terça-feira, 6 de março de 2012

Existe...

Em um momento de inspiração, de forma repentina e espontânea, minha tia Cristina criou este texto e me enviou. Não dá para ficar na gaveta!

*          *         *

Existe mal e bem nesse mundo, mas a escolha depende de cada um de nós.
Existe o sol e existe a lua, cada um a iluminar seu período, alguns preferem a claridade, mas outros a escuridão.
Existe a trindade em cada um de nós, se pensarmos em mente, corpo e alma, mas nós somos apenas um.
Existe um risco para cada uma de nossas ações, o resultado pode ser bom, mas também pode ser desastroso.
Existe um legado repleto de boas intenções, mas essas podem se tornar pesarosas.
Existe um grande número de pessoas aniquilando seres inocentes com apenas palavras, mas que depois de proferidas vão desempenhar sua função.
Existe a água que cura e que mata a sede, mas essa mesma água é capaz de destruir um metal.
Existem aqueles que julgam, mas condenam, sem sequer darem uma chance de defesa às vítimas.
Existem aqueles que conspiram e humilham sem pudor, mas a natureza se encarregará do retorno.
Existem juramentos e alianças que são feitos, mas que por ignorância se perdem no além.
Existe uma vida após a morte, mas algumas pessoas preferem morrer já em vida.
Existem seres que precisam evoluir, mas já reina aqui na terra os seres imortais.
Existem bruxas e fadas, mas precisamos descobrir quem é quem.
Existe amor suficiente nesse mundo, mas muitos preferem o ódio.
Existe uma infinidade de perguntas a serem respondidas, mas existe apenas uma resposta que revela tudo:
Evolução!

Por Cris Castellar.

*          *         *

Aproveitando, tem nova contribuição minha no Livro e Afins, confiram "A Profecia de Orwell".

81 comentários:

  1. Concordo com vc Cris! O peoma diz muito, com certeza... =]
    Abraço
    Fer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Fer, o poema diz verdades neh...
      Obrigada,
      Beijos
      Cris.

      Excluir
  2. Olá amigo, um texto que dá que pensar...afinal tudo isso existe. Beijos com carinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosa-branca.
      Sim, dá pra pensar pois em qualquer uma das frases a gente se identifica.
      Beijos e Obrigada.
      Cris.

      Excluir
  3. Belo Texto da Cris.

    boa semana, Rafael.

    =**

    ResponderExcluir
  4. "Existem seres que precisam evoluir, mas já reina aqui na terra os seres imortais."

    Muito informativo Cris!

    Inté!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Odair,
      A imortalidade começa aqui e nunca mais pára!!rs
      Obrigada pelo comentário.
      Abraços
      Cris.

      Excluir
  5. Realmente é um todo que existe e existe por nossas escolhas...e grande coisa é realmente a evolução! Cada um do seu jeito, o que não pode é atrofiar...

    Muito bom tia!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafa, como é dificil escolher as vezes não é mesmo?
      Obrigada pela oportunidade.
      Beijos
      Cris.

      Excluir
  6. E-V-O-L-U-Ç-Ã-O

    A chave de tudo!

    Abraços Imundos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Imundo,

      Concordo com você, ou evoluimos ou o sofrimento continua!!!
      Obrigada
      Abraços
      Cris.

      Excluir
  7. Tudo da vida são escolhas. Não adianta. Se fizemos algo bom, a bondade volta em dobro. Se foi algo ruim, espere por consequências desastrosas. A filosofia de todos deveria ser: fazer o bem sem olhar a quem. Mas, infelizmente, a vida não é assim e existe todo tipo de pessoa no mundo! =/

    Inspirador mesmo! Espero por mais desses momentos! rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maira, acredito também na Lei da Atração, bem com bem, mal com mal, mas vamos levando.
      Obrigada
      Beijos
      Cris.

      Excluir
  8. Linda poesia. Na vida é tudo uma escolha. Basta sabermos o que é melhor para cada um.
    Parabens Cris.

