terça-feira, 22 de março de 2011

O Ceifador de Sonhos

Nos tempos de terra árida e ventos frios,
Quando pouco do que resta é ainda banhado pelo lento sol fraquejante
Que se arrasta de um cardeal para outro,
É que se revela o ceifador de sonhos.

Um que há tempos chegou manso e gentil,
Quase sem ser notado, quase sem nada pedir,
Disfarçado de um bem querido, de mãos estendidas para junto lavrar [presente da vida].

E é daí que assume sua verdadeira forma, personifica-se o horror da mentira.
Lança por sobre a quase seca planície seu impiedoso alfanje sedento,
Pondo abaixo os bravos brotos e talos agonizantes, que persistiam às insuportáveis pestes, sob à arrebatadora escassez.

Mais terrível que o anjo da morte, deixa uma única vida,
Condenada à eternidade da própria existência,
A conviver com o amargor das lembranças de um tempo em que ainda pairavam esperanças,
Desgosto do que um dia antecipou uma colheita.

Assim, resta à vida da estéril planície, cemitério de seus sonhos, partir, cercando-a com o mais grosso e resistente farpado;
Não para preservá-la, mas para proteger-se do próprio retorno.


Não deixem de participar do sorteio, clique aqui para se inscrever e boa-sorte!

46 comentários:

  1. Por vezes o tempo dar-se em seca tornando difícil plantios e colheitas...
    Aguarde a estiagem, a fase boa, a hora certa, preparando a terra, conversando com ela, para tão logo ela seja receptiva ao novo e a seu tempo, agraciando a ti na grandeza de ve-la brotar...

    Lindo, lindo texto...
    Muito reflexivo...

    Bjs

    Livinha

    ResponderExcluir
  2. Texto lindo e inteligente. Bom de ler.. a gente vai descobrindo aos poucos o que você realmente quer dizer.
    Gostei do final, que ainda que não pareça, é esperançoso; do fato que pôde-se deixar o terreno estéril de sonhos para trás, pois há outro lugar pra ir, lugar esse onde novos sonhos talvez brotem.

    Abços

    ResponderExcluir
  3. Olá Livinha!

    É...tempos de secas são sempre complicados...rsrsrs..

    Que bom que gostou...fico muito contente!

    Beijos..

    ResponderExcluir
  4. Oi Bia! Que bom que gostou!

    Sim, e ainda tentando nos proteger de insistir em algo que não tem mais jeito...virar as costas e tocar a vida, por mais que doa!

    Abraços...

    ResponderExcluir
  5. Ah! A Terra!...
    Bem lembrado.
    Fez lembrar uma música do Luiz Gonzaga.

    Adorei... inclusive a visita!
    És bem vindo sempre.

    bj, Rafa
    =*³

    ResponderExcluir
  6. Olá Liza!!

    Que bom que gostou...fico contente..

    volte sempre e sempre por aqui!

    Beijo

    ResponderExcluir
  7. vc tem uma maneira de dizer que prende até o final. gostei muito.

    ResponderExcluir
  8. Olá Verônica!!

    Que coisa boa de saber, gostei!

    Que bom que gostou...volte sempre!

    []s

    ResponderExcluir
  9. Rafael adorei o "mais grosso e resistente farpado para proteger-se do próprio retorno"... Jamais conseguiria escrever alguma coisa desse tipo.

    ResponderExcluir
  10. O bom da vida é que o tempo ameniza todas as dores, e a esperança nos leva a tentar novo plantio.
    Inteligente e lindo seu poema, parabéns.
    Léah

    ResponderExcluir
  11. "Há certo gosto em pensar sozinho. É ato individual, como nascer e morrer".
    Carlos Drummond de Andrade
    Como disse meu primo, você tem um lindo gosto de pensar sozinho...
    É muito bom ler o que você escreve!
    Adorei.
    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Oi Lenits!!

