segunda-feira, 8 de novembro de 2010

A Arte de Viver

       Há algum tempo, não muito, num sábado, minha mãe veio a São Paulo com amigas de trabalho, professoras, em uma excursão à região da Rua 25 de março, para as tradicionais compras populares. Aproveitamos a oportunidade para nos vermos e marcamos um encontro, após as compras é claro, no Mercado Municipal, para um saboroso e gordo lanche de mortadela.

       Considerando o trânsito, peguei meu carro e me pus a caminho de lá bem antes da hora. Isso mesmo! Para quem não sabe, fica aqui a dica, São Paulo, aos sábados, entre as dez e quatorze horas, tem trânsito muito complicado, principalmente na região central e suas principais vias de acesso. Trânsito este talvez não tão divulgado pela falta de compromissos laboriosos que realmente, e infelizmente, são os que valem alguma coisa hoje em dia em nossas vidas. Mas lá estava eu, em meio a tantos outros, me arrastando pela Avenida do Estado, cada vez mais lento conforme me aproximava da Avenida Senador Queirós, conversão para o Mercado Municipal, a partir da qual, diga-se de passagem, seguindo adiante, nada havia senão o ondulado e falho tapete de asfalto.

       Mas como dizia, lá estava eu, no vai e para, passando sob viaduto da linha vermelha do metrô, a olhar para os lados, para os cantos, para as pessoas – mania minha – e, entre imundices e subumanidades, me deparei, bem ao meu lado, com uma barraca. Não um barraco, mas uma barraca, feita por um emaranhado improvisado de arames, cordões, canos de ferros descartados e tortos cobertos por uma mal remendada lona amarela, no tradicional estilo canadense. Era uma barraca bem comprida, o que também me chamou a atenção, e estava rodeada por bugigangas, lixo e artefatos de uso inexplicável, mas prováveis sentimentos e valores compreensíveis. A extensa vida útil da lona lhe permitia uma transparência sutil e desfocada, mas suficiente para permitir identificar os contornos das pilhas de objetos – e quantas –, aparentemente mantidas como mobílias de uso e decoração. Em uma das extremidades, talvez a que pudesse ser chamada de fundos, havia uma pequena fogueira sob algo que parecia uma panela fumegante, pendurada a uma rústica armação de ferro. Mas ninguém havia. Talvez estivessem dentro de um dos cômodos da barraca a conversar, ou estirados a dormir – o que não se podia confirmar nem mesmo pela transparência –, ou simplesmente tivessem saído, mas não se via uma alma vívida.

       Entretanto, era na outra extremidade, na que seria a entrada, que estava o que mais me chamara a atenção e muito me surpreendeu em toda esta cena, a ponto de me fazer perder a atenção para o que fazia, conduzir meu carro ao encontro da minha mãe: na ponta da barraca, cuidadosamente dependurado de forma a decorar a fachada, havia um quadro! Um quadro pequeno, gasto pelo tempo e pela descuidada exposição ao clima. Quase não dava para reconhecer a pintura em si, mas via-se que era uma cena rural, o retrato de uma casa campestre ao lado de um pequeno lago. Enfim, era um quadro, um quadro dependurado na entrada de uma barraca improvisada à margem do Rio Tamanduateí, ao lado da Avenida do Estado, salpicada por detalhes e gostos que pudessem lhe atribuir a mínima sensação e aparência de lar, extrapolando sua essência de abrigo.

       Tudo foi muito rápido. Tão logo as buzinas me alertaram da distância aumentada entre meu carro e o da frente, tive que continuar. Apesar de parecer bem instalada, não estava mais lá na segunda-feira seguinte e nunca mais a encontrei, nem o quadro. Ainda os procuro quando por lá passo, mas ficou apenas na lembrança. A encantadora e deliciosa lembrança de encontrar a magia da arte naquelas vidas, que só fez representar e enaltecer outra obra ainda maior: a arte deles em viver, que leva ternura onde predomina a dor e o descaso!

