terça-feira, 3 de novembro de 2009

Inconsistências (texto se mexendo!)

Desde o chamado feito pela parceria "Ítalo-brasiliana" para participação do Livestream da revista Multipoesia, ideias e tentativas não faltaram para tentar compor a primeira mistura de palavras, imagens e sons para participar con gli amici italiani.

O resultado incerto é o experimental vídeo "Inconsistências" que pode ser visto a seguir e está sendo adicionado ao Livestream da Multipoesia. O texto em português segue logo abaixo.

Vamos ver no que vai dar essa nova "empreitada"!

Abraços......



* * *


Há muito barulho, muita falação, conversa fiada.
Palavras escarradas à cara sob o pretexto do serem ditas pelo coração.

Promessas deliciosamente declamadas, sedutoras, que encantam e inspiram,
Que fundamentam planos de vida, que orientam a vida;
Mas que já nascem mortas, mortas na língua.

Sorrisos apresentados como espontâneos, rasgados, que completam a paisagem e reforçam a cumplicidade.
Afagam o coração e regam o chão duro da caminhada;
Mas que riem os movimentos seguintes, os frutos a serem tomados, lambuzados, ignorando a crueldade do golpe.

Abraços aconchegantes oferecidos com toda dedicação e companheirismo, aos quais são derramadas dores, mágoas e temores, expondo a mais deplorável fragilidade;
Mas que só garantem o ludíbrio da caça, mantendo-a próxima ao matreiro caçador que a ceva e a prepara para ser facilmente abatida e ridicularizada.

A indiferença vaga ardilosa pelos becos escuros da falsa cumplicidade premeditadamente proposta,
Que abre o caminho às mais vulneráveis feridas latentes, por onde invade e se entranha, tornando-se parte inseparável, câncer.
E é quando os sonhos se tornam reais, quando a realidade se torna deleite, que ela mostra sua cara e tudo aniquila de dentro para fora.
Corrói, destrói, desgraça, estraçalha e parte sem ressentimentos, exalando a consciência tranquila fundamentada em uma verossimilidade profana fruto de um justo apresentar-se por completo, como realmente o é, mas como nunca o foi.
Então parte às gargalhadas, completa, enriquecida; deixando para traz os cacos de uma vida estilhaçada, espalhados por onde um dia bailou.

Chega, cansei! Estou voltando para casa!


33 comentários:

  1. Ciao Rafael! Bravo. Mi piace tu poesia. Anche io soi un puó italiano. Mio antenato era figura a Genoa in 1153. Buona fortuna per te in questa nuova demanda. E um abraço em bom português.

    ResponderExcluir
  2. Manu, agora está explicado porque sempre que vou lhe escrever começo a pensar em italiano e tenho que lembrar: o Manu é português!! rsrsrs

    Grazie per i voti di buona fortuna... Adesso, ho che tornare al nostro Rasuras...rs

    Abraço, caro amico!!

    ResponderExcluir
  3. Olá, peço imensa desculpa mas só agora vi a sua visita, há muitos meses que não vou escrever aos OUTROS SORRISOS, tenho outro blogue o SLETRAS, se me quiser visitar aí apareça.
    Abraço
    Isabel

    ResponderExcluir
  4. Oi Isabel!!

    Não esquenta não...passarei no seu outro blog...espero que tenha gostado daqui...

    Abraço...

    ResponderExcluir
  5. Rafael, meu irmãozinho... mais uma vez você se mexendo. Do caralho!

    Pesado, tenso, denso... O som, as imagens, não, não as imagens, mas o movimento que as imagens revelam, o ritmo, que você situou entre o conforto e a queda.

    Inconsistências há no texto, não na obra.

    Beijo,
    Chacon

    ResponderExcluir
  6. Graaande Chacon!!

    Também fiquei muito empolgado com isso...acho que realmente consegui passar a visão que estava tendo e vc pegou de acordo o que quis passar...de verdade, o texto é inconsistente e o título veio depois...mas quando consegui juntar imagens e fazer o som, fiquei muito satisfeito!!

