segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Desenformado

Este texto foi minha primeira publicação no Rasuras.

Foram tantas as fôrmas que me são sinicamente presenteadas,
Sob os mais diversos disfarces e nomes,
Preparadas pelos alheios desejos, vontades e sonhos frustrados de vidas suspensas pelo comodismo justificado por um divinizado conformismo,
E que são ridiculamente impostas por acuações emocionais.

Fôrmas às quais deveria me submeter para que as minhas formas atendam os movimentos, os resultados, os passos e os comportamentos formulados por expectativas que guiam planos de vida traçados e postos em execução sem minhas concessões,
Que desconsideram, inclusive, as minhas vontades, minhas loucuras, minhas manhas, minhas frescuras.

Formas assumi das fôrmas que entrei, porque quis; também as rejeitei e a elas retornei, porque sim!
Não me trato de uma metamorfose, ou de uma rebeldia desvairada contra vida; ao contrário, apenas de uma apaixonada loucura pela vida, como eu quiser.
A cada passo faço meu caminho, guiado apenas pelas minhas vontades, que desalinham planetas, embaralham cartas, desorientam anjos e multiplicam números.

Sou a mancha que encarde a melhor das camisas,
Sou a rasura que incomoda no canto da página,
Sou a pequena nuvem grossa no céu azul de uma quente tarde de domingo,
Sou errante, inesperado, inconveniente; livre para mim e feliz de mim.

Àquelas fôrmas, deixo minha arrogância;
Aos seus proponentes, o meu sarcasmo;
Aos enformados, os meus pêsames.


57 comentários:

  1. Subjetivismo puro! parabéns pelo texto!!

    ResponderExcluir
  2. Fala Vinícius!

    É, esse veio das vísceras!

    Abraço e obrigado...

    ResponderExcluir
  3. É verdade rafa, nós nascemos em uma fôrma e depois pra sair dela fica difícil, nós crescemos e a mesma fica pequena demais para o tanto que temos sede de viver e por fim eles nos colocam em outra fôrma, essa é a parte pior.
    Muito boa comparação.
    Beijos
    Cris.

    ResponderExcluir
  4. E sem perguntar, né tia?

    Mas é essa sede que nos faz querer sair...algumas são insaciáveis...e essas levam ao "viver pleno"!

    Beijos tia!!

    ResponderExcluir
  5. uma berla Fôrma de se expressar.
    e mostrar um lado inteligente e poetico de "evoluir"
    uma ótima quArta.
    e o natal está chegando... o dia 20 de novembro tbm...e uma pergunta q não quer calar...
    seria saci perere o papai noel africano?
    e o papai noel do polo norte das neves ¬¬ [pronto desabafei]
    eeeeeeim.....
    abraçooOOoooOo

    ResponderExcluir
  6. Grande Deni!!

    Acho que essa é a grande palavra: Evoluir! Sempre, senão não há razão de ser...

    hauhauahuahau...essa foi boa!! Mas papai noel é um safado, teve um ano que tirei notas boas e comi direitinho e nada da minha bicicletinha!!

    grande abraçooooo!!

    ResponderExcluir
  7. Mandou muito bem no subjetivismo!
    Abraços!

    F.M.

    ResponderExcluir
  8. Sério, Flávio? Você é a segunda pessoa que fala deste subjetivismo que nem eu havia percibido com precisão! Vou prestar mais atenção..rs

    Valeu...grande abraço!

    ResponderExcluir
  9. Assim é vc....maravilhoso texto de auto definição.

    grande beijo e ótimo fds prá vc!

    ResponderExcluir
  10. Olá "Eu"...rsrs...muito obrigado pela visita...essa é a ideia!!

    Beijo e ótimo fds pra vc tb!

    ResponderExcluir
  11. Como diria o meu mestre: "Eu prefiro ser esta metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo". Muitos propagam essa frase sem saber profundamente seu significado. E aqui vc mostrou que entende bem isso. E já que se sentiu à vontade em meu blog, tbm me liberto aqui: Fodam-se as fôrmas!

    Excelente texto!

    Muito obrigada pela visita e pelo comentário, seja sempre bem-vindo ao Teatro da vida.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Parece que este é mesmo o tempo dos enformados... Infelizmente. Eu me recuso. :) Gostei daqui Rafael.

    Abraços

    ResponderExcluir
  13. Oi Lara!!

    Que bom você por aqui...fiquei contente de você ter gostado! Pode ficar completamente à vontade por aqui!! Sempre!! Fodam-se mesmo!