       Ah, o lanche com minha mãe foi muito bom!

79 comentários:

  1. Que texto delicioso! Dá prá perceber a pessoa sensível e humana por trás dele.
    Quanto ao flamboyant, fiquei contente por você ter gostado...

    ResponderExcluir
  2. Olá Luísa!!

    Que bom que gostou...fico muito contente!

    Sim, flamboyants floridos à beira da estrada sempre são muito bonitos!!

    Seja bem-vinda por aqui....

    []ss

    ResponderExcluir
  3. Rafa,


    E acredito que foram só os seus olhos que viram o quadro e a barraca. As pessoas já não tem tempo ou sensibilidade para ver estas coisas. Você enxerga com o coração e escreve de igual forma.

    Beijos querido!

    ResponderExcluir
  4. Caro Rafael;
    Excelente texto; a qualidade de sempre.
    Belo olhar, sensível e perspicaz, pelo quotidiano urbano.
    Gostei imenso.
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  5. Oi Eri!!

    Tomara que não...pelo menos uma meia dúzia de pares de olhos já ajudaria..rsrs

    Muito obrigado, muito gostoso "ouvir" isso...

    Beijos..

    ResponderExcluir
  6. Olá Carlos!!

    Bom vc por aqui!

    Fico muito contente que tenha gostado, muito gratificante seu comentário...

    Grande abraço...

    ResponderExcluir
  7. Também eu tive uma vez um encontro agradavel com uma obra de arte que se encontrava em um convento simples e acolhedor. Precisei tocá-lo para senti-lo melhor. Indagando às irmãs sobre o quadro, elas me disseram que se tratava de uma obra muito antiga e de suma importancia para a ordem, embora ninguém se dava conta disso.
    Seu relato me transportou à essa cena rara em minha vida.
    Fiquei com vontade de comer pão com mortadela!!!!rsrsrs
    Beijos amor
    Cris.

    ResponderExcluir
  8. pelo menos o trânsito parado teve um significado pra vc.
    vc apenas estava parado no trânsio, enquanto aquelas pessoas, paradas no tempo..

    bjs.Sol

    ResponderExcluir
  9. Oi Tia!!

    Nossa...rendeu tudo isso? Gostei de saber disso e de saber da história, muito legal!! Acho tão bom quando isso acontece: algo que nos remetem vivamente a um momento passado!

    Humm...deu em mim agora também, hora do almoço..já viu!

    Beijos tia!!

    ResponderExcluir
  10. Oi Sol!!

    hahah...verdade mesmo...bom, pelo menos alguma coisa rendeu do trânsito..se bem que temos que tentar sempre tirar alguma coisa de algum lugar que seja...

    Beijos..

    ResponderExcluir
  11. Amigo: Obrigada pela visita ao meu blog e pelo comentário. Lindo texto
    foi escrito com muito carinho pois vê-se logo a sensibilidade da pessoa que escreve.
    Um abraço
    Santa Cruz

    ResponderExcluir
  12. Uma narrativa muito interessante.
    O pequeno/grande detalhe a proporcionar uma reflexão atenta sobre a complexidade da natureza humana.

    L.B.

    ResponderExcluir
  13. Olá Santa Cruz!!

    Eu que agradeço a visita e fico muito contente que tenha gostado e feliz pela descrição..

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  14. Olá Lídia!!

    Muito bom ler este seu comentário...gostei de saber...a coisa foi além do que imaginei..

    Obrigado...

    []s

    ResponderExcluir
  15. A poesia encerrada no quadro me fez sorrir e acreditar que ainda podemos continuar vivendo, pois a sensibilidade e a beleza não morreram.
    Lindo texto Rafael.
    Um bj e apareça sempre que quiser.

    ResponderExcluir
  16. Olá Gisa!!

