segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Persistindo na Lida

           Dizem que antes de um “sim”, muitos são os “nãos” a serem enfrentados. Esta é uma verdade da vida, e eu acrescentaria que a quantidade de “nãos” é diretamente proporcional ao tamanho do objetivo a ser alcançado.
           Com meus trabalhos literários a coisa não tem sido diferente. Uma chuva torrencial de “nãos” sempre se precipita diante a uma tentativa de publicação. O mundo literário é um mundo amplo e complicado de se inserir, e isso percebo cada vez mais.
           Mantenho o blog Desce Mais Uma! Como um canal de divulgação de ideias, pensamentos e visões que me pegam de súbito e as traduzo, latentes, em algum tipo de texto. Mas mesmo sendo um canal aberto na internet, o que muito facilita, há um grande trabalho por trás de cada texto para tentar expandir, ou mesmo garantir, sua divulgação. Entretanto, como é de conhecimento de alguns, o meu grande objetivo é a publicação de um livro (notem que mantenho o singular; o plural será em um segundo momento). E publicar um livro, antes de mais nada, exige uma série de difíceis tarefas além de sua elaboração propriamente dita.
           Uma vez definido o tema, decorre-se um roteiro a ser tratado, a definição das personagens, as relações entre elas, os objetivos a serem atingidos e a consolidação da história em forma de livro. Parece simples, não? Mas entre estas atividades, tem o trabalho, tem a família, tem o cansaço do dia a dia e fica cada vez mais difícil encontrar algumas horas, ou minutos que sejam, livres para se dedicar a este trabalho. E ainda, normalmente, não é algo que, encontrado este tempo, senta-se diante do computador e põe-se a escrever. É necessário recapitular todo o conteúdo produzido, todas as ideias que o fundamentam e buscar a tal da inspiração que é lisa como bagre ensaboado. Mas tudo bem, entre trancos e barrancos sai o tal do livro. Ainda que em forma de original, como é tecnicamente chamado, é o tal do livro.
           Só que isso não é tudo, talvez até este ponto tenha sido a parte mais fácil, ou menos difícil, pois é a partir daqui que começa a grande luta: encontrar um meio para a publicação. Digo “meio” porque hoje dispomos de algumas alternativas, mas o meu propósito é encontrar uma editora, nos moldes convencionais. É um longo caminho entre buscar por editoras, selecionar aquelas que se encaixe a linha editorial, estabelecer contato e enviar o original do tal do livro. Enviados os originais, só resta aguardar as respostas das editoras, quando vêm.
           Em agosto, conclui o meu segundo romance e já o enviei para várias editoras. Na última sexta-feira já chegou o primeiro "não"! Por mais que seja ruim, um "não" ainda é melhor do que um silêncio; mas não deixa de ser um "não", e um "não" sempre dá uma bambeada nas pernas. E esse "não" não foi o primeiro e também não será o último. Ainda mais considerando que o meu primeiro romance conseguiu todos os "nãos" possíveis.
           Também deve ser considerado que uma editora não é uma ONG ou uma instituição de caridade, mas uma empresa. E como qualquer empresa visa, e precisa visar lucros para poder se manter, no mínimo, justificável.
           Dentre os outros "meios" que temos, cada vez mais se destacam e se multiplicam as editoras que realizam todo o processo editorial sob custeio do próprio autor, o que costumo chamar de gráfica estilizada. Desta forma, qualquer obra pode ser publicada, com tanto que haja o financiamento por parte do autor, o qual, também, será o responsável pelo lançamento, divulgação, distribuição e venda. A vantagem deste método é que todo valor arrecadado com as vendas é cem por cento do autor; a desvantagem é que ele tem que arcar com todo o operacional, o que seria muito mais abrangente e efetivo se feito por uma editora e toda sua estrutura. Foi este o meio que usei com o meu primeiro livro "Desce Mais Uma! - Primeira Rodada". Foram muito bacanas o lançamento, a criação do livro em si, mas fora os amigos, a família e colegas de trabalho, não tenho conseguido divulgar mais o livro, e estou com vários exemplares emperrados em casa (alguém interessado?).

           Mas enfim, o negócio é aguentar firme e continuar a luta. "Água mole em pedra dura", não é? Então, vamos que vamos, afinal, algumas brisas começaram a soprar boas novas... Aguardem notícias em breve... Breve!

