Há quem diga, ainda mais nos nossos dias, que sonhos são coisas infantis, coisas de tolos. É certo que não é de todo uma mentira, mas não é certo que por isso devem os sonhos serem afogados debaixo de um chuveiro.
Sem a pretensão de aconselhar ou “autoajudar”, costumo dizer que sonhos são feitos para se viver. Sonhos são motivadores da vida, são para serem vividos e não sonhados. Sonhos são apenas sonhados durante suas concepções. Do contrário, se sempre sonhados, passam a ser apenas conformações, lamentações, absorvidas como justificativas de uma desistência.
Sonhos são os motivadores da evolução da humanidade. O homem sonhou em cruzar os mares, sonhou em voar, sonhou em ir até a lua e sonhou em ser Deus. Mas estes foram sonhos grandes, de impacto relevante e sucesso evidenciado que puderam ser realmente vividos, por terem sido vividos foram tidos como grandes façanhas, grandes vitórias, respeitados; mas acreditem, foram desacreditados e ridicularizados em suas anunciações.
Hoje, sonhar é, de uma forma velada, proibido, considerado uma perda de tempo, uma atitude infantil e ridícula. E complemento que sonhar não é apenas proibido, mas perigoso. Não só pela violação da proibição em si, mas por colocar o sonhador em uma posição ridicularizada, sob questionamentos e incredulidades que podem ferir, inclusive, sua dignidade.
Há tempos, e cada vez mais, é exigida das pessoas a razão sobre o coração, e por isso, temos um mundo cada vez mais voltado ao materialismo e cada vez mais independente de emoções e sentimentos. Talvez as crianças e os lunáticos entendam isso; mas são muitos os outros que afogam seus sonhos tentando se conformar de algo ridículo gerado involuntariamente pela própria mente. Mas aqui vai uma novidade: sonhos não são involuntários! Sonhos têm bases muito bem fundamentadas na vivência, na ausência, nas prioridades e nas ânsias que cada um carrega no peito. Sonhos objetivam uma única coisa: a felicidade de seu criador!
Nenhum sonho é impossível, alguns são muito difíceis. Para estes, há outros menores e mais fáceis que os complementam e que podem, ao menos, preparar o caminho. Contudo, sonhos são propriedades privadas e extremamente íntimas de seus criadores, quase segredos de si mesmos, e por este simples motivos, devem ser guardados e protegidos da ciência alheia. Guarde e proteja seus sonhos da ciência alheia! E isso acontece não apenas pela maldade, que é maioria, mas pela falta de compreensão. Falta esta fácil de se compreender: as pessoas não tem e nem sabem as razões, as motivações que levam a um sonho de outra pessoa. Talvez nem mesmos os próprios sonhadores conseguem ter esta clareza, mas estes ao menos podem sentir, e este sentimento os tomam por completo sem justificativas ou explicações. As demais pessoas, por mais próximas e queridas que sejam, pelo simples fato de não compreenderem, acabam por injuriar os sonhos alheios. Outras, preferem utilizar-se da “praticidade da vida” como desculpa para desdenharem os sonhadores, quando não os próprios sonhos, o que simplesmente se traduz em se sentar comodamente num canto da vida e deixar que ela passe, se conformando com o todo. Compreendamos, é uma questão de escolha.
Mas concordo com o que dizem: sonho é para crianças e para os tolos, pois somente as crianças e os tolos têm a inocência de sonhar livremente sem pudores. Deixar de sonhar, ou tentar sufocá-los antes do primeiro ato, é praticamente um suicídio. Sonhe, mas não se conforme com seus sonhos, busque-os nem que se passe a vida, e quando o realizar, sorria, tome fôlego e busque outros novos, pois sonhos evitam a rotina, sonhos colorem os dias, sonhos justificam a vida! E quando sonhar, sonhe baixinho, vai que alguém escuta!
Sonhemos!
Que delícia ler isso!
ResponderExcluirPosso ser tola, mas eu sonho sim e por isso estou na luta! Concordo que é mil vezes melhor passar a vida atrás dos sonhos do que se sentar no sofá vendo a vida passar... odeio conformismo!
Se não está bom, vamos mudar!
