quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Carta ao Pietro

São Paulo, 22 de setembro de 2011.

Querido Pietro,

Você ainda não me conhece, mas hoje eu conheci seu rostinho: sou seu tio!

Queria que você soubesse da revolução que você já tem causado por aqui. Estamos todos muito felizes, de corações moles e extremamente ansiosos esperando a sua chegada – o tio está doido para te ver! Já faz um bom tempo que muita gente por aqui está se mexendo e correndo atrás das coisas para que esteja tudo pronto para quando você chegar.
Você deve estar curioso em saber como são as coisas aqui do lado de fora, não é? Mas tem quem diga que são nove meses tentando sair e o resto da vida tentando voltar, mas não é bem assim.
É verdade que o mundo tem mudado muito desde que eu e seu pai viemos, mais ainda de quando seus avós vieram. A vida por aqui anda bem agitada, cada vez mais temos mais trabalho, mais contas a pagar, menos tempo para nós mesmos e para aqueles que convivem conosco. O mundo está complicado, o progresso está faminto e não tem limites. O planeta está cada vez mais poluído, cada vez mais quente, as estações do ano – talvez você ainda ouça falar delas – já quase não se diferenciam umas das outras, o nível do mar está subindo, as calotas polares estão derretendo, alguns bichinhos você só conhecerá no seu berço ou nos seus livrinhos, e o que é pior, parece que ninguém está muito preocupado com isso.
As pessoas também mudaram muito. Não é de se estranhar. Neste ritmo em que vivemos cada um quer mais é cuidar do que é seu – ou pegar o que é do outro. Mas o problema é a forma como as coisas acontecem. Não há preocupação de um com o outro, nem que seja superficial. As pessoas não medem esforços e tão pouco pesam nos efeitos do que fazem para conseguir o que querem. Simplesmente atropelam um ao outro sem peso algum na consciência. Têm-se feito muita coisa ruim e feia por aqui. Já quase não existem mais valores e quando existem, só existem dentro de casa, pois são facilmente corrompidos. Parece-me que antes havia um pouco mais de respeito e acho que não é coisa da minha cabeça. E toda esta situação só faz com que as pessoas se isolem cada vez mais umas das outras, e até delas mesmas. Creio que seja uma forma de defesa, mas acredite: com bilhões de pessoas neste mundo, nunca houve tanta solidão. E o que é pior, solidão de si mesmo!
Há muitas outras coisas que não mudaram. Por mais que irão dizer a você que isso não acontecia antigamente, saiba que elas existem há muito tempo e por muito tempo ainda continuarão conosco. Por exemplo: os políticos são corruptos e agem em benefício próprio; o dinheiro move este mundo, dinheiro gera dinheiro e compra remédios para as dores de cabeça que causa; as guerras sempre existiram sob fachadas para disfarçar o real objetivo de lucro e aumento de poder entre as nações; ainda hoje, para alguns a fome e ignorância alheia é lucro; as mulheres são complicadas, mas mesmo sem as entender, você não conseguirá ficar longe delas – daqui um tempo o tio conversa melhor com você sobre isso –; a grama do vizinho é sempre mais verde; sempre alguém anunciará o fim do mundo e o mundo sempre continua aqui; as pessoas mais sábias que você conhecer serão as pessoas que mais erraram na vida; todos erram, mas poucos perdoam; e, creio que o principal, seus pais sempre saberão da vida mais do que você e sempre farão por você aquilo que eles entenderem como melhor para você, assim, por mais que não os entenda ou com eles não concorde, acredite no tio: eles sabem! Ouça-os, respeite-os e ame-os!
Mas por aqui também tem muita coisa boa. Você pode vir sossegado que o saldo é positivo. Viver ainda vale muito a pena! Há muita coisa bonita para se ver, muito lugar interessante para se visitar, muito canto de passarinho para se apreciar, muita flor perfumada a se cheirar, muito pôr do sol memorável a se observar, muita piada a se contar, muita risada rasgada a se rir, muita gente de bom coração para se conhecer e muito sentimento bom para se sentir. A vida é algo mágico e que nos surpreende todos os dias, basta nos permitirmos vivê-la. Tem muita coisa boa para a gente fazer! Vamos brincar na terra, tomar sorvete, andar a cavalo, comer doces escondidos, correr atrás de galinhas, contar histórias, pescar, pegar fruta no vizinho, andar de bicicleta, até jogar bola, vamos deixar a mamãe e o papai bem loucos da vida!