           Abraços!!

35 comentários:

  1. Meu amor, Van Gogh só fez sucesso com suas pinturas após sua morte. Ele era um gênio.Na verdade ele recebeu os Nãos a vida toda, mas era um gênio e os gênios se imortalizam através de suas obras, sejam literárias ou no campo da arte em todos os sentidos. Você meu querido já faz sucesso em plena juventude, já alcançou inúmeras vitórias, então te peço calma e paciência, estou certa que em pouco tempo você realizará mais um sonho para todo o nosso deleite, aqueles que acreditam em você.
    Fica com Deus,
    Beijos
    Cris.

    ResponderExcluir
  2. FORÇA Rafael, não desista de escrever, primordial objectivo de quem ama a escrita, e de perseguir os seus sonhos.
    Abraço fraterno e amigo.

    ResponderExcluir
  3. Oi Tia!!

    Ah, mas eu não vou esperar a morte...rsrs...sei disso, e a paciência existe, mas por consequência da força e vontade que tenho de monte para realizar isso...este desabafo na verdade é uma forma de contar pra todos o que está se passando e mostrar que a luta sempre continua...e sim, agradeço muito esta força que você sempre me dá por aqui...e logo a coisa vai melhorar ainda mais, pois, se sempre dá pra piorar, para melhorar mais ainda!

    Beijos tia, amém e vcs também!

    ResponderExcluir
  4. Grande Carlos!! Sim, manterei esta força sim...vai ser difícil me segurar nisso tudo...meus sonhos são para ser vividos!

    Grande abraço, meu amigo..

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigado, Catarina!! Tô indo atrás dele!

    []s

    ResponderExcluir
  6. Sim querido, na verdade os poetas e os artistas, todos sem excessão têem um sonho na vida, deixar um legado, a gente obseva que os poetas em particular falam muito em vida e morte, então acredito que a palavra morte pra esses grandes gênios é uma grande metáfora para o sentido da imortalização, esse é o desejo final, vencer a morte através da arte e continuar vivendo através dela,nesse sentido comparei Van Gogh ao seu texto que impressionantemente, como o petróleo, sempre se extrai muita coisa boa para o nosso proveito e enriquecimento.
    Beijocas da titia.
    Cris.

    ResponderExcluir
  7. É isso aí Tia!! Vamos fazer esse negócio acontecer...entendi sim o que quis dizer!

    Beijão Tia!!

    ResponderExcluir
  8. nao pode parar, com a inspiração, com a paixão.

    ResponderExcluir
  9. Rafael não desista de sonhar e batalhar por seus sonhos e vou te dizer uma coisa tudo acontece no tempo certo e vc pode ter certeza será um sucesso!
    Te desejo toda sorte e felicidade no seu processo de formatação desse livro!
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  10. Não mesmo, Ana!! Tem que continuar com tudo isso!

    []s

    ResponderExcluir
  11. Vai precisar muito para fazer eu desistir disso, viu Leonardo! rsrsrs..de um jeito ou de outro vou sair do outro lado...ainda mais com uma força dessa que vocês me dão por aqui!

    Brigadão...grande abraço!

    ResponderExcluir
  12. vou ter o imenso pra zer em dizer a todos eu o sigo no seu blog
    felicidades mutuas

    ResponderExcluir
  13. E o prazer é todo meu, Leonardo!

    Obrigado! A você também!

    ResponderExcluir
  14. Bell, fui publicar seu comentário e sem querer cliquei em excluir e agora não consigo reverter...estou colando ele aqui e dizendo que agradeço muito e fiquem tranquilos, pois não estou desistindo de nada, apenas contando a vocês como estão as coisas na minha vida literária...

    Bell
    Eu acho que você deveria se preocupar caso não tivesse o talento que tem para escrever. Isso sim seria um problema, todo o resto são apenas obstáculos para deixar sua conquista (sim, ela virá...) com um sabor mais especial!
    Alguns nãos nos desanimam, e outros são, na minha opinião, um livramento de Deus, que nos tira de caminhos errados e nos conduz para caminhos certos! Que tal pensar assim? Boa sorte lindo...BEIJOS!!!

    ResponderExcluir
  15. Era o que eu precisava ler essa semana!!!!
    ...Tenho o mesmo sonho, as mesmas dificuldades!...

    Esvazie a casa, volte a divulgar o livro... e que seja independente!... Sonhar é mola... e as molas sobem!...


