terça-feira, 19 de março de 2013

Sopa de Chuchu

Desde que se conhecia por gente, seu Guimarães não gostava de chuchu. Aliás, ele não suportava chuchu. Ele dizia isso para a sua senhora todas as noites dos seus trinta e dois anos de casamento, mas isso nunca a impediu de rir enquanto lhe enfiava com truculência uma colher cheia de sua sopa fervente de chuchu goela abaixo.

O que, no início, foi um inocente “sim meu amor, vou experimentar, mas só desta vez” para satisfazer a vontade da sua jovem esposa, se transformou em uma obrigação cotidiana inquestionável e intransponível. Seu Guimarães, com o tempo, passou a ter medo da esposa, já havia provado o peso de seu braço gordo e o saboreado o fedor de suas palavras escarradas sob ódio.

Seu Guimarães não gostava de chuchu e fazia o possível para passar o dia na rua. Ia às praças, aos bares, às bancas de jornais, aos açougues, a qualquer lugar em que pudesse se encostar e esperar o tempo passar. No fim das tardes, tinha que voltar e isso era suficiente para lhe embrulhar o estômago. Todas as manhãs saia de casa pronto para não mais voltar, mas era o medo que tinha da sua esposa, não a idade, que o desencorajava.

Ele entrava à casa de fininho, tentando não ser notado, mas o enjoo do cheiro da sopa de chuchu que vinha da cozinha lhe causava perturbações intestinais monstruosas que lhe traiam e revelavam sua presença.

Durante trinta e dois anos, seu Guimarães sentou no mesmo lugar da mesa, ele que não gostava de chuchu, enquanto a esposa, sem lhe dar opção, enfiava-lhe colheradas fumegantes de sopa de chuchu.

Na semana passada, seu Guimarães foi encontrado morto na cadeira que costumava sentar da sua mesa de jantar. Parece que já havia cinco dias que ele estava morto naquela posição. Os vizinhos ligaram para a polícia por conta do cheiro forte de carne podre e chuchu exalava da casa. Dizem que o corpo do pobre coitado estava todo lambuzado e empanturrado de sopa de chuchu que a mulher continuou enfiando todas as noites goela abaixo do cadáver do marido. Os motivos da morte ainda não estão claros, mas a vizinhança, que conhecia muito bem a rotina do seu Guimarães, conta de tudo um pouco. Uns dizem que ele se enforcou, outros dizem que tomou veneno de rato, outros dizem que ele simplesmente infartou, há quem diga que ele caiu da escada e bate a cabeça enquanto procurava alguma coisa na prateleira, mas a verdade é que o estômago do seu Guimarães explodiu de tanto comer sopa de chuchu. A esposa estava inconformada e contou que ele estava cansado e que ela o tentava animar com a sopa de chuchu de que ele tanto gostava.

Seu Guimarães não gostava de chuchu e todas as noites dos seus trinta e dois anos de casamento ele comeu sopa de chuchu até explodir. O bairro todo ainda está cheirando a sopa de chuchu e a seu Guimarães, mas logo passa.

28 comentários:

  1. Rafael, você não gosta de chuchu... ainda menos se goela abaixo, né?

    Abração
    Jan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha...não gosto mesmo, Jan! goela abaixo eu não gosto de nada..rs

      Abraço!

      Excluir
  2. Coitadinho do Seu Guimarães. Esta história é tragicamente cômica. 32 anos sendo categoricamente entupido da coisa que ele mais odiava. Loucura? Talvez.

    Beijão, Rafael.

    semprovas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mayra!

      Hehehe...esta era a ideia: tragicamente cômica. Mas sabe que se olharmos, sem muita atenção, encontraremos vários Seu Guimarães por aí...rsrs...Loucura sim, mas não rara...rs

      Beijos e obrigado pela visita.

      Excluir
  3. Terá sido seu Guimarães uma vitima da escolha? Sim! Em determinados casos há aqueles que não gostam de sopas, outros de frutas, e... Ter que comer chuchu todos os dias ativa um estopim pronto…
    Rafael Gostei do conto! Tirei as minhas conclusões… rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande José Vitor!

      Ah, com certeza, né? No fundo, tudo que passamos são escolhas... e se sentarmos em cima da insatisfação: bummm! rsrsr

      É para tirar as suas conclusões mesmo! rsrs

      Abraço, fico contente que tenha gostado!

      Excluir
  4. Cá entre nós, uma esposa muito boazinha, afinal de contas ;)

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Rafael

    A isto é que eu chamo amizade
    é alguém que apesar do tempo
    nunca nos sai da lembrança.

