São Paulo, 22 de setembro de 2011.
Querido Pietro,
Você ainda não me conhece, mas hoje eu conheci seu rostinho: sou seu tio!
Queria que você soubesse da revolução que você já tem causado por aqui. Estamos todos muito felizes, de corações moles e extremamente ansiosos esperando a sua chegada – o tio está doido para te ver! Já faz um bom tempo que muita gente por aqui está se mexendo e correndo atrás das coisas para que esteja tudo pronto para quando você chegar.
Você deve estar curioso em saber como são as coisas aqui do lado de fora, não é? Mas tem quem diga que são nove meses tentando sair e o resto da vida tentando voltar, mas não é bem assim.
É verdade que o mundo tem mudado muito desde que eu e seu pai viemos, mais ainda de quando seus avós vieram. A vida por aqui anda bem agitada, cada vez mais temos mais trabalho, mais contas a pagar, menos tempo para nós mesmos e para aqueles que convivem conosco. O mundo está complicado, o progresso está faminto e não tem limites. O planeta está cada vez mais poluído, cada vez mais quente, as estações do ano – talvez você ainda ouça falar delas – já quase não se diferenciam umas das outras, o nível do mar está subindo, as calotas polares estão derretendo, alguns bichinhos você só conhecerá no seu berço ou nos seus livrinhos, e o que é pior, parece que ninguém está muito preocupado com isso.
As pessoas também mudaram muito. Não é de se estranhar. Neste ritmo em que vivemos cada um quer mais é cuidar do que é seu – ou pegar o que é do outro. Mas o problema é a forma como as coisas acontecem. Não há preocupação de um com o outro, nem que seja superficial. As pessoas não medem esforços e tão pouco pesam nos efeitos do que fazem para conseguir o que querem. Simplesmente atropelam um ao outro sem peso algum na consciência. Têm-se feito muita coisa ruim e feia por aqui. Já quase não existem mais valores e quando existem, só existem dentro de casa, pois são facilmente corrompidos. Parece-me que antes havia um pouco mais de respeito e acho que não é coisa da minha cabeça. E toda esta situação só faz com que as pessoas se isolem cada vez mais umas das outras, e até delas mesmas. Creio que seja uma forma de defesa, mas acredite: com bilhões de pessoas neste mundo, nunca houve tanta solidão. E o que é pior, solidão de si mesmo!
Há muitas outras coisas que não mudaram. Por mais que irão dizer a você que isso não acontecia antigamente, saiba que elas existem há muito tempo e por muito tempo ainda continuarão conosco. Por exemplo: os políticos são corruptos e agem em benefício próprio; o dinheiro move este mundo, dinheiro gera dinheiro e compra remédios para as dores de cabeça que causa; as guerras sempre existiram sob fachadas para disfarçar o real objetivo de lucro e aumento de poder entre as nações; ainda hoje, para alguns a fome e ignorância alheia é lucro; as mulheres são complicadas, mas mesmo sem as entender, você não conseguirá ficar longe delas – daqui um tempo o tio conversa melhor com você sobre isso –; a grama do vizinho é sempre mais verde; sempre alguém anunciará o fim do mundo e o mundo sempre continua aqui; as pessoas mais sábias que você conhecer serão as pessoas que mais erraram na vida; todos erram, mas poucos perdoam; e, creio que o principal, seus pais sempre saberão da vida mais do que você e sempre farão por você aquilo que eles entenderem como melhor para você, assim, por mais que não os entenda ou com eles não concorde, acredite no tio: eles sabem! Ouça-os, respeite-os e ame-os!
Mas por aqui também tem muita coisa boa. Você pode vir sossegado que o saldo é positivo. Viver ainda vale muito a pena! Há muita coisa bonita para se ver, muito lugar interessante para se visitar, muito canto de passarinho para se apreciar, muita flor perfumada a se cheirar, muito pôr do sol memorável a se observar, muita piada a se contar, muita risada rasgada a se rir, muita gente de bom coração para se conhecer e muito sentimento bom para se sentir. A vida é algo mágico e que nos surpreende todos os dias, basta nos permitirmos vivê-la. Tem muita coisa boa para a gente fazer! Vamos brincar na terra, tomar sorvete, andar a cavalo, comer doces escondidos, correr atrás de galinhas, contar histórias, pescar, pegar fruta no vizinho, andar de bicicleta, até jogar bola, vamos deixar a mamãe e o papai bem loucos da vida!