    Que bom demais saber disso...fiquei contente!! Acho que essa era a frase que mais estava na minha cabeça, o resto veio para chegar até ela..rs

    []s

    ResponderExcluir
  13. Também sou um ser da planície...
    Texto encantador.
    bj

    ResponderExcluir
  14. Olá Leah!!

    Isso mesmo, como eu disse estes dias: o tempo não cura nada, ele apenas ameniza e deixa as coisas latentes para que nós possamos fazer alguma coisa.

    Muito obrigado, fico contente que tenha gostado!

    []s

    ResponderExcluir
  15. Olá Ana!

    Melhor assim...rsrs...que bom que gostou!!

    Beijo

    ResponderExcluir
  16. Eita coisa boa, Suzana!

    Hoje está muito bacana aqui, estou sabendo de coisas muito importantes para mim...gostei de saber!

    Obrigado e Abraços!!

    ResponderExcluir
  17. Eu diria "O contador de sonhos"...tal a tua poesia... descrita com pensamentos elevados.

    Abraço

    ResponderExcluir
  18. Olá Rafael,
    Grato pela visita. Achei teu poema maduro e sereno, algo que prentendo alcançar.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  19. Boa Vitor!! Olhando por este ponto vista, concordo com você!

    Obrigado pela visita!

    []s

    ResponderExcluir
  20. Oh loco, Leone! Que bom saber disso, fico contente :)

    Obrigado pela visita, puxe uma cadeira e seja bem-vindo!

    Abraços..

    ResponderExcluir
  21. simplesmente fantástico..
    uma única vida, que entrega-se à morte para viver..

    bjs.Sol

    ResponderExcluir
  22. Olá Sol!

    Realmente temos que abrir mão algumas vezes...

    Que bom que gostou..

    bjos

    ResponderExcluir
  23. Meu amigo

    Um que há tempos chegou manso e gentil,
    Quase sem ser notado, quase sem nada pedir,

    Está nestas palavras o começo do enterro dos sonhos...do despir da vida...um texto muito profundo que se lê nas entrelinhas.

    Deixo um beijinho
    Sonhadora

    ResponderExcluir
  24. É verdade, Sonhadora...e bem por aí que começa todo este fim...

    Que bom que gostou!

    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Eita cantinho encantador este [:)]
    Vir aqui é sempre a certeza de uma leitura encantadora!
    Beijocas super em seu coração!

    ResponderExcluir
  26. Fala Rafa! Já estava com saudades! Belo texto, parabéns!! Acho que o "Ceifador", por mais que se esforce, não conseguirá exterminá-los, nunca!!

    Grandes Abraços!!

    ResponderExcluir
  27. Que bonito!! Arrasou!!

    xD


    Oiii, sobre o comentário no meu blog. Sim, é um livro, uma história que estou escrevendo e ai eu posto.

    Obrigada pela visita!! Te espero mais vezes.. também virei muitas outras vezes aqui no seu cantinho!! Aqui é aconchegante'

    =D

    Bjuu =*

    ResponderExcluir
  28. Oi Verinha! Que bom que gosta daqui, muito bom de saber...

    Beijos...

    ResponderExcluir
  29. Fala Léo!!

    É, vez ou outra tenho que parar um pouco e fazer estes eventos para manter as visitas..

    Não mesmo, pode-se mudar o terreno, mas as sementes são nossas..

    Abração!

    ResponderExcluir
  30. Olá Tânia!!

    Que bom que gostou...seja bem-vinda por aqui...

    Bom, saber, voltarei para acompanhar mais sim...

    Beijo..

    ResponderExcluir
  31. Redondo, profundo, perfeito! Só a ousadia dos navegantes errantes é que descobre mundos novos!
    Agradeço a visita e deixo beijooOs

    ResponderExcluir
  32. Olá Valéria!!

    Fico muito contente com sua visita e comentário...que bom que gostou!!

    Obrigado e beijos!

    ResponderExcluir
  33. Meu caro Rafael;
    Texto poético de enorme qualidade; as palavras têm vida e alma.
    Gostei imenso.
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  34. Grande Carlos!!