    Ainda, gostei de saber sobre o ritmo, o peso e toda sua descrição...de novo: vc pegou tudo que quis passar!!

    Enfim, esse seu comentário deixa a coisa muito mais viva pra mim...

    Obrigado e Beijo, meu velho!!

    ResponderExcluir
  7. Querido, eis aí uma obra de arte, não só no vídeo, mas na composição do poema. Li deliciosamente, empolgante, fascinante, perfeito!

    Parabéns novamente, amei esse texto.

    Beijos
    Cris.

    ResponderExcluir
  8. Nossaaaa tia!! Quebra as pernas mesmo...mas confesso que fiquei muito contente com o resultado disso...engraçado o "processo de criação" disso tudo...parece que ficamos doidos por aquilo que queremos e as coisas que eram obstáculos há um tempo, simplesmente fluem!

    Que bom que gostou!!

    Beijos, tia!

    ResponderExcluir
  9. Oi,
    valeu pela visita! vim aqui conhecer o blog. muito bom.

    gostei bastante do curta, do texto, do resultado.
    a combinação da imagem com o texto deu certo.

    abraço

    ResponderExcluir
  10. Fala Ricardo!

    Que bom que gostou...e bom saber que a combinação funcionou...durante toda a construção ficamos um tanto "acostumados" e às vezes o foco pode se perder.

    Abraço e obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  11. Oi Rafa, muito bacana seu blog. depois eu volto pra ler com calma.
    beijos,

    ResponderExcluir
  12. Uma vez tentei fazer algo semelhante, mas com foto. Uma mistureba dessas, poxa, meus neurônios não conseguiriam formar, haha. Genial, simplesmente. Uma história num poema dentro de um vídeo, incrível

    ResponderExcluir
  13. Oi Katrina!!

    É...sinceramente não achei que ia ficar satisfeito, mas a coisa foi evoluindo de um jeito que nem eu acreditei..rs

    Que bom que vc gostou....muito mesmo!

    Tenta novamente fazer o seu, vai!

    ResponderExcluir
  14. Admirável Amigo:
    Um quotidiano silêncio da noite escrito e vivido soberbamente.
    Que possui uma significação poderosa, intensa e imensa.
    "...Que abre o caminho às mais vulneráveis feridas latentes, por onde invade e se entranha, tornando-se parte inseparável, câncer.
    E é quando os sonhos se tornam reais, quando a realidade se torna deleite, que ela mostra sua cara e tudo aniquila de dentro para fora.
    Corrói, destrói, desgraça, estraçalha e parte sem ressentimentos, exalando a consciência tranquila fundamentada em uma verossimilidade profana fruto de um justo apresentar-se por completo, como realmente o é, mas como nunca o foi.
    Então parte às gargalhadas, completa, enriquecida; deixando para traz os cacos de uma vida estilhaçada, espalhados por onde um dia bailou.

    Chega, cansei! Estou voltando para casa!..."

    Confesso que não o conhecia, mas serei um leitor seu atento e assíduo ao seu extraordinário blogue.
    Deliciei-me com as sensações legitimamente perfeitas do seu exclusivo sentir belo, perfeito e majestoso. na noite ou fora dela.
    Abraço amigo de um respeito gigante e enorme estima.
    Com admiração por "Inconsistências" que vive na profundeza do seu fantástico sentir que fluí na noite.

    pena

    MUITO OBRIGADO pela visita e pelo que lá expressou e eu registei em mim e na vida.
    Bem-Haja, amigo extraordinário.
    Sem palavras mais...É perfeito!

    ResponderExcluir
  15. Grande Pena!!

    Que bom você por aqui, ainda mais por ter gostado desse jeito...confesso que não sei nem como te responder, ainda estou atordoado pelo seu comentário!

    Fico contente por ter passado essas sensações. Acho que é meu maior objetivo no trabalho, transcrever em palavras o que sinto, senti ou me contaram...