Você já é muito querido e tem um lugar especial em nossos corações!
Seja muito bem-vindo!
Beijos do tio!
Bem vindo Pietro, que Deus lhe ilumine, lhe proteja, vc tem uma familia que te ama, isso é crucial em qualquer situação, não tenha medo, seja muito feliz!!!! Parabéns pelo novo membro, uma criança é uma benção! Passa lá, beijos
ResponderExcluirOi Gi!! Muito obrigado...com certeza, é muito bom!
ResponderExcluirPasso sim...
beijos
Que lindo Rafa!!! OLha que quando vi o ultrassom do Pietro chorei que nem boba. Deus sempre renova as nossas vidas. Que ele venha cheio de saúde e que seja forte pra nossa felicidade.
ResponderExcluirBeijos
Cris.
É verdade, tia...uma renovada muito boa...é isso aí, que venha muito bem e muito feliz! E a família vai crescendo!! rsrs
ResponderExcluirBeijos...
Bem vindo Pietro!
ResponderExcluirParabéns titio Rafa, é sempre maravilhoso um presente como esse!
Bom final de semana!
Obrigado, Danielle!
ResponderExcluirMuito bom mesmo!!
Bom fim de semana para você também!
Caro amigo Rafael;
ResponderExcluirExtraordinária carta de boas vindas para quem irá amar a vida tão fortemente como seu tio; só pode ser desta forma.
A sua escorreita escrita é um bálsamo para a alma.
Parabéns.
Abraço fraterno e amigo.
Oi Rafael, passando rapidinho só para te desejar... um ótimo fim de semana!!! Um abraço
ResponderExcluirRAFA...QUE LINDO!!!QUE ORGULHO DE E VC COMO PRIMO!!!!SEMPRE ME EMOCIONO COM SEUS TEXTOS!!!TUDO DE MELHOR PRA VC PRA JU TB SEMPRE!!!!BJS!!!!!!TE ADORO!!![VIVIANI
ResponderExcluirRAFA..QUE LINDO,CADA VEZ TENHO MAIS ORGUKHO DE VC!!!TUDO DE MELHOR SEMPRE PRA VC E PRA JU.ME EMOCIOEI MAIS UMA VEZ!!!!BJSSSS
ResponderExcluirGrande Carlos!!
ResponderExcluirMuito obrigado, fiquei muito contente com seu comentário...fico imaginando ele lendo esta carta quando estiver já moço, como seria? rsrs
E que seja realmente desta forma! rsrs
Grande abraço, meu amigo!
Obrigado Eliana, para você também!
ResponderExcluirOi Prima!!
ResponderExcluirMuito obrigado...rsrs....fiquei até sem jeito...rsrsrs
Tudo de melhor para nós todos!
beijos
Ô Prima, assim você quebra minhas pernas, nem sei o que dizer...rsrsr
ResponderExcluirObrigado!!!!
Beijos
Bem vindo Pietro!!!
ResponderExcluirQue Deus sempre o abençõe!!!
Que maravilha!!
Beijos de um lindo sábado!!
lindo texto Rafael e muito bom sua presença e palavras np meu poema.
ResponderExcluirDesculpe a minha ausência, mas o
conheço há muito e nunca o esqueço.
Linsa família, amigo.
Um abraço,
Mª. luísa
que gracinha!! =)
ResponderExcluirSeja bem-vindo a esse mundo caro Pietro.
ResponderExcluirTome cuidado, você terá muitos obstáculos, no entanto você irá vence-los.
Você terá dois caminhos para escolher, escolha-o bem.
Amig, fiquei fora por alguns tempos, a vida tem tomado um rumo diferente a cada dia, todavia, estou de volta.
Obrigado pelo carinho em meu blog!
Abraço.
(http://paulobouvier.blogspot.com)
Muito bom mesmo, Carla!
ResponderExcluirJá já ele estará por aqui...
Beijos e boa semana!
Oi Maria Luísa!
