domingo, 19 de junho de 2011

Nas Entrelinhas

Não com um livro, mas com um lápis é que se compara a vida.

Capara-se a vida com um lápis a deslizar por entre as linhas, ora nas entrelinhas, em movimentos desconhecidos, outros premeditados, muitos outros até improvisados, que, ao se dar conta, formam significados, sentidos, verbetes.

Lápis que deixa por páginas, até tão brancas e vazias, rastros que eternizam memórias, momentos, sentimentos, muitos orgulhosos, outros esquecíveis, mas sempre perpetuados e denunciados, mesmo que pela rasura proposital.

E como lápis, desgasta-se! Passa a deixar marcas dúbias, borrões passíveis de correção [ah se houvesse uma borracha], até quando, novamente desbastado, toma-se forma nova e continua com traços delineados e firmes.

E em um gracioso movimento contínuo divinizado, segue adiante, ora com letras garrafais, outrora garranchos murmurantes; ora decorados e delicados, outrora minguados e entristecidos; ora precisos e centrado, outrora reticentes e trêmulos.

Mas sempre por novos parágrafos, por novas páginas, compondo um livro único, repleto de memórias e sentimentos, conquistas e derrotas, realizações e perdas. Um livro talvez nunca relido [quiçá lido], mas único e jamais extinguível!

Um livro escrito por um único lápis, que trilhou toda uma sorte meios e que por eles teve de passar sem fazer correções, talvez explicações, até seu desgaste pleno e a entrega ao derradeiro ponto-final, quem sabe seco e absoluto como um suspiro, ou talvez um contorcido rabisco de um espasmo agonizante, mas final.

97 comentários:

  1. ótima postagem.
    Te desejo um bom domingo.
    abraços

    ResponderExcluir
  2. hoje, Rafa, meu lápis são meus dedos sobre este teclado, onde divido com o planeta algumas páginas..

    e quando o lápis terminar, muitas páginas ainda ficarão em branco,
    mas meus dedos contorcidos ainda conseguirão teclar o ponto final.

    bjs.Sol

    ResponderExcluir
  3. Lápis, o que seria de mim sem ele?

    Não sei a resposta


    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Ora agora, a partir de agora, sou lápis.

    Andei até hoje preocupada com a história de ser livro. É que nunca sabia de quem eram os olhos que me liam, reliam e, sobretudo, quais seriam as mãos que um dia me atirariam para a "estante" do cemitério.

    Sendo lápis, é muito melhor, pois vou-me consumindo, aparando quando necessito e hei-de chegar ao ponto final mesmo sem capacidade de me pegarem. Estou muito mais satisfeita.

    Agora a sério. Um belo texto em que a metáfora está presente.
    Gosto muito do que escreve. Identifico-me mas sem a habilidade que vejo aqui.

    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigado, Hugo!

    ótimo domingo para você também!

    []s

    ResponderExcluir
  6. É isso aí Sol!! nunca será o suficiente, mas que seja o suficiente aquilo que for!!

    bjos...

    ResponderExcluir
  7. É mesmo, Jão! Nós sabemos o valor disso, não é?

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  8. Oi Acácia!!

    Nem sei o que dizer ou comentar sobre o seu comentário...fico muito contente e atordoado pelo que me disse...excelente, muito legal saber disso!

    Que sejamos lápis e muito bem consumidos!!

    Que bom que gosta daqui e se identifica...fique sempre à vontade!

    Obrigado e beijo!

    ResponderExcluir
  9. Excelente texto!!!
    Amei o que li!!!
    Realmente o lápis é a melhor ferramenta...

    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi Rebeca!!

    Que bom que gostou...fiquei muito contente...obrigado!

    Bjos

    ResponderExcluir
  11. A vida em branco e preto!! Como se pudessemos apagar as rasuras do ontem e em meio aos rabiscos esboçar o amanhã, fazer paisagens lindas no grafite atenuando em negro os momentos instrospectivos e alucinantes, desvairar em meio aos devaneios como se num simples gesto pudessemos anular os pecados e nos embriagarmos com o que ainda não fora deteriorado pelas duras circunstâncias da vida!!!!
    Caramba, que texto rico!!!
    Beijos amor,
    Cris.

    ResponderExcluir
  12. Oi Tia!! Nossa, você praticamente pintou uma tela neste comentário...olha eu indo longe de novo....rsrss..

    sim, este texto deu pra ir longe...e olha que tive que me frear, pq estava indo, indo, indo...rsrs

    Beijos tia!!