    Que bom que sorriu...fico contente por isso e por ter gostado do texto...foi realmente uma cena muito importante...triste, mas importante...

    Seja bem-vinda!

    Beijo...

    ResponderExcluir
  17. Neste texto, vc revela 2 qualidades: sabe olhar e sabe narrar.
    Podem não ser suficientes, mas estas 2 qualidades são necessárias para um escritor.
    Caro amigo, um abraço.

    ResponderExcluir
  18. Rafael ,


    Parabéns pelo texto !
    Super gostoso te ler ...


    Bjo.

    ResponderExcluir
  19. Cá estou mais uma vez para ler as suas crônicas - que estão cada vez melhores.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  20. Grande Nilsão!!

    Bom saber disso, então ainda tem jeito...já dá pra começar....

    Grande abraço, meu amigo!!

    ResponderExcluir
  21. Olá Malu!!

    Muito obrigado..que bom que gostou!! Volte sempre por aqui...

    Beijo..

    ResponderExcluir
  22. Que bom Lívia!!

    Bom que gostou e bom que estão melhorando...não pode parar, sempre melhorar é o mínimo...

    Abraço...

    ResponderExcluir
  23. Oi Rafael... Muito obrigado pela visita a meus escritos e tuas palavras. Eu também vou caminhar por aqui e com certeza vão descer todas...
    Abraço

    ResponderExcluir
  24. Opa Gabriel!!

    Eu que agradeço...puxe uma cadeira e fique à vontade...

    []ss

    ResponderExcluir
  25. Muito bom, Rafael. Exemplo do muito que se revela ao olhar atento.
    Esse fato só reforça a minha crença de que a relação com a beleza (dentro das inúmeras variáveis que chamamos gosto)é excêntrica às condições materiais de existência, questões de classe,e aos nossos conceitos rígidos de estética. É algo espontâneo, que mantém e preserva o que temos de mais humano.

    Obrigado pela visita,

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  26. A arte imita a vida e a vida imita a arte.
    O quadro com a paisagem bucólica, com certeza, era o sonho do morador da barraca. E sonhos sobrevivem até mesmo desbotados pelo tempo.

    Ótima percepção do mundo gera um ótimo texto :)

    Abraços!

    ResponderExcluir
  27. Como sempre você escreve textos ótimos! :) Vou impolgando, e quando vejo a leitura já está no fim e tenho que esperar o próximo post :/ Continue assim! Beijos

    ResponderExcluir
  28. Olá Marco!

    Você tem razão...não tinha olhado a coisa toda por este lado...

    Que bom que gostou...e obrigado pela visita...

    []s

    ResponderExcluir
  29. Boa Rob!! O sonho desbotado na realidade e realizado desbotado, mas com a mesma essência!

    Muito Obrigado!

    []ss

    ResponderExcluir
  30. Oh Ana!! Que coisa boa de saber...que bom que gostou e conto com essa companhia!! Muito obrigado, fico muito contente com isso!

    Beijos...

    ResponderExcluir
  31. Poxa quanta sensibilidade tens em ti...admirada e encantada...Bjos achocolatados

    ResponderExcluir
  32. Muito obrigado, Sandra!! Agradeço muito!!

    Beijos..

    ResponderExcluir
  33. Grato pela visita, e parabéns pelo blog, textos de qualidade aqui. Sim, podemos trocar ideias. Abraços!

    ResponderExcluir
  34. Obrigado Reiffer!!

    Que bom que gostou...estou lhe enviando um e-mail para conversarmos melhor..

    []ss

    ResponderExcluir
  35. Saborear os detalhes, se encantar, guardar para sempre é uma arte. Tantas pessoas vivem como robôs, passam a vida e jamais aprendem a saborear a vida em pequenos goles. A companhia da mãe é sempre imbatível. Parabéns pelo post e pela sensibilidade!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  36. Olá Stella!!