Castellar, não me acomodo na vida, sou mesmo um sonhador aguerrido, um tolo, uma criança... Obrigado pela força no meu blog! Esses 3 anos que ele está prestes a completar tem muito de sua contribuição, brother. Forte abraço! [de sonhador pra sonhador]
ResponderExcluirRafa, acabei de descobrir que sou criança e tola, é verdade, eu sonho acordada e sonho dormindo e tudo o que você descreve é verdadeiro e providencial. Para aqueles que não sonham ou que têem medo de sonhar saibam que uma mente forte e positiva tudo pode e que o impossível é só uma questão de tempo ou de opinião.
ResponderExcluirAdorei o texto e vamos sonhar querido e muito!!!
Beijos
Cris.
Sonhemos sempre, então!!!
ResponderExcluirBelo texto!!!
Bjs
E assim temos que caminhar, não é Jefhão? Sonhando e realizando...
ResponderExcluirObrigado pela força por aqui também...tem muito seu aqui também!
Abração!
Oi Patrícia!
ResponderExcluirQue bom que gostou!
Sim, temos que ser crianças tolas, assim a coisa fica ainda melhor...sim, acomodar na própria vida é o maior desperdício!
Isso aí, somente nós podemos mudar as nossas coisas...
[]s
Oi Tia!
ResponderExcluirE assim muito melhor, não é?
Que bom que gostou e que foi desta forma...fica aqui registrado seu recado e que muitos os sigam!
Vamos sonhar sim, sempre!
Beijos tia!
Sinceramente? Tenho sonhos bobos, uns se realizam e a maioria não...e nem sei como viveria sem eles!! Sonhar é parte fundamental da vida. Seria muito chato se fossemos todos iguais, assim como seria chato se nos conformássemos com a realidade, do jeito q é...sem sonhar.
ResponderExcluirMuito provavelmente quem sonha em ter um apartamento duplex, em um bairro nobre de São Paulo DEVE achar meu sonho de morar em uma casa antiga, com aquele chão de caquinhos vermelhos beeeeeem encerados...uma bobagem!! Rsss
Mas sonhos são assim né? Cada um tem o seu, e a coragem ou não para enfrentar a vida e realizá-los!!
E bóra sonhar...
BEIJO!!
O sonho é o combustível para a vida, todos sonham para o bem ou para o mal, sempre almejam algo.
ResponderExcluirBeijo
Olá Rebeca!
ResponderExcluirCombinado, então!
Que bom que gostou, obrigado!
beijos
A coragem de sonhar é viver e nos traz a esperança de conquistas. ... sentir uma grande harmonia interior e a realização do idealizado sem medo de acordar
ResponderExcluirPura verdade, Rafael!
ResponderExcluirTemos que sonhar bem baixinho, do jeito que anda as coisas...rsrs
Mas apesar de tudo, vamos sonhar, pois ficar esperando sentada não da!
Abraco!
Mariangela
Meu querido amigo
ResponderExcluirE não é bom guardar a criança que existe dentro de cada um de nós, para poder sonhar sempre...não é pecado.
Deixo um beijinho com carinho
Sonhadora
Olá Bell!
ResponderExcluirSonhos são sonhos e devem existir mesmo...esta conformação é algo que me irrita um bocado...é um atestado de desistência que passa a responsabilidade para outros...
É aí que tá...cada com um suas necessidades, seus anseios e suas prioridades...sonhemos sem justificativas, pois eles importam apenas a nós mesmos.
Bora!
Beijos
Oi Manuella!
ResponderExcluirIsso mesmo...sem combustível, tudo para e fica jogado no canto da estrada...
Obrigado pela visita..
beijo
Disse tudo, Anita!!
ResponderExcluirE tudo se encaixa...
Obrigado pela visita!
[]s
hehehe...verdade Mariangela!!
ResponderExcluirSim...sonhemos e realizemos...vivamos!
[]ss
Olá Sonhadora!
ResponderExcluirCom certeza...temos é que deixar ela crescer, mas sem deixar de ser criança..
Obrigado..
Beijo
Belíssimo texto, verdeiro em grande definição.
ResponderExcluirO sonho é o grande impulsionador de tarefas a serem realizadas. Sem isto, seriamos verdadeiramente os ditos "tolos", acomodados na jornada... os que não se acreditam, não perseveram, não lutam, desencantados da vida...
O que seria DE NÓS EM MEU AMIGO?
Somos frutos do sonho, nascemos sonhando, sorrindo pra vida, pois aqui estamos de passagem para a realização e diante da morte preestabelecida, morremos satisfeitos, concluidos, perante as provas jungidas a efeito...
