segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Vergonhas

Tenho vergonha das pessoas.
Tenho vergonha da cidade.
Tenho vergonha do que vêem,
Do que pensam, do que falam.

Tenho vergonha do que visto.
Tenho vergonha do meu cabelo.
Tenho vergonha do meu andar,
Do meu falar, daquilo que vejo no espelho.

Tenho vergonha do seu olhar.
Tenho vergonha de lhe responder.
Tenho vergonha de apertar sua mão,
De lhe conhecer e de você a mim.

Tenho vergonha do que penso.
Tenho vergonha do que sinto.
Tenho vergonha dos meus atos,
Do meu jeito, dos meus métodos.

Tenho vergonha de sorrir.
Tenho vergonha de chorar.
Tenho vergonha de lutar,
E perder, e falhar.

Tenho vergonha de sonhar.
Tenho vergonha de desejar.
Tenho vergonha de cair,
De voltar à realidade que não quis.

Tenho vergonha do que perdi.
Tenho vergonha do que não consegui.
Tenho vergonha do que conquistei,
Do que ganhei, do que joguei.

Tenho vergonha de não lutar.
Tenho vergonha de me esquecer.
Tenho vergonha de me perder,
Não me achar, não mais ser.

Tenho vergonha de não conseguir.
Tenho vergonha da desilusão.
Tenho vergonha de me conformar
Com minhas fraquezas e me aceitar.

Tenho vergonha do que sou.
Tenho vergonha do que fui.
Tenho vergonha das minhas vergonhas,
De mim, para mim, assim.

6 comentários:

  1. Rafa,

    Sua poesia "vergonhas" realmente é muito lúcido.
    Já nascemos com uma "vergonha sem razão e motivo" imposta por essa nossa sociedade que rotula, que julga e que setencia o que somos pelo o que temos.

    Excelente o seu texto. Parabéns!

    Abraço, Dê

    ResponderExcluir
  2. Exatamente, Denise. Praticamente somo doutrinados a viver um roteiro previamente definido por uma hipocrisia que só serve para apontar os dedos, nunca dar as mãos.

    Obrigado pela visita!

    Abraço...

    ResponderExcluir
  3. Amigo poeta RAFAEL.
    De fato a vergonha já nasce em nosso ego. Temos vergonha de tantas coisas principalmente de dizer para a pessoa amada que 'TE AMO'; de dizer sobre DEUS ou de amar-mos nossos semelhantes. O pior de tudo que tenho vergonha é de nosso famigerado SALARIO; não só dos simples trabalhadores que estão na ativa como dos aposentados. Tudo sobe: energia, petroleo, cesta básica e alimentos de primeira necessidade (na base de 15%) enquanto que nosso salario 5% e, ainda temos que brigar por isso.Parabéns amigo pelo escrito muito bem colocado teus argumentos. Abraços. Fique com DEUS.
    ZIZO = José Luiz

    ResponderExcluir
  4. Tem toda razão, Zizo! Nascemos com ela..está tanto tempo entranhada nas vidas humanas que já deve ser passada geneticamente.
    Com certeza o salário é mais uma das vergonhas. Trabalhamos como loucos para tentar alcançar os preços e pelo menos manter as necessidades básicas em dia, quiçá lazer e gostos!

    Muito obrigado pelo comentário...seja bem-vindo e volte sempre!

    ResponderExcluir
  5. Bela poesia, se voce tivesse escrito "vergonha de tudo" poderia resumir a poesia porém deixaria os detalhes que nos fazem pensar de fora...por isso esta bom do geito que ta.rsrs

    ResponderExcluir
  6. É Eduardo, esse é o ponto: vergonha de tudo! Concordo que resumiria tudo mesmo!

    Abraço,

    Volte sempre!

    ResponderExcluir