Você já é muito querido e tem um lugar especial em nossos corações!

Seja muito bem-vindo!

Beijos do tio!

71 comentários:

  1. Bem vindo Pietro, que Deus lhe ilumine, lhe proteja, vc tem uma familia que te ama, isso é crucial em qualquer situação, não tenha medo, seja muito feliz!!!! Parabéns pelo novo membro, uma criança é uma benção! Passa lá, beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Gi!! Muito obrigado...com certeza, é muito bom!

    Passo sim...

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Que lindo Rafa!!! OLha que quando vi o ultrassom do Pietro chorei que nem boba. Deus sempre renova as nossas vidas. Que ele venha cheio de saúde e que seja forte pra nossa felicidade.
    Beijos
    Cris.

    ResponderExcluir
  4. É verdade, tia...uma renovada muito boa...é isso aí, que venha muito bem e muito feliz! E a família vai crescendo!! rsrs

    Beijos...

    ResponderExcluir
  5. Bem vindo Pietro!
    Parabéns titio Rafa, é sempre maravilhoso um presente como esse!
    Bom final de semana!

    ResponderExcluir
  6. Obrigado, Danielle!

    Muito bom mesmo!!

    Bom fim de semana para você também!

    ResponderExcluir
  7. Caro amigo Rafael;
    Extraordinária carta de boas vindas para quem irá amar a vida tão fortemente como seu tio; só pode ser desta forma.
    A sua escorreita escrita é um bálsamo para a alma.
    Parabéns.
    Abraço fraterno e amigo.

    ResponderExcluir
  8. Oi Rafael, passando rapidinho só para te desejar... um ótimo fim de semana!!! Um abraço

    ResponderExcluir
  9. RAFA...QUE LINDO!!!QUE ORGULHO DE E VC COMO PRIMO!!!!SEMPRE ME EMOCIONO COM SEUS TEXTOS!!!TUDO DE MELHOR PRA VC PRA JU TB SEMPRE!!!!BJS!!!!!!TE ADORO!!![VIVIANI

    ResponderExcluir
  10. RAFA..QUE LINDO,CADA VEZ TENHO MAIS ORGUKHO DE VC!!!TUDO DE MELHOR SEMPRE PRA VC E PRA JU.ME EMOCIOEI MAIS UMA VEZ!!!!BJSSSS

    ResponderExcluir
  11. Grande Carlos!!

    Muito obrigado, fiquei muito contente com seu comentário...fico imaginando ele lendo esta carta quando estiver já moço, como seria? rsrs

    E que seja realmente desta forma! rsrs

    Grande abraço, meu amigo!

    ResponderExcluir
  12. Oi Prima!!

    Muito obrigado...rsrs....fiquei até sem jeito...rsrsrs

    Tudo de melhor para nós todos!

    beijos

    ResponderExcluir
  13. Ô Prima, assim você quebra minhas pernas, nem sei o que dizer...rsrsr

    Obrigado!!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Bem vindo Pietro!!!
    Que Deus sempre o abençõe!!!
    Que maravilha!!
    Beijos de um lindo sábado!!

    ResponderExcluir
  15. lindo texto Rafael e muito bom sua presença e palavras np meu poema.

    Desculpe a minha ausência, mas o
    conheço há muito e nunca o esqueço.

    Linsa família, amigo.

    Um abraço,

    Mª. luísa

    ResponderExcluir
  16. Seja bem-vindo a esse mundo caro Pietro.
    Tome cuidado, você terá muitos obstáculos, no entanto você irá vence-los.
    Você terá dois caminhos para escolher, escolha-o bem.

    Amig, fiquei fora por alguns tempos, a vida tem tomado um rumo diferente a cada dia, todavia, estou de volta.
    Obrigado pelo carinho em meu blog!

    Abraço.

    (http://paulobouvier.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  17. Muito bom mesmo, Carla!

    Já já ele estará por aqui...

    Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  18. Oi Maria Luísa!