    Beijos, Ro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ro.
      Nossas escolhas muitas vezes se tornam nosso pesadelo mas o importante é seguir em frente escolhendo denovo. rs
      Beijos
      Cris.

      Excluir
  9. Que lindo!Sócrates dizia "CONHEÇA TE A TI MESMO" e apartir do momento em que nós nos conhecemos, começamos a nos transformar.Toda essa tranformação faz parte da evolução, sabias palavras foram ditas.Parabéns pela inspiração e bom gosto.Devemos ter essa conciêcia de evoluirmos sempre no caminho do bem.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gi,
      Conhecermos a nós mesmos é a parte mais difícil da história, só com o tempo e com muita evolução!
      Obrigada,
      Beijos
      Cris.

      Excluir
  10. Muito bom o texto.

    Gostei dimais.

    ResponderExcluir
  11. Esse poema me fez refletir sobre o yin e yang, forças que compõem tudo o que existe e de sua interação surge um equilíbrio dinâmico que gera movimento e mutação. Mutação é o elemento primordial da evolução. Portanto, ainda que mergulhados na tosca cultura ocidental, existem vozes como a de Cris Castellar, que evoca o eterno e resgata um dos princípios de vida mais profundos da metafísica. Cris Castellar sabe a força que tem a palavra, o verbo, o logus divino que cada um tem dentro de si. É essa palavra que cria o mundo e o faz evoluir.

    Lindo, Cris!

    Beijo no coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alby,
      Você tem a faculdade de decifrar as almas. Belíssimo comentário e sempre inteligente é claro. Creio que você é um ser muito evoluido e quem sabe imortal heim??
      Obrigada,
      Beijos
      Cris.

      Excluir
  12. Maravilhoso, Beijos Cris...Fer...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Fer, fico feliz que tenha gostado.
      Beijos
      Cris.

      Excluir
  13. Aproveitando! Parabéns Tia!! Felicidades, paz, saúde e muitos outros anos de vida!! hahaha...Feliz Aniversário!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Brigada Rafinha! Se Deus quiser serão muitos outros anos!!!rsrs
    Aproveito pra deixar um Feliz dia da Mulher a todas as leitoras do Blog! Parabéns pra todas!!!
    Beijos
    Cris.

    ResponderExcluir
  15. ...a princípio vc me deixa sem palavras...
    ...mas é apenas por um momento...

    ...a poesia é linda, o Rafa tem razão em dizer que não deveria ficar esquecida numa gaveta, pq sabemos o q vc quer dizer com cada palavra...cada uma delas tem um pouco da pessoa maravilhosa que vc é, do amor q vc sente pelo seu semelhante, é incrível a maneira como vc toca cada pessoa com sua sensibilidade. Hj minha querida irmã, eu agradeço a Deus por ter nascido e poder fazer parte da sua vida, quão grandiosa é a minha admiração por vc, e especialmente deixo aqui meus sinceros votos de Feliz aniversário, pedindo a Deus que te ilumine cada vez mais, conservando sua saúde, sua integridade, a sua esperança e incondicionalmente o seu amor!!! Tenho o maior orgulho de te chamar de irmã! Parabéns pela poesia e pelo seu dia MULHER!!!

    EXISTE NA MINHA VIDA UM ANJU QUE DEUS COLOCOU NA MINHA VIDA, A QUEM EU CHAMO DE CRIS!!! TE AMOOOOO!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se é que existem palavras após ler estas, eu diria que quando Deus me enviou a terra eu pedi que Ele me mandasse um anjo lindo pra que eu pudesse compartilhar as minhas alegrias e as minhas dores e Ele me ouviu. Desde então essa criatura que eu chamo de Cátia, foi mais que um anjo e mais que uma irmã, ela é um querubim evoluido, uma mãe preciosa, a mais bela das pérolas e o grande amor da minha vida.
      Obrigada minha doce irmã, te amo tudo o que posso e mais e mais......
      Beijos
      Cris.