    Muito obrigado...fico muito contente em saber de tudo isso e receber esse excelente comentário...

    bjos..

    ResponderExcluir
  37. Rafael!

    Essa é a visão suprema dos que sabem observar com sabedoria a humanidade.

    Belíssimo!

    Grato pelas visitas, mas só agora encontrei seu espaço!

    Beijos

    Mirze

    ResponderExcluir
  38. Olá Mirze!!

    Muito obrigado...e que bom que passou por aqui...espero que tenha valido a pena...

    beijos..

    ResponderExcluir
  39. Rafael, amado: que delícia de causu, quanta sensibilidade...Vim agradecer a visita que adoreiiii (pena que foi na Carne Moída rsrs). Não some nauuuummmm, visse?
    Beijuuss n.c. e um ótimo feriado!

    www.toforatodentro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  40. Oi Rê!!

    Eu que agradeço a visita e este ótimo e prazeroso comentário, obrigado!

    Sumo não, pode deixar...rs

    Beijos e ótimo feriado para vc tbm!

    ResponderExcluir
  41. Olá Rafael!
    Obrigado pelo comentário lá no meu blogue.
    Pois é; vida tem que ser vivida a correr, e a oportunidade perdeu-se de deitar a mão ao quadro. Vá lá, salvou-se o lanche com a mãe, que no fundo, era o mais importante.

    Bom fim de semana; um abraço
    Vitor

    ResponderExcluir
  42. Grande Vitor!!

    Muito obrigado pelo comentário...mas é isso mesmo, salvou-se o lanche...

    Bom fim de semana para você também...

    []s

    ResponderExcluir
  43. Olá meu querido amigo.
    Vc estava sumido mesmo rs.
    Veja,o seu texto até que possui uma certa semelhança com o meu.
    Enquanto vc se encantou com um quadro eu me encantei com a natureza rs.(simplicidade em comum)
    Gostei muito,belo texto.
    Como foi o encontro com sua mãe?
    Obrigado pelo carinho da visita.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  44. "simplesmente tivessem saído, mas não se via uma alma vívida.
    " momento de plena solidão

    ResponderExcluir
  45. "...Mas lá estava eu, em meio a tantos outros, me arrastando pela Avenida do Estado, cada vez mais lento conforme me aproximava da Avenida..."
    Já vivi algo assim, suas histórias nos fazem recordar nós mesmos!
    B-Jos.

    ResponderExcluir
  46. Que bonita a sua descricao! Gostei demais...Rafael. Pude ate ver tudo que voce descreveu. Eu tambem me perco muito no mundo da percepcao das coisas. E sempre levo minha maquina fotografica. Fiquei me imaginando no transito...vendo aquela barraca. Com certeza seria presa (rs), porque colocaria aquela luz que fica piscando quando o carro tem problema (luz de alerta) e sairia correndo para tirar uma foto (rs). Aqui, eu ja fui varias vezes "xingada" por parar no meio do transito, encostar meu carro, descer, para tirar uma foto.
    Muito lindo o que voce descreveu,e principalmente esse quadro...

    Beijao!
    Mary

    ResponderExcluir
  47. PS: Ahhhh nao poderia deixar de comentar que me deu agua na boca o sanduiche de MORTADELA! A primeira coisa que faco quando vou ao Brasil eh comer um sanduiche de mortadela, bem recheadinho...
    Beijos
    Mary

    ResponderExcluir
  48. Linda a arte de viver no eterno querer.

    bjs
    Insana

    ResponderExcluir
  49. Bem interessante sua história, reveladora de grande sensibilidade! E... me alegrou que o lanche com sua mãe tenha sido "muito bom".
    Abraço sentido!

    ResponderExcluir
  50. Olá Pérola!!

    Tem razão nesta semelhança entre nossos textos..rsrs...

    Que bom que gostou...o encontro foi bom sim..um baita lanche gostoso...rsrs

    Eu que agradeço sua visita e comentário por aqui...