    Não se preocupe...sei como é...e realmente não nos esquecemos...venha sempre que puder!

    Obrigado, família de ouro!

    Abraço..

    ResponderExcluir
  19. Ouviu o tio Paulo, Pietro? rsrsr

    É complicado manter-se na ativa por aqui mesmo, Paulo..sei bem como é...a vida nos toma certas atenções que não estavam nos planos...

    Mas que bom que voltou e passou por aqui!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  20. Rafa,
    Desejo que você tenha toda a sorte do mundo, que você possa entender a vida e mais do que isso, que a vida te entenda também, que seus sonhos sejam sempre pro seu crescimento e felicidade e que você os tenha sempre e que Deus esteja presente em todos os seus pensamentos e atos.
    FELIZ ANIVERSÁRIO QUERIDO!!!
    Beijos
    CRis.

    ResponderExcluir
  21. Muuuuuuito obrigado, Tia!!!

    Que assim seja mesmo...rsrsr...amém!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  22. Prezado Rafael,

    primeiro quero agradecer sua visita ao meu blog, o "Palavras de Nuvem" e pelo comentário que lá deixou. Por ele, tive a oportunidade de vir aqui conhecer o seu blog também, o qual achei muito interessante mesmo.

    Este seu texto anunciando a chegada de Pietro é ao mesmo tempo uma bela homenagem à vida nova que virá, e uma rica reflexão acerca do cotidiano deste mundo em que estamos vivendo. Muito sensível sua leitura das coisas, tanto daquilo que nos aflige quanto em relação ao que há de bom por aqui.

    Parabéns, "titio", pelo sobrinho e pelo texto primoroso. Uma crônica que chega a me lembrar os textos deliciosos de Mário Quintana, pela simplicidade e leveza com que trata mesmo as coisas mais duras da vida.

    deixo um abraço fraterno e espero nos encontrar novamente com frequência entre as linhas e palavras dos nossos blogs.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  23. Rafael visitar teu blog é sempre um prazer,na certeza das palavras fico grata pela visita

    ResponderExcluir
  24. Parabens Rafael gostei deste olhar critico sobre o cotidiano,sobre este mundo velho mundo.Ficou supimpa esta carta ao Pietro e que ele possa vir com toda força para matar um leão em cada dia, mas que seja escondido dos ecolgistas de plantão,rsrs.
    Um abraço e seja bem vindo.
    Gostei.

    ResponderExcluir
  25. Rafa,

    Feliz do Pietro por ter um tio tão especial quanto você.

    Fiquei emocionada enquanto lia seu texto. Parabéns pela sensibilidade e amor contidos em suas letras.

    Bjos

    ResponderExcluir
  26. Aaii que lindoo... então bem-vindo Pietro! *--*

    Beijoo

    ResponderExcluir
  27. Legal este teu blogger. Belo texto, amigo. Fique maravilhado. Um abraço. A temática do meu é um pouco diferente, mas dá uma conferida, ok?

    ResponderExcluir
  28. Olá Alessandro!!

    Eu que agradeço muito a sua visita e este ótimo e gratificante comentário. Foi bem esta a intensão mesmo: a chegada do Pietro e com um certo chamado para a nossa própria atenção do nosso mundo.

    Muito obrigado pelo votos e agradeço muito e fico muito contente com suas palavras!

    Seja muito bem-vindo por aqui!

    Nos encontraremos sim!

    Abraço e obrigado!

    ResponderExcluir
  29. Olá Anita!!

    Muito obrigado, fico muito contente com isso!

    Abraços..

    ResponderExcluir
  30. Olá Toninho!!

    Muito obrigado, fico muito contente que você tenha passado por aqui e gostado do que encontrou. Seja bem-vindo!

    hahah...realmente, que ele venha assim mesmo...rsrs..

    Abraço

    ResponderExcluir
  31. Oi Ciça! Que bom que gostou...fico muito contente com seu comentário...muito gostoso!!

    Obrigado e Beijos

    ResponderExcluir
  32. Olá Maxwell!!

    Que bom que gostou, fico contente com isso, seja bem-vindo!

    Vou passar por lá sim!

    Abraço...

