segunda-feira, 26 de julho de 2010

Quando Me Dei Conta

Não me lembro se foi ontem ou no mês passado – talvez na semana passada – que me dei conta que se dar conta era perda de vida.
Mas naquele dia, quando me dei conta, já não havia o que ser perdido, tudo já havia se ido e nem havia me dado conta.

Além de mim, restavam apenas as paredes amareladas, os móveis escorados e as cortinas esfarrapadas, e nem havia me dado conta.

O corpo já não era o mesmo, tinha outra forma e estava pesado – difícil de controlar e ordenar.
A mente estava desatinada em pensamentos e memórias imemoráveis que pesavam o ar gorduroso que há tanto havia enclausurado.
As mãos rijas e encardidas, repousavam arqueadas sobre um jornal velho com dizeres ofuscados, e não prestavam nem para arrumar os longos cabelos oleosos que pendiam à testa riscada.

Já era tarde e o sol se punha quando me dei conta que tudo havia se ido sem nada ter sido feito, que tudo se havia passado em um simples se dar conta, mas sem se dar.

Ao me dar conta daquele vazio, me levantei assustado e abri a janela pondo-me ao frescor e ao colorido pincelado que precedem o ocaso de outono.
À minha frente, a sanhaçuíra se aconchegava em seu ninho, sem comigo se importar;
No pátio, crianças corriam às gargalhadas das mães furiosas que as perseguiam para o banho.

Então, tomado por uma estranha sensação que me formigava todo o meu corpo, me dei conta que sorria novamente.

58 comentários:

  1. Bela prosa, nos envolve num aconchego, num saudosismo...

    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Gosto do incomodo que sinto quando me dou conta que o tempo passou ainda que eu estivesse calada.
    E gosto também da beleza pincelada do outono que quando sorrio destranca minha porta!
    Saudações!

    ResponderExcluir
  3. Como quem brinca, fala-nos de algo que a todos, ou pelo menos "aos que dão conta" preocupa que é a fugacidade da vida, de como muitas vezes no ocaso de um Outono, temos a sensação de que fomos enganados pelo tempo, que se faz presente sem ter sido passado.

    Um beijo

    ResponderExcluir
  4. Olá Lara!

    Obrigado, é bom saber que rendeu estes sentimentos!

    Beijo...

    ResponderExcluir
  5. Olá Dona Branca!

    Outono em si já um tempo muito bom para mim, os fins de tarde então, nem se fala, além de agradáveis, me trazem muita coisa boa!

    Obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  6. Belíssimo!
    Realmente a gente não se dá conta de que a vida está ali..esperando por nós..
    basta abrirmos os olhos do nosso coração.
    bjs.Sol

    ResponderExcluir
  7. Oi Lídia!

    É bem isso...nos sentimos enganados, mas na verdades nós mesmos nos enganamos e quando vemos, já foi!

    Beijo...

    ResponderExcluir
  8. Oi Sol!!

    E se não fizermos isso rápido, ela passa num instante, e resta uma eternidade para o arrependimento...
    Bjos...

    ResponderExcluir
  9. As vezes a melhor maneira que encontramos para se viver é realmente não se dar conta de tudo. A vida é um sonho e não queremos acordar, principalmente se for um sonho bom. Já parou pra pensar que só nos damos conta de coisas que não deveríamos dar conta?
    Muito, mas muito legal!!!!!
    Beijos
    Cris.

    ResponderExcluir
  10. acabo de me dar por conta que quando me dou conta, normalmente paro de rir...e que sem me dar conta, volto a rir fazendo de conta.

    bom te ler
    visitarei mais vezes

    *agradeço tua visita no meu blog!*

    ;)

    ResponderExcluir
  11. Boa Tia!! Não tinha pensado nisso...e também acho que a vida é um sonho a ser vivido!!

    Que bom que gostou!!

    Beijão!!

    ResponderExcluir
  12. Olá Roselaine!!

    Louco isso, né? Equiparo isso ao "tentar achar os porquês"...isso deixa a gente louco e não leva a lugar algum, quando não arrasta para trás..

    fico muito contente que tenha gostado...seja bem-vinda e volte mesmo!!

    Beijo..

    ResponderExcluir
  13. A vida passa de fugida
    O tempo corre veloz
    A saudade faz corrida
    Com as tristezas da vida
    Na verdade mais atróz.

    Gostei do texto. Beijo meu

    ResponderExcluir
  14. Olá Rosa!!

    E quando se vê: já foi!!

    Obrigado pela visita!

    beijo

    ResponderExcluir
  15. hahahahaha

    Que legal!