Salvo aqueles que tiveram medo de lutar, outrossim que desistiram da caminhada e buscaram o fim pelo sonho não acreditar. Outros ainda, estão caídos nas sarjetas da vida, por falta de amor, a mola propulsora que faz com que o homem prossiga pela vida, quando que a fonte está aí, a nascente que nos levará até a fóz, obedecendo o nosso destino no intuito de crescer e avançar e somente através do sonho adquirimos a barca para navegar...
Gosto muito de te lê Rafael, tens muito clareza no teu pensar...
Obrigado pelo texto exemplar com que dita a tua alma...
Bjs
Livinha
Se sonho é coisa para crianças, eu sou uma criança grande... sou uma eterna sonhadora! E não é que grande parte dos meus sonhos se realizam?
ResponderExcluirOi Livinha!!
ResponderExcluirTem toda razão e gostei deste ponto de vista: somos frutos de sonhos!
Fico muito contente que tenha gostado e especialmente com este completo e carinhos comentário...muito obrigado!
Beijos..
Oi Juliana!
ResponderExcluirIsso mesmo, e nunca deixemos esta criança crescer...rsrs...e que bom que se realizam...basta acreditar!
[]s
É isso aí, "sonhar não custa nada; não se paga pra sonhar", como diz a música e como disse Miguel de Cervantes: "sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade." Então vamos sonhar.Viva o império dos loucos apaixonados pela flor dos sonhos.
ResponderExcluirAbraços!
Sonhar é bom. Realizar, melhor ainda. E se sonha de novo.
ResponderExcluirBoa, Júlio!! Muito bem lembrado, tem toda razão! Realizemos!!
ResponderExcluirObrigado pela visita e comentário!
Um grande abraço!
Sempre, Vanessa...e assim vamos, um a um, sempre realizando cada vez mais..
ResponderExcluirObrigado pela visita!
Verdade, Rafa, os sonhos são essenciais. Mas a gente tem que saber separar sonho de utopia, pra não se perder no caminho.
ResponderExcluir;)
Um beijo.
Oi Luna!!
ResponderExcluirÉ...como tudo na vida, temos que ter uma pouco de comedimento...mas a maioria esmagadora são sonhos dos bons...rsrs
beijo
Acabo de saber que sou tola! E uma tola persistente rsrs. Sonho não é pra ser sonhado e sim vivido. Disse tudo, querido. Muito bom mesmo! E muito obrigada pelo seu comentário no meu blog...eu amei de coração!
ResponderExcluir[]s ;)
Oi Natália!
ResponderExcluirQue bom que gostou e mais ainda que se achou como "tola"..rsrs..
Eu que agradeço a visita e comentário!
[]s
Texto lindo e cheio de razão. Fez-me pensar num poeta português:
ResponderExcluirPelo Sonho é que vamos,
comovidos e mudos.
Chegamos? Não chegamos?
Haja ou não haja frutos,
pelo sonho é que vamos.
Basta a fé no que temos,
Basta a esperança naquilo
que talvez não teremos.
Basta que a alma demos,
com a mesma alegria,
ao que desconhecemos
e do que é do dia-a-dia.
Chegamos? Não chegamos?
- Partimos. Vamos. Somos
Sebastião da Gama.
bjs
Falar de sonho é imaginar como criança! Lindo!
ResponderExcluirSem sonhos, sem vida...
ResponderExcluiradorei o texto. bj
Sensacional, Ana!! Muito bom este texto...não o conhecia e nem o autor..muito apropriado!!
ResponderExcluirbjos
Oi Ana Luiza!
ResponderExcluirSim, com certeza! Que bom que gostou!
[]s
Olá Sara!!
ResponderExcluirÉ esta a fórmula!
Que bom que gostou!
Beijos
Meu caro Rafael;
ResponderExcluir"O sonho comanda a vida" como disse o poeta António Gedeão.
Texto notável de alguém que escreve (e bem) sonhando.
Abraço fraterno.
Rafa
ResponderExcluireu sou um eterno sonhador..
abraço amigo!!
Se temos a capacidade de sonhar, é porque temos a mesma capacidade de realizar! Toda e qualquer realização antecede um sonho.... Sonhemos!
ResponderExcluir;)
Muito bom, Carlos!!
ResponderExcluirE mais ainda que tenha gostado...obrigado!
Um grande abraço!
Olá Bráulio!!
