quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Um Pouco Além de Mim

Quisera eu me assentar num lugar meu, onde pudesse respirar meu próprio ar,
Preencher-me dele e somente dele, puro ou podre, mas meu
A me limpar do alheio, a me distinguir de mim mesmo.

Em uma praia idealizada, talvez, onde pudesse apenas estar,
Sem nada me rondar e sem nada estragar com meus quereres que somente eu entendo, mas deles nada sei contar,
Pondo-me a assistir e sentir os ires e vires dos meus pensamentos e desejos – incontáveis, mas de mesma essência –,
Sem que aos meus ouvidos chegasse nada que não fosse o vazio da ausência ou o estrondo de minha própria proliferação em mim mesmo.

E ainda, quisera eu, e muito, dos céus deste mesmo lugar descer e diante de mim, sentado à areia, pairar,
Assistindo-me, sendo eu comigo mesmo e, talvez, quem sabe, um pouco saber deste meu eu: turbilhão de um tudo que se desfaz em deformados amontoados deslizantes.

Talvez assim, com um pouco deste saber, poderia eu, enfim, dar a mim mesmo, com tão buscada e compensatória dedicação, aquilo que se restringe aos limites do seu próprio ser: a verdadeira compreensão.

Pois são os mesmos lábios molhados os que beijam e os que maldizem,
São as mesmas mãos protetoras as que espancam e as que afagam,
São os mesmos olhos brilhantes os que desejam e os que condenam,
É a mesma língua lasciva a que excita e a que dilacera o coração.

52 comentários:

  1. O silencioso espetáculo de si próprio. Qual epelho será capaz de refletir?
    Um bj

    ResponderExcluir
  2. Rafael!

    Um texto reflexivo, onde nos encontramos quase sempre. A pensar, a idealizar e assistir a si próprio.

    A chave de ouro está aqui:

    Pois são os mesmos lábios molhados os que beijam e os que maldizem,

    São as mesmas mãos protetoras as que espancam e as que afagam,

    São os mesmos olhos brilhantes os que desejam e os que condenam,

    É a mesma língua lasciva a que excita e a que dilacera o coração.

    E no entanto nada podemos fazer para modificar isto.

    Parabéns!

    Beijos

    Mirze

    ResponderExcluir
  3. Penso que essa busca é eterna, ou quase. Quem me dera compreender, e se um dia chegar a tal ponto, que Deus tenha pena de mim.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Oi Gisa!!

    Só um pode fazer isso...e só um pode olhar e ver tudo isso...

    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Pois são os mesmos lábios molhados os que beijam e os que maldizem,
    São as mesmas mãos protetoras as que espancam e as que afagam,
    São os mesmos olhos brilhantes os que desejam e os que condenam,
    É a mesma língua lasciva a que excita e a que dilacera o coração.
    verdades absoluta.
    belo texto. Bjos achocolatados

    ResponderExcluir
  6. Olá Mirze!!

    Sim, e pra mim também esta é a mais importante parte...tanto para que vive quanto para quem lê estas palavras...

    Muito obrigado!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá Lupo!!

    É...penso que você está certo mesmo...deve não ter fim, mas um começo e, quem sabe, um meio seria bom!

    Abraços...

    ResponderExcluir
  8. Oi Sandra...que bom que gostou...esta parte despontou sobre tudo em mim..rs

    Beijos e obrigado!

    ResponderExcluir
  9. Existem momentos em que precisamos da solidão, rever tudo, abençoar e maldizer nossos atos, falhas e acertos para depois continuar cometendo as mesmas falhas e os mesmos acertos! A vida tem dessas ironias, nem os conspícuos se valem de meras certezas.
    Beijos amor.
    Cris.

    ResponderExcluir
  10. quisera eu..
    engravidar-me a mim mesma..
    e parir o meu próprio renascimento.

    bjs.Sol

    ResponderExcluir
  11. Isso mesmo tia! Mesmo porque, muitas das coisas que realmente importam somente podem ser nos dadas por nós mesmos, o resto é papo furado..rs

    Beijos tia!!

    ResponderExcluir
  12. Rapaz, adorei seus textos...
    Cheios de profundidades e autobiograficos...Parabéns

    ResponderExcluir
  13. Grande Felipe!!

    Que bom que gostou...seja bem-vindo e puxa uma cadeira!!

    Abraço!!

    ResponderExcluir
  14. " mesmos lábios molhados os que beijam e os que maldizem"
    do mesmo sentimento, a mesma razão de nos ser o deixar de estarmos

    ResponderExcluir
  15. Rafael,

    Solidão necessária para encontrar o melhor e pior de si. Condição humana possível mas difícil que nem todos conseguem alcançar.