    Sempre me senti assim,mas nunca consegui entender muito bem essa sensação!

    Seu texto serviu como espelho daquilo que eu nunca consegui ver.
    Por meio dele me dei conta de muita coisa.

    Bjinhos***

    ResponderExcluir
  16. Rafael
    Vim retribuir a visita e encantei-me com os seus escritos.
    Lindo demais este seu "Quando Me Dei Conta"! Identifiquei-me sobremaneira...
    Estou muito feliz porque nos encontramos!
    Virei sempre: sigo-te...
    Enorme abraço!!!

    ResponderExcluir
  17. Mesmo Lívia???

    Caramba...agora fiquei contente mesmo!! Que legal...bom saber disso!

    Gostei!!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  18. Nossa sua escrita é rica de sentimentos e liberdade. Sem me dar conta estava aqui lendo-te e sorrindo com a sua percepção de não dar-se conta do mundo. beijos

    ResponderExcluir
  19. Rafael,

    o tempo é infinitamente mais veloz em relação ao nosso próprio tempo. O final surpreende com grande ternura no que deveria sentirmos sempre.


    Beijos e boa semana. Obrigada pela visita

    ResponderExcluir
  20. Olá, Rafael...

    Eis a dormência da eterna reflexão!
    Como já disse Caeiro: "Viver é não pensar."

    Então, o négócio é mesmo levantar da cadeira, abrir a janela e cair no mundo. Se machucar vez em quando, tem crise não...Cicatrizes podem nos deixar mais sexys e interessantes.

    Um beijo e valeu pela visita!!!!

    ResponderExcluir
  21. teu texto me deu tanta saudade, tanta coisa longe de um dia que fui de mim

    ResponderExcluir
  22. Realmente, às vezes o tempo passa e a gente não percebe, depois quando os efeitos aparecem, é que a gente se dá comta de que o tempo passou e a gente nem se deu conta. Rsrs.

    Belo texto Rafael, muito inteligente.

    Muito obrigado pela honrosa visita e espero que voltes sempre.

    Abraços,

    Furtado.

    ResponderExcluir
  23. Olá Zélia!!

    Fico muito contente que tenha gostado e muito feliz por esse encontro!

    Venha sempre sim, pois é muito bem-vinda!!

    Abraço grande!

    ResponderExcluir
  24. Oi Lisa!!

    Obrigado, fico contente que tenha gostado! E muito mais por ter sorrido, isso vale muito!

    Beijos e seja bem-vinda!

    ResponderExcluir
  25. Olá SAM!

    E põe rápido nisso, ontem mesmo estava indo pela primeira vez à escola..rsrs...mas temos que lidar da melhor forma..e rápido..rs

    beijos e boa semana para vc tb!

    ResponderExcluir
  26. Olá Polen!!

    É..não dá para perder tempo tentando entender o que não precisa ser entendido, e sim vivido.

    Se machucar faz parte...se arrebentar é melhor ainda!! (Gostei de ficar sexy com cicatrizes..nunca tinha visto desta forma..rs)

    Beijo!

    ResponderExcluir
  27. Então volte Ediney...levante-se..não é fácil, mas dá!

    Abraço e obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  28. Olá Furtado!!

    É...e passa muito rápido mesmo...há vezes que nem dá tempo de se dar conta..rs...

    Obrigado e volte sempre tbm!

    []ss

    ResponderExcluir
  29. São as pequenas coisas do cotidiano que nos despertam para o lado bom da vida.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  30. Sempre os detalhes, não é Sônia? Fazem e destróem uma vida!

    Obrigado pela visita...

    Abraço!

    ResponderExcluir
  31. Cara, acho lindo!!
    Isso de vazio, quão lindo é saber conviver conosco o tempo todo.. Esse é o truque!

    ResponderExcluir
  32. Oi Juliana!!

    É..isso é complicado, mas é uma baita ferramenta para viver melhor, só depende de como é visto e lidado!

    Que bom que gostou!!

    []s

    ResponderExcluir
  33. Rafael... aos poucos estou retomando a minha vida.
    Em minha vida passou um furacão e revirou tudo.
    Estou em falta contigo.Vamos ter que recomeçar a nossa conversa pois já nem sei por onde anda o e-mail com os dados para o deposito para adquirir o seu livro.

    Um abraço carinhoso

    ResponderExcluir
  34. Muito bacana a maneira com que você dança com seus textos...

    Sempre leves e ao mesmo tempo complexos

    abraço meu caro!

    ResponderExcluir
  35. Não gostei. Pois tenho me dado conta sempre, mas no final, não há nenhum sorriso.

