* * *
Querido Papai Noel,
Assim como no ano passado, me comportei muito bem neste: não briguei com meu irmãozinho, ele que brigou comigo; não desobedeci a mamãe, apesar de que ela anda muito brava; não respondi para o papai, ele está sempre trabalhando; comi beterrabas, chuchu e espinafre, sem reclamar, mas continuo os achando muito ruins; tirei boas notas, não foram melhores do que as da Aninha, como sempre, mas passei de ano.
Enfim, Papai Noel, como no ano passado, me comportei muito bem, apesar de o senhor não ter trazido a minha bicicletinha no último Natal. Neste ano, eu estava pensando em pedir um videogame, além da bicicletinha que o senhor já me deve; mas acho que isso não vai resolver muito as coisas por aqui, então, Papai Noel, quero combinar com o senhor uma nova lista de presentes. A lista é um pouco grande, mas é porque têm coisas para outras pessoas também. O senhor pode jogar fora a outra lista. Para esta lista, quero que o senhor não se esqueça do meu bom comportamento nestes dois anos e, inclusive, pode considerar já o bom comportamento o do ano que vem e também considerar o que o senhor já me deve, tá?
Aqui está minha nova lista:
- Queria que o senhor conversasse com o chefe do papai para ele dar mais dinheiro para o papai e deixá-lo trabalhar menos, porque ele fica muito tempo naquele lugar trabalhando e a mamãe está brava dizendo que não tem dinheiro para nada.
- Queria que o senhor conversasse com a mamãe para ela não ficar mais brava daquele jeito e nem mais chorar no quarto dela como ela faz. Sabe, Papei Noel, o papai falou estes dias que estava cansado de tudo e que queria sumir. Eu não quero que ele vá embora, tenho medo que eles briguem igual meu tio e minha tia que agora moram em casas diferentes. Minha priminha foi embora com minha tia e tenho muita saudade dela. Ah, mas não conta isso para a mamãe, ela não ia gostar de saber que lhe falei isso.
- Queria que o senhor nos ensinasse a fazer as coisas direito. A mamãe sempre fala que ninguém faz nada direito, mas eu faço igualzinho ela fala pra fazer, mas acho que esqueço alguma coisa. O meu pai também não faz nada direito. Ela disse que ele é inútil, mas ainda não sei o que é isso. Fui perguntar pra ela, mas ela não gostou não.
- Queria que o senhor pedisse para as pessoas pararem de brigar. Está todo mundo bravo, Papai Noel. O motorista do ônibus da escola fala cada nome feio para as pessoas dos outros carros e depois sai balançando o ônibus, dá até medo. Acho que o senhor devia lavar a boca dele com sabão. O homem da televisão conta todo dia sobre as pessoas matam as outras. Por que eles fazem isso? O Luizinho falou para mim que escutou o pai dele falando que o mundo está acabando e que está tudo está perdido. É verdade, Papai Noel? Eu não quero que o mundo acabe.
- Queria que o senhor curasse as pessoas que estão doentes, como o vovô. É muito ruim, porque já faz tempo que ele está dormindo naquele hospital e não volta para brincar comigo. Ele só dorme e a mamãe falou que é porque ele está doente e quem tem muita gente assim. Queria que ele acordasse logo.
- Queria que minha tia voltasse com minha prima. O papai falou que meu tio está muito triste e que agora bebe bastante. Eu não entendi, mas não queria que ele ficasse triste. Deve ser de saudade, né? Por que eles brigaram, Papai Noel?
- Queria que o senhor conversasse com os presidentes para eles pararem de jogar aqueles foguetes nas pessoas. Machuca! E se alguém morre, Papai Noel? Fala para eles pararem, tá bom?
- Queria que as nuvens fossem sempre branquinhas e que quando chovesse caíssem flores amarelas para todos os lados. Queria que o senhor fizesse um arco-íris bem bonito e bem grande, que passasse do lado do sol e que nunca saísse do céu e que dele saísse uma música bem bonita, só para as pessoas ficarem muito felizes todos os dias quando olharem para o céu.
- Queria que o senhor colocasse comida no prato das pessoas que não tem o que comer. Passou na televisão um monte de crianças bem magrinhas que não tem o que comer. Se precisar, pode pegar do meu prato, tá?
- Queria que o senhor levasse uns cobertores que tem aqui em casa para as pessoas que não tem onde morar e passam frio nas ruas. Aqui tem bastante cobertor, nunca usamos todos eles, mas avisa a mamãe, hein?
