segunda-feira, 8 de março de 2010

O Último Amigo

Todos já se foram, senhor coveiro?
Não eram muitos, não é?
Será que não deu tempo de avisar todo mundo? É, acho que foi isso!
Mas se foram rápido...

O senhor já vai começar? Não quer conversar um pouco?
Está bem, mas há como não colocar muita terra?
É que eu gostaria de sentir um pouco do calor do sol amanhã e já está ficando frio aqui.
E também não queria que ficasse muito escuro.
Entenda, é a minha primeira noite!

O senhor estará por aqui? Não? Que pena!
É um pouco estranho ficar aqui. Não tem mais ninguém?

Calma, devagar!

Tem muitas flores aí? Deixaram recordações?
O senhor viu se choraram?

Não, não jogue tanta terra, está escuro demais agora!
Na cabeça não, por favor! Não!
Deixe um lampião aceso ao lado da lápide, ao menos essa noite – as velas se apagam.
Não há? Como assim? E meu nome?

Como vai a família? Vamos conversar um pouco antes de partir?
Senhor coveiro? Senhor coveiro?
Está escuro aqui! Que silêncio é esse? Já é noite?
Senhor coveiro? Por favor, fale comigo! Senhor coveiro?

Fique um pouco mais! Acho que estou com um pouco de medo!
Senhor coveiro? Por que esse silêncio todo?
Está frio e nem dá para tremer.
O senhor jogou muita terra!

Senhor coveiro? Senhor coveiro?
Volte aqui seu maldito!
Não me deixe aqui, desgraçado!
Senhor coveiro? Olá?

47 comentários:

  1. Se eu já tinha medo da morte, lendo isso não me restam dúvidas.

    Muito bom como tu escreve.

    Estou te seguindo.

    Abraços,

    Estefani

    ResponderExcluir
  2. interessante...
    gostei demais!
    bjs.Sol

    ResponderExcluir
  3. Oi Estefani!!

    Sério que causou essa sensação de medo? Humm...gostei de saber...e também do elogio...obrigado!

    Seja bem-vinda!

    Abraços...

    ResponderExcluir
  4. E vai ser jogadas as cinzas, Erica?

    No meu caso, podem me jogar no Tietê que tá valendo...rs

    Beijo...

    ResponderExcluir
  5. Não eram muitos não é ?
    talves os essenciais os verdadeiros, aqueles que sempre nos amaram e isso é que vale e no fim o derradeiro,aquele que nos acalenta o ultimo sono que nos dá o ultimo adeus.

    gostei, embora tenha me deixado triste
    um abraço

    ResponderExcluir
  6. Oi Anabela!!

    Não eram mesmo, mas realmente é melhor poucos de verdade do que muitos na falsidade...tudo que é demais deve ser desconfiado...

    Fico contente que tenha gostado e que tenha gerado essa sensação, mas, apesar de ser uma realidade, não tinha intenção de te deixar triste...

    Abraço..

    ResponderExcluir
  7. Olá amigo Rafael,
    Ideia genial essa em seu conto. Fantástico mesmo. Realmente não passaria pela ideia pôr-me a imaginar o que seria uma situação dessa natureza.
    Cremado é que já não fala não, como tal essa é a minha escolha!
    Kandando a atravessar tanto mar...

    ResponderExcluir
  8. Caro Rafael,
    já lhe disse uma vez que gosto muito dos seus escritos. Este está especialmente interesante!
    Mas, diga-me: vc só publica escritos seus? Explico: como vc sabe, meu blog (MundoCordel) é mais dedicado à literatura de cordel, então, quando escrevo conto ou crônica, gosto de enviar para outros sites dedicados á escrita em prosa. Assim, se houver algum espaço por aí eu envio alguma coisa. Desde já, obrigado.

    ResponderExcluir
  9. Grande amigo Kimbanda!!

    Que bacana!! Isso me deixa contente...viajo um pouco, como pode perceber...e essa eu vi acordado...arrepiou mesmo!!

    Sinceramente, não pensei ao certo em como gostaria que fosse, apenas que fosse rápido e com menos trabalho possível para quem ficar...