    ResponderExcluir
  33. Realmente pra mim foi um baque, Rafael. Estava tomando café quando soube a notícia no jornal. Como todos somos finitos temos que de certa forma entender tudo isso. Obrigado pelo comentário... Valeu, Rafael.

    ResponderExcluir
  34. sim, Maxwell...por outro lado, no mesmo dia, foi anunciado o primeiro álbum da nova banda Superheavy. Não sei se você conhece, mas dá uma olhadinha na formação...tô ouvindo e é muito bom!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  35. Ah, mas que tanta doçura, Rafa!

    Amo demais meus sobrinhos também, entendo bem esse laço.

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  36. Que venha Pietro com muita saúde e todas as bençãos de Deus!

    Beijo carinhoso Rafael.

    ResponderExcluir
  37. Que bom Luna...estou prestes a entender de verdade...rsrs

    Beijo!

    ResponderExcluir
  38. Coruja nem um pouco... [sorrio]. Castellar, muito lindo o seu cuidado em fazer uma missiva expondo ao Pietro que você é feliz e que sim, é possível ser feliz; basta ter um coração pronto para a felicidade. Obrigado pelo apoio sagrado ao meu blog, amigo. Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  39. Eh Jefhone!! Põe coruja nisso, viu...rsrsrs

    Que bom que gostou...foi bem isso mesmo que quis passar pra ele e fico imaginando como seria quando ele tiver mais moço (hehehe) e ler esta carta...

    Eu que agradeço você por aqui!

    Grande abraço, meu amigo!

    ResponderExcluir
  40. Que texto lindo *-*
    Que seu sobrinho venha cheio de saúde e com muito amor, que tenho certeza que já tem. E que com certeza apronte bastante com esse tio. hashuash'
    Adorei essa cartinha, muito legal e uma ideia para deixar um registro aos nossos filhos e netos que virão.. para eles saberem um pouco como foi o nosso mundo.

    Beeijos, obrigada pela visita estou retribuindo, e seguindo também adorei seu blog ;*
    Segue de volta?

    ResponderExcluir
  41. Olá Mariane!

    Amém...rsrs...tem sim, se tem...rsrs

    é...também gostei...fico pensando como será quando ele, mais maduro, a ler...rsrs...

    Seja bem-vinda por aqui...eu que agradeço a visita...sigo sim

    beijos

    ResponderExcluir
  42. viver ainda vale muito apena!
    Gostei do seu blog, li muitas coisas interessantes aqui!
    eu vou voltar !

    abraços
    Artur!

    ResponderExcluir
  43. Olá Artur!

    Que bom que gostou...volte sim, é muito bem-vindo!

    Abraços

    ResponderExcluir
  44. Que seja mais um anjo para mudar o mundo pra melhor!
    obrigada pela visita Rafael
    bjs

    ResponderExcluir
  45. Verdade, Yasmine! Este mundo está precisando de reforços...rsrsrs

    beijos

    ResponderExcluir
  46. Estou grato por ter comentado no meu blogue
    gracias

    ResponderExcluir
  47. Emocionante registro, Rafael!
    Estou certa que Pietro chegará para embelezar e trazer esperanças para a família e ampliar essa beleza. O nascimento de uma criança é a prova irrefutável do amor de Deus por nós!

    Que Pietro chegue cheio de saúde e coroe a alegria da família. Obrigada pela ida ao Canto, volte sempre que desejar, será um prazer recebê-lo!

    Abraço!
    ;)

    ResponderExcluir
  48. linda homenagem ao seu sobrinho,
    imortalizada nas palavras desta carta..

    tio babão!!

    bjs.Sol

    ResponderExcluir
  49. É a primeira vez que visito o seu blog e me encantei com esta carta ao seu sobrinho, mostrando-lhe a realidade da nossa sociedade; algumas realidades que sempre existiram, outras que são fruto dos tempos modernos; preocupou-se, no entanto, a mostra-lhe que a vida vale a pena e que há muitas coisas bonitas e pessoas maravilhosas por esse mundo afora; mostrou-lhe que o que é preciso é saber ler a vida, página a página, palavra a palavra, sem pressa, porque a vida, assim como um livro, também chega ao fim.
    Com certeza que o seu sobrinho será feliz e lerá um dia essa carta com muito orgulho do tio que a escreveu. Um abraço e fique bem! Bom fim de semana. Voltarei com toda a certeza!
    Emília

