segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Pela Janela

Há tempos que nesta janela,
Nesta mesma janela,
Ponho-me atendo a tudo observar,
A tudo o que se faz por ela passar.

Há tempos que neste observar,
Especulo os movimentos e me delicio com as expressões.

Há tempos que destas reações,
Faço minhas imitações sem [é lógico] esquecer as infundadas deduções.

Há tempos que nesta janela,
Fico a tudo observar,
Sem de mais nada me lembrar.

Há tempos que atrás desta janela,
Ponho-me assim: de tudo protegido e escondido,
De tudo que somente além dela se faz passar.

Hoje, um agradável dia ensolarado,
Como há tempos não fazia,
Pus-me despreocupado pelos passeios a caminhar,
Com um semblante difícil de desvendar,
Sentindo os cheiros e os sabores da paisagem
Há tempos nesta mesma janela a se formar,
Agora comigo por ela a se observar.

89 comentários:

  1. Êta, amigo, muito bonito, observa bem e diz tudo que se passa...
    E "atento"...a tudo observar...sem de mais nada lembrar!
    Lindo!

    FIQUEI COM VONTADE DE CHEGAR ATÉ AÍ BEM PRÓXIMO
    Abraço forte, queria muito ter você como um meu seguidor, Mery, a pedir rs

    ResponderExcluir
  2. Oi Mery!!

    Que bom que gostou...olha pela janela e depois vai pra rua....rsrsrs...

    Eu sigo por RSS, mas vou adicionar via blogger..

    Indo pra lá...

    Abraço!!

    ResponderExcluir
  3. A estação ainda está por vir e com ela o seu destino se modifica. Um abraço, Yayá.

    ResponderExcluir
  4. Oi Yayá!!

    Sim, e temos que estar atentos quando ela chegar...

    Abraço..

    ResponderExcluir
  5. Há tempos olho pra minha janela e tento ver que fim "essa" história vai dar...
    Adoro seus poemas!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Oi Rafael,gosto de poder olhar dessa janela da minha vida, essa janela fala tudo de mais secreto. Que bacana tua presença lá, adorei.Estou seguindo, venha me seguir também. Um beijo grande!

    Smareis

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito da sua poesia.
    Simples, com mensagem e com muita inspiração.
    Vou voltar muitas vezes.
    Obrigado pela sua simpática visita.

    ResponderExcluir
  8. E as janelas sempre abertas para o que do lado de fora reflete por dentro...vivo tqambém olhando por esta janela...bela.
    Bom dia!
    :D

    ResponderExcluir
  9. Olá Smareis!!

    Que bom que gostou...muito obrigado pela visita!!

    Volte sempre...

    Beijo...

    ResponderExcluir
  10. Oi Danielle!!

    O jeito é descer e fazer o fim acontecer, viu? rsrsrsr

    Que bom que gosta...fico contente com isso!!

    beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá Manuel!!

    Que bom que passou por aqui e gostou do que encontrou...puxe uma cadeira e fique à vontade!

    Volte sim, é muito bem-vindo!

    Obrigado e abraço!

    ResponderExcluir
  12. Oi Carla!!

    É bem isso mesmo...temos que ter uma visão do que se passa, mas uma caminhadinha para interferir e mudar os rumos, não é nada mal...rsrs

    Bom-dia!

    ResponderExcluir
  13. Olá Rafael
    Da janela podemos ver um filme do dia a dia, onde cada elemento da paisagem forma o elenco de uma estória sem fim.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  14. É isso mesmo, Wanderley...filme único e intransferível...rsrsrs

    Abração!

    ResponderExcluir
  15. Rafael, obrigado pelo comentário no clube dos novos autores e realmente, tudo ao nosso redor é uma vitoria, seja nossa ou dos outros.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  16. Olá Donnefar!!

    É bem isso mesmo!

    Obrigado por ter passado por aqui...puxe uma cadeira e fique à vontade...

    Abraços..

    ResponderExcluir
  17. Olá,

    Os olhos são as janelas da alma...

    Quanta verdade podemos ver através dessas janelas!!

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  18. Olá Erico!!

    Com certeza...são muitas as coisas vistas por ela...

    Seja bem-vindo por vindo por aqui..

