segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Oração ao Amanhecer

Pela diária luz primeira aos meus olhos,
Que me garante a certeza da vivência,
Valha eu todos os meus dias.

Que desde meu despertares sobressaiam
O entusiasmo pelo novo à inanimada rotina adquirida,
A ternura de um bem-viver à impertinente maledicência corrosiva,
A compreensão verdadeira à imposição intolerante,
A pacífica temperança à violenta ignorância,
A beleza das coisas aos meus olhos míopes.

Que não me mova a vida, mas que eu a escreva.
Que não venha a sorte, mas que eu conquiste meu mundo.
Que não me roubem os obstáculos, mas que eu os transpasse levando comigo cicatrizes para nunca os esquecer.
Que não me prostre a vida diante da minha infinidade, feito mosca em uma vidraça engordurada de um sufocante apartamento, mas que me permita andar meus caminhos, abrir minhas picadas, encarar minhas encruzilhadas.
Que não aja apenas o verbo, mas aja eu com o verdadeiro sentimento de estar vivo.




22 comentários:

  1. Boa reflexão pra ser feita todos os dias pela manhã. Muito bom. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Daniel! É, acho que ajudaria um pouco, né?

      Obrigado!

      Abraços...

      Excluir
  2. Para que haja espaço, para fazer a estrada e percorrer o MEU caminho.

    ResponderExcluir
  3. Suas palavras me remeteram ao meu próprio projeto de vida atual... Ou seja, deixar a vida mais simples. Porque viver é simples, a gente que complica demais!
    :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Giulia! Também acho que tem que ser simples: a vida, as relações e tudo que realmente importa. Se for difícil, não está valendo a pena....

      []s

      Excluir
  4. amém!
    oração de vida..
    beijo Rafael.

    ResponderExcluir
  5. Valeu a pena essa trégua que você deu. Linda poesia, linda oração. Ela me lembra um trecho de um poema do Osvaldo Montenegr....pois metade de mim é amor e a outra metade também!!
    Amei!!!
    Beijos
    Cris.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que sim, né tia? Esta fluiu para sair....que bom que gostou? Gostei destas metades.. rsrrs

      Beijos...

      Excluir
  6. Que assim seja!
    Belíssima oração para o amanhecer e, também, para a vida.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Issos aí, Aline...que seja feita, pelo menos, na maioria dos dias...deve ajudar a melhorar um pouco..rs

      beijos

      Excluir
  7. Aproveitando, este é o poema "Metade" do Oswaldo Montenegro que minha tia citou acima e me enviou:

    E que a força do medo que tenho
    Não me impeça de ver o que anseio.

    Que a morte de tudo em que acredito
    Não me tape os ouvidos e a boca
    Porque metade de mim é o que eu grito
    Mas a outra metade é silêncio.

    Que a música que ouço ao longe
    Seja linda ainda que tristeza
    Que a mulher que eu amo seja pra sempre amada
    Mesmo que distante
    Porque metade de mim é partida
    E a outra metade é saudade.

    Que as palavras que eu falo
    Não sejam ouvidas como prece e nem repetidas com fervor
    Apenas respeitadas
    Como a única coisa que resta a um homem inundado de sentimentos
    Porque metade de mim é o que ouço
    Mas a outra metade é o que calo.

    Que essa minha vontade de ir embora
    Se transforme na calma e na paz que eu mereço
    E que essa tensão que me corrói por dentro
    Seja um dia recompensada
    Porque metade de mim é o que penso
    Mas a outra metade é um vulcão.

    Que o medo da solidão se afaste
    E que o convívio comigo mesmo se torne ao menos suportável
    Que o espelho reflita em meu rosto um doce sorriso
    Que eu me lembro ter dado na infância
    Por que metade de mim é a lembrança do que fui
    A outra metade eu não sei.

    Que não seja preciso mais que uma simples alegria
    Pra me fazer aquietar o espírito
    E que o teu silêncio me fale cada vez mais
    Porque metade de mim é abrigo
    Mas a outra metade é cansaço.

    Que a arte nos aponte uma resposta
    Mesmo que ela não saiba
    E que ninguém a tente complicar
    Porque é preciso simplicidade pra fazê-la florescer
    Porque metade de mim é a platéia
    A outra metade é a canção.

    E que a minha loucura seja perdoada
    Porque metade de mim é amor
    E a outra metade também.

    ResponderExcluir
  8. ola amei seu poste com a sua oração palavras de grande atitudes e reflexão maravilhoso teu blog beijos bom fim de semaan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anita! Muito obrigado...fico muito contente que tenha gostado....

      Beijos e bom fim de semana para vc tbm...

      Excluir
  9. Que bela oração: contrapondo ao negativo, tudo aquilo que deve ser caminho positivo na nossa vida! Parabéns, Poeta.
    Beijo e bom domingo.
    Graça

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Graça!!

      É o jeito, Graça....para o negativo já temos mais que o suficiente...rrs

      Muito obrigado, beijo e ótima semana!

      Ah, hoje teremos aqui a primeira parte de um conto!

      Excluir
  10. Maravilhoso poema. Não tenho palavras para transmitir o que transbordo; o silêncio meu conduz às reflexões possíveis que vão na minha alma.
    Parabéns por me facultar tão belo poema. Grata . Maria Beatriz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Maria Beatriz....muito gostoso receber um comentário deste, faz bem e dá a sensação de um bom trabalho...

      Abraço,

      Rafael

      Excluir