    Grande abraço, Kandando a retornar mar...

    ResponderExcluir
  10. Olá Marco!

    É muito bom esse reforço do pensa sobre meus escritos, fico contente!

    Não! Também publico textos de alguns amigos, com o intuito de divulgação (inclusive há um marcador ao lado "Poesia de Amigos"). Apenas mantenho o foco nos meus textos e me atento para não transformar esse blog num portal (para isso prefiro criar blogs com parcerias que são muito mais produtivos).

    Entendi e digo que sim, há espaço aqui sim! Será um prazer!

    Lhe enviarei um email para que possamos conversar melhor sobre isso..

    Grande abraço...

    ResponderExcluir
  11. O adeus derradeiro, onde o sol se esconde e a chuva é apenas lágrimas. Será que tudo valeu a pena sr coveiro?

    Beijos,
    Cris.

    ResponderExcluir
  12. Me angustiou, Rafael. Tão real que dói. Muito bom. Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Ótimo tia!! Exatamente!!

    Acho que nunca saberemos se valeu a pena, nem o Sr. Coveiro; mas acho que temos que fazer o que for possível para que valha, enquanto há (ou houve) tempo...

    Beijos tia....

    ResponderExcluir
  14. Olá amigo...este dialogo na verdade é um monólogo..rsrs
    Sabe que a impressão que passa é que o defunto não morreu...como naqueles casos em que o cara é enterrado vivo...rsrs
    Um humor de primeira...no ponto..
    Um abraço na alma...valeu pela presença lá no Verseiro...

    ResponderExcluir
  15. Olá Nydia!!

    Mesmo? Que bom que mexeu assim...bom saber disso!!

    Obrigado e abraços!!!

    ResponderExcluir
  16. Fala Elcio!!

    É...agora deu nó na minha cabeça, tratando-se de um defunto nem sei se podemos considerar monólogo também! rsrsrs

    Também pensei no cara enterrado vivo enquanto escrevia...rsrs

    Abração e obrigado por aparecer por aqui!

    ResponderExcluir
  17. Rafa, fiquei com medo. oO

    Não consegui não ler, mas tive medinho, sim.

    Rs

    Beeeijos.

    ℓυηα

    ResponderExcluir
  18. Oi Luna!!

    hehehe..."fiquei com medinho" foi boa...rsrrsrsr....

    Bom, mas se mesmo assim leu tudo, tá bom!!

    Beijos moça!!!

    ResponderExcluir
  19. Confesso que me assuestei quando comecei e ler. Em cada ironia uma verdade. Coragem, depois medo, um pedido de atenção, depois a raiva, e finalmente [pra não dizer eternamente]: a solidão. Interessantíssimo!

    ResponderExcluir
  20. Oi Luciana!!

    É..tentei misturar um pouquinho de bastente coisas aqui...fico contente que tenha agradado (medo à parte..rs)

    Mas o ponto importante que vc mesma destacou é a solidão...mas aquela necessária!

    Beijo

    ResponderExcluir
  21. Hey, obrigada pela visita!

    Gostei muito de seus textos, parabéns!!

    ResponderExcluir
  22. Eu que agradeço, Danusa!

    Que bom que gostou...volte sempre!

    ResponderExcluir
  23. Uma matéria interessante, funesta na verdade, mas de um bom conteúdo, me fez pensar e é claro tb rir, gostei, um abraço do Castanha

    ResponderExcluir
  24. Nossa! Consegui sentir a terra batendo na cara; vi o escuro; senti o frio; claustrofobia; ouvi o silêncio; senti medo; desesperei; E aos poucos fui me conformando...
    Enfim, eu me senti enterrada !

    Parabéns pelo realismo da escrita!

    Beijos e obrigada pela visita ^^

    ResponderExcluir
  25. Boas, Wanderlen!

    Se gostou já é bom, se riu, melhor ainda!! rsrs

    []s

    ResponderExcluir
  26. Mesmo Sarah? Nossa!! Que coisa boa de saber...fiquei realmente contente com isso, bom saber dessas sensações!

    E que bom que se encontrou! rsrs

    Eu que agradeço a visita...