    Muito obrigado, seja bem-vinda e volte sempre!!

    Beijos..

    ResponderExcluir
  14. Oi Nydia!

    Realmente... ainda não consegui confirmar ou entender ao certo, mas parece que é uma questão de época de condições atuais...sei lá, mas penso nisso tb.

    Que bom que você gostou daqui...seja bem-vinda e volte sempre..

    []ss

    ResponderExcluir
  15. Olá!!!!!!!!!!!
    Gostaria de agradecer a visita ao meu blog!!! Fico grata!
    Espero que retorne mais vezes!!

    Ah, sempre que der, passarei por aqui! ^^

    Beijãooooo!!!!!

    ResponderExcluir
  16. Procuro por alguma leitura. Não sei exatamente o que virá pela frente. Talvez algo que remeta ao amor, filhos, decepções, amigos, dores, sorrisos, verdades, enfim quero linhas que me prendam.
    Ainda bem que existem páginas como a sua que nos levam até o final sem sequer sentirmos. O melhor é ainda permanecer na ânsia de querer ler mais e mais. Obrigada pelo tamanho bem estar causado e lindamente sentido ao te ler.
    Minhas folhas secas na certeza de que voltarei mais vezes. Linkarei para que assim fique mais fácil o meu retorno.

    ResponderExcluir
  17. Olá Laís!!

    Também agradeço sua visita...passe mais por aqui mesmo..é muito bem-vinda!

    Beijo..

    ResponderExcluir
  18. Olá "Simplesmente Outono"!

    Nossa, seu comentário foi atordoante de tão delicioso. Fico muito contente em saber que pude proporcionar este tipo de leitura, pois esse é um grande objetivo: uma leitura prazerosa e intensa!

    Sou eu quem agradece a visita e o tremendo comentário que é muito importante para mim! Volte sempre mesmo, pois é muito bem-vindo!

    Um grande abraço!!

    ResponderExcluir
  19. Sou a loucura desconsiderada e imaginada
    sou a expressão encardida do que é ser livre
    sou o desenho de uma ave em gaiola do mundo
    sou ser da vida , cidadã do mundo
    sou ser imundo ou simples paz, sou simplesmente libertinagem , por sempre querer da vida muito mais

    Somos assim incompreendidos, revoltados, desleixados, ou simplesmente somos ardentes em querer ser gente.

    Amei teu texto.
    Forte e ao mesmo tempo reflexivo.

    Bjos no coração, tenha um bom domingo Rafael.

    ResponderExcluir
  20. Olá Sandra!!

    Gostei do complemento...e que seja a libertinagem ou o querer do nosso jeito, pois estaremos sempre à margem, mas com tudo o que queremos ao nosso alcance.

    Que bom que você gostou!!

    Um grande beijo e ótimo domingo para você também!

    ResponderExcluir
  21. Interessante

    Obrigada pela visita, volte mais vezes, eu por aqui ainda vou ficar e explorar

    Beijos, bom domingo

    ResponderExcluir
  22. Olá Feiticeira!

    Eu que agradeço a visita...voltarei sim, e aproveite para "sapear"o que tem por aqui!

    beijos, bom domingo pra vc tb!!

    ResponderExcluir
  23. Gostei do blogue.
    Quanto a este post, seria bom que na vida pudéssemos dizer "A cada passo faço meu caminho, guiado apenas pelas minhas vontades..
    Até breve!

    ResponderExcluir
  24. Olá Filoxera!!

    Fico contente que tenha gostado do blog!

    Mas podemos dizer isso na vida, mas como tudo, há um preço... mas eu acho que vale a pena!

    Abraço!!

    ResponderExcluir
  25. É rapaz!
    Seu texto me proporciona uma bela reflexão. Penso que de alguma forma a forma nos acompanha no trajeto que trilhamos. Mesmo quando dela nos libertamos, nos formatamos no desejo de liberdade.
    Um abraço e valeu pela visita ao meu florescer. gosto do seu espaço e, com certeza, voltarei mais vezes.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  26. Olá Jacinta....concordo com você, sempre haverá uma fôrma, mas que seja uma que nós mesmos forjamos...

    Volte sim, será sempre um prazer!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  27. A vida nos impõe várias fôrmas, determinando seus critérios e regras. Cabe a nós aceitá-las ou não. Se as aceitarmos totalmente, seremos como fantoches nas mãos de uma sociedade manipuladora. Se as rejeitarmos totalmente, seremos anarquistas. Talvez o meio termo seja o mais apropriado. Sermos nós mesmos, e nos moldando dentro de nosso limite de aceitação. Sem sofrimento.
    Vim retribuir sua visita ao meu blog e dizer-lhe que gostei do seu espaço. Parabéns. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  28. Olá Maria José!!