    Beijos =)

    ResponderExcluir
  16. Oi Nadine!!

    Que bom saber disso!! rsrsr...e que bom que também tem este sonho e sabe do que estou falando...tenhamos força e vamos à luta..e é mola pra tudo que é lado (gostei)!

    Beijos e obrigado!

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Primeiro quero agradecer pelo carinho depositado em meu blog em forma de comentário!
    Segundo, quero te pedir um favor, ele pode parecer um pouquinho difícil e seus resultados não serão rápidos e nem aconteceram de repente. Esse favor que eu vou te pedir exige muita coragem, determinação e persistência... Muita persistência!
    O favor que eu quero te pedir é que: Siga em frente, escreva, escreva e quando estiver pensando em desistir escreva. Escreva quando sentir fome, sono, tédio, dor de cabeça. Escreva quando estiver irritado, apaixonado, decepcionado. Escreva quando estiver com inspiração, ou até mesmo sem ela. Mas, E-S-C-R-E-V-A!
    E escreva o que eu vou te falar agora: Um dia, pode não ser breve, mas um dia, esse país terá editoras o suficiente para conseguir enxergar e publicar todos os talentos literários que esse país chamado Brasil possui. E você, tenho certeza que é um desses talentos!
    Não desista, seja um exemplo para mim!
    Pois também estou escrevendo um livro, e eu não descanso até publicá-lo.

    Beijos e sucesso!

    ResponderExcluir
  18. Rafael, companheiro de luta!
    Escrevemos porque temos vontade - praticamente compulsão - de escrever, e bem sabemos que o momento em que estamos escrevendo já é por si só prazeroso (alguns dizem que não), mas depois vem a necessidade de que alguém leia. E é muito bom quando alguém lê e diz que gostou, ainda mais quando é espontâneo e parece sincero. Mas, saber que uma pessoa totalmente desconhecida entrou em uma livraria e comprou um livro nosso... É emocionante!!!
    Então, amigo, vamos buscar essa emoção! Parece-me que só há um jeito: continuar escrevendo (conseguiríamos parar?).
    E, enquanto o seu romance não se espalha pelas livrarias, vamos aproveitando o blog, que já não pertence mais só a você, mas aos seus leitores (eu inclusive).
    Abraço e força!

    ResponderExcluir
  19. Rafa..

    eu também vou te falar um "não"
    .......
    ........
    ......... não desista!

    bjs.Sol

    ResponderExcluir
  20. Olá Jaynne!!

    Eu que agradeço sua visita e excelente comentário por aqui!

    Sim, pode deixar que farei isso sim...desistir ainda não passou pela minha cabeça..por isso persisto nesta lida...e gostei muito deste favor..rsrsr...pode deixar comigo, escreverei sempre sim...

    Muito obrigado pela torcida e pela confiança..pode deixar que não te desapontar...hehehe...e não desista também...é difícil, mas dá...Saramago começou aos 68 anos, então acho que dá tempo de fazermos alguma coisa...rsrs

    Beijos e sucesso para nós!

    ResponderExcluir
  21. Grande Marcão!!

    Verdade..já estamos nesta luta há um bom tempo, não é meu amigo?

    Sim, esta é realmente a ordem em que as coisas acontecem...quando penso em satisfação pessoal com estes meu trabalho imagino a seguinte cena: alguém em uma livraria dizendo para outro alguém: compre este livro, é muito bom! Só isso...nem precisa falar meu nome, mas o conteúdo...qdo isso acontecer, estarei satisfeito!

    Estou indo, Marcão...e vou alcançar...esta é uma das pouquíssimas coisas que sei que vou fazer...e não conseguiríamos para mesmo..nem pensar...rssrs

    Boa!! Com certeza o blog é de todos nós...você tem toda razão!!

    Obrigado pela força e pelas oportunidades que você há tempos tem me dado!

    Um grande abraço!!

    ResponderExcluir
  22. hahahah....pode deixar, Sol...pode deixar!! rsrs

    beijos!!

    ResponderExcluir
  23. Olá Rafael!
    A persistência, é a arma dos vencedores, quantos nãos eu cheguei a ouvir das namoradas que tive, mas eu tanto insistia, que elas acabavam por dizer sim.

    Por isso não desistas nunca.

    Abraço,
    José.