      Excluir
  16. Crisss ... Maravilhoso !!! Como tudo que vc faz, vc é um anjo, uma verdadeira amiga, um presente que Deus me deu ao colocar vc no meu caminho. Obrigada por tudo !!!!
    Parabéns pelo seu Diaaaaa!!!
    Te amo amiga.

    ResponderExcluir
  17. Nossa que lindo!!!!
    Vale muito para uma boa reflexão.
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Cleiton, fico feliz que tenha gostado.
      Beijos
      Cris.

      Excluir
  18. Obrigada Ju, você é uma flor perfumada que enfeita meu jardim, sabe aquela que está na redoma??? É você!!!
    Também te amo!!
    Beijos
    Cris.

    ResponderExcluir
  19. Respostas
    1. Obrigada Cristina, reflita à vontade!!!rs
      Beijos
      Cris.

      Excluir
  20. Esse poema é uma previsão de toda uma vida. Cris fala sobre a evolução de cada ser e na sequência os remete à eternidade.
    Prazerosa leitura. Parabéns Cris.
    Ricardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ri,
      As coisas que saem do coração muitas vezes não podemos entender. É preciso que pessoas como você acabe por traduzir tais sentimentos.
      Obrigada!
      Cris.

      Excluir
  21. Cris nos faz pensar no amadurecimento em suas três formas e nos assemelha a Deus, Uno e Trino. Nos faz pensar nas artimanhas e ciladas que a vida nos propõe e que soerguemos a cada dia, relata alguns perigos aos quais devemos cuidar e finalmente nos mostra a chave para o triunfo. Evolução!
    Gostaria de ler mais da autora que está de parabéns.
    Abraços de
    Emanuel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Emanuel, você acertou em cheio! Que gostoso sentir na poesia outros corações, experimentar outros sentimentos a partir de um insique momentâneo. Nem a gente mesma pode avaliar tão bem. Tenho outro poema publicado aqui no Desce do dia 2 de março de 2009, O Anjo e a Pérola, caso queira ler está disponibilizado aqui no blog.
      Muito obrigada Emanuel.
      Abraços
      Cris.

      Excluir
  22. Gostei muito Castelar, bem construído e verdadeiro.
    Se deixasse guardadinho perderíamos uma excelente leitura.
    Traga-as todas que sua tia se inspirar, a partilha é necessária num mundo onde deveria sim existir Amor suficiente a combater o ódio, guerras e violência.
    abraços e obrigada pela inesperada visita. Bom receber !

    ResponderExcluir
  23. Oi Lis!!

    Sim, sempre...saindo do forno já vem pra cá...

    eu que agradeço a visita por aqui...

    []s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lis,

      Obrigada querida, sua visão está correta, essas verdades existem, quem me dera todos pudessem compreender que o bem e o mal fazem parte dessa vida num grande ciclo de evolução. Esse mistério na vida de cada um, um dia será revelado, exposto e ali bem pertinho, além do horizonte nos encontraremos com a verdade e o mal ficará para trás, para a evolução de novos habitantes.
      Um beijo
      Cris.

      Excluir
  24. Oii

    Belíssimo texto! Realmente isso não poderia ficar guardado... é ótimo!

    Em dezembro vc foi no meu blog.. depois eu dei uma sumida e acabei não retribuindo a visita.. mas to aki agora.. e agradeço pelo comentário! Achei seu blog ótimo.. e pretendo voltar mais vezes sim..

    Não sei se vc lembra, mas vc perguntou se eu estava gostando de postar um livro no meu blog.. rsrs' boom.. eu adoro, sabe! é muito bom pq eu posso saber a opinião dos leitores sobre as atitudes dos personagens, se ta bom, se precisa melhorar.. e aí cada post eu posto parte de um capítulo.. é muito bom.

    De verdade.. gostei muito daki. vou voltar! =)

    Bjoo! E ótima sexta-feira!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tânia!! Agora que você me explicou eu lembrei sim!! Realmente a melhor parte é poder interagir com quem nos lê, olha este comentário seu por exemplo...muito gotoso!!

