quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Vaga-lumes

Surgiram-me, às sombras de um grande jardim,
Numa fresca noite na montanha,
Distante de mim, com a cabeça a esvaziar,
Coração a desacelerar
E meu amor a me acompanhar, vaga-lumes!

Inesperados, por de mim extintos,
Piscando em descompasso,
Multiplicando-se, fantasiando o todo,
Brincando de esconder-se do meu ver.

Enfeitaram o jardim,
Inebriaram minha mente,
Pacificaram meu coração,
Como há muito não havia.

Tantas foram as lembranças,
Não as lembradas, mas as sentidas,
Do tempo em que ainda havia,
Que, por um instante, um piscar talvez, senti-me novamente o menino,
Não aquele que nunca deixei de ser, mas aquele que deixei de sentir.

Apenas vaga-lumes,
Tilintando por minhas sombras, como há muito não via,
Como há muito não havia,
Lumes, vagando, por aqui, por ali...

42 comentários:

  1. Estas surpresas tem um nome, o que parece extinto e que reaparece tem um nome: VIDA. A vida indo além de qualquer parâmetro, a vida surpreendendo sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Dauri!!

      Sim, tem toda razão...isso é VIDA....e temos que nos permitir para que tenhamos estas surpresas...

      Abraços e obrigado pela visita...

      Excluir
  2. Respostas
    1. Gostei desta frase, tanto que tive de repetir...traz muitas coisas nela..

      beijos

      Excluir
  3. Será que ainda existem vaga-lumes...eu em criança adorava correr atrás deles...talvez a vida nos vá dando alguns...gostei do poema. Beijos com carinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosa!!

      Pra vc ver, eu nem lembrava que eles haviam existido e de repente me veem todos...

      Que bom que gostou, obrigado!

      Beijos

      Excluir
  4. Gosto dos pirilampos (vaga lumes) e há muito tempo que também não os vejo...será porque cresci?? Ou só a alma de criança é que consegue ver aqueles pontinhos onde começa o reino da fantasia!? !
    Saudades, não?? Gostei do poema que me levou lá atrás, a outro mundo, a outro tempo.
    Beijos
    Graça

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Graça!!

      Acho que porque crescemos e porque estão "em falta"...Mas sendo criança, livre de preocupações corriqueiras e cheios de pureza, fica mais fácil de vê-los.

      Que bom que o texto causou isso, fico contente, pois foi o que justamente me aconteceu.

      Obrigado e beijos!

      Excluir
  5. Eu adoro observar os vagalumes, parecem estrelas a brilhar e a iluminar a noite. Companheiros do luar vão descarregando as luzes do seu interior num magnífico balé, bailarinos da escuridão, traçam caminhos em cada piscar e os nossos olhos que só enxergam luz levam pra dentro de nossa alma o clarão que vai desvendando aos poucos e descerrando as cortinas de todo o mistério que nos circunda.
    Belíssimo poema!
    Beijos
    Cris.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito mesmo, né tia? Vazia tanto tempo que eu não fazia isso...é fato não ter vaga-lumes por aqui, mas eu também não prestava mais atenção.... Não estava permitindo...rsrs

      Que bom que gostou!!

      Beijos tia

      Excluir
  6. Vaga lumes...Não sei tem hífem ou não, apenas sei que tem gosto de infância, de um tempo bom em que as maiores preocupações eram o campeonato de bolinhas de gude, as tarefas escolares, a vacina no braço...Um tempo de sono justo, pesado, de sonhos coloridos e piscantes, como estas criaturinhas mágicas que ainda nos dão o prazer de vê-las. Lindo poema, bela lembrança. Beijosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gi!! É com hífem, mas tive que procurar no dicionário antes...rsrrs....sim, é completamente infância mesmo...daquela liberada, despreocupada....hahaha...agora vc me trouxe muitas outras lembranças boas...rsrs...

      Fico contente que tenha gostado, obrigado!

      Beijos

      Excluir
  7. "Tantas foram as lembranças,
    Não as lembradas, mas as sentidas"

    tão bonita essa frase, senti a poesia, adorei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!! Confesso que esta foi uma parte que me pegou mesmo neste texto e neste momento....que bom que gostou e que sentiu!!!