Papai Noel, se não der para fazer tudo isso, o senhor pode levar alguns brinquedos meus para compensar, eles estão bem cuidados, pode vir ver.
Feliz Natal Papai Noel!
Já não basta o papai noel dar o 15º salário para o deputados?
ResponderExcluirAbraço Rafael,
do Felipe.
hehehe...incrível isso, não é? E ainda, estava vendo CQC e pediram aos deputados para citarem pelo menos três projetos importantes discutidos na casa: ninguém, de novo, ninguém soube citá-los!
ExcluirAbraços!
Olá .
ResponderExcluirAdorei seu blog, tem bastante assunto legal e interessante,gostei mesmo.
Até mais
Olá!! Que bom que gostou, fico muito contente com isso!! Seja muito bem-vindo(a)!!
ExcluirAté...
muito bem escrita a tua carta
ResponderExcluirserá que o Pai Natal consegue?
beijo
Muito obrigado, Laura!! Não sei se consegue não, hein? Missão muito difícil esta!
ExcluirAcho que a criança irá receber a bicicletinha e o videogame...rsrs
beijo
Olá Rafael!
ResponderExcluirMuito bacana o texto! Realmente precisamos de mais amor e caridade para com o próximo não apenas nessa época festiva, mas todos os anos de nossa vida.
Agradeço a sua visita lá no meu blog e volte sempre!
Bjs e boas festas pra ti e sua família!
Olá Leka!!
ExcluirPrecisamos mesmo...um pouquinho em cada um já ajudaria bastante....que bom que gostou! Seja bem-vinda por aqui!
Beijos e boas festa para vocês também!
Rafael,você vestiu os sentimentos de uma criança e por esse prisma escreveu esse texto carregado de verdades,retratando a utopia dos adultos,que nascem puros mas depois acabam se massificando e viram pessoas tristes.
ResponderExcluirFeliz Natal meu lindo escritor e obrigada pela tua visita.
Izildinha
Oi Izildinha!! Que bom, foi essa mesma a minha intenção com este texto...perdemos nossa "criancice" e nos tornamos amargos, mas se formos ver, não há necessidade disso...dá para manter acesa esta criança que fomos um dia.
ExcluirFeliz Natal, muito obrigado pela visita de comentário!!
Rafa,
ResponderExcluirNum tempo em que vivemos a gradativa corrupção da terra, chega a ser alentadora a esperança de que no mundo existam pessoas como as crianças, capazes de demonstrar com um simples gesto o que ainda não foi deteriorado pela dura e cruel circunstâncias das coisas.
E já que você mergulhou no seu lado criança, vê se lembra: EU NÃO QUERO QUE VOCÊ VÁ PRA LUA TIA!!!! Só pelo seu pedido eu não fui, mesmo não sendo papai noel ou mamãe noel atendi ao seu pedido. E continuo aqui entre outras coisas, pra rezar por você e vê-lo crescer a cada dia.
Tenha um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de amor.
Beijos
Cris.
Tia, não teve como não lembrar disso enquanto eu escrevia essa carta. Todo"queria que" me dava vontade de emendar um "minha tia não vá pra lua" hahaha.....obrigado por tudo isso é mais o resto, tia! Feliz Natal para todos vcs, beijos.
ExcluirBom texto, seria bom se os adultos pudessem separar seus problemas das crianças que trazem ao mundo. Em muitos casos isso infelizmente não acontece. E para a criança frágil e indefesa sua primeira referência vira esse lar contaminado pelos problemas e frustrações do cotidiano.
ResponderExcluirE não é impossível, Daniel, talvez mais cômodo.
ExcluirAbraço e feliz Natal
Os meus votos de Feliz Natal e
ResponderExcluirum Próspero Ano Novo!
Muito obrigado, Graziela, para vc e família tbm!!
ExcluirHOJE EU PASSEI AQUI SÓ PRA DESEJAR UM NATAL DELICIOSO PRA VC!!
ResponderExcluirBJS.SOL
Muito obrigado, Sol, para todos nós!
ExcluirQue lindo! Minhas mãe trabalha com crianças e recebeu várias cartinhas esse ano, e muitas das coisas que você citou elas escreveram, acho que algumas crianças tem olhares adultos, não é?
ResponderExcluirFeliz Natal! Beijos.
http://esfriouocafe.blogspot.com.br/
Sério Mayara?? Bom saber disso, de repente está vindo um nova visão para este mundo!
ExcluirObrigado, para vc e toda a família tbm! Beijos
Para todos nós, Maribel, besos!