      Fico muito contente que tenha gostado...seja muito bem-vinda por aqui!! Puxe uma cadeira e fique à vontade...

      Beijo e ótima sexta para vc tbm!

      Excluir
    2. Oi Tânia,
      Fico feliz que tenha gostado, isso demonstra que você é uma pessoa sensível, como eu......rsrs
      Um beijo
      Cris.

      Excluir
  25. Impressionantemente verídico. A evocação do mundo material com o espiritual vivendo dentro de uma capsula de carne e osso chamada corpo.
    Demais!
    Luana.

    ResponderExcluir
  26. É Luana, as nossas três formas neh!!!! E tem gente que não entende a Trindade de Deus.
    Obrigada por visitar o Blog do Rafael, tem muita coisa boa aqui!!
    Beijos
    Cris.

    ResponderExcluir
  27. Existem leituras que fazem a diferença, e esta é uma delas. Parabéns!
    Gostei do nome do blog! Bem original!
    Um ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Djane!! Este texto minha tia caprichou mesmo!

      Que bom que gostou...seja bem-vinda por aqui!!

      Ótimo fim de semana para vc tbm!!

      Excluir
    2. Oi Djane!!
      Obrigada pelo comentário carinhoso.
      Beijos
      Cris.

      Excluir
  28. Parabéns pelo texto Cris, a vida é assim mesmo cheia de altos e baixos, cabe a cada um escolher a melhor proposta.
    Sucesso
    Cíntia.

    ResponderExcluir
  29. É verdade Cíntia, as coisas nem sempre são como a gente gostaria, e mesmo que gostássemos poderia não ser o correto. É mesmo complicado.
    Obrigada pelo comentário.
    Beijos
    Cris.

    ResponderExcluir
  30. Rafa, muito verdadeiro o que você postou no Livro e Afins. Eu acho q há muito tempo estamos sendo observados via satélite e com a Internet parte de nossas vidas estão escancaradas. É o preço da evolução, mas eu também acho que as pessoas de uma forma geral já estão preparadas principalmente os jovens pois esse é o tempo deles. Deixo o meu comentário aqui pois no site não consigo comentar, nenhuma forma da certo.
    Seu texto foi muito bem escrito. Parabéns.
    Beijos
    Cris.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tia!!

      Que bom que gostou...isso é o tipo de coisa que me preocupo há algum tempo, mas não tenho como viver sem...muitos amigos me acham paranoico, mas não tem problema...quero o máximo das minhas coisas no meu computador e sob meu controle...o que não der, vou de leve...

      beijos e obrigado!

      Excluir
  31. existem pessoas que tem o dom e o ignoram ou escondem...
    aqui não.
    o dom está escanradado pra todos nós!
    maravilha!!

    bjs.Sol

    saudade..rs

    ResponderExcluir
  32. Oi Sol,

    Todos temos dons, uns pra compor poemas, outros pra comentar! Se o nível de comentário é assim, imagina quando resolve compor!!!
    Obrigada querida.
    Beijos
    Cris.

    ResponderExcluir
  33. O melhor é arranjar um blogue para a tua tia, pois ela sabe do que fala.
    Bom resto de domingo e boa semana.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahah...boa Nilsão...já falei isso pra ela...vamos ver se ela resolve e despeja estes textos para nós.;..

      Obrigado e para você também...

      []ss

      Excluir
    2. Oi Nilson,

      Infelizmente eu não teria tempo pra mantê-lo, não consigo ser tão múltipla quanto o Rafa!!! ehheeheh
      Abração
      Cris.

      Excluir
  34. Por tudo isso Eu a Amo. Dia a dia em 35 anos, é essa pessoa que me casei. Braço direito nas dificuldades do dia a dia, mãe "amorosa" e esposa acima de tudo. É grande meu orgulho de ver pela primeira vez, divulgado a outras pessoas, aquilo que convivo a tantos anos. Obrigado Sobrinho, pela oportunidade.
    Cris, te Amo.......
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba!! Essa não tenho o que falar (embargou..rs) a não ser: Sensacional!! Sensacional!!