    Muito obrigado, fico contente que tenha gostado!

    Grande abraço e obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  35. Olá Poeta!!
    Vim retribuir a sua visita ao meu humilde blog.
    E me deparo com esta poesia: O Ceifador de Sonhos"
    "Forte a sua Poesia""
    Penso que sempre depois da seca, deverá sobrar pelo menos uma plantinha, que regada com paciencia, se transformará numa bela paisagem.
    Nada é para sempre né? que bom!! Assim crescemos e aprendemos.

    Parabéns Poeta!!

    Ma Ferreira www.mdfbf.blogspot.com

    ResponderExcluir
  36. Gostei muito deste poema. Pode aplicar-se tanto às pessoas como à Natureza...
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  37. Olá Ma!!

    Que bom que gostou, fico contente com a visita e com suas palavras!

    Muito obrigado e seja bem-vinda!

    []s

    ResponderExcluir
  38. Olá Graça!!

    Tem razão, dá para fazer isso mesmo..que bom que gostou..

    Obrigado pela visita..

    Beijo!

    ResponderExcluir
  39. O anjo da morte! Esse personagem tem a missao de ceifar, interromper mais que um sonho, ele nos carrega para outra dimensão para todo o sempre, menos pior do que aqueles que ceifam nossos sonhos em vida. Porisso temos que renascer a cada dia e renovar os nossos sonhos a cada dia nos fortalecendo, assim confundimos os ceifadores fazendo-os ceifarem-se a si próprios.
    Parabéns futuro titio!!!
    Beijos
    Cris.

    ResponderExcluir
  40. Esse deve ser pior tia, pq deixa o sujeito sozinho vendo tudo se acabar...mas há muitos terrenos...rsrs...isso quando não somos nós mesmos que fazemos...

    Brigado, parabéns pra vc tbm futura "bisa-tia"(??) rsrsrs

    Beijos tia!

    ResponderExcluir
  41. Ah também me sinto um ser da planície.
    Rafael, que texto incrível, parabéns!

    Alias, eu é que tenho muito a elogiar o seu cantinho,
    que espaço incrível, de excelentes leituras.

    Obrigada pela visita!
    Abraço meu!

    ResponderExcluir
  42. Olá Juuh!

    Nossa! Que bom que gostou...fiquei muito contente com seu comentário...seja bem-vinda e fique à vontade por aqui..

    Abraço..

    ResponderExcluir
  43. Rafael, indentifiquei-me bastante com o seu poema. Sou do Nordeste e por cá, embora não haja planície, o deserto vive a se formar e o sol é de matar. Não sei se você fala mesmo é desse deserto ou doutro que não atinei com o sentido.
    Mas fica aí o meu entendido.
    Contam os livros que o ouro é imune a ferrugem.
    Conte com minha volta, meu poeta.

    ResponderExcluir
  44. Ola Louro!!

    Que bom ter você por aqui...sim, é bem deste deserto que me refiro..fico contente que tenha gostado...seja bem-vindo!!

    Abraço...

    ResponderExcluir
  45. Rafael

    Vi-me aflita para te encontrar e o
    meu amigo faz grandes ausências.

    Lindo esse texto, onde se depreende
    que podemos sonhar em qualquer lugar...

    Se um falha,
    procuramos o outro
    dia após dia
    até encontrar...

    E encontramos e isso depende de nós
    ninguém pode ajudar!

    Páscoa feliz para ti amigo e aparece, pois eu não te encontrei nos meus seguidores e fiquei aflita,
    te descobri por magia...

    Um Beijo querido,

    Maria Luísa

    ResponderExcluir
  46. Olá Maria Luisa!!

    Você descreveu tudo muito bem, é realmente este o espírito e objetivo deste texto...que bom em ver isso!

    Eu te seguia via RSS, mas acabei de colocar via blogger também...

    Espero que tenha tido também uma ótima Páscoa!

    Beijos!!

    ResponderExcluir