terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Precipício Meu

Há um lugar dentro de mim, difícil de chegar, mas bom de estar.
Um lugar escuro onde me sento e consigo encontrar o silêncio que me acalma, que me alivia;
E, com sorte, revejo algumas das coisas que se passaram, que ainda pairam, que ainda cercam.

É desse lugar, no meio desse silêncio, que raras vezes caio – doutras me jogo.
Caio mim abaixo, sem paradas, sem paredes, sem fôlego;
Surdo à escuridão que se enegrece mais a cada lembrança.

Lembranças intensamente esfregadas à cara,
Plenamente revividas como quando eram apenas momentos de uma vida,
Com os mesmos cheiros, mesmas sensações, mesmos sentimentos.
Lembranças até então extintas, mas que tornam à vida feitas assombrações, pondo-se a me perseguir, a me iludir, a me rasgar!

E quando me inclino, mergulhando de cabeça, entregue à busca de um rápido fim,
Tudo que parecia já ter passado volta em um turbilhão assustador,
Apresentando-se com absurda agressividade, misturando-se e divertindo-se em um todo que gira em múltiplas formas à minha frente.
Vozes, rostos, toques, mágoas, sorrisos, saudades, ódios põem-se a me torturar impiedosamente.

Caçoo-me!

E quando tudo o que parecia morto, perfeito, é tirado debaixo do tapete e sacudido ao ar para punição,
É que as feridas latentes – mesmo as sabidas – são sentidas,
É que as cicatrizes são expostas, trazendo consigo as dores das feridas que já foram.

Com as dores vêm os motivos, os porquês, os momentos que já não são mais – talvez nunca foram –, e um vazio agonizante toma conta de tudo ressaltando as fraquezas, as falhas, os medos e as decepções.

Mas é quando, sem forças e razão, me rendo e a insuportável dor da impotência torna-se presente, soberana às demais,
Dilacerando tudo que um dia foi acreditado, verdadeiramente entregue, plenamente vivido e vilmente tirado,
Que tudo se ilumina, tudo se torna claro e a paz volta a reinar – do seu jeito –, pondo abaixo o que um dia foi verdade.

Então posso retomar o meu lugar em mim, arisco, com pedras às mãos e corpo calejado, cada vez mais!

47 comentários:

  1. As lembranças ficam guardadas dentro do nosso porão interno, basta um segundo de dor ou desilusão, elas voltam com tudo!!!

    abraço

    ResponderExcluir
  2. Rapaz, muito bom esse teu texto.

    Gostei muito

    ResponderExcluir
  3. Temos em nós labirintos indecifráveis, que se calam em sentimentos, onde nem mesmo nós sabemos alcançar, onde se mostram devagar, a medida que alcançamos limites e vivemos!!
    Que belo texto Rafael!!

    Beijos em teu coração!!

    ResponderExcluir
  4. Eita dorzinha ruim essa que a memoria nos traz...
    Mas só nos basta seguir e nos lemprar sempre que foram dores que ficaram para trás...

    Bjos meus querido
    Tenha uma bela tarde.

    ResponderExcluir
  5. Vc escreve maravilhosamente bem me lembra alguém que conheço muito bonito!
    Beijinhossss

    ResponderExcluir
  6. Oh, Dr...que bom que gostou, cara....isso é bom de saber!!

    []'s

    ResponderExcluir
  7. É Sandra...chata mesmo, mas temos que entrar no mais intimo possível para conseguir, ao menos, entender e viver!!

    Bjos....boa tarde....

    ResponderExcluir
  8. oi Ju!! muuuuito obrigado!!

    Que bom que gosta, mas quem eu lembro? Nao gosto muito de ser comparado, mas espero que seja alguem muito legal...

    beijinhos...

    ResponderExcluir
  9. ah Ju!! Soube entender plenamente a questão...e ainda: temos que mergulhar em tudo para entender o como caminhar...

    Bjos...

    ResponderExcluir
  10. É Juzinha!! (desculpe, mas gosto de vc)

    exatamente isso...mas temos que mergulhar, olhar 500 vezes de frente para sabermos quem somos...o que fomos e o que vivemos, só assim podemos continuar...