ResponderExcluirNão se preocupe...sei como é...e realmente não nos esquecemos...venha sempre que puder!
Obrigado, família de ouro!
Abraço..
hehehe...com certeza, Ana!
ResponderExcluirOuviu o tio Paulo, Pietro? rsrsr
ResponderExcluirÉ complicado manter-se na ativa por aqui mesmo, Paulo..sei bem como é...a vida nos toma certas atenções que não estavam nos planos...
Mas que bom que voltou e passou por aqui!
Abraço!
Rafa,
ResponderExcluirDesejo que você tenha toda a sorte do mundo, que você possa entender a vida e mais do que isso, que a vida te entenda também, que seus sonhos sejam sempre pro seu crescimento e felicidade e que você os tenha sempre e que Deus esteja presente em todos os seus pensamentos e atos.
FELIZ ANIVERSÁRIO QUERIDO!!!
Beijos
CRis.
Muuuuuuito obrigado, Tia!!!
ResponderExcluirQue assim seja mesmo...rsrsr...amém!
Beijos!!
Prezado Rafael,
ResponderExcluirprimeiro quero agradecer sua visita ao meu blog, o "Palavras de Nuvem" e pelo comentário que lá deixou. Por ele, tive a oportunidade de vir aqui conhecer o seu blog também, o qual achei muito interessante mesmo.
Este seu texto anunciando a chegada de Pietro é ao mesmo tempo uma bela homenagem à vida nova que virá, e uma rica reflexão acerca do cotidiano deste mundo em que estamos vivendo. Muito sensível sua leitura das coisas, tanto daquilo que nos aflige quanto em relação ao que há de bom por aqui.
Parabéns, "titio", pelo sobrinho e pelo texto primoroso. Uma crônica que chega a me lembrar os textos deliciosos de Mário Quintana, pela simplicidade e leveza com que trata mesmo as coisas mais duras da vida.
deixo um abraço fraterno e espero nos encontrar novamente com frequência entre as linhas e palavras dos nossos blogs.
Obrigado.
Rafael visitar teu blog é sempre um prazer,na certeza das palavras fico grata pela visita
ResponderExcluirParabens Rafael gostei deste olhar critico sobre o cotidiano,sobre este mundo velho mundo.Ficou supimpa esta carta ao Pietro e que ele possa vir com toda força para matar um leão em cada dia, mas que seja escondido dos ecolgistas de plantão,rsrs.
ResponderExcluirUm abraço e seja bem vindo.
Gostei.
Rafa,
ResponderExcluirFeliz do Pietro por ter um tio tão especial quanto você.
Fiquei emocionada enquanto lia seu texto. Parabéns pela sensibilidade e amor contidos em suas letras.
Bjos
Aaii que lindoo... então bem-vindo Pietro! *--*
ResponderExcluirBeijoo
Legal este teu blogger. Belo texto, amigo. Fique maravilhado. Um abraço. A temática do meu é um pouco diferente, mas dá uma conferida, ok?
ResponderExcluirOlá Alessandro!!
ResponderExcluirEu que agradeço muito a sua visita e este ótimo e gratificante comentário. Foi bem esta a intensão mesmo: a chegada do Pietro e com um certo chamado para a nossa própria atenção do nosso mundo.
Muito obrigado pelo votos e agradeço muito e fico muito contente com suas palavras!
Seja muito bem-vindo por aqui!
Nos encontraremos sim!
Abraço e obrigado!
Olá Anita!!
ResponderExcluirMuito obrigado, fico muito contente com isso!
Abraços..
Olá Toninho!!
ResponderExcluirMuito obrigado, fico muito contente que você tenha passado por aqui e gostado do que encontrou. Seja bem-vindo!
hahah...realmente, que ele venha assim mesmo...rsrs..
Abraço
Oi Ciça! Que bom que gostou...fico muito contente com seu comentário...muito gostoso!!
ResponderExcluirObrigado e Beijos
Oi Daiane!!
ResponderExcluirQue seja bem-vindo mesmo...rsrs
Beijo
Olá Maxwell!!
ResponderExcluirQue bom que gostou, fico contente com isso, seja bem-vindo!
Vou passar por lá sim!
Abraço...