    E um dia...aparecemos, contamos nossas histórias,
    bem contadas como esta de Seu Guimarães e dessa sopa que desconheço e dessa morte quase cómica (se não fosse morte)
    e da vinda do tal amigo um dia, não se sabe quando, mas vem sempre...E com alegria te recebo e te mando um abraço grande.

    Maria luísa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Luisa!!

      Com certeza...as vezes nos falta o tempo, mas nunca a lembrança e amizade...demoramos, mas aparecemos...rs

      Sinceramente também não conheço esta sopa, mas a ideia e a ironia me veio de repente que cheguei a rir, então, foi para o papel...

      Sim, sempre vou mesmo, tenha certeza!

      Grande abraço do lado de cá também!

      Excluir
  6. hahahah gostei! Coitado do seu Guimarães, mesmo depois de morto a mulher insista em lhe botar sopa de chuchu goela abaixo haha
    -xoxo

    s2juuh.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Rafael,
    Obrigada pelo interesse em ser parceiro do blog. A política de parceria é essa :)
    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/p/politica-de-parceria-se-voce-clicou.html
    bjs

    entrepaginasesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joyce! Muito obrigado pelas informações, vou acessar de dar uma olhada lá...

      beijos

      Excluir
  8. Oi Rafael, tudo bem?
    Adorei seu texto,e eu também compartilho do sentimento do Sr. Guimarães e seu ódio por Chuchu. Pobre homem. Acho que teria sido mais fácil dizer simplesmente que não gostava de Chuhu e pedir pra sua senhora fazer outra coisa. rsrsr.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda, tudo bem e vc?

      Que bom que você gostou. Eu também odeio Chuchu...rs... Sim, com certeza seria mais fácil, mas ele deu precedente para agradar a sua senhora e não conseguiu mas sair...rsrs... Faltou força para mudar!

      Abraços e obrigado pela visita

      Excluir
  9. Chuchu não é tão ruim assim . Gostei (:

    ResponderExcluir
  10. Como assim, não gosta de Chuchu? SHAUSHAUHSUAHSU

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  11. Nisto ou naquilo, todos nós (homens) temos um pouco de seu Guimarães...
    Mas alguns não rebentam...
    Caro amigo Guimarães, digo Rafael, tem uma Boa Páscoa.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha....com certeza, Nilsão! e como temos...hahah...

      Boa Páscoa para você também!!

      Abração, meu amigo!

      Excluir
  12. Existem esposas/esposos que fazem exatamente isso! Fazem-nos comer chuchu todos os dias com suas frustrações, suas debilidades e principalmente com a falta de respeito para com a/o parceiro(a). Essas pessoas sem escrúpulos, mandonas ou mandões enfiam goela abaixo toda a deformação que possuem. Tem muita gente morrendo por causa do chuchu! até que esse cicuta envenene a si próprios!
    Muito, mas muito bom o texto.
    Beijos amor
    Cris.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso, tia! Exatamente isso que me fez chegar a este texto (fora umas viagens que me vêm à cabeça...rs). Mas você descreveu toda a ideia muito bem...é isso: tem muita gente morrendo por causa do chuchu...de dentro pra fora, devagar, doído...

      Beijos tia, feliz páscoa!

      Excluir
  13. Que história legal Rafael. Mesmo tendo morte você soube deixar ele leve e com um tom de humor. Tudo por conta do chuchu.

    Também não gosto. Coitado do seu Guimarães. hehe

    Abração!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Alexandre!

      Sim, quis colocar algo complexo, como descrito pela minha tia, mas de forma irônica e exagerada...nunca tinha tentado esta forma e achei interessante...

      Abração e obrigado pela visita e comentário!

      Excluir
  14. Tenho pena da esposa do seu Guimarães, pois foi casada com ele durante trinta e dois anos e nunca conseguiu o que queria: ser internada como louca. Hahaha!

    Ai, eu gosto de chuchu - não gostava até alguns meses atrás, mas descobri que cai muito bem com ensopado -, e o meu marido também gosta, de verdade. Aliás, vou ali na cozinha preparar uma sopinha. =)

    PS. Tem sorteio de livro nacional, "A Noiva Trocada" da autora Mônica Cadorin, lá no blog. Participe! http://goo.gl/f6dLH

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Isie, esta louca passou batido por todo este tempo..rs

      Eu ainda não gosto, se bem que minha esposa estes dias fez um negócio com legumes que estava muito bom e depois me contou que tinha chuchu...rsrrs...

      Opa, vou passar por lá então!

      Obrigado e beijos

      Excluir