    Beijos moça...adoro vc por aqui!!

    ResponderExcluir
  11. Em cada palavra se reflecte,onde paramos para pensar quem somo e o porquê.Gostei muito do texto.
    Abraço lisa

    ResponderExcluir
  12. Um rapaz que escrevia p/ mim!rsrsrsr Muito legal ele! rsrsrsr...
    Não estou te comparando disse que me lembra só! Heeeee...
    Kkkkkkk....
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Oi Lisa!!

    Peguou exatamente a ideia!! Essa reflecção de ponto que se passou e que nos ajuda a nos encontrar, a nos aceitar...fico contente que tenha gostado!

    Beijo..

    ResponderExcluir
  14. Ah bom, Ju! Que bom que era um cara legal..rsrsr

    Não esquenta...esse "comparar" não é braveza nem arrogância, pelo contrário, é não se achar...rsrs

    Recebeu um e-mail meu??

    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  15. Não existe lugar onde eu me perca mais, com mais facilidade e mais vezes, repetidamente, do que a minha alma.

    Fato, é assim com todo mundo.

    Beijos, dois.

    ℓυηα

    ResponderExcluir
  16. Não recebi não!
    Manda novamente, né, e pode se achar sim kkkkkkk...
    Quem pode, pode hehehe....
    Muitos beijinhos...

    ResponderExcluir
  17. É sim, Luna...apesar de termos bons resultados, não é algo fácil de se fazer..

    Beijos...

    ResponderExcluir
  18. Oi Ju!!

    Já vi o outro recado..acho que confundi o dados no blog com os do perfil...rsrs..

    Então vou me achar...heheheehe

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. e sempre bom estar com a gente mesmo, no nosso intimo, vivendo nossas lembranças, combatendo alguns medos, buscando o equilibrio.

    ResponderExcluir
  20. Fala Imundo!!

    É..nada melhor do que nós mesmos...afinal, é com quem podemos contar..

    []'s

    ResponderExcluir
  21. o calejo é bom pra quem quer ser chamado de adulto. Denominado por outrso sobre o que tu merece ser.

    Obrigado pelo comnetário bonito la no meu blog...vou te seguir um abraço

    ResponderExcluir
  22. Nada como nos aprofundarmos em nossas próprias entranhas para enxergarmos o que nos mascararam por longo tempo de vida. Se achamos o feio ou o bonito já não importa mais o que importa é que quanto mais nós entramos nesse vazio tão cheio, nos tornamos cada vez mais simples humanos.
    Lindo Rafa.
    Beijos
    Cris.

    ResponderExcluir
  23. Fala Marcelo!!

    Realmente se trata de um processo de maturação, mas a vida é uma contínua maturação quando bem vivida...esse é o tal do "saber envelhecer". Mas não creio que se trate de um "querer" ser chamado de adulto..

    Fico contente que tenha gostado e mais ainda por seguir....

    Grande abraço...

    ResponderExcluir
  24. Oi Tia!!

    Verdade...descobrimos tudo aquilo que nos amedronta e o que realmente somos...assim, pelo menos, conseguimos tocar melhor a vida...

    Simplesmente humanos....

    Beijos, tia!!

    ResponderExcluir
  25. Caro amigo,

    Todos nós temos um lugar lá no fundo, no qual mergulhamos e tentamos nos encontrar...

    Afinal, o que a gente quer mesmo nesta vida é ser verdadeiramente feliz!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  26. Exatemente, Regina...uma busca eterna..e qto mais nos entendemos, melhor é a caminhada...

    Beijo..

    ResponderExcluir
  27. Adorei! :"Mas é quando, sem forças e razão, me rendo e a insuportável dor da impotência torna-se presente, soberana às demais". Como somos impotentes!!!! Essa dor me acompanha tb.Bjs

    ResponderExcluir
  28. Oi Jackie!!

    Somos mesmo...e essa é uma sensação terrível que nos deixa continuar...agonizante!! rsrsrs

    Bjos...