    ResponderExcluir
  50. É a primeira vez que visito o seu blog e me encantei com esta carta ao seu sobrinho, mostrando-lhe a realidade da nossa sociedade; algumas realidades que sempre existiram, outras que são fruto dos tempos modernos; preocupou-se, no entanto, a mostra-lhe que a vida vale a pena e que há muitas coisas bonitas e pessoas maravilhosas por esse mundo afora; mostrou-lhe que o que é preciso é saber ler a vida, página a página, palavra a palavra, sem pressa, porque a vida, assim como um livro, também chega ao fim.
    Com certeza que o seu sobrinho será feliz e lerá um dia essa carta com muito orgulho do tio que a escreveu. Um abraço e fique bem! Bom fim de semana. Voltarei com toda a certeza!
    Emília

    ResponderExcluir
  51. aah que lindo, é bom a gente crescer e ter uma carta dessas pra ler e saber a importância que temos pra algumas pessoas.


    beijos querido.

    ResponderExcluir
  52. Olá José!! Eu que agradeço sua visita!

    Abraço

    ResponderExcluir
  53. Oi Sol!!

    Muito obrigado! Babão mesmo, viu?! rsrsrs

    beijos

    ResponderExcluir
  54. Olá Emília!!

    Muito obrigado por ter vindo por aqui e deixado este ótimo comentário: seja bem-vinda!!

    Fico contente que tenha gostado...

    Bom fim de semana para você também...

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  55. Olá Tati!!

    Que bom que gostou...deve ser muito gostoso isso mesmo...

    Beijos e obrigado pela visita! Seja bem-vinda!

    ResponderExcluir
  56. Que lindo <3
    Seja bem vindo Pietro, imagino a felicidade da sua família. Minha família é grande e cheia de crianças, é MUITO gostoso viver isso tudo!!!
    Meus parabéns e muito obrigada pelo carinho!
    Volte sempre!

    ResponderExcluir
  57. Um texto bem inteligente.
    Aproveitou muito bem o sobrinho e falou com ele para que os outros ouvissem. Nomeadamente os poluidores e os políticos corruptos.
    Gostei.
    Caro amigo Rafael, tem uma boa semana.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  58. Obrigado, Juliana!!

    Essa será nossa primeira criança, desde meus primos que estão bem grandes já..rsrs...

    Muito obrigado pela visita e pelo comentário...seja bem-vinda!

    ResponderExcluir
  59. Grande Nilsão!!

    Exatamente, meu amigo...essa foi a ideia e o gancho..que bom que gostou.

    Um grande abraço e ótima semana para você também.

    Abraço...

    ResponderExcluir
  60. Oi "Canto"!

    Me desculpe pela demora, mas seu comentário caiu na minha caixa de Spam....

    Com certeza esse pequeno vai causar uma boa reviravolta por aqui...estou ansioso..rsrs

    Que assim seja! Torcendo!

    Eu que agradeço a visita e fico contente por ter vindo e comentado..

    []s

    ResponderExcluir
  61. Rafa, que lindo texto!!!
    Assim o Pietro vem correndo.
    bjusssss

    ResponderExcluir
  62. hahahaha...tomara Cynthia!! tô ansioso demais já...rsrsrs

    beijos!!

    ResponderExcluir
  63. Nossa... que lindo.
    Acabo de ser titia, vou compartilhar o texto, com os devidos creditos, claro.
    Adoreiiiiiii.
    Realmente é muito bom a sensação de saber que vamos ter um membro novo na família, e que de qualquer forma, terá um pouco de nós.
    Espero passar o melhor do mundo para meu sobrinho e atentá-lo às coisas ruins.

    Lindo texto! Parabéns.

    ResponderExcluir
  64. Oi Legis!!

    Que bom que gostou e parabéns por se tornar titia...

    Pode compartilhar sim..e obrigado por manter os créditos...depois me conta se foi bem recebido..rs

    Sim, deve ser muito bom mesmo...e vamos tentando...sabemos que não é fácil, mas vamos ajudando a estabelecer um caminho bom para eles.

    Que bom que gostou! Muito obrigado!


    Lindo texto! Parabéns.

    ResponderExcluir