    ResponderExcluir
  24. Só promete que não vai parar, Rafa, só isso.

    Anda lá, promete.

    ;)

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  25. Bom dia meu amigo Rafael!
    Achei "gostosa" a sua tranquilidade para expor a sua visão dos "nãos" que muitas vezes, nossos escritores e poetas enfrentamos nessa vida, quando temos um sonho por realizar. Achei interessante, quando disse que a "inspiração que é lisa como bagre ensaboado". Sim! As vezes ela nos escorrega pelas mãos sim, principalmente por que apresenta a nós de forma muito rápida, e tem que ser naquele momento a materializá-la no papel ou no computador...se não ela nos vira as costas e vai embora. Guardar a inspiração para depois, ela não volta e se volta, não vem mais com a mesma essência da primeira.Assim acabamos por "perder" sonhos lindos, que poderiam estar estampados em nossos textos.
    Percebi, que os nãos da vida...não sei pelas editoras, mas dos leitores, é mesmo a situação econômica financeira, que está ruim para todos. As vezes desejamos tanto ter as obras, daqueles amigos que nos agradam tanto, e ficamos sem poder nos presentear com elas...pois infelizmente a vida anda difícil, para a maioria de todos nós. Mas penso que mesmo assim, nossos sonhos nunca poderão ser deixados de nascer...que eles nasçam pelo menos para nós e mais uma única pessoa que seja, já estará valendo a pena... e se temos algumas mais que nos leem, melhor ainda. Quem tem o dom da palavra, é preciso sim estar escrevendo sonhos, escrevendo reflexões, escrevendo emoções. O mundo precisa de nós poetas e escritores...para dar um colorido, onde parte dele já está preto e branco.
    Sejamos fortes nessa batalha, e o tempo que nos resta, que saibamos deixar as pessoas nos ler e criar dentro delas sonhos coloridos.
    Desejo-lhe sucessos e que se mantenha com essa paciência, que sei existir dentro de você, pela forma que escreve, pela tranquilidade que passa em seus textos, pois ela é a chave do nosso ficar aqui na terra. Agradeço-lhe pelas suas visitas e participações em meu blog.
    Obrigada por existir, e ser mais um que escreve sonhos lindos.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  26. OI, Obrigada pela visita, tenho bastante dicas de leitura boa no meu Blog da uma espiada lá com tempo que vc vai gostar!
    Um Abraço

    ResponderExcluir
  27. Aê malandragem, água mole e pedra dura estão por aí em todo lugar que há ambos e sonhos... Cara, eu ainda não tenho nem o primeiro livro de contos publicado, você já está na peleja do segundo romance. Tranquilo, véio... Sucesso! Abraço!

    ResponderExcluir
  28. Olá Dayse!!

    Que bom que gostou...temos que lidar com eles, pelo menos de forma menos dura. Sim, estas inspirações têm de ser percebidas e rapidamente pegas...

    Você tem toda razão...precisa-se colorir mais este mundo e, acima de tudo, realizar os sonhos...(estou com um ensaio sobre isso).

    Muito obrigado por essa grande torcida...que venha para todos nós, que encontremos nossos prazeres e realizemos nossos sonhos!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  29. Oi Janaina!

    Eu que agradeço a visita...pode deixar que vou passar sim!

    Abraço..

    ResponderExcluir
  30. Faaala Jefhão!!

    É o jeito, né cara...tem que ir na pauleira mesmo...a gente chega lá!

    Sucesso pra nós!

    Abraços..

    ResponderExcluir
  31. Rafael, como diz um provérbio...
    ``Se todos os seus esforços forem vistos com indiferença, não desanimes, porque o sol, ao nascer, dá um espetáculo todo especial e, no entanto, a maioria da platéia continua dormindo´´.
    Força! Deus não falha, as vezes demora um pouquinho; mas sempre vem!
    Abraço!
    Mariangela

    ResponderExcluir
  32. hahaha...prometo sim Luna...não vou parar não...pode deixar...rsrs

    beijos

    ResponderExcluir
  33. Grande José!!

    hahah...gostei da dica...mas pode deixar que a desistência ainda está muito longe...e vou persistir sim...heheh

    Abraço e obrigado!

    ResponderExcluir
  34. Tem toda razão, Mariangela! E é por isso que continuou firme...

    Obrigado pela torcida e visita...

    Abraços..

    ResponderExcluir