domingo, 22 de dezembro de 2013

O Vendedor de Joias (E um Feliz Natal)

Semana passada, eu e um amigo saímos do trabalho e fomos para um barzinho encontrar o pessoal do trabalho para revelação do nosso “amigo-secreto”. Mas como ele deixou para comprar o presente de última hora, paramos na Rua Maria Antônia que tem uma loja para o presente que ele precisava comprar. Acho que ali já era Avenida Higienópolis, sei lá... Enfim... Ele entrou comprar o presente e eu fiquei junto à minha moto o esperando, na calçada. Como é inevitável para mim, comecei a olhar para os lados, a olhar para a paisagem, a olhar para os estabelecimentos, a olhar para as pessoas.

Era um quente, muito quente fim de tarde. As pessoas já saiam do trabalho, outras saiam da faculdade, outras simplesmente passavam. Umas passavam apressadas, outras passavam preocupadas, outras se arrastavam; mas passavam. Neste “olhar” que me leva para longe os pensamentos e me aguça os sentimentos, desacelerando minha ansiedade, notei um senhor que não passava. Um senhor que tentava se situar na calçada larga. Como não passava, o olhei melhor e logo nossos olhares se cruzaram, pelo menos tive esta impressão, não sei. Mas o olhar distante dele foi a segunda coisa que me chamou mais a atenção para ele. Não era um olhar distante de quem olha sem objetivo, sem foco; mas de quem busca algo, algo de que precisa e não encontra. Um olhar que chega a misturar desespero e persistência. Uma persistência que só serve para não se entregar ao desespero que já consome a esperança.

Um senhor de idade avançada, escorado com uma das mãos em uma bengala velha e que com a outra segurava gargantilhas que tentava vender. Sem agilidade, ele ficava no meio da calçada, tentando abordar as pessoas que passavam. Umas desviavam antes, não dando tempo suficiente para serem alcançadas. Algumas ele tentava abordar com mais intensidade, outras nem tanto. Outras se assustavam e desviam de supetão, até puxando os braços para não tocá-lo, deixando-o a ver navios. Algumas ele ainda tentava seguir, do jeito que podia, virando-se sobre a bengala e falando abafado que nem podiam ouvir. Perambulava em vão.

Insistente, conseguiu a atenção de uma das pessoas. Uma moça, simpática até. Ele colocou uma das gargantilhas na mão dela, ela conversou um bocado com ele, aparentava não poder comprar ou não tinha interesse; mas com ele conversou e para com ele foi gentil. Outro rapaz também parou e também nada levou. Foi simpático para com o senhor, mas tinha pressa.

Era um senhor grisalho, vestia um largo paletó cinza, calças marrom-claro, também largas, sapatos preto surrados, camisa xadrez e uma gravata escura. Tem uma expressão dura que ora apresentava o cansaço, ora a frustração. Abaixa os braços, respirava, olhava em volta, tomava fôlego e continuava sambando pelo passeio entre as pessoas. Mas estava cansado e acho que lutava contra a hora de ir embora, como uma criança que luta contra o sono.

É o que sobrou para o fim de uma vida inteira, vivida seja lá como – não nos interessa, já foi – mas que agora cobra um preço demasiado alto para se aceitar, sem nem permitir um breve descanso antes da partida.

Espero que ele, pelo menos, tenha um bom Natal...

*         *         *





Com o pensamento no bem do próximo, sem esquecer o descaso dos nossos dias:
Desejo um Feliz Natal e um Novo Ano repleto de sorrisos e abraços para todos!

13 comentários:

  1. Então......Feliz Natal irmão andarilho, Feliz Natal criança abandonada, Feliz Natal rejeitados, oprimidos, ignorados e ignorantes, desprezados, marginalizados, maltratados e maltrapilhos.... Feliz Natal Jesus!
    .......................
    Beijos
    Cris.

    ResponderExcluir
  2. Feliz Natal e Próspero Ano Novo.
    As palavras podem ser as mesmas, mas os sentimentos e a sinceridade são sempre renovados e crescentes.
    Beijo, e até 2014
    Ângela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz Natal, Ângela! Ótimo ano para todos nós.... Com certeza, sentimentos renovados!

      Excluir
  3. Pessoal, dia 5 de abril promete!!!!! e eu é claro, estarei lá pra confirmar!!!!!rsrsrsrsrsrsrssrs
    To na contagem regressiva heim Rafinhaaaaaaaa
    Feliz Natal gente, Feliz Ano Novo, Feliz amor, Feliz vidaaaaa!!!!!
    Beijos amor da titia,
    Cris.

    ResponderExcluir
  4. Rafael,
    uma bela mensagem e muito bem escrita!

    Agradeço a visita e desejo, igualmente, um Feliz Natal para ti e os teus com muita união familiar!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Gostei do texto, muito bem escrito e interessante. Com tanta gente no mundo, temos todo tipo de história e nem sempre conseguiremos entender e dar atenção a todas.
    Vi seu comentário no meu blog, vou baixar seu livros, Patos e Diários de um Zé ninguém me parecem bem interessantes.
    Não leio muitos ebooks, mas quando tiver um tempo, lerei seus livros e certamente resenharei no blog.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marijleite! Que bom que gostou! É, não dá mesmo para termos atenção a todas, mas um pouquinho de cada já poderia ajudar...rsrs

      Confesso que estou lendo ebooks agora, sempre fugi, mas com leitores eletrônicos com e-Ink tem sido agradável. Com certeza não o faria em um computador ou tablet....mas, infelizmente, é o que deu para não deixar abandonado no meu HD. Mas fico muito contente e agradecido pela oportunidade e empenho em lê-los, obrigado mesmo!

      Abraços e feliz ano novo!

      Excluir
  6. Perguntinha: posso postar o link da sua página de downloads no blog, divulgar e tal? Se puder, avisa lá no blog por favor ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que sim!! Pode deixar que vou lá avisar...aqui é tudo livre!!

      Excluir
  7. Boa noite Rafael, você foi ao meu blog em outubro eu já estava sem net, fiquei sem até a véspera do natal, então devagar vou colocando em ordem a visita aos amigos que carinhosamente deixaram seus comentários, demoro-me a fazer as visitas porque gosto de ler o que comento, é nos textos que percebemos a alma de quem os escreve, esta tua crônica é muito real, são muitos que estão nesta situação, a sociedade olha mas não os enxerga, muito triste, um forte abraço e um lindo ano, Luconi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luconi!! Boa noite!

      Não há problema, sempre é difícil para arrumarmos tempo de manter os próprios blogs. Sei como é difícil para visitar os dos amigos e que nos fazem bem!

      Agradeço muito a visita e comentário! Um lindo ano para você também!

      Excluir