Realmente pra mim foi um baque, Rafael. Estava tomando café quando soube a notícia no jornal. Como todos somos finitos temos que de certa forma entender tudo isso. Obrigado pelo comentário... Valeu, Rafael.
ResponderExcluirsim, Maxwell...por outro lado, no mesmo dia, foi anunciado o primeiro álbum da nova banda Superheavy. Não sei se você conhece, mas dá uma olhadinha na formação...tô ouvindo e é muito bom!
ResponderExcluirAbraço!
Ah, mas que tanta doçura, Rafa!
ResponderExcluirAmo demais meus sobrinhos também, entendo bem esse laço.
Beijo grande!
Que venha Pietro com muita saúde e todas as bençãos de Deus!
ResponderExcluirBeijo carinhoso Rafael.
Que bom Luna...estou prestes a entender de verdade...rsrs
ResponderExcluirBeijo!
Que assim seja, Cássia!!
ResponderExcluirbeijos e obrigado
Coruja nem um pouco... [sorrio]. Castellar, muito lindo o seu cuidado em fazer uma missiva expondo ao Pietro que você é feliz e que sim, é possível ser feliz; basta ter um coração pronto para a felicidade. Obrigado pelo apoio sagrado ao meu blog, amigo. Um forte abraço!
ResponderExcluirEh Jefhone!! Põe coruja nisso, viu...rsrsrs
ResponderExcluirQue bom que gostou...foi bem isso mesmo que quis passar pra ele e fico imaginando como seria quando ele tiver mais moço (hehehe) e ler esta carta...
Eu que agradeço você por aqui!
Grande abraço, meu amigo!
Que texto lindo *-*
ResponderExcluirQue seu sobrinho venha cheio de saúde e com muito amor, que tenho certeza que já tem. E que com certeza apronte bastante com esse tio. hashuash'
Adorei essa cartinha, muito legal e uma ideia para deixar um registro aos nossos filhos e netos que virão.. para eles saberem um pouco como foi o nosso mundo.
Beeijos, obrigada pela visita estou retribuindo, e seguindo também adorei seu blog ;*
Segue de volta?
Olá Mariane!
ResponderExcluirAmém...rsrs...tem sim, se tem...rsrs
é...também gostei...fico pensando como será quando ele, mais maduro, a ler...rsrs...
Seja bem-vinda por aqui...eu que agradeço a visita...sigo sim
beijos
viver ainda vale muito apena!
ResponderExcluirGostei do seu blog, li muitas coisas interessantes aqui!
eu vou voltar !
abraços
Artur!
Olá Artur!
ResponderExcluirQue bom que gostou...volte sim, é muito bem-vindo!
Abraços
Que seja mais um anjo para mudar o mundo pra melhor!
ResponderExcluirobrigada pela visita Rafael
bjs
Verdade, Yasmine! Este mundo está precisando de reforços...rsrsrs
ResponderExcluirbeijos
Estou grato por ter comentado no meu blogue
ResponderExcluirgracias
Que lindo!
ResponderExcluirParabéns!
=D
Emocionante registro, Rafael!
ResponderExcluirEstou certa que Pietro chegará para embelezar e trazer esperanças para a família e ampliar essa beleza. O nascimento de uma criança é a prova irrefutável do amor de Deus por nós!
Que Pietro chegue cheio de saúde e coroe a alegria da família. Obrigada pela ida ao Canto, volte sempre que desejar, será um prazer recebê-lo!
Abraço!
;)
linda homenagem ao seu sobrinho,
ResponderExcluirimortalizada nas palavras desta carta..
tio babão!!
bjs.Sol
É a primeira vez que visito o seu blog e me encantei com esta carta ao seu sobrinho, mostrando-lhe a realidade da nossa sociedade; algumas realidades que sempre existiram, outras que são fruto dos tempos modernos; preocupou-se, no entanto, a mostra-lhe que a vida vale a pena e que há muitas coisas bonitas e pessoas maravilhosas por esse mundo afora; mostrou-lhe que o que é preciso é saber ler a vida, página a página, palavra a palavra, sem pressa, porque a vida, assim como um livro, também chega ao fim.