    Bem dito...e se não aceitarmos, além de anarquistas ficamos marginalizados e não dá para começar um outro mundo nesta altura do campeonato, né?

    Agradeço muito sua visita e fico contente que tenha gostado! Volte sempre mesmo, será muito bem-vinda!

    Obrigado e abraços!

    ResponderExcluir
  29. "Sou a pequena nuvem grossa no céu azul de uma quente tarde de domingo,
    Sou errante, inesperado, inconveniente; livre para mim e feliz de mim."
    Gostei.
    Aos enformados também os meus pêsames...
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  30. Oi Graça...

    Também gostei desta parte! Seus pêsames também estão registrados..rs

    Abraços...

    ResponderExcluir
  31. De papo em papo, escrevemos um romance!!!

    Muito bacana essa casa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  32. Olá Rafael!! Sensacional, adorei sua crônica "Des enformado" Esse prefixo "des" indica transformação, mudança...Lembrei de Drummond quando criou o "desmorar", como um antônimo para morar.Gostei muito do seu blog. Parabéns!!!

    ET.Muito obrigada pela visita ao meu blog e pelo comentário deixado. Fiquei por aqui. Aguardo você lá.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  33. Gostei do teu espaço, Rafael.
    Boa essa, desenformados! Nunca pensei com esse termo - a ideia não é nova, mas a forma, certamente. Valeu.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  34. Boa, Maria!! Gostei dessa...e nessa de romance já estou uns bons cinco anos...mas dessa vez acho que vai...pelo menos tá no fim!

    Que legal que você gostou...volte sempre pra tomar umas! rsrs

    Beijo..

    ResponderExcluir
  35. Olá Lau!

    O título acabou saindo no fim - para variar -, mas lembrei dessa do "des", apenas não sabia da do Drummond...

    Mas fico contente que tenha gostado daqui e do meu trabalho..voltarei no seu sim!

    Abraço...

    ResponderExcluir
  36. Grande José...

    São apenas fatos recorrentes nas nossas vidas, mas acabamos vendo de formas diferentes em momentos diferente! que bom que gostou!!

    Grande abraço e volte sempre!

    ResponderExcluir
  37. Rafael, por enquanto vim só pra tirar-lhe a dúvida quanto a meus trabalhos, posteriormente farei uma uma leitura de seus textos, para conhece-lo melhor.

    Faço as pinturas digitais através do COREL PHOTO PAINT, um software de edição de fotos, similar ao Photoshop.
    Apesar de ser um software voltado para manipulação de fotos, comecei a utiliza-lo para pinturas. Mas a minha intenção nunca foi utilizar os recursos (que são muitos) utilizo apenas um pincel que espalha a tinta, ou seja a tela do computador passa a ser como uma tela como as tradicionais. As imagens ou tema, vão surgindo a medida que vou manipulando, não existe um projeto inicial, são percepções intuitivas e inconsciente, as quais até eu mesmo fico admirado, pois surgem como se estivessem escondidas nas tintas, chamo-as de poemas digitais, pois geralmente trazem significados. E é a partir dessa leitura visual que os amigos frequentadores fazem suas poesias, que as postos abaixo das imagens, o que pra mim é um grande premio, pois acredito que poucos pintores tiveram esse privilégio de terem suas obras transcritas em poesias.
    As formas de expressão da pintura, vão se adaptando ao comportamento conteporâneo, no começo, os artistas faziam suas pinturas em cavernas usando carvão e um ou outro pigmento, isso foi evoluinto, assim como a tecnologia, e chegou-se as tintas sintéticas, sem cheiro, e nesse momento a pintura digital começa a ganhar forma e aparecer, como expressão de nossa época.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  38. Olá Sr. do Vale!

    Muito obrigado pela explicação. Muito clara, deu para entender direitinho e gostei da ideia...já tentei me arriscar com pinturas, mas não deu muito certo...rs, espero que tenha me dado melhor com a escrita, assim, aguardo seu retorno!

    Abraço..

    ResponderExcluir
  39. obrigada pelo comentário. gostei bastante do seu blog tb! vou linkar no meu. beijo e volte sempre!

    ResponderExcluir
  40. Oi Patrícia!