    ResponderExcluir
  13. adoro lápis e papel, cadernos bacanas onde eu escrevo meus dias... amei seu post! bjs

    ResponderExcluir
  14. Oi Cynthia!

    Também tenho os meus, mas confesso que prefiro uma caneta...acho que desliza melhor...rsrsrs

    Que bom que gostou!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Que analogia perfeita Rafael!.. Você sempre a nos encantar com suas escritas!!!

    Beijocas super em seu coração e obrigada por sua visita!

    Verinha

    ResponderExcluir
  16. Belo texto. Me identifiquei muito com ele. O Lápis é uma ótima ferramenta.Não será de todo ruim assim ser um lápis. Melhor do que ser um teclado. Parabéns pelo belo texto e pelo blog. Um Abraço!

    ResponderExcluir
  17. liiiiiiiiiiiiindo querido, amo td que vc escreve. bjs

    ResponderExcluir
  18. Obrigado, Verinha!!

    Bom saber disso...fico muito contente!

    Beijos...

    ResponderExcluir
  19. Olá Smareis!

    Que bom que se identificou...acho muito bacana quando este tipo de coisa acontece...também achei melhor do que teclado!

    Muito obrigado...seja bem-vinda!

    Abraço..

    ResponderExcluir
  20. O lápis é um dos exemplos mais clássicos de como podemos ter algumas oportunidades para apagar algumas coisas que não são cabíveis aos momentos ou não fazem tanto sentido assim. Costumo dizer que quem escreve e sabe escrever com o coração tem um dom e eu fico feliz por ter encontrado mais uma pessoa que tem essa facilidade como você. Por isso, estou a te seguir, se não se importa.

    Em todo caso, gostei muito do seu comentário em meu espaço. Te espero sempre por lá. Um grande abraço e uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  21. Oi Mãe!!

    Que bom que você também gostou...bom, acho bom vc gostar mesmo..rsrrs

    Beijos..

    ResponderExcluir
  22. Olá Pedro (quase conterrâneo)!

    Muito bom saber disso, fico contente com seu comentário...é prazer que esteja entre os seguidores!!

    Seja bem-vindo!!

    Pode deixar que voltarei sim..

    Grande abraço e ótima semana para você também!

    ResponderExcluir
  23. Nunca havia pensado nisso, mas adorei o texto e o modo como vc comparou é faz toda a diferença, em curvas e retas assim vamos aparando as arestas.

    beijos e ótima noite!


    Mariz

    ResponderExcluir
  24. Muitíssimo bom, Rafael!
    Só uma coisa, não acredito em pt final, mas em reticência.
    Bj e linda semana

    ResponderExcluir
  25. Eu já conhecia este texto e sua escolha foi maravilhosa, verdadeiro e belo. Volei ao antigo modelo do meu blog, o outro estava me dando dor de cabeça, passa lá! Beijos

    ResponderExcluir
  26. olá Rafaell

    Muito gosto em te encontrar, amigo meu.

    Muito bom esse texto que se "lê nas entrelinhas" e foi escrito com um lápis.

    Amei ler e entender as entrelinhas
    e tantas vezes escrevo meu verdadeiro poema, nas entrelinhas.

    Difícil de captar as entrelinhas...

    Um beijo por essa pequena maravilha
    que tive a honra de ler e tu de escrever.

    Abraço grande,

    Maria luísa

    ResponderExcluir
  27. Olá Maris!!

    Sim, esta ideia veio meio que do nada e também achei que faz todo sentido, de várias formas.

    Que bom que você gostou...

    Beijos e ótimo dia

    ResponderExcluir
  28. Olá Ira!

    Que bom que você gostou...tem razão, esta é uma outra forma de ver isso...outro final interessante.

    Beijo e ótima semana para vc tbm.

    ResponderExcluir
  29. Oi Gi!

    Mas este texto é inédito, fiz na semana passada...é de minha exclusiva autoria. Mas que bom que você gostou.

    É..esses modelos de blog são complicados...esse meu me deu muito trabalho...Passarei sim..

    Beijos

    ResponderExcluir
  30. Oi Maria Luísa!!

    Muito bom te ver por aqui...e fico contente que tenha gostado.

    Tem toda razão, é muito complicado "ler" nas entrelinhas...inda mais viver nelas...rsrs...

    Um beijo e muito obrigado pela visita e pelo ótimo comentário, minha amiga!

    Abraço....