    ResponderExcluir
  29. É a primeira vez que passo por aqui. Confesso que gostei muito de conhecer seu blog. Voltarei outras vezes....vou te linkar lá no meu.


    abraços
    em tua alma.


    Hugo

    ResponderExcluir
  30. Eu ainda acho que tão cegos seríamos se o ontem não recordássemos.

    "Eu acredito no ontem". Mesmo tendo como dor alguns momentos, nos demos a vontade de relembrar aqueles que um dia nos fizeram sorrir.

    Belo. (:

    ResponderExcluir
  31. Concordo, Daiana!

    Sem o ontem seríamos eternos recém-nascidos...sem aprendizados...bons e ruins.

    Obrigao pela visita!!

    ResponderExcluir
  32. Gostei do teu texto. É excelente e vale a pena uma segunda leitura.
    Parabéns pela qualidade deste post.
    Bom fim de semana.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  33. Lembranças... hum. O tempo só distrai, tira as marcas do centro das atenções. Uma hora ou outra o passado te invade o pensamento e toma conta do presente, mesmo que por segundos como um ladrão silencioso.

    Retribuindo a visitinha.
    Bom final de semana. =)

    ResponderExcluir
  34. Olá Nilson!!

    Fico muito contente que tenha gostado e mais ainda por valer uma segunda leitura...essa foi a primeira vez que ouvi algo assim de um texto meu...muito obrigado!!

    Bom fim de semana para vc tb!

    Abraço...

    ResponderExcluir
  35. huahuahau...Sil, estamos falando a mesma língua!!!!

    Vc deu uma ótima descrição para o que eu chamo de assombração: sempre aparece nos assustando e apavorando em plena tranquilidade...

    Obrigado pela visita...Gostei!!

    Bom fim de semana...

    ResponderExcluir
  36. Lindo! Toda vez que venho aqui, falo a mesma coisa. Mas vc é muito Lindo, amor de amigo. Ofereço-lhe este singelo poema.

    *É ASSIM
    Poema da Renata

    É assim
    tem mãos abençoadas,
    carrega todo o sentimento do mundo
    tem olhos de designer
    e um sorriso generoso e largo.

    É assim, um presente de Deus.
    Uma oferenda dos céus.
    A certeza de que a vida é um milagre.

    AMOR*
    *Princípio Fim Meio*

    Adoro a sua presença.Tenho saudadesssss
    O melhor sempre.
    Beijos Renata*******

    ResponderExcluir
  37. Salve! Gostei da sua toca!

    abraço

    neusa

    ResponderExcluir
  38. Oi Rê!!

    Também gosto muito que vc venha aqui...fico até esperando..rs

    Muito obrigado pro esse belo poema...ótimo presente!

    Beijos e não suma!!

    ResponderExcluir
  39. Olá Neusa!!

    Muito obrigado....aradeço também a visita e volte sempre!!

    []'s

    ResponderExcluir
  40. "Caio mim abaixo".
    Isto é fundamental.
    E que bom que cais.

    ResponderExcluir
  41. Olá Bárbara...com toda certeza...e que bom mesmo!!

    []'s

    ResponderExcluir
  42. Olá, Rafael.

    Belo texto! Cheio de verdades...

    "E quando tudo o que parecia morto, perfeito, é tirado debaixo do tapete e sacudido ao ar para punição,
    É que as feridas latentes – mesmo as sabidas – são sentidas,
    É que as cicatrizes são expostas, trazendo consigo as dores das feridas que já foram."

    Adorei!

    Abraço,
    Patrícia Lara

    ResponderExcluir
  43. Olá Patrícia!!

    Que bom que gostou...fico contente com isso.

    Essa parte que você citou também me agradou muito...acho que é parte mais viva desse texto...

    Seja bem-vinda!

    abraço..

    ResponderExcluir
  44. Rafael volto depois com calminha
    quero ler cada texto teu...


    bj

    obrigada pela visita e comentário

    ResponderExcluir
  45. Olá Meri!!

    Quero só ver, hein? Estarei esperando...rsrs

    Bjo...

    ResponderExcluir