ResponderExcluirFeliz ano novo e obrigado por seguir meu blogger. Marco Rocca.
ResponderExcluirObrigado, Marco! A você também!
Excluir[]s
Que lhe seja dado tudo que pede para o ano novo e não é muito!! Seria mais que justo, não está a pedir só para si.
ResponderExcluirQue tenha muita saúde, alegria, paz, dinheiro e tempo para gasta-lo.
Aceite um abraço com votos de boas festas.
Olá Manuel!!
ExcluirSim, não é muito e é para muitos... para todos!
Muito obrigado, considere muito bem aceito. Lhe desejo tudo também para você e toda a família!
Boas festas....
Rafael,tens o nome de um anjo,e acredito em anjos.
ResponderExcluirLi o post anterior e só lhe digo que;mudar não é coisa fácil,aceitar mudanças não é fácil,mudei,mas não aceitei as mudanças,apenas adaptei-me à elas,e este não é o caminho,e como você disse,não há outro responsável pelo caminho que sigo,a não ser eu mesma.
Mais uma vez...vou tentar.
Abraços e que 2013 seja melhor para todos.
Olá Franco!
ExcluirRealmnete não é nada fácil. Às vezes temos a ciência da necessidade da mudança por conta dos problemas que nos rodeiam, mas, como você disse, não é a aceitação em si e isso pode corromper qualquer tentativa.
Mas é isso, dia após dia, vamos levando a vida e tentando, uma hora dá certo! Força!
Obrigado, para todos nós!
Os adultos estão perdidos em seus mundos e esquecem de olhar a volta com olhar mais positivo! Viver bem é uma arte não muito difícil de realizar, basta saber valorizar aquilo que realmente importa! Feliz ano novo!
ResponderExcluirOlá Luma!
ExcluirNão é difícil mesmo, contanto que olhemos para nós mesmos, para as nossas vontades, não esquecendo que algumas envolvem outras pessoas...e assim vamos caminhando, cada dia melhor que o outro.
Feliz Ano Novo!
Olá gostei da cartinha, foi feita por uma criança mesmo? Vi o comentário da Mayara crianças com olhares assim é por que a vida esta fazendo com elas cresçam mais rápido infelizmente né, elas deviam ser protegidas
ResponderExcluirbjos e bom ano novo
Olá Taty!!
ExcluirQue bom que gostou. Bom, foi a criança em mim que escreveu...rsrsr...diga-se de passagem, ela está sempre presente. É verdade....falta esta proteção, mas também há uma nova avalanche de coisas novas no mundo que nos deixam sem saber como agir.
Beijos e Feliz Ano Novo!
*
ResponderExcluirVirtual Amiga,
,
no rumo do meu retorno
nesta quadra festiva,
Marés de Felicidade,
entre ondas de Saúde,
desejo,
saudações,
fica.
*
Obrigado!! Para você também!
ExcluirAh, Papai Noel, atenda os pedidos no nosso coração. :/
ResponderExcluirUm beijo,
Luara - Estante Vertical
Tomara, Luara, tomara! rsrs
ExcluirBeijo...obrigado pela visita
Cara, eu adorei a sua cartinha. Era pra eu ter escrito uma assim pro Papai Noel, droga! rs
ResponderExcluirBeijão!
Olá Vivian!! Que bom que gostou....escreve para o próximo Natal! Ah, a minha vale para todo mundo..rs
ExcluirBeijos...obrigado pela visita
Amei a carta!
ResponderExcluirMe senti muito tocada e me fez pensar no quanto o mundo está desapontador!
Achei sensacional a forma que você mostrou a visão de uma criança. E, de certa forma, é mais ou menos por aí que o mundo está indo: os adultos agindo como idiotas e as crianças, em sua inocência, sem entender nada. O que é completamente aceitável considerando a loucura que nos submetemos e participamos a cada dia!
Parabéns pelo texto!
Olá Luísa!
ExcluirQue bom que gostou, fico contente.
fico contente também por saber que consegui meu objetivo de mostrar a visão de uma criança, é difícil isso nesta idade..rs. Está tudo complicado mesmo...acho que a maioria está sem saber como levar as coisas, e não sem justificativa.
Muito obrigado!
Feliz 2013
"Queria que as nuvens fossem sempre branquinhas e que quando chovesse caíssem flores amarelas para todos os lados. Queria que o senhor fizesse um arco-íris bem bonito e bem grande, que passasse do lado do sol e que nunca saísse do céu e que dele saísse uma música bem bonita, só para as pessoas ficarem muito felizes todos os dias quando olharem para o céu."