    ResponderExcluir
  31. realmente... as vezes os lapis se tranformam em teclados.... mas seus sgnificados permanecem, escrevem a vida como ela é, ainda bem que o papel so acaba no fim! vlw pelo comentario, bom dia!

    ResponderExcluir
  32. Verdade, Felipe! Ainda bem que só o papel acaba, e no fim!

    Eu que agradeço a visita e comentário, seja bem-vindo por aqui!

    []s e bom-dia!

    ResponderExcluir
  33. Olá,Rafael!

    Adorei a comparação que fizeste!
    Sendo lápis somos mais livres, mesmo não podendo usar a borracha quando erramos, podemos sempre reescrever nossa história com um final mais feliz!
    *Obrigada por visitar meu Jardim!
    Seja sempre Bem-Vindo!
    Beijos
    Boa semana!

    ResponderExcluir
  34. Olá Vivian!!

    Que bom que gostou...sim, sendo lápis é melhor...como você disse, dá para reescrever...

    Seja bem-vinda por aqui!

    Obrigado pela visita e comentário...

    Ótima semana para você também!

    Beijos

    ResponderExcluir
  35. Boa tarde,Rafael.Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário.Gostei muito.Fique sempre a vontade para emitir a sua opinião.
    Quanto ao que escrevestes, muito lindo e profundo.
    Seria muito bom se em certas vezes da nossa vida, ou muitas até, tivéssemos uma borracha para para apagar o que fizemos e um lápis generoso para recomeçar a nossa história, dessa vez de um modo mais feliz e sem magoar ninguém.
    Concordo com tudo o que escreveu, e creio que todas as pessoas se encontraram um dia nessa posição.
    Parabéns! Volte sempre!
    Excelente semana para ti.
    Um beijo. Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  36. Olá Rafael
    Muito boa a analogia. A estória de cada um e escrita sobre linhas retas e toras,papéis lisos ou crespos, mas quando chega o ponto final, sabe-se que viveu plenamente.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  37. Olá Patrícia!

    Fico muito contente que tenha gostado daqui e do que tem lido, que bom!

    Sim, uma borracha seria melhor; ou talvez não, podemos sempre olhar para os rabiscos e tentar, com eles, evitar outros....

    Gostei muito da sua visita e comentário, seja bem-vinda por aqui!

    Muito obrigado e excelente semana para você também!

    Beijo..vc tbm!

    ResponderExcluir
  38. Oi Wanderley!!!

    Isso mesmo, na hora do "vamos ver", o "bicho pega"...heheh

    que bom que gostou!

    Grande abraço...obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  39. "com um lápis é que se compara a vida." Como concordo...
    Beijos.

    ResponderExcluir
  40. Olá Graça!!

    Que bom que concorda..bom saber..rsrs

    Beijos.

    ResponderExcluir
  41. Olá Rafael! Agradeço sua visita ao meu blog Cognição! Fico feliz que tenha gostado! Estou lendo e seguindo seu espaço!

    Tenha um ótimo dia! Obrigada!

    ResponderExcluir
  42. Olá Mariane!!

    Então, seja bem-vinda! Espero que também goste do que encontrar por aqui...

    Obrigado e ótimo dia para você também...

    ResponderExcluir
  43. Mas sempre um lápis.
    Belo texto moço.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  44. Sim...sempre lápis, moça aleatória!

    Que bom que gostou...

    Obrigado e abraço!

    ResponderExcluir
  45. Que texto incrível!
    Nossa, sabe aquele texto que você vai lendo atropelando a pontuação de tão interessante que é?
    Então.

    Que o meu lápis possa desenhar um traçado bonito, leve.


    beeijo*

    Fiquei muito feliz com seu comentário no meu cantinho.

    ResponderExcluir
  46. Oi, Rafa (meu xará). Bonito blog, hein? Vim agradecer pela visita ao meu escafandro, mas tive uma boa surpresa com os teus escritos, gostei ;)

    ResponderExcluir
  47. Oi Nath!!

    Pôxa, foi a assim a leitura? Que bom! Muito bom saber, fiquei contente!! Sempre quis fazer algo assim...

    Sim, com o tempo as letras vão melhorando a forma!

    Que bom que gostou!

    Obrigado pela visita e pelo comentário...

    Beijos

    ResponderExcluir
  48. Ah...somos xarás? rsrsrs

    Que bom que gostou...seja bem-vinda e puxa uma cadeira! Que bom que a surpresa foi boa..rsrs

    []s

    ResponderExcluir
  49. Rafael,


    E o lápis fez-se em prosa e verso ...
    Adorei !
    :)


    Bjo.

