quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Inútil Busca Eterna

Foi em busca das minhas planícies verdejantes,
Dos meus vales intocados,
Dos meus aconchegos prometidos,
Dos meus desejos insaciáveis,
Das minhas metades separadas no banquete,
Das minhas vontades insanas,

Que cruzei desertos escaldantes,
Desbravei florestas amaldiçoadas,
Movi montanhas, abri mares,
Atropelei pessoas – eu mesmo –,

Lancei bombas, derrubei exércitos,
Levei a fome, alimentei,
Machuquei os que curei – e curei –,
Aqueci os friorentos e então soprei e cuspi,

Invadi os infernos,
Revirei os céus,
Trapaceei os demônios,
Negociei com os arcanjos,

Revirei túmulos,
Chorei às igrejas,
Ri, causei e senti as maldições,
Vinguei-me de mim mesmo as minhas desgraças!

Mas foi ao me arrebentar, atirado montanha abaixo,
Estirado sobre a pedra, de bucho rasgado,
Que encontrei, escondido nas minhas entranhas verdes e latejantes,
Desajeitadas em minhas mãos mortificadas, o que tanto procurei: Eu!


10 comentários:

  1. Que maravilhosa demonstração poética, parabéns! Encontrar-nos dentro de nós mesmos é de fato uma das tarefas mas árduas, embora necessária. Você expressou essa jornada brilhantemente em seu poema!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Vinícius! Que bom que tenha gostado.

    Mas é bem isso mesmo, muitas vezes saímos em buscas de coisas que nem ao certo sabemos, quando na verdade, antes de mais nada, precisamos é nos encontrar, mas não é fácil mesmo!

    Abraço,

    Rafael

    ResponderExcluir
  3. Como vale a pena descobrir-se a si mesmo, mas pra isso precisamos fazer uma reviravolta, uma catança, um furacão via entranhas, pois é aí mesmo nesse lugar que encontramos as coisas que deveriam estar no cérebro!
    Muito lindo!!!
    Beijos
    Cris.

    ResponderExcluir
  4. E se vale!! Mas é muito penoso, e ficamos dandos voltas e perdidos, mas mesmo assim é um preço que vale a pena ser pago!

    Bjos tia!

    ResponderExcluir
  5. Não sabia, que era poeta. Parabéns gostei muito do poema.

    Beijos
    Elma

    ResponderExcluir
  6. Oi Elma!!

    Poeta não digo, mas arranho um bocado...

    Seja bem-vinda!

    Bjos..

    ResponderExcluir
  7. É por isso que dizem: a felicidade não está nos outros, e sim, em nós mesmos...

    Liiiindo Poema!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Joie!

    Sim, eles têm razão, mas não é uma coisa fácil de se encontrar, comprovar e, principalmente, manter! Mas vamos que vamos!

    Que bom que vc gostou!

    Beijos...

    ResponderExcluir
  9. Adorei o poema. A conclusão é bem melhor do que a minha:

    Eu

    No mais fundo
    do que encontrei em mim,
    desiludi-me.
    Não me encontrei sequer sozinha!
    Não me encontrei sequer comigo.
    LiaCaldas
    Publicada por lia em 17:54 1

    ResponderExcluir
  10. Oi Lia!!

    Que nada...é só uma questão de "timing"...antes temos que nos perder por completo mesmo...até o ponto de não saber para onde ir...rs

    Bom você por aqui!

    ResponderExcluir