    Também lhe agradeço e a visita e o link...o seu também já está na minha lista e o estou seguindo.

    Beijos..

    ResponderExcluir
  41. Ola Rafael!
    Bonito teu post...que sejas sempre o grito no silencio.
    Mil beijos
    Rachel

    ResponderExcluir
  42. somos tantas coisas e às vezes nada somos
    beijos

    ResponderExcluir
  43. Uma narração profunda, intensa e de maravilha do seu carácter sincero e firme.
    Enternece e encanta, com seriedade e verdade.
    Parabéns pela sua significação imensa.
    Adorei.
    Beijinhos de amizade pura.
    Com respeito e estima imensos.
    O seu blogue é majestoso de pureza e beleza. Preenche.
    Sempre a admirá-la

    pena

    Bem-Haja, pela que é, fantástica amiga.

    ResponderExcluir
  44. Olá Rachel!!

    De vez em quando dá certo..rsrs

    Gritemos!!

    Mil Beijos para vc tb..

    ResponderExcluir
  45. É Carla, tem razão, mas uma coisa é fato: no meio desse tudo e nada somos...simplesmente somos: únicos!

    Obrigado pela visita..

    Beijos!

    ResponderExcluir
  46. Grande Pena! Sempre bom vc por aqui!

    Fico muito grato e contente com seu comentário...faz-me muito bem, assim como seu respeitoso carinho, não só por este texto em si, mas também pelo blog. É este o tipo de sensação que intento em produzir aos visitantes!

    Grande abraço!!

    ResponderExcluir
  47. Consegui postar hoje de madrugada em meio à correria das provas. Confesso que não gosto quando sou praticamente obrigada a me afastar do blog, porém não há como fugir neste momento. Motivo: além das provas na faculdade existem alguns probleminhas particulares. Espero resolvê-los o quanto antes e da melhor maneira possível. Prometo que tentarei arrumar um jeitinho de postar com a mesma freqüência já que não consigo ficar longe das letras. Algumas pessoas possuem meu e-mail podendo ficar totalmente à vontade em realizar contato. Tentarei respondê-los tão logo os receba.
    Com carinho e o devido respeito deste Outono.

    ResponderExcluir
  48. Olá "Outono"...sei que bem do que está falando! Muito complicado esse "negócio de tempo"..rs...

    Eu mesmo me afastei essa semana do meu blog, não consegui produzir nada e isso incomoda demais...mas é a vida, cheia de contra-tempos e problemas...o que garante seu dinamismo, né?

    Beijos e espero que consiga resolver tudo da melhor forma!

    ResponderExcluir
  49. Rafael

    Aprecei um belo texto o que nunca é desplicente, para quem como eu, gosta de aprender com as várias prospostas de literatura.
    Abraço
    Daniel

    ResponderExcluir
  50. primeiro, obrigada por ter vindo me ver e depois aqui estou para te conhecer e estou gostando muito, muito mesmo,e vou por voce na minha lista dos blogueiros amigos, se vc. deixar...
    enquanto ao que escreveu aqui, achei muito interessante e , sabem a vida pode fazer mudar muitas coisas, na gente, em nos, mas a essenxìcia fica sempre.... subjetivo, sim, mas nao escrevemos sempre assim?
    um grande abraço,

    ResponderExcluir
  51. Olá Daniel!!

    Fico muito grato pela sua visita e comentário, e muito contente por você ter gostado.. volta sempre, é muito bem-vindo!

    Abraço,

    Rafael

    ResponderExcluir
  52. Olá Myra!!

    Obrigado pela visita e fico muito, muito contente que esteja gostando do que tem encontrado por aqui! É muito gratificante "ver" que nosso trabalho está dando certo, não é?

    É..a vida nos molda muito e acho que essa mudanças é que dão o real dinamismo que torna a vida interessante. Tem razão: o subjetivismo está sempre presente.

    Um grande abraço e volte sempre!!

    ResponderExcluir
  53. Ah, Myra!! É claro que eu deixo você me colocar nas suas listas...inclusive: por favor, faça isso! É muito difícil a divulgação e ajuda é sempre muito bem-vinda!!

    Abraço...

    ResponderExcluir
  54. Por aqui novamente e sempre!
    Tentando resolver as coisas da melhor maneira. Espero conseguir.
    Com carinho deste Outono.

    ResponderExcluir
  55. Não desanime, Outono!

    Continue caminhando, sem parar, sem voltar, apenas caminhando!

    Beijo..

    ResponderExcluir