    ResponderExcluir
  50. Claro que você pode usar minha frase, me sinto lisonjeada ^ ^

    Ótimos posts , porsinal.

    ResponderExcluir
  51. Oi Malu!!

    Com certeza! rsrs...que bom que gostou!

    Bjo

    ResponderExcluir
  52. Olá Elisabete!!

    Que bom que gostou e está seguindo...já adicionei os seus aos meus RSS...logo estarei por lá...

    Obrigado e ótimo dia para vc tbm!

    ResponderExcluir
  53. Oi Delírio!!

    Oba! Então estou publicando no twitter e facebook...obrigado!

    Que bom que gostou daqui! Seja bem-vinda!

    []s

    ResponderExcluir
  54. Oi...estou passando para agradecer sua visita...

    gostei muito do seu texto...prestou uma bela homenagem ao bom e velho lápis....


    meu carinho....


    Zil

    ResponderExcluir
  55. Me ajudou a pensar de outra forma.

    Muito interessante esta comparação. E melhor ainda conhecer a sua escrita e criatividade.

    abraço

    ResponderExcluir
  56. Olá Zil!!

    Que bom que passou por aqui e que tenha gostado!

    Obrigado pela visita!

    []s

    ResponderExcluir
  57. Olá Paula!

    Que bom que ajudou e que tenha gostado...seja bem-vinda!

    Muito obrigado,

    Abraço

    ResponderExcluir
  58. Belíssimo post Rafael.
    Fizeste uma magnífica comparação! Acredito que devemos nos comparar ao lápis... não nos esquecendo jamais que há um mão, que é Deus, que nos guia a cada traço preciso.
    Estou seguindo-te!
    Bom fim de semana pra ti.
    beeijo

    ResponderExcluir
  59. Boa tarde, Rafael!Espero que esteja tudo bem com você.Passei aqui para te desejar um excelente fim de semana com muita paz, amor e saúde!
    Aguardo nova postagem sua.
    Um beijo e fique com Deus!

    Obs:Pode deixar que voltarei mais vezes, e fique bem livre para expressar a sua opinião quando quiser me visitar!Ah, boa observação a sua quanto ao soneto que fiz(aliás, aquele foi o meu primeiro).Realmente, eu quis deixar a coisa leve,em tom de brincadeira mesmo, já que era o primeiro.Não surgiu a inspiração para eu falar sobre outros assuntos, daí eu pensei por que não falar sobre ele próprio num tom mais divertido?Rs!

    ResponderExcluir
  60. Olá Vanessa!!

    Tem toda razão...um ótimo complemento!

    Que bom que gostou daqui..seja bem-vinda!

    Beijo e ótimo fim de semana para você também!

    ResponderExcluir
  61. Boa-noite Patrícia!

    Obrigado e ótimo fim de semana para você também!

    Terça-feira teremos novo texto.

    Qto a obs, vc realmente conseguiu atingir o seu objetivo...ficou muito bom!

    Beijo...amém, vc tbm!

    ResponderExcluir
  62. Rafael

    Eu escrevo poemas nas entrelinhas,
    o conteúdo principal está no que sentes que pode ser diferente do que sinto.

    Amigo, querido, tenho um selinho,
    pobre como eu, nos "7degraus" ,cimo,
    lado direito - é para ti se o quiseres...

    Um beijo,

    Maria Luísa

    ResponderExcluir
  63. Olá amigo!!
    Concordo com o texto...É isso mesmo!!!!Passei também para agradecer o carinho lá no bloguito,estou te seguindo também e vou levar o seu link.
    um doce domingo,
    bjosssss

    ResponderExcluir
  64. Olá Maria Luisa!

    Muito obrigado, muito bonito este selo, já está no aqui no blog, mas não está funcionando direito, vou tentar mais tarde novamente..

    Beijos e obrigado!!

    ResponderExcluir
  65. Olá Cacau!

    Que bom que gostou e que está seguindo meu botequinho...seja bem-vinda!!

    Beijos e ótimo domingo para você também!

    ResponderExcluir
  66. viva, rafael,
    todo o texto começa a acontecer no seu título: é que as entrelinhas, o sugerido e o tantas vezes não-dito são o que mais importa reter, seja numa narrativa, num poema ou numa argumentação.
    gostei francamente!
    um abraço!

    ResponderExcluir
  67. O lápis desgasta-se. É apontado e continua a ser útil. É ele que retrata o livro que a idéia contruiu. Lápis, livro e idéia seriam eternos nas suas concepções?
    Excelente texto... intrigante...
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  68. Olá Jorge!!