    Beijos,

    ResponderExcluir
  16. Não sei porquê, mas o jeito de escrever me lembrou um pouco de romantismo da segunda geração, a fase Ariel de Álvares de Azevedo. Enfim, não sei a sua idade e se ainda se lembra disso, mas, achei que deveria te contar que seu modo de escrever se parece com um dos gênios da literatura brasileira.

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá Ediney!!

    Bem complementado...é bem isso mesmo!!

    Grande abraço...

    ResponderExcluir
  18. Olá Anna!

    Concordo com você...muito difícil, mas de extrema valia...e no fim, como tudo, tem que ser sozinho..sempre!

    Beijos e obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  19. Olá Marcella!!

    Bom, agora sim você realmente quebrou minhas pernas! Li algumas coisas sim, mas não conseguiria fazer esta associação. Tenho 31 anos. Mas você não faz ideia de como está sendo receber este seu comentário (que já li muitas vezes..rs)...estou muito, mas muito contente mesmo!!

    Muito obrigado!!

    Beijos..

    ResponderExcluir
  20. Rafael

    Acredito que g]fostes muito masi além de ti. Gostei muito e a vida nos ensina o que muito bem retratas ao final do conto.

    Obrigado pela visita e espero poder contar contigo a apoiar o meu conto finalista que está postado aqui.
    http://fio-de-ariadne.blogspot.com/2010/11/concurso-de-contos-o-diario.html

    Gostaria muito que lesse meu conto e pudesse deixar um comentário mais a nota de 5 a 10.

    São os novos leitores que nos incentivam mais a continuar no mundo da escrita.

    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Gostei bastante!
    E obrigada pelo seu comentário :)

    ResponderExcluir
  22. Ando novato nestas andanças, de "postar" aqui e ali, ... de escrever desalmadamente com a alma e a mente, ...
    Agradeço a visita, ... gosto do jogo das palavras, vejo que também ... gostei ... vou passando com interesse.

    Um abraço do canto de cá ...

    ResponderExcluir
  23. Belíssima prosa!

    o final é um ramate tão lúcido, tão verdadeiro que estremece a alma.

    Gostei de aqui vir e ficarei!

    beijinho

    ResponderExcluir
  24. ...a eterna procura...
    Uma escrita com muito Poder
    brisas doces para si*

    ResponderExcluir
  25. Excelente o poema e o ritmo, excelente a visão do mundo!
    Beijo

    ResponderExcluir
  26. não há como sermos uma coisa só. a mesma boca que elogia, odeia às vezes. se não fosse assim, não seríamos seres humanos.


    gostei daqui.
    bjs meus

    ResponderExcluir
  27. Olá Irene!!

    Eu que agradeço a visita e vou voltar por lá...achei que tivesse dado essa nota...

    beijos!

    ResponderExcluir
  28. Olá Rita!!

    Que bom que gostou! Volte sempre...

    Obrigado pela visita e comentário!

    ResponderExcluir
  29. Olá Ditonysius!!

    Eu agradeço muito sua visita de comentário por aqui...fico contente que tenha gostado e lhe digo para se dedicar à blogsfera, pois vale muito a pena!

    []s

    ResponderExcluir
  30. Olá JB!!

    Preciso dizer que este comentário foi excelente de se ler..a descrição sobre o final me fez lê-lo novamente...muito gostoso! Obrigado!!

    Beijos e fique à vontade!

    ResponderExcluir
  31. Sim, Parapeito!! Eterna mesmo...sempre em busca do que somos, podemos ser e poderíamos ser, para melhor viver e conviver...mas nunca é e nem será suficiente!

    Beijos..

    ResponderExcluir
  32. Muito Obrigado, Ana!

    Que bom que tenha gostado...bom saber do ritmo...

    Beijo..

    ResponderExcluir
  33. Tem toda razão, Ferdnand...mas concorda que não aceito desta forma?

    Que bom que gostou daqui! Seja bem-vindo!!

    []s

    ResponderExcluir
  34. Todos somos redemoinhos e temporais... mas calmarias, brisa suaves... depois do amar, ou do sonhar... abraços.

    ResponderExcluir
  35. Isso mesmo, Walquíria...de tudo um pouco, mas de calmaria, infelizmente, parece que menos...

    []s

    ResponderExcluir
  36. A eterna dualidade yin-yang...
    ser e não-ser...ou um simples talvez quem sabe...