ResponderExcluirSó de pensar nisso acontecendo eu já fiquei contente. Hahaha. É bom de imaginar. Aqui é maravilhoso! Bom fim de ano pra você :)
Ah, é muito bom de se imaginar sim, Verena!
ExcluirSeja bem-vinda, que bom que gostou!
Obrigado e para você também!
Olá Rafael, OBRIGADA por visitar meu blog. Adorei os teus textos e em especial esta carta. Os pedidos foram feitos, nos cabe agora buscar "caminhos" para concretizar os desejos. Parabéns por este espaço tão inteligente e tão poético. Desejo um FELIZ 2013, repleto de saúde, sonhos e muitas conquistas. Com um imenso sorriso.Elis Dias
ResponderExcluirOlá Elis! Eu que agradeço a visita e comentário. Seja bem-vinda por aqui!
ExcluirQue bom que gostou daqui, fique à vontade!
Feliz 2013 para você também!
Sábios pedidos. Tomara que ele atenda.
ResponderExcluirGostei do seu espaço. Já salvei entre minha lista de leituras.
Um abraço, Rafael.
Tomara mesmo, Michele! Acho que são suficiente para melhorar as coisas um bocado.
ExcluirSeja bem-vinda por aqui...fico contente que tenha gostado.
Abraço e Feliz 2013!
Olá, como tem passado?
ResponderExcluirVenho desejar um bom ano de 2013, para si!
Saudações poéticas!
Olá Vieira! Muito bem e você?
ExcluirMuito obrigado, feliz 2013 para você também.
Grande Abraço!
Passando para desejar-lhe um feliz 2013 repleto de conquistas e muitas realizações para ti ^^
ResponderExcluirBeijos
http://therevolucaonerd.blogspot.com.br
Obrigado, Chris!! Para você e toda a família também!
ExcluirOi Rafael! Vim lhe desejar um feliz 2013 e um ano cheio de conquistas e realizações. E, é claro, adorei sua cartinha! E, agora, sobre o espaço que você tinha pedido para divulgar o seu livro, caso você ainda queira, pode me mandar os detalhes (:
ResponderExcluirBeijos!
http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/
Oi Yara, seja bem-vinda!!
ExcluirMuito obrigado, a você e todos os seus também!
Que bom que gostou...fique à vontade por aqui...
Opa, claro que quero...vou te mandar sim, obrigado!
Beijos
Ah, se realmente existisse um papai noel pra atender a esses pedidos... =/ Muito bom o texto, ótima reflexão.
ResponderExcluirVc escreveu lá no blog sobre seus livros... quais são? Gostaria de conhecer.
Beijinhos!
Giulia - prazermechamolivro.com
Olá Giulia!! Poderia existir mesmo, né? rsrsrs
ExcluirQue bom que gostou!
Então, os livros são Desce Mais Uma! - Primeira Rodada e o recente Patos. Ambos estão em páginas no topo do blog.
Muito obrigado,
Beijos
embora eu não tenha vindo no natal..mesmo atrasada adorei essa carta..é linda, comovente.. ótima para a gente refletir em muitas coisas, parabéns.. ..feliz ano novo..que ele seja para ti um ano repleto de realizações..beijo
ResponderExcluirOlá Maria!
ExcluirEsquenta não, ela vale para o ano todo...rs. Que bom que gostou....
Obrigado, para você e os seus também!
Beijo
Rafael,
ResponderExcluirQue texto lindo e verdadeiro. Seria bom que todos esses pedidos fossem atendidos.
Obrigada por sua visita lá no blog. Abraços.
Olá Lucinha!
ExcluirSeria mesmo! que bom que gostou...
Eu que agradeço a visita e comentário.
[]s
Rafael, fiquei impressionada com a naturalidade com que vc enuncia verdades filosóficas: as crianças realmente veem "com objetividade as reais importâncias da vida". Se tão somente nos esforçarmos para enxergar o mundo como os pequenos, creio que podemos fazer dele um lugar melhor para todos nós.
ResponderExcluirObrigada pelos belos votos. Feliz 2013!
Jussara
Olá Jussara!!
ExcluirNossa, quem ficou impressionado fui eu com seu comentário. Muito bom saber disso, fico realmente contente!
Eu que agradeço e feliz 2013 para todos nós!
Rafael
Magnífico texto em jeito de documentário e de expressão sentida.
ResponderExcluirGostei e agradeço. UM Bom Anno de 2o13.
Maria Beatriz.
Obrigado, Maria Beatriz!
ExcluirBom ano para todos nós!