    Fico muito contente com seu comentário...muito bom saber que gostou!

    E você tem razão: tantas vezes não-dito!

    Abraço!!

    ResponderExcluir
  69. Olá Alberto!

    Ainda não sei ao certo quanto esta eternalização, mas a vejo, ao menos, durante o dia que surge...

    Que bom que gostou...seja bem-vindo por aqui!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  70. rafael como é importante o lápis...
    o lápis é essencial, acho que não saberia viver sem lápis e uma agenda...que narrativa fantástica, é como se desenhasse cada passo, cada parágrafo cria vida."são realmente rastro que eternizam a memória", ficaria horas só falando...mas, acho que já falastes vou continuar a imaginar.
    abraço grande querido...
    beijinhos e uma linda semana pra ti amigo

    ResponderExcluir
  71. Muito, não é Nina?!

    Que bom que gostou...confesso que durante a escrita tive que muito me conter para não me prolongar ainda mais....mas realmente dá para ir muito longe.

    Beijos e ótima semana para você também...obrigado pela vista e pelo delicioso comentário!

    ResponderExcluir
  72. Oi Rafael, é um prazer conhecê-lo, e o que escreve? sem comentários...gostei demais, uma verdadeira viagem no mundo das letras e sentimentos.
    Beijos pra ti e uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  73. Olá Isa!

    Muito obrigado, o prazer é todo meu! Fico muito contente que tenha gostado e tido aqui como uma viagem, da forma que descreveu...muito motivante!!

    Obrigado, beijos e ótima semana para vc tbm!

    ResponderExcluir
  74. Que lindo esse texto, a vida realmente é um lápis onde escrevemos nossa história.
    Sensível pensamento o seu.
    Adorei ter conhecido seu cantinho, já estou te indicando...
    bjokas

    ResponderExcluir
  75. Caramba, você escreve muito bem! Adorei!

    ResponderExcluir
  76. Olá Alessandra!!

    Que bom que gostou daqui...seja bem-vinda!

    Muito obrigado pela indicação...me ajudará e muito!!

    Beijo...

    ResponderExcluir
  77. Ô, Janaína...assim fico até sem jeito..rsrs...muito obrigado, fiquei muito contente!

    Obrigado...

    []s

    ResponderExcluir
  78. E que belo caderno rabiscas! Que este lápis continue o compondo tão bem!

    Mtu bom!

    Obrigado pela visita [no meu blog]! Retribuindo...

    Abraços!

    ResponderExcluir
  79. Claro que sim Rafael, pode usar à vontade, me sinto lisonjeada.

    Porsinal ótimo post, é legal ver as coisas sobre outras óticas, você parece gostar de metáforas.

    ResponderExcluir
  80. Olá, Raffael

    Tomar um lápis como protagonista de um texto é deveras muito interessante, focando-nos na vida e das vezes que temos emendar situações, arrepiar caminho...e da forma como o lápis se vai gastando...

    Gostei muito.

    Abraços

    Olinda

    Olinda

    ResponderExcluir
  81. Olá Carlos!!

    Obrigado, se você diz, então, que assim seja... e seja bem-vindo por aqui...

    Abraços...

    ResponderExcluir
  82. E está "usado", Delírio! Foi pro Facebook e Twitter...rsrs

    Que bom que gostou...sim, gosto das metáforas...outras vezes prefiro as diretas também..rsrs

    []ss

    ResponderExcluir
  83. Oi Olinda!

    É isso aí..desgastando aqui, apontando ali, mas sempre adiante à página seguinte...

    Fico contente que tenha gostado...

    Obrigado e abraços...

    ResponderExcluir
  84. EU AMEIII.não quero me perder mais vou seguir-te.beijo semana de paz e amor.A musica é linda demais!!
    GOTAS DE POESIA ROSI ALVES
    http://gotaspoesiarosialves.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  85. Uma ferramenta e tanto, o lápis!
    Beem vindo ao meu blog!
    Boa noite!
    Carla

    ResponderExcluir
  86. É sim, Carla...com toda certeza!!

    Eu que agradeço a visita...seja bem-vinda por aqui tbm!

    Boa noite!

    ResponderExcluir
  87. Querido Rafael! Que lindo o teu texto!!! Sempre bom te ler!!!
    Bjão,
    Dani

    ResponderExcluir
  88. Oi Dani!!

    Muito bom te ter por aqui também! Que bom que gostou!!

    Beijão!

    ResponderExcluir