    Abraços..

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Passei aqui para agradecer a visita no clube dos Novos Autores e convidá-lo para conhecer o blog: http://melissaliebe.blogspot.com

    Nos vemos!

    ResponderExcluir
  20. Olá Milene!!

    Irei sim, obrigado...

    Aproveite e volte com mais tempo para conhecer melhor o meu também..

    Até...

    ResponderExcluir
  21. Lindo!!!

    preciso abrir a janela em que me escondo,
    pra sentir o aroma das flores e quem sabe, amarrá-las em meus cabelos, esperando a primavera chegar..

    bjs.Sol

    ResponderExcluir
  22. "...a tempos que atrás desta janela..."

    Mesma na rua estamos sempre atrás de uma janela rsrsrs não é mesmo!
    Peguei a deixa que dessa para Mery, muito bom mesmo, vou, volto. Brigadão pela visita. Inté!

    ResponderExcluir
  23. Uma descrição acometida de uma indiscrição, você revela no observar de uma simples janela o que ainda não foi deteriorado num interior rico e profundo, numa porta que se abre lá nas profundezas do ego.
    Muito forte e muito lindo.
    Beijos
    Cris.

    ResponderExcluir
  24. Com certeza Sol...faz bem...

    Que bom que gostou...

    Beijos..

    ResponderExcluir
  25. Hahaha, boa Odair!!

    Exatamente...fico contente que tenha gostado...

    Eu que agradeço a visita...seja bem-vindo!

    Abraço...Inté!!

    ResponderExcluir
  26. Oi Tia!!

    Que bom que gostou...realmente são tantas as coisas que se passam e geram tantos sentidos dependendo dos olhos que a observam!

    Beijos

    ResponderExcluir
  27. Olá,
    A televisão matou a janela.

    Obrigada por sua visita no clube dos novos autores.
    Adriana

    ResponderExcluir
  28. Ohhh, Rafael, q lindo. Q. poema leve e descontraído. Gostoso de ler!

    ResponderExcluir
  29. hahhaha...Boa Adriana!! Tem toda razão, gostei dessa!

    Obrigado pela visita e comentário..

    []s

    ResponderExcluir
  30. Olá P. Amarela!

    Que bom que gostou...fico contente...

    Seja bem-vinda por aqui!

    Abraço..

    ResponderExcluir
  31. Eu observo e faço anotações mentais, Rafa, só por precaução.

    ;)

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  32. Olá!
    Obrigada por seu comentário em meu blog, fiquei muito feliz :)
    Adorei aqui, suas escritas são ótimas e inspiradoras
    Sempre que puder estarei aqui pois já estou te seguindo!


    Bjs
    http://bruhworspite.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  33. passando pra conhecer seu espaço, eu volto.
    abraço.

    ResponderExcluir
  34. Obrigada por seguir o clube dos novos autores! Seja bem vinda e participe de nossa promoção, comentando-nos apenas!
    Estamos te seguindo!
    Um abraço.
    Adriana
    Clube dos novos autores

    ResponderExcluir
  35. Que bom que não ficou apenas na janela ...Apenas observador, mas se permitiu ser observado.

    Agora alguem, ha tempos em outra janela, observa o poeta caminhar...

    Bjos achocolatados

    ResponderExcluir
  36. Olá Bruna!

    Eu que agradeço sua visita por aqui, seja bem-vinda!

    Que bom que gostou do que encontrou...

    volte sim!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  37. Muito obrigado, Adriana!!

    Sejam bem-vindos vocês também!

    Abraço e obrigado!

    ResponderExcluir
  38. Melhor assim, né Sandra? rsrrsr

    É mesmo, que bom...fico contente de saber!

    Beijos

    ResponderExcluir
  39. ¡Bellísimo poema, Rafael!
    Hay veces en que debemos abandonar la ventana para salir al mundo y... ¡vivir!

    Un cariño grande y mil gracias por pasar por mi blog.

    ResponderExcluir
  40. ¡Hola Liliana!

    Que bom que passou por aqui...sim, temos que abandonar mesmo e correr atrás do que queremos...fazer nosso destino!

    Eu que agradeço muito sua visita por aqui!

    Saludos!!