    Obrigada por ter gostado da vaca!


    BEIJO!

    ResponderExcluir
  37. Oi Lou!!

    Acho que é isso mesmo...a busca de si em meio a tantos extremos.

    Eu que agradeço a visita e comentário...que bom que gostou!

    Beijos..

    ResponderExcluir
  38. Pois é, Rafael. Hoje vim conhecer-lhe o blog em visita retribuitiva, e acabei indo um pouco além de você, lendo o presente post e e um pouco também dos comentários. Gostei, mesmo.
    ABRAÇO

    ResponderExcluir
  39. Olá João!! Eu que agradeço a visita e fico contente que tenha gostado daqui...

    Seja bem-vindo...

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  40. Olá!

    Você passou na minha casa, vim visitar e digo que hoje estou com sorte. Outro texto de alguém que não conheço e que se encaixa em mim no momento.

    Eu moro numa cidade praiana. Eu pensei, mais cedo, em ir lá, me sentar de frente para o mar. Mas, eu não queria nem o "vazio da ausência" que tanto sinto e nem "o estrondo de minha própria proliferação em mim mesma". Eu queria estar lá e sentir nada, pensar nada, lembrar nada, sequer pensar no pensar. Mas, não fui, pois estou sobrecarregada demais de desilução e não iria alcançar meu objetivo. É preciso que eu olhe não para o mar, mas para dentro de mim e encontre refresco.

    Obrigada pela presença!

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  41. Obrigado Castellar
    Gosto dessa prosa romântica onde tem também "um pouco mais de mim" rs
    sentimentos , desejos , quimeras;
    adorei.
    abraços e obrigada pela visita

    ResponderExcluir
  42. Ola Tudo bem.. . Hoje tem alguém bem especial comigo neste cantinho.
    http://sandraandradeendy.blogspot.com/
    Venha conferir..
    Bjs.
    Sandra

    ResponderExcluir
  43. Não será poesia.

    Mas é prosa poética da boa!

    Um forte abraço

    ResponderExcluir
  44. Rafael,
    Cada vez que aqui venho, não só desse mais uma como desce mais muitas e saio cambaleante, embriagada com as tuas letras.

    A pessoa que tu narras, sois tu de fato. Apenas desconheces as orígens que trás todas as tuas essências.
    Um ser mutável, as vezes forte, as vezes frágil. Bonito quando sorrir, feio quando com raiva, mas quando chora e rir, mostra-se um ser de sentimentos vários, a exalar as tantas emoções.
    As qualidades que tens, já são somativas dum todo aprendizado, os defeitos te são as correções que a tempo na travessia, vão se reformando, diante de cada momento e situação.
    sequer te lembras talvez como eras a 10 anos atrás, com tanto que já foi reformado.

    Sabe meu amigo. tenho dessas comigo. Sempre indagando quem sou?
    O que sou eu sei, modifico a pergunta então: Como eu era antes de ser o que hoje eu sou.

    Belíssimo texto.

    Bjs

    Livinha

    ResponderExcluir
  45. Olá Lily!!

    Que bom que é assim que vc vê este encontro...isso me deixa contente e gratificado!

    Olha...sempre vá lá...nada é pior do que não ir e em casa ficar, a alimentar coisas que nada têm a acrescentar...sei do que fala, e por isso digo, vá até lá...esteja sozinha com as inúmeras e barulhentas ondas...são melhores que os quietos e constantens móveis...

    Espero que as coisas se desenrolem melhor...mas não esqueça que vc é a única capas disso tudo...ninguém o é e quererá ser!

    Beijos...

    ResponderExcluir
  46. Olá Lis!!

    Fico muito contente que tenha gostado!!

    Fique completamente à vontade por aqui!!

    Grande abraço..

    ResponderExcluir
  47. Boa Vieira!! Tenho muita dificuldade técnica em definir meus textos...mas, acima de tudo, fico contente pelo "da boa"!!

    Abraço!!

    ResponderExcluir
  48. Ah Livinha...nem sei como responder este seu excelente comentário que não com meu mais simples e verdadeiro agradecimento: isso sim é reconhecimento!!

    Grande beijo...fique sempre!!

    ResponderExcluir
  49. Rafael, excelente esse texto!
    não sei se encontraremos a verdadeira compreensão, mas sei que nesse processo de busca, enriquecemos a alma.

    um abraço pra ti

    ResponderExcluir
  50. Oi Andrea!!

    Acho que esse é o espírito...buscar de alguma forma...Obrigado!!

    abraço

    ResponderExcluir