    O que se passa na noite é muito mais forte para mim, principalmente porque está cheio de coisas que escondemos embaixo de um "tapete" e faço questão de jogar no mundo!! rsrs

    Muito obrigado por esse incrível e gratificante comentário!!

    Um grande abraço...

    Rafael

    ResponderExcluir
  16. É uma linda poesia, traz algumas reflexões apesar da leveza com que traduz tão intensos sentimentos.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  17. Olá Sônia!!

    Obrigado pela visita e pelas belas palavras que descreveram meu trabalho! Empolgante!

    Abraço..

    ResponderExcluir
  18. Muito interessante a videopoesia, o blog em forma de caderno pautado.

    Muito obrigado por nos ter visitado no Passavante.

    Espero que volte sempre.

    Abraços,

    Cláudio Renato

    ResponderExcluir
  19. Olá Claudio!!

    Que bom que passou para uma visita...pode deixar que voltarei sim!

    Abraço,

    Rafael

    ResponderExcluir
  20. há vida inteligente e agradavel no youtube
    e na blogosfera.
    PArabens..
    simples assim!
    enfim..
    aah hoje é dia do hoteleiro...
    hoje ao invés de dar gorgetas ...dê os parabens...
    é bm mais baarato. *-*
    abraços
    ótima semana e obrigado por visitar meu humilde blog.

    ResponderExcluir
  21. Opa Deni!!

    Legal o comentário...gostei e fico contente...de verdade...

    Ah, então registro meus parabéns e são muitos e muitos e muitos, para garantirem as gorjetas até o próximo ano...rs

    Ótima semana para vc tb...e agradeço a visita!

    Abraço..

    ResponderExcluir
  22. Muito bom o texto...exala maturidade.
    Faço-me um seguidor!
    Obrigado pela visita.
    Abraços.

    F.M.

    ResponderExcluir
  23. Olá Flávio!!

    Humm...gostei de saber disso...sinal que estamos evoluindo...rs

    Obrigado por me seguir...volte sempre mesmo!!

    Obrigado e abraço!

    ResponderExcluir
  24. Ola Rafael!
    Obrigado por teres voado em meu castelo.
    Assim me deste a conhecer o caminho do teu canto.
    Gostei do que vi aqui,e voltarei sim.
    Gostei deste video,um longo caminho percorrido pela vida em uma vida de alguem que esta cansado de um dia de trabalho e vai descansar em sua casa
    Mil beijos
    Rachel

    ResponderExcluir
  25. Olá Rachel!!

    Voamos para onde é bom de aterrissar, e fico muito contente que tenha gostado desse video, ainda estou tentando divulgar, mas como vc deve saber, é muito difícil..mas chegaremos lá!

    Volte sempre sim...é muito bem-vinda...

    Beijos, beijos e beijos...

    ResponderExcluir
  26. que texto incrivel!!!!! muito muito bom, beijos,

    ResponderExcluir
  27. Oi Myra!! É...esse foi um trabalho que me deixou muito contente...e mais ainda em saber que agradou!!

    Beijos...

    ResponderExcluir
  28. sim, tem musica, e tem barulho...que pensam que seja musica, gostei muito , beijoas,

    ResponderExcluir
  29. Vim agradecer sua visita de alguns dias atrás. Deparo-me com um vídeo, uma linguagem, uma palavra, poesias gritantes da vida, assim, sem rimas e sonetos, como ela é.

    Parabéns.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  30. Olá Dauri!!

    Eu que agradeço a visita...gostei muito do seu comentário...me deixou muito contente!!

    Obrigado!

    Abraço...apareça!!

    ResponderExcluir
  31. "Inconsistências" só o titulo,
    pois é de uma consistência que nos vai invadindo gradualmente, que nos absorve a alma,que nos faz vibrar em cada silêncio.
    simplesmente lindo
    abraço

    ResponderExcluir
  32. Oi Anabela!!

    Que bacana saber disso...essa invasão é tão gratificante...ainda mais sua descrição...

    Fico muito contente que tenha gostado...esse é um trabalho muito importante para mim...

    Beijo..

    ResponderExcluir