabéns por este espaço tão inteligente e tão poético. Desejo um FELIZ 2013, repleto de saúde, sonhos e muitas conquistas. Com um imenso sorriso.Elis Dias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elis! Eu que agradeço a visita e comentário. Seja bem-vinda por aqui!

      Que bom que gostou daqui, fique à vontade!

      Feliz 2013 para você também!

      Excluir
  22. Sábios pedidos. Tomara que ele atenda.

    Gostei do seu espaço. Já salvei entre minha lista de leituras.

    Um abraço, Rafael.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara mesmo, Michele! Acho que são suficiente para melhorar as coisas um bocado.

      Seja bem-vinda por aqui...fico contente que tenha gostado.

      Abraço e Feliz 2013!

      Excluir
  23. Olá, como tem passado?

    Venho desejar um bom ano de 2013, para si!
    Saudações poéticas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vieira! Muito bem e você?


      Muito obrigado, feliz 2013 para você também.

      Grande Abraço!

      Excluir
  24. Passando para desejar-lhe um feliz 2013 repleto de conquistas e muitas realizações para ti ^^

    Beijos
    http://therevolucaonerd.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Oi Rafael! Vim lhe desejar um feliz 2013 e um ano cheio de conquistas e realizações. E, é claro, adorei sua cartinha! E, agora, sobre o espaço que você tinha pedido para divulgar o seu livro, caso você ainda queira, pode me mandar os detalhes (:
    Beijos!

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Yara, seja bem-vinda!!

      Muito obrigado, a você e todos os seus também!

      Que bom que gostou...fique à vontade por aqui...

      Opa, claro que quero...vou te mandar sim, obrigado!

      Beijos

      Excluir
  26. Ah, se realmente existisse um papai noel pra atender a esses pedidos... =/ Muito bom o texto, ótima reflexão.
    Vc escreveu lá no blog sobre seus livros... quais são? Gostaria de conhecer.
    Beijinhos!
    Giulia - prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Giulia!! Poderia existir mesmo, né? rsrsrs
      Que bom que gostou!

      Então, os livros são Desce Mais Uma! - Primeira Rodada e o recente Patos. Ambos estão em páginas no topo do blog.

      Muito obrigado,

      Beijos

      Excluir
  27. embora eu não tenha vindo no natal..mesmo atrasada adorei essa carta..é linda, comovente.. ótima para a gente refletir em muitas coisas, parabéns.. ..feliz ano novo..que ele seja para ti um ano repleto de realizações..beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria!

      Esquenta não, ela vale para o ano todo...rs. Que bom que gostou....

      Obrigado, para você e os seus também!

      Beijo

      Excluir
  28. Rafael,

    Que texto lindo e verdadeiro. Seria bom que todos esses pedidos fossem atendidos.
    Obrigada por sua visita lá no blog. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucinha!

      Seria mesmo! que bom que gostou...

      Eu que agradeço a visita e comentário.

      []s

      Excluir
  29. Rafael, fiquei impressionada com a naturalidade com que vc enuncia verdades filosóficas: as crianças realmente veem "com objetividade as reais importâncias da vida". Se tão somente nos esforçarmos para enxergar o mundo como os pequenos, creio que podemos fazer dele um lugar melhor para todos nós.
    Obrigada pelos belos votos. Feliz 2013!
    Jussara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jussara!!

      Nossa, quem ficou impressionado fui eu com seu comentário. Muito bom saber disso, fico realmente contente!

      Eu que agradeço e feliz 2013 para todos nós!

      Rafael

      Excluir
  30. Magnífico texto em jeito de documentário e de expressão sentida.
    Gostei e agradeço. UM Bom Anno de 2o13.
    Maria Beatriz.

    ResponderExcluir