    []s

    ResponderExcluir
  51. Olá Ediney!!

    Foi exatamente esta sensação que tive ao terminar esta frase..rs

    []sss

    ResponderExcluir
  52. Olá Priscilla!!

    Isso é muito bom de se saber...dá mais vida do que eu fui capaz de dar aos meus textos...ultrapassam os limites que eu consigo atingir...e me dexa muito contente!

    Obrigado e beijos!

    ResponderExcluir
  53. Olá Mary!!

    Pois é, faz um tempo que resolvi tentar levar minha máquina fotográfica para todos os lugares que vou...sempre tem algo, ou, quando tiver, não perderei...mas neste dia, por exemplo, não estava com ela...
    Mas sei bem o que vc está dizendo, há vezes que temos que parar e aproveitar mesmo, ainda que custe alguns gritos onfensivos..rsrs

    Ah sim, este lanche é muito bom, apesar de muito simples, mas é muito gostoso...está certíssima em aproveitá-lo!

    Obrigado pela visita e pelo gentil comentário...

    Beijos

    ResponderExcluir
  54. Muito por aí, Insana...muito por aí...

    Que bom que gostou!

    Beijos...

    ResponderExcluir
  55. Olá Quicas!

    Obrigado pelo comentário, fico contente que tenha gostado e de como a descreveu...

    A questão do lanche foi mais para tentar mostrar que algo tem que dar certo, mesmo que seja de uma forma forçada, mas tudo tem que caminhar...

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  56. Cada um do seu jeito, Brandão...sempre tentando continuar a caminhada...

    Abraços...

    ResponderExcluir
  57. Olá Rafael, desejo que tudo esteja bem contigo!
    Impressionante como as pessoas mais simples, e por mais simples que seja seu viver sempre proporciona cenas feito esta, de beleza rara e naturalmente simples, que você presenciou, e isto é simplesmente viver!
    Parabéns pelo ótimo texto, e virei visitar seu espaço mais vezes, também quero deixar aqui meu agradecimento por sua ilustre visita ao meu humilde cantinho de palavras, grande abraço e até mais!

    ResponderExcluir
  58. Ótima crônica Rafael, esta barraca em lona me fe lembrar de algumas feiras em praças, onde são vendidos objetos antigos. Legal também a sua visão perante o mundo, um olhar atento urbano porém muito humano.
    Grande abraço e obrigado pela sua visita.

    ResponderExcluir
  59. Oi Rafael, às vezes "o inesperado nos faz uma surpresa", como na letra da música! E, afinal, não é essa a graça da vida?
    Muito legal seu texto e grande a sua sensibilidade. beijos,

    ResponderExcluir
  60. Olá Sotnas!!

    Exatamente isso, meu amigo, tudo está nos simples detalhes simples...rs...mas costumamos buscar em grandiosidades que não duram nem sua própria descoberta...

    Muito obrigado pela visita e comentário...

    Seja bem-vindo e fique à vontade...

    []s

    ResponderExcluir
  61. Olá Antonio!!

    Que bom que gostou e teve outras lembraças...bom saber da descrição que fez sobre este meu olhar..gostei!

    Um grande abraço e obrigado pela visita e comentário!

    ResponderExcluir
  62. Olá Gloarinha!!

    Tem toda razão...realmente é o que dá a dinâmica à vida!..que bom que gostou daqui...seja bem-vinda!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  63. Muito bom!. A arte pode sim humanizar a vida!

    Grande abraço!!

    ResponderExcluir
  64. Isso aí, Léo...e esse deve ser o grande ganho...

    Abração!!