      []s

      Excluir
  8. lembranças sentidas, Rafa..

    talvez estas estejam me faltando..
    a natureza tem vários recursos,
    com o propósito de nos chamar a atenção.
    o vaga-lume é um deles,
    trazendo no seu piscar,
    muitas lembranças..
    sentidas.

    bjs.Sol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sol!!

      Vc tem razão, a natureza sempre foi uma fonte destes recursos...

      Beijos..

      Excluir
  9. não se pode caminhar sempre na escuridão...

    Beijinho
    LauraAlberto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não mesmo, Laura...vez ou outra, pelo menos, merecemos um pouco de luz vez ou outra....

      beijos

      Excluir
    2. ahhh esse pirilampos
      da minha infância
      trilhando caminhos no breu
      acendendo os olhos meus
      sem ao menos dispitar
      por onde os traços seguiriam
      suas estripulias pueris.

      Bonita lembrança me trouxe.

      Meu abraço,
      Sam

      Excluir
    3. Mesmo, né Samara?!

      Muito bom como eles nos marcam e esquecemos disso...e como foi bom relembrar e descobrir que faziam falta!

      Fico contente que tenha lhe trazido esta bonita lembrança!

      Abraço!!

      Excluir
  10. os pirilampos estão em vias de extinção

    luz a mais nas cidades, muitos inimigos naturais, ou não

    na infância, os pirilampos eram tantos que ninguém tinha medo do escuro :)
    era tão bom este sentir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão, Manuela...pelas luzes e pela falta de inocência!

      verdade....tempo bom, estes não são?

      []s

      Excluir
  11. Respostas
    1. Grande Charles!! Muito obrigado, que bom que gostou!!

      Abração, meu caro!

      Excluir
  12. (acho q agora acertei a caixa de comentários rs)

    Quando eu era criança, pulava pontes e em meio a erva, colhia um punhado deles. Hoje, me parecem que estão quase extintos - eles e minhas lembranças pueris.

    Meu abraciiimenso.
    Sam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahha....sem problemas!!

      ainda não sei se estão extintos do mato ou nossa agitada vida e sem inocência não nos permite mais vê-los...

      Abração!!

      Excluir
  13. Voltar a sentir, sentir, é o faz sentido na vida.

    ResponderExcluir
  14. muito interessante

    o seu poema!

    Saudações poéticas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vieira!!

      Muito obrigado...bom vê-lo por aqui!

      Saudações do lado de cá!

      Excluir
  15. Lembranças sentidas como vaga-lumes, apagam e acendem. Gostei muito!!

    Obrigado pela visita, vai ser sempre retribuída pelo bom jogo de letras encontrado aqui! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ingrid!

      É verdade...e que acendam mais vezes..rsrs...

      Eu que agradeço a visita e seja bem-vinda!

      []s

      Excluir
  16. Olá Rafael!Bom demais te ler!Bjos Amei os versos!

    Enfeitaram o jardim,
    Inebriaram minha mente,
    Pacificaram meu coração,
    Como há muito não havia.

    ResponderExcluir
  17. Passei por cá e fiquei.
    Gosto da forma que escreve, simples e intensa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rita!!

      Que bom que veio, que ficou e que gostou! fico contente!

      Seja bem-vinda por aqui!

      []s

      Excluir
  18. Literalmente falando, sabe que eu há um mês atrás me deparei com um vaga-lume no meu quarto? Fiquei tãooo encantada! Nunca imaginei ver um no meu apartamento em plena cidade grande! Fiquei horas no escuro olhando pra ele, depois resolvi abrir tudo pra ver se ele conseguia sair.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dentro do seu quarto de apartamento!! Caramba, é pra ficar horas observando mesmo...que legal!!

      []s

      Excluir
  19. Vagando por aqui... Contemplando teu poetar.
    Não esqueça do DRINK, hein!

    =)
    bjo Rafa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Liza!! Obrigado...fico contente!!

      Não esqueço não...rsrrsrs

      beijo!

      Excluir
  20. Que poema intenso e bonito.
    Gosto dessas centelhas enluaradas a enfeitar as noites de lua azul.
    Bjos
    Fer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda!!

      Que bom que gostou...fiquei contente de saber, obrigado!!

      Ontem a lua estava muito bonita por aqui..

      beijos

      Excluir