    ResponderExcluir
  41. Olá Rafael,

    Depois de um tempo, deu saudades, voltei, estou visitando os amigos, e voltei tb falando em "janela"

    Gostei da tua janela e mais ampla que a minha..rs

    Beijo meu

    ResponderExcluir
  42. Rafael
    "Cada pessoa com que me encontro é-me superior nalguma coisa, nesse particular, aprendo com ela". É o que se me oferece dizer, respeitante ao teu poema, visto que gostei. Quando assim é tentamos fixar, para tentar melhorar a nossa própria performance.
    Abraço

    ResponderExcluir
  43. Oi Fátima!

    Que bom que voltou!! Sim, eu vi mesmo! rsrsrs

    Que bom que gostou...some não!

    Beijo

    ResponderExcluir
  44. Grande Daniel!!

    Fico muito contente com sua visita e com seu excelente e motivante comentário, muito obrigado!!

    Abraço do lado de cá!

    ResponderExcluir
  45. A janela é a mesma, mas a paisagem traz sempre algo novo!

    ResponderExcluir
  46. Rafael!

    Levaste-me por tua janela. Viajei através do poema . Uma coroa de ouro colocaste no último verso!

    Belíssimo!

    Beijos

    Mirze

    ResponderExcluir
  47. Boa noite, Rafael.Que texto mais lindo e interesante, que observação mais profunda e atenta aos detalhes.
    Essas janelas são a nossa alma rasgada de encontro às emoções, e como são tão diversificadas e tranquilas de se sentir!
    Um beijo, parabéns, e tudo de bom.
    Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  48. Verdade Camila!

    Temos que nos manter atentos e, vez ou outra, mudarmos a paisagem.

    []s

    ResponderExcluir
  49. Oi Mirze!!

    Fico muito contente que tenha gostado, obrigado mesmo!! Fiquei muito feliz com seu comentário...

    Beijos

    ResponderExcluir
  50. Muita coisa mesmo, né Patrícia?


    Que bom que você gostou, fico muito contente com isso.

    Beijo, pra vc tbm...fique com Ele vc tbm!

    ResponderExcluir
  51. Oi Rafael, bom dia!!
    Obrigada pela sua visita! Fiquei muito contente, como sempre falo, ainda estou começando a engatinhar,
    mas estou gostando muito.
    Mas que lindo poema! Gostoso de ler e que faz bem pra alma.
    Voce não só observa, mas se deixa também, e tenho pra mim, que seu olhar torna as coisas mais bonitas!
    Abraço!
    Mariangela

    ResponderExcluir
  52. ¡Hola Rafa!!!
    Me gustan tus letras a pesar que no en tiendo del todo tu idioma,
    Intuyo lo que significan tus palabras. Se nota la facilidad que tienes de inspirarte.
    Felicidades amigo.

    Te dejo mi abrazo sincero y mi gratitud por tu cercanía. Se muy feliz.

    ResponderExcluir
  53. Olá Mariangela!

    Eu que agradeço a visita e fico contente que tenha gostado!

    E fico mais contente ainda por saber isso sobre meu olhar...obrigado mesmo!

    Abraçoss

    ResponderExcluir
  54. ¡Hola Marina!!

    Que bom que tenha gostado. Fiquei muito contente em saber deste modo que você descreveu sobre como consegue perceber as coisas sem mesmo conhecer a língua...muito bacana!!

    "Muchas gracias" pela visita...volte sempre por aqui...

    Grande Abrazo..Se muy feliz usted también!

    Saludos!!

    ResponderExcluir
  55. Sim que delícia, rsrsrs. E que delícia seu texto, podemos observar muitos sentimentis na janela da vida, amor, abraco, carinho, ciume raiva, paixao, bom... de tudo, ne?
    Na verdade adorei mei post rsrsrs, pena q n sei o autor da deliciosa frase do beijo, vou buscar mais p ver se encontro outros textos, adorei. Ah, desculpa, que feia! Obrigada pela visita, adorei viu. Tenha uma maravilhosa noite de sabado. Apareca sempre q puder. Te seguirei. bjus.

    ResponderExcluir
  56. eu gosto d quem observa e sabe trazer sempre algo diferente naquilo que todos veem,mas na verdade nem todos enxergam.