    Beijos...

    ResponderExcluir
  27. Arrepiante...

    Bom dia amigo. Venho agradecer a visita a um dos meus blogs.

    Gostei daqui.

    Abraços

    ResponderExcluir
  28. Tú escreve muito bem!!

    Aiii me deu até calafrios!!

    abraço boa semana!

    ResponderExcluir
  29. Olá Francisco!!

    É..esse gerou sensações muito interessantes...

    Eu que agradeço a visita...

    Seja bem-vindo por aqui!!

    Abraços..

    ResponderExcluir
  30. Muito obrigado, Ju!!!

    Mas não fica assim não, o cara acordou à meia noite e saiu por aí comendo cérebros..rsrsrs

    Beijos!

    ResponderExcluir
  31. OLá Rafael,

    Uai... que brilhante idéia a sua de brincar com um recem-falecido e com o coveiro.
    Está tão admiravelmente narrado que parecia real.
    Confesso que até fiquei com medo, e pensei: e se fosse eu?

    Ui Ui...

    Beijos.

    Maria

    ResponderExcluir
  32. Olá Maria!!

    Que bom que gostou...muito bacana seu comentário...bom saber dessas sensações... e fico muito contente que tenha gostado da narrativa..muito obrigado!!

    É..escrevi imaginando se fosse eu mesmo...e quando a ideia me ocorrei: congelei!! rsrs

    Beijos..

    ResponderExcluir
  33. Sempre penso que quero morrer de desastre, daqueles em que o corpo não é encontrado! Assim, além de não passar pelo bate-papo com o coveiro, ainda deixo a dúvida sobre o fato de eu ter ou não ido para o além! rs

    Abs.

    ResponderExcluir
  34. rsrsrs....boa Carolina!!

    Na verdade nunca pensei muito sobre isso...ainda acho que sou imortal..hauahu

    Obrigado pela visita!!

    ResponderExcluir
  35. Será que é assim que acontece ?

    Boa semana !
    Beijão

    ResponderExcluir
  36. MAIS LOGO, um novo capítulo da história de Alice.
    lá no,
    ... continuando assim...


    Aceito , e agradeço as vossas sugestões ... talvez a letra esteja pequena... talvez o blogue possa estar confuso.... talvez ... e talvez :)
    talvez nem gostem da história...


    Enfim...qualquer coisa, digam.
    até logo

    obrigada por seguirem
    Bj
    teresa

    ResponderExcluir
  37. Tomara que não Celamar...mas depende de tantas coisas e acabar sozinho no próprio funeral não deve ser mais tão difícil assim...rs

    bjos...boa semana pra vc tb!

    ResponderExcluir
  38. Por isso quero ser cremada.
    medoooooo.
    Bjos no coração!

    ResponderExcluir
  39. Não sei não, Sandra...rs..vai que resta a conversa com o "incinerador"? rsrs

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  40. Ai que medooooooooooooo

    Imagino eu que serei cremada....rsrsrs

    bj

    Ps - está quente aqui, não? kkk

    ResponderExcluir
  41. Por isso quero ser cremada!!rsrsrs
    Sem papo ou telefone do coveiro...

    Adorei!:)

    ResponderExcluir
  42. É Deia...vai pensando mesmo...rsrsrs

    Quente? Isso aqui tá um "inferno" mesmo...rsrsrs

    Beijo!!

    ResponderExcluir
  43. Oi Andrea!!

    Eu vou querer ser enterrado, vai que pego um coveiro gente boa e ele me libera!! rsrsrs

    Que bom que gostou!

    Beijo

    ResponderExcluir
  44. Rafael,
    um monólogo em versos muito bem articulado e poético, me senti totalmente claustrofóbica.
    Perfeito, bjs

    PS: Obrigada por seu comentário em meu blog, adorei.

    ResponderExcluir
  45. Oi Cyntia!!

    Obrigado pela visita e pelo comentário!!

    Também senti umas coisas estranhas ao relê-lo..rsrs..

    Realmente gostei muito do seu trabalho!!

    Apareça mais...beijos!!

    ResponderExcluir