sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

José Leitão: O Velho Jovem

Há poucos dias, estava com o pessoal do trabalho parado no semáforo do cruzamento da Rua Afonso Pena com a Rua Ribeiro de Lima, no Bom Retiro em São Paulo, quando fomos gentilmente abordados por um senhor muito simpático que nos oferecia as guloseimas que vendia. Fiquei literalmente encantado com a suavidade de sua voz e a calma contagiante de seu olhar e sorriso. Antes que o sinal se abrisse, teve tempo de nos presentear com um cartão de natal feito no computador de casa, e votos tocantes para nossas vidas.

Alguns dias depois, uma dos colegas que estavam juntos, passou pelo mesmo cruzamento e novamente foi surpreendida: ele lhe oferecera um de seus textos poéticos que acomoda cuidadosamente na caixinha de guloseimas.

Ela nos trouxe o texto e ficamos muito contentes. O texto vem inclusive com telefone para contato para enviarmos críticas ou sugestões. Encantador! Entrei em contato com ele, que autorizou que seu texto fosse publicado nesse blog. No dia seguinte, fomos pessoalmente visitá-lo e fui recebido com um caloroso abraço fraternal.

Ele é o Senhor José Leitão, o Velho Jovem – como também se intitula –, uma pessoa fantástica e batalhadora que sustenta um sonho intenso que lhe transborda ao peito: publicar um livro!

Emocionado e feliz, autorizou que publicássemos não só o primeiro texto que nos deu, mas também um segundo e mais sua foto!

Um grande abraço, Velho Jovem! Que este e tantos outros sonhos seus se realizem!

Obrigado por permitir que divulguemos seu trabalho! Parabéns!







Uma Linda Mulher

Era uma praia e nela eu contemplava o infinito... O sol se punha e o contraste das cores era deslumbrante. O imenso sol alaranjado parecia estar sendo tragado pelo mar... Fiquei de costas para aquele espetáculo, pois percebi que você caminhava em minha direção.

O vento que soprava da imensidão líquida empurrava carinhosamente teus cabelos para trás, e com isso, teu rosto ficava despido e os contornos faciais sobressaíam, dando um requinte maior à tua beleza.

Teus lábios reproduziam um leve sorriso monalístico e eu, parado, estático à tua frente, observava também teu andar compassado, elegante, caminhando em minha direção.

Você olhou para mim fixamente e logo nossos braços se entrelaçaram, tive a sensação de sentir o bater de teu coração sobre o meu coração, e o calor de eu corpo aqueceu a minha alma, e neste precioso instante senti dentro de mim o que se chama felicidade.

Que bom que você existe... E você existe porque estou com você quando o vento lhe tocar, estou com você naquilo que você vê e em tudo que você tocar, estou com você tão perto que dá até para sentir no dia e na noite, enfim, estou com você no começo e no fim, naquilo que você vê e nem nota, estou com você mesmo que estejas só ou quando virares as costas, porque você é um ser humano especial.

Quando não estiver perto de você, me procure no vento, estarei na brisa que sopra teu lindo rosto.

Você é minha linda mulher cuja imagem minha alma esculpiu só para mim para que eu possa venerá-la eternamente. Você é o sândalo que perfuma o ar que eu respiro.

Por José Leitão.



Nobreza

Ser nobre não é ter palácios ou muito dinheiro e viver na mais alta sociedade.

Ser nobre você também poderá sê-lo sem ter nada material.

Todo ser humano tem dentro de si gigantes que não vemos, pois são abstratos, que têm uma força descomunal, como por exemplo.

O amor, o ódio, o dever, o medo, a falsidade, a hipocrisia, a inveja, o ciúme, a maldade e tantos outros adjetivos que precisariam muitas folhas para descrevê-los, se não houver muita sensibilidade e equilíbrio mental para discipliná-los a vida torna-se insuportável.

A nobreza de uma pessoa é sua lama e a bondade de seu coração, se assim você o for realmente, poderá ser um nobre, respeitar para ser respeitado e olhar muito bem para tudo que o cerca, você verá que Deus lhe deu mais do que merece e que atrás de você tem gente com mais necessidade. Doe-se a seu semelhante e divida tudo que é bom e junte-se com outros para consertar tudo que é mau.

Assim você será um grande ser humano, preparado para fazer que todos sejam felizes, encontrará amor e paz, isto é ser nobre. “Você pode”.

Por José Leitão.

4 comentários:

  1. viva

    gostei das suas palavras, com sinceridade à mistura.

    um mundo assim seria bem mais bacano.
    abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá Flávio!! Que bom que gostou do nosso querido José Leitão. Concordo com você que seria tudo bem melhor!

    Volte sempre!

    Abraço,

    Rafael

    ResponderExcluir
  3. Amigo Rafael, sinto-me lisongeado por vc me dar a oportunidade de outras pessoas tão maravilhosas como você poderem ler meu humilde trabalho.
    Abraços.
    José Leitao, Velho Jovem.

    ResponderExcluir
  4. Grande José Leitão! Eu que agradeço a oportunidade de publicar seu trabalho aqui neste nosso espaço! Conforme conversamos, estes são os primeiros de muitos!!

    Que este ano avancemos cada vez mais nessa nossa caminhada!

    Grande abraço,

    Rafael

    ResponderExcluir