    ResponderExcluir
  57. Olá Rafael!!!
    Que linda poesia, as vezes ficar observando é necessário...

    Belo Fim de Semana!!!
    Paz e Luz!!!

    ResponderExcluir
  58. Olá, Rafael!
    Passando para retribuir sua amável visita e também conhecer o seu espaço. Gostei muito de seus textos e especialmente da janela, pois uma "janela" teve um grande significado em minha vida. Pela janela desvendamos muitos mistérios, muitos amores... é a vida que se abre. Estou te seguindo, amei teu espaço :D
    Beijos

    ResponderExcluir
  59. olá Rafael

    obrigado por vir a casa e deixares tao lindo comentario.
    que belo poema através da janela quantos sonhos ..podemos ver..

    um abraço amigo!!

    ResponderExcluir
  60. Olá Vinha!!

    Com certeza...tudo isso e mais um pouco..rsrs

    Busca sim e depois me fala!

    Eu que agradeço a visita, seja bem-vinda!

    Pode deixar que voltarei sim..

    beijos

    ResponderExcluir
  61. Oi Ana!!

    Posso entender que eu consegui fazer isso? rsrrs

    []s

    ResponderExcluir
  62. Olá Roberta!

    Que bom que gostou, obrigado pela visita também!

    Bom fim de semana para vc também! e seja bem-vinda!

    ResponderExcluir
  63. Olá Zélia!!

    Eu que agradeço a visita, seja bem-vinda!

    Que bom que gostou...e que legal que uma tenha feito toda a diferença...

    Obrigado mesmo...

    Beijos

    ResponderExcluir
  64. Grande Bráulio!!

    Que bom que passou por aqui...e melhor ainda que tenha gostado...

    Abração amigo!

    ResponderExcluir
  65. Oi Amigo gosto da sua janela, e passei pra Desejar um belo domingo, com encantada semana. Beijo grande!
    Smareis

    ResponderExcluir
  66. Olá Smareis!!

    Que bom que gostou...ótimo domingo (finzinho) pra vc tbm..

    beijos

    ResponderExcluir
  67. Meu amigo

    Na janela da alma se reflete tudo o que somos e queremos.

    Deixo um beijinho
    Sonhadora

    ResponderExcluir
  68. Ah, quem dera uma janela donde pudesse ver e escrever coisas dessas!

    Um abraço

    ResponderExcluir
  69. Grande Vieira!!

    Seria muito boa esta vista!

    Bom tê-lo por aqui...

    Abraço!

    ResponderExcluir
  70. Adoro janelas e as idéias que invadem minha mente quando estou observando o nada...
    Belo poema!!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  71. Olá Rebeca!

    Que bom que gostou..seja bem-vinda!

    Beijos

    ResponderExcluir
  72. todos nós temos uma janela...

    estou a te observar tbm hehe..

    bjinhos :*

    ResponderExcluir
  73. Olá Samara! Temos mesmo, e temos que aproveitá-la!

    Que bom que me observa...rsrs

    beijos

    ResponderExcluir
  74. Fuja um pouco da janela, experimente um novo respirar.
    Gostei. Abraços.

    jhenyfferandrade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  75. É isso aí, Jhenyffer!

    Demos chance à vida!

    Que bom que gostou...seja bem-vinda!

    Abraço..

    ResponderExcluir
  76. "Janelas"... São passagens , não é mesmo !

    http://vogosfera.blogspot.com/2010/10/262-vozes-na-janela-do-alto.html

    Abraço

    ResponderExcluir
  77. Bom estar numa janela captando cada movimento,cada respirar mais apressado.Ponto de observação/inspiração que sempre nos tras coisas belas.
    ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  78. Verdade, Toninho...traz muita inspiração mesmo...

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  79. As janelas escondem silencios e sonhares.

    Lindo poema.
    um abraço
    oa.s

    ResponderExcluir
  80. E muitos, Oceano!

    Que bom que gostou, fico contente!

    []s

    ResponderExcluir
  81. Olá Thiago!!

    Muito obrigado pela visita...fiquei contente com o comentário e por ter gostado...seja bem-vindo!

    Passarei sim!

    Abraço..

    ResponderExcluir