domingo, 4 de julho de 2010

Terra Firme

Há tempos me cansei daquela infindável busca por tudo o que sempre entendi e defini como meu complemento, como minha razão de existência.

Há tempos desisti de me aventurar por montanhas, desfiladeiros, desertos, florestas, abrindo caminho, abrindo feridas, me rasgando, me mutilando e me diminuindo nessa busca insana.

Há tempos reneguei a tudo, não por me julgar incapaz; mas por ter entendido que eu mudava a paisagem e me corrompia na busca de algo utópico, absurdamente idealizado.

Há tempos parei e sentei para chorar meu último e mais impotente choro, escondido em uma caverna apertada, onde espantei todos os meus fantasmas e curei todas as minhas feridas.

Há tempos me levantei forte e me dei à luz, de peito aberto, passos firmes e coração limpo.

Há tempos me lancei sorridente ao mar em minha canoa, não em busca, mas avulso à maré e aos ventos, apenas sendo deliciosamente levado e saboreando sedento cada batalha – com os mais diversos monstros marinhos – da mesma forma que a cada por do sol que me era oferecido.

Hoje acordei náufrago em uma terra desconhecida e, ainda desorientado e assustado, entendi que atingira minha tal utopia, absurdamente em minha própria realidade!

40 comentários:

  1. Parabéns...muito lindo...profundo!!! Amei !!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Lila!! Muito obrigado...que bom que gostou!!
    []s

    ResponderExcluir
  3. Oi Rafael...
    Simplesmente ADOREI!
    Muito bom!
    Beijos, flores e muitos sorrisos!

    ResponderExcluir
  4. Olá Carmem!!

    Que bom que vc gostou...isso e o entusiasmo só fazem me ajudar a continuar cada vez mais...muito obrigado!!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  5. quando entramos em uma canoa é assim mesmo meu querido..
    não sabemos onde ela vai parar..apenas nos deixamos levar.
    e o que é desconhecido pode ser desbravado..basta abrir o coração..
    bjbjbjbj
    adorei o texto demais!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Solange!!

    É isso aí...e vivemos ao sabor da vida...coração aberto acima de tudo para tudo e todos que vierem...de todos os lados!!

    Que bom que gostou!

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  7. A gente é que dá sentido a toda essa falta de sentido.

    ResponderExcluir
  8. E mais ninguém, Vanessa!! No fim, é sempre nós mesmos com nós mesmos!

    Obrigado pela visita!

    []s

    ResponderExcluir
  9. Está lindo demais, tudo o que me apeteceria dizer, está aqui.
    Gastamos vidas à procura de algo que nem sabemos bem o que é, até descobrirmos que sempre esteve dentro de nós.
    Parabéns pelo belo texto...Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  10. Olá Ana Paula!!

    Poxa, como fiquei contente com o seu sentimento diante deste texto...que bom!!

    Temos que deixar a vida rolar...nos preocuparmos apenas com o caminho...o resto chega...

    Muito obrigado!!

    Beijos...

    ResponderExcluir
  11. Li algo muito importante, profundo e bonito. Quando paramos de buscar - a busca, talvez, fruto de nossa insegurança - e nos voltamos para o interior, sim, renascemos.

    Felicidade conhecer teu espaço.

    bjs.

    ResponderExcluir
  12. Olá Ana Lúcia!!

    Que bom que gostou...fico contente...você pegou bem o espírito da coisa mesmo!!

    Obrigado pela visita e seja bem-vinda!!

    Beijo..

    ResponderExcluir
  13. Rafael

    Cheguei a teu espaço e me deixa
    divagar com o que escreveste.

    Há tempos te cansaste de tudo,
    mudaste, entretanto,
    pois entendeste a utopia do teu sentir.
    Choraste um choro convulso escondido na tua gruta
    e pensaste curar tuas feridas.

    E ao viver essa mudança
    exultaste de alegria,
    mas te viste num local vazio, desconhecido, destroçado.

    E reparaste, descobriste que continuavas a ser tu próprio
    e toda a tua realidade, da qual
    fugiste.

    E pálido, da cor da utopia do teu sentir, descobriste de novo
    não estar,
    Em "Terra Firme".

    Reconheceste que "Terra Firme"
    não existe...apenas nos sonhos
    e por
    muito que lutes e mudes de lugar,
    voltas sempre ao primeiro lugar.

    São as voltas da vida,
    como as voltas da nossa Terra
    que parece firme,
    mas não é!...

    Lindo o que escreves. Adorei!

    Maria Luísa

    ResponderExcluir
  14. Olá Maria Luísa!!

    Sensacional o que você me escreveu! Exatamente tudo isso, da exata forma que colocou...é tudo isso!! Muito bom!!

    Muito obrigado por esse excelente texto que revela o todo...fico contente que tenha gostado do que tenho escrito!

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  15. Há tempos compreendi que nada vale a pena, mas a vida está aí para ser vivida com gosto e graça.
    É sentir e ser.