    ResponderExcluir
  65. Oiee Rafael, eu adorei o texto!
    Muitas vezes ja aconteceu comigo, por ser assim, um tanto sensivel como você, as vezes pequenos detalhes que ao olharmos mais profundamente, nos tocam de uma tal maneira que...nossa, eu viajo,muito bom te ler, gostei mesmo, te sigo e voltarei ta.
    Deixo o convite para que conheça o meu cantinho romântico, um lugar onde guardo algumas coisinhas que escrevo e lugar tambem que aconchego amigos da blogosfera que ja fazem morada em meu coração...vou gostar de ver você por la.
    Beijosssssss

    ResponderExcluir
  66. Esse olhar é digno de excepcionalidade; mesmo se houvesse a oportunidade da realidade divergente. Esse olhar fascina, encanta e enternece.
    Gostei!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  67. Rafael,
    Obrigado pela presença amiga e comentário lá no meu blog.
    E seu ótimo texto sobre a barraca, me fez lembrar do "Bom dia Brasil de hoje - Globo", que também falou de uma barraca numa cobertura em Nova York, apesar dos diferentes contextos. Um improvisou um jeito de sobreviver superando as adversidades da vida, o outro lá em Nova York um jeito de ganhar um dinheiro a mais. Abraço/ney.
    http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2010/11/moradores-de-nova-york-alugam-quarto-sofa-e-ate-telhado-para-turistas.html

    ResponderExcluir
  68. Olá Rosane!!

    Muito obrigado pela visita e pelo comentário...fico contente que tenha gostado. Realmente esta "sensibilidade" rende momentos muito bacanas, mas também tem seu preço, que não é nada baixo...

    Fique à vontade e seja bem-vinda por aqui!

    Beijos..e iriei conhecer lá sim!!

    ResponderExcluir
  69. Olá Ricardo!!

    Totalmente gratificante este seu comentário...energia para continuar...fico muito contente!!

    Muito obrigado!

    Grande abraço...

    ResponderExcluir
  70. hahaa....boa Ney!!

    Essa foi boa mesmo!!

    Obrigado pelo comentário..e fico contente que tenha gostado também!!

    Fica a reportagem...

    Grande abraço...

    ResponderExcluir
  71. São essas pequenas "mudanças" no nosso cotidiano que fazem toda a diferença... Fazem ter um novo rumo, novos olhares sobre aquilo que não percebemos de prima.

    Abraços e obrigado pela visita! Gostei demais daqui.

    ResponderExcluir
  72. Rafael,
    As crônicas me parecem mais significativas quando tecem, ao mesmo tempo, os detalhes líricos e prosaicos do nosso cotidiano (as vezes, quase mágico), com os entrelaces que formam o tecido da realidade em que vivemos...
    Parabéns por tua crônica que tece a mágica da vida no entrelace do real.
    Um abraço,
    Genny

    P.S. Grata por tua visita em meu "baú", retorne sempre, será bem-vindo.

    ResponderExcluir
  73. Olá Pistoleiro!!

    Exatamente...elas dão um sabor diferente a toda rotina...dando um tom de "vale a pena"...

    Eu que agradeço a visita...seja bem-vindo por aqui...

    Abraço!!

    ResponderExcluir
  74. Olá Genny!

    Que coisa boa de se saber...pelo que tenho ouvido e visto, acho que isto está mais no olhar do que na língua...como se houvesse um filtro visual que desse este tom à imagem.

    Muito obrigado e seja bem-vinda por aqui!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  75. Olá Rafael!

    Bonito texto, nem todos os olhares são capazes de ver, as belezas que estão nas beiradas dos caminhos, é preciso saber ver, e ter sensibilidade, para tal.

    abraço,
    José.

    ResponderExcluir
  76. Olá José!!

    Muito obrigado, fico contente que tenha gostado e agradecido pelo elogio...

    Grande abraço...

    ResponderExcluir
  77. Rafa!
    Que lindo texto, vc tem uma magnífica semiótica!

    Há braços!

    ResponderExcluir
  78. Oi Letícia...muito obrigado...bom vc por aqui!!

    Há braços...

    ResponderExcluir