ResponderExcluirE que bom, temos que continuar assim!
Abraço!
Tem razão, "Canto da Boca"!
ResponderExcluirSonhemos sempre!
[]s
Na minha opinião, sonhar é das coisas mais racionais que existem.
ResponderExcluirAté porque os animais irracionais não sonham...
Por outro lado, os sonhos evoluem conforme a idade. Mas quem não sonhar não sai do sítio... a menos que seja empurrado pelos outros...
Excelente texto, gostei imenso.
Caro amigo Rafael, desejo-te uma boa semana.
Abraço.
Olá Nilsão!!
ResponderExcluirSábias palavras e forma de ver tudo isso...gostei!
Obrigado pela visita...fico contente que tenha gostado!
Abraço e boa semana, meu amigo!
deixo-te ficar aqui umas palavras de Álvaro Campos, bem oportunas:
ResponderExcluir"Não sou nada.
Nunca serei nada.
Não posso querer ser nada.
À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo."
Abraço
LauraAlberto
Sensacional, LauraAlberto!!
ResponderExcluirMuito bom mesmo...e realmente oportunas!
Gostei...
Obrigado pela visita e ótima contribuição!
[]s
Que texto lindo, tu é bem talentoso viu!
ResponderExcluirSem sonhos não somos nada né, e temos sim, que lutar sempre para realiza-los!
Beijos
Sonhar e fazer de tudo para realizar. Esse é o mantra !
ResponderExcluirGostei muito daqui , estou a seguir-te.
Um beijo
Olá Ariana!
ResponderExcluirMuito obrigado, que bom que gostou!
Fiquei contente...
beijos
Olá Evelyn!
ResponderExcluirÉ isso aí, esse é o caminho...que bom que gostou daqui, seja bem-vinda!
Obrigado pela visita..
Beijo
Oi! Meu livro trata muito de sonhos... reencontrar sonhos.
ResponderExcluirTô seguindo!
Sou escritora (poeta, contista e romancista, (tenho umas publicações) e tô lançando meu primeiro romance pela Editora Novo Século, "Reencontro". Caso te interesses, deixo o hot site do livro com a sinopse, primeiro capítulo e como comprar!
www.leilakruger.com.br
Uma ótima semana!
Beijos!
Olá, Rafael tudo bem?Primeiramente quero agradecer pela visita e compartilhar seu pensamento acerca do meu texto.
ResponderExcluirAssim como é preciso amar, é preciso sonhar, isso é o nos motiva, nos impele à realização de nossos projetos. Então sejamos como tolos e crianças pra sonhar e um adulto consciente pra realizar tudo o que desejamos.
Seguindo você.
beijos :D
Olá Leila!!
ResponderExcluirQue legal...bom saber...fico contente que tenha realizado esta publicação...estou batendo na porta da Novo Século também para uma obra minha...
Fica o link para os nossos amigos visitantes...eu já estou indo pra lá..
ótima semana para vc tbm..
Beijos..e seja bem-vinda por aqui!
Oi Fabi!!
ResponderExcluirEu que agradeço a visita e comentário...fico contente que tenha gostado...seja bem-vinda!!
Beijos
Fabi, você é a seguidora n. 600!!!
ResponderExcluir[]s
por isso uma criança ou um tolo é mais feliz, por sonhar. O erro é que as pessoas supõem que ser infeliz é tolice ou criancice e seguem seus caminhos, racionais, maduraos, desesperados e infelizes.
ResponderExcluirOlá Benno!
ResponderExcluirHehehe...tem toda razão...e ainda acham que estão certos e não sabem pq as coisas não acontecem na vida...
Obrigado pela visita!
Abraço..
Belíssimo texto!
ResponderExcluirQuem nunca foi criança, ou é um tolo? Muitas vezes temos medo de assumir, mas todos somos! Parabéns! Estou aguardando o proximo post. Abraços da Amiga Juh Alencar!
Olá Juliandra!!
ResponderExcluirSim...e assim temos que ser...
Obrigado, fico contente que tenha gostado...ah, acabou de sair o outro post...rs
Abraçoss
Oie Rafa
ResponderExcluirSonhar sempre, mas fazendo por onde eles acontecerem.
beijos e uma ótima semana
se cuida.
Com certeza, Dja! E assim vamos construindo uma vida que valha a pena...
ResponderExcluirbeijos..ótima semana para vc tbm...