      Beijos para vocês!!

      Excluir
    2. Tem certas coisas que não sei dizer.....mas vou me arriscar. Vivemos muitas coisas boas e coisas ruins, as coisas boas aproveitamos o quanto pudemos e as coisas ruins superamos juntos! Em todas as minhas dificuldades você esteve presente me apoiando, me corrigindo, me colocando no caminho. Se eu evolui foi porque vc sempre esteve ao meu lado, porisso e por tudo o que você é, eu te amo e sempre te amarei. Te amo desde aqui na terra e espero levar esse sentimento para toda a eternidade.
      Obrigada Dé.
      Beijos.
      Cris.

      Excluir
    3. E a coisa tá ficando mais sensacional ainda!

      Beijos...

      Excluir
  35. Texto reflexivo e com boa retórica .
    o final é de acordar a alma ...

    Generosidade compartilhar conosco essa maravilha .

    Abraço duplo ,para Tia e Sobrinho !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Moisés pelo comentário, gostei da sua visão em relação ao poema.
      Abraços
      Cris.

      Excluir
  36. Eu já li muita coisa interessante, mas nunca lí um poema tão verdadeiro, tão real, tão compreensível metafóricamente. Existem bruxas e fadas, mas precisamos saber quem é quem.
    Belo, muito belo!
    Um abraço
    Selma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Selma,

      Quem de nós nunca teve uma bruxa ou uma fada na vida não é mesmo? E quantas vezes nos decepcionamos com algumas fadas ou admiramos algumas bruxas? Essa é a idéia.
      Obrigada.
      Cris.

      Excluir
  37. Que bom ler de outra pessoa as coisas que a gente pensa e que inclusive ja passou por algumas situações bem semelhantes.
    Gostei do texto, bem escrito e muito real.
    Marta Maria

    ResponderExcluir
  38. Oi Martinha.
    Muito obrigada por postar seu comentário, que aliás diga-se de passagem, bem original. Abraços na Cláudia.
    Beijos
    Cris.

    ResponderExcluir
  39. Adoro poemas...
    E esse...
    Muito show!!!
    Adorei!!!

    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  40. Oi Rebeca,
    Obrigada, fico feliz que tenha gostado.
    Um beijo
    Cris.

    ResponderExcluir
  41. Gostaria de deixar aqui os meus agradecimentos à todas as pessoas que deixaram um comentário sobre o poema e principalmente ao Rafael por permitir que ele fosse publicado.
    Existe, foi uma manifestação do meu interior provavelmente por situações as quais eu vivi em alguns momentos da vida e pela experiência que acumulei durante esse período. Que esse poema possa ter trazido momentos de reflexões para todos em quaisquer um dos trechos e ele deixa também um alerta para que nós possamos ter uma vida mais consciente sem ferir os nossos semelhantes mas também sem nos ferirmos a nós mesmos.
    Obrigada a todos, Obrigada Rafa!!
    Beijos
    Cris.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço, tia, por compartilhar tanta coisa vivida e sabida aqui com a gente...Foi muito bom e podemos ver que o pessoal gostou muito também. O espaço aqui está sempre aberto para você!

      Beijoss

      Excluir
  42. Uau!! Era o que eu precisava ler hoje!!Se vcs permitirem gostaria de postar em meu blog!! Aguardo um ok!! Abçs e Feliz semana!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom né Renata!

      Minha tia vai ficar contente...

      Pode publicar sim, todos os textos aqui podem ser publicados e outros locais. A única restrição é que sejam referenciados o próprio autor e este blog como fonte.

      Se decidir publicar, conta pra gente para podermos ir lá comentar!

      []s...ótima semana!

      Excluir
  43. Rafael publico somente o que realmente possui conteúdo...já publiquei...espero que goste....abçs
    http://www.Sou-Poesia.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata!! Ficou muito legal!!

      Obrigado mais uma vez! Minha tia vai ficar muito contente!

      []s

      Excluir