    ResponderExcluir
  16. A graça de viver esta em não saber o que esta por vir...
    adorei
    beijos
    Aryane Pinheiro
    Brilho da Lua

    ResponderExcluir
  17. As suas inspirações só aumentam...

    "...Quem nos deu asas para andar de rastos?
    Quem nos deu olhos para ver os astros
    Sem nos dar braços para os alcançar?!..."
    Lindo né...é Florbela Espanca...
    Que flutua no meu blog...
    E espera por você...
    Beijos...
    Leca...

    ResponderExcluir
  18. Oi Erica!! Mas é quando a gente consegue sentir e ser que as coisas passam a valer a pena!!

    []ss

    ResponderExcluir
  19. Isso aí, Aryane!

    Sem saber o que está por vir: tudo se torna possível!!

    Que bom que gostou!!

    Beijos..

    ResponderExcluir
  20. Boa Leca!!

    E que bom que aumentam e se espalham!

    Vou lá conferir!

    Beijos..

    ResponderExcluir
  21. Rafael, que interessante, essa semana mesmo estava me questionando sobre o que tanto busco, que busca é essa, que nem sei...

    Gostei muito do seu texto!!!!

    Obrigada pela visita e volte sempre, eu voltarei!!!

    beijo grande!!!

    ResponderExcluir
  22. Mesmo sabendo que logo lá na frente vamos bater...sempre entramos em certas canoas...

    abraço

    ResponderExcluir
  23. Olá meu caro, passando para agradecer sua amável visita e comentário... Vote sempre que desejar. Grande abraço,

    Úrsula

    ResponderExcluir
  24. É assim mesmo que vivemos nossas fases, ora boas, ora ruins e quando paramos pra pensar nos deparamos com a dualidade sempre nos apontando para um caminho incerto. Melhor mesmo é nos atirarmos e vivermos o tudo, na única certeza que temos nessa vida, as forças antagônicas.
    Beijos
    Cris.

    ResponderExcluir
  25. Terra firme... é tudo que precisamos, quando como naufragos nos vemos em um mar de palavras.
    Lindo seu pensar!

    ResponderExcluir
  26. Obrigada pela visita!
    Excelentes textos por aqui, também.
    Vou seguir!

    =*

    ResponderExcluir
  27. oO Feliz é quem vê na realidade uma utopia. Lindo texto, faz lembrar a perseguição insana e cotidiana por algo quem nem ao menos sabemos o quê...

    ResponderExcluir
  28. Olá Patrícia!!

    Muito interessante mesmo...mais ainda é pelo fato de eu ter encontrado bastante gente neste mesmo ponto!

    Que bom que gostou...fico muito contente...

    Volte sempre mesmo,

    Beijo!

    ResponderExcluir
  29. Olá Juan!!

    sim, mas até batermos algo mais pode acontecer do que se ficássemos sentados na praia.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  30. Olá Ursula!!

    Eu que agradeço a visita...volte sempre!!

    ResponderExcluir
  31. Isso mesmo tia!!

    Como disse há pouco, vale muito se lançar ao desconhecido, mesmo que o destino até possa ser sabido, do que ficar sentado na praia esperando restos que possam nos serem jogados!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  32. Sempre, Silviah...e se essa terra for um pouco diferente do que estamos acostumados, melhor ainda!

    []s

    ResponderExcluir
  33. Olá Nathalie!!

    Que bom que gostou...seja bem-vinda!

    []s

    ResponderExcluir
  34. Olá Clara!

    Que bom que gostou...tem razão, não tinha pensado por esse lado também!

    []s

    ResponderExcluir
  35. Ooi
    Obrigada pela visita ao blog...

    Nem sei se preciso realmente dizer que o blog é incrível...

    Cansar,desistir,renegar,lançar-se e enfim acordar - percebo que busco por essas mesmas coisas,mas acabo em mais utopia.

    Belo post!

    ResponderExcluir
  36. Olá Rívia!

    Eu que agradeço a sua visita e fico muito contente que tenha gostado do que encontrou por aqui..

    Não saberia dizer se há uma receita para essas utopias, mas creio que mantê-las vivas ajuda e muito!

    Obrigado e abraço!

    ResponderExcluir
  37. Rafa, onde eu estava, faz um tempo bom que não leio suas palavras, pode brigar comigo eu deixo..rs
    Um beijo, palavras sempre coerentes e ótimas!

    ResponderExcluir
  38. Imagina, Ju! Sei muito bem como é isso..não dá, infelizmente, para visitar a todos com a frequencia que gostaríamos, mas vez ou outra aparecemos. Que bom que veio...

    Beijo...

    ResponderExcluir
  39. Puxa vida, esse texto fala muita coisa que poucas vezes temos coragem de dizer, adorei!!! Parabéns para Rafael, O Escritor!!!..rs.. Bjs

    ResponderExcluir
  40. Pôxa, Maira! Nunca imagei que isso afetaria desta forma!!

    Fico muito contente por isso e pelo seu comentário!

    Bjos

    ResponderExcluir