ResponderExcluirCom certeza que o seu sobrinho será feliz e lerá um dia essa carta com muito orgulho do tio que a escreveu. Um abraço e fique bem! Bom fim de semana. Voltarei com toda a certeza!
Emília
É a primeira vez que visito o seu blog e me encantei com esta carta ao seu sobrinho, mostrando-lhe a realidade da nossa sociedade; algumas realidades que sempre existiram, outras que são fruto dos tempos modernos; preocupou-se, no entanto, a mostra-lhe que a vida vale a pena e que há muitas coisas bonitas e pessoas maravilhosas por esse mundo afora; mostrou-lhe que o que é preciso é saber ler a vida, página a página, palavra a palavra, sem pressa, porque a vida, assim como um livro, também chega ao fim.
ResponderExcluirCom certeza que o seu sobrinho será feliz e lerá um dia essa carta com muito orgulho do tio que a escreveu. Um abraço e fique bem! Bom fim de semana. Voltarei com toda a certeza!
Emília
aah que lindo, é bom a gente crescer e ter uma carta dessas pra ler e saber a importância que temos pra algumas pessoas.
ResponderExcluirbeijos querido.
Olá José!! Eu que agradeço sua visita!
ResponderExcluirAbraço
Olá Michele! Que bom que gostou..obrigado!
ResponderExcluirOi Sol!!
ResponderExcluirMuito obrigado! Babão mesmo, viu?! rsrsrs
beijos
Olá Emília!!
ResponderExcluirMuito obrigado por ter vindo por aqui e deixado este ótimo comentário: seja bem-vinda!!
Fico contente que tenha gostado...
Bom fim de semana para você também...
Abraços!!
Olá Tati!!
ResponderExcluirQue bom que gostou...deve ser muito gostoso isso mesmo...
Beijos e obrigado pela visita! Seja bem-vinda!
Que lindo <3
ResponderExcluirSeja bem vindo Pietro, imagino a felicidade da sua família. Minha família é grande e cheia de crianças, é MUITO gostoso viver isso tudo!!!
Meus parabéns e muito obrigada pelo carinho!
Volte sempre!
Um texto bem inteligente.
ResponderExcluirAproveitou muito bem o sobrinho e falou com ele para que os outros ouvissem. Nomeadamente os poluidores e os políticos corruptos.
Gostei.
Caro amigo Rafael, tem uma boa semana.
Abraço.
Obrigado, Juliana!!
ResponderExcluirEssa será nossa primeira criança, desde meus primos que estão bem grandes já..rsrs...
Muito obrigado pela visita e pelo comentário...seja bem-vinda!
Grande Nilsão!!
ResponderExcluirExatamente, meu amigo...essa foi a ideia e o gancho..que bom que gostou.
Um grande abraço e ótima semana para você também.
Abraço...
Oi "Canto"!
ResponderExcluirMe desculpe pela demora, mas seu comentário caiu na minha caixa de Spam....
Com certeza esse pequeno vai causar uma boa reviravolta por aqui...estou ansioso..rsrs
Que assim seja! Torcendo!
Eu que agradeço a visita e fico contente por ter vindo e comentado..
[]s
Rafa, que lindo texto!!!
ResponderExcluirAssim o Pietro vem correndo.
bjusssss
hahahaha...tomara Cynthia!! tô ansioso demais já...rsrsrs
ResponderExcluirbeijos!!
Nossa... que lindo.
ResponderExcluirAcabo de ser titia, vou compartilhar o texto, com os devidos creditos, claro.
Adoreiiiiiii.
Realmente é muito bom a sensação de saber que vamos ter um membro novo na família, e que de qualquer forma, terá um pouco de nós.
Espero passar o melhor do mundo para meu sobrinho e atentá-lo às coisas ruins.
Lindo texto! Parabéns.
Oi Legis!!
ResponderExcluirQue bom que gostou e parabéns por se tornar titia...
Pode compartilhar sim..e obrigado por manter os créditos...depois me conta se foi bem recebido..rs
Sim, deve ser muito bom mesmo...e vamos tentando...sabemos que não é fácil, mas vamos ajudando a estabelecer um caminho bom para eles.
Que bom que gostou! Muito obrigado!
Lindo texto! Parabéns.