    ResponderExcluir
  36. Oi Tatiana!!

    Não se preocupe com isso, você não está em débito coisa nenhuma...vamos conversar sim, com certeza e sem problemas...cuidemos de vc primeiro!!

    Abraço grande!

    ResponderExcluir
  37. Olá Juan!

    "Dançar com meus textos"? Sério? Gostei disso...rsrs...que bom saber!

    Grande agraço!!

    ResponderExcluir
  38. Olá Nath!

    Então, essa é a ideia..não ficar se dando conta...Pode parecer bobagem, mas um dia vc vai se dar conta que se dar conta é o que atrapalha a vida!!

    Obrigado pela visita!

    []s

    ResponderExcluir
  39. Bom demais esse formigamento que antecede o riso...
    Bjos achocolatados

    ResponderExcluir
  40. Rafael, valeu pela visita e pelo comentário no meu blog! E vim ver o seu e gostei muito do seu texto! É tocante!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  41. Bom, não é Sandra! É a vida voltando..rsrs...

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  42. Olá Jonathan!!

    Eu que agradeço a visita e fico contente que tenha gostado!!

    Abraço...

    ResponderExcluir
  43. muito bom o blog.
    que bom esses fins de tardes de outono.
    Ótimo texto.
    Maurizio

    ResponderExcluir
  44. Olá Maurizio!!

    Realmente são muito marcantes...gosto bastante!

    Muito obrigado pela visita, fico contente que tenha gostado; e seja bem-vindo!!

    []s

    ResponderExcluir
  45. Olá Rafael....uma prosa maravilhosa...desce mais uma?


    Beijos da FE!

    ResponderExcluir
  46. Olá Felina!! Que bom que gostou?

    Se desce!! Sexta-feira ainda? rsrrs

    Beijos!

    ResponderExcluir
  47. Rafael!!! já estive aqui em outros tempos e fiquei feliz com a sua visita!!
    o texto está ótimo.. tb já cheguei em algumas conclusões que vc citou ai... enfim, o melhor é viver em vez de só ver a vida passar!

    mil bjsss
    voltaa =D

    ResponderExcluir
  48. Olá Daniela!!

    Que bom que gostou, e melhor ainda que já tem estas conclusões...vida é pra viver!!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  49. Rafael, a elegância
    com que escreves
    é difícil atingir
    sobretudo pela
    simplicidade
    e clareza

    (mesmo traçando filosofia
    no cotidiano), dou-me conta
    que também te sigo.

    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  50. Olá Domingos!!

    Seu comentário me deixa sem palavras e reação. Apenas posso agradecer e dizer que fico muito contente e gratificado com suas palavras!

    Forte abraço!!

    ResponderExcluir
  51. E eu me dei conta
    de que muito tempo passou
    sem por aqui vir,
    ler e me enriquecer
    na narrativa solta,
    livre e tão espontânea,
    que até parece fácil.

    A excelência de nos dar-mos conta de que o mais singelo é bastante para esboçar um sorriso e nos sentir-mos vivos e com energias renovadas.

    Kandandos!

    ResponderExcluir
  52. Olá Kimbanda!!

    ótimo ter você por aqui novamente...ainda mais com um comentário tão gratificante quanto esse...fico muito contente que tenha gostado!

    Kandandos!!

    ResponderExcluir
  53. Melancolia boa de se sentir!!! Obrigada pelo carinho lá no blog...
    Bjo grande!

    ResponderExcluir
  54. Melancolia boa de se sentir!!! Obrigada pelo carinho lá no blog...
    Bjo grande!

    ResponderExcluir
  55. Num mesmo segundo nos damos conta de que somos complexos e que mudamos de ponto de vista facilmente.... não temos controle de nada, e isso nos controla quando nos damos conta.... Como é isso de fazer blog virar livro? Pelos números e pelo texto vc merece! Obrigada pela visita! Beijos

    ResponderExcluir
  56. Olá Vanessa!!

    Difícil ter controle com tantas coisas que nos são impostas e cobradas, é uma arte controlar o mínimo que seja.

    Então, na verdade eu já trabalhava num projeto de um romance (que concluí há uns quatro meses). As ideias vinham entre uma linha e outra e comecei a jogar no blog. Com um ano de blog, dois amigos me convenceram a fazero livro. É uma produção independente e complicado de fazer circular, mas estou na tentativa...enquanto isso, tento este outro romance nas editoras e comecei alguns outros projetos. Vamos ver se ao menos um sai..rsrs

    Muito obrigado...

    beijos!

    ResponderExcluir