segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Desceu Mais Uma na Terrinha!

Na última sexta-feira, o "Desce Mais Uma!" ganhou mais um grande presente: um artigo completo na coluna do Ricardo Ricci no jornal "A Cidade" de Santa Gertrudes - haja comemoração!

Convido a todos a conferir a matéria na íntegra, com direito à página do jornal que circula na megalópole.

Meus sinceros agradecimentos ao Ricardo por possibilitar essa grande oportunidade!

Abraço a todos...


* * *

Há pouco mais de um ano foi ao ar o blog “Desce Mais Uma!” (http://descemaisuma.blogspot.com). Criado e mantido por Rafael Castellar das Neves, o Desce Mais Uma! apresenta poesias, crônicas e contos sob temas que abordam situações cotidianas da existência humana – esquecidas e escondidas –, de forma crua, intensa e com pitadas sarcásticas.

O blog nasceu da decisão do Rafael em assumir seus rabiscos – até então jogados ao lixo – e apresentá-los publicamente. Diversas foram as opções após essa decisão, mas entre conversas e pesquisas o blog foi escolhido, uma vez que possibilitaria uma divulgação mais abrangente e uma forte interação com os leitores.

O “Desce Mais Uma!”, conforme o tão conhecido bordão, faz referência às tantas conversas, situações, causos e papos furados que se passam nas mesas dos bares. Mas que são discutidos com muita intensidade e sem pudores, que são deixados do lado de fora. Em seu primeiro aniversário, o blog foi reformulado e ganhou uma aparência que mistura boemia e literatura.

Os textos são publicados semanalmente e, devido às facilidades dos mecanismos de um blog, os leitores podem acompanhar, comentar e debater sobre cada texto publicado, junto com o Rafael que está sempre interagindo com seus leitores.

“A possibilidade de interagir com os leitores é uma das grandes vantagens de um blog. É incrível poder acompanhar e conhecer as reações causadas pelos meus textos. Alguns leitores passam a se fidelizar e assim vamos os conhecendo e conhecendo seus gostos. Algumas vezes, ao terminar um texto, já posso pensar: esse fulano é que vai gostar, enquanto beltrano vai se incomodar. Acho que esse é o grande resultado de uma criação artística: o efeito causado aos expectadores.”

"Outra grande vantagem de um blog é o fato de ele estar na internet. Hoje os textos são lidos e comentados em várias partes do mundo e a velocidade e abrangência de divulgação é fantástica. Posso acompanhar reações de leitores de culturas diferentes da nossa, que vivem em um contexto completamente diferente, e isso traz muita satisfação e empolgação com o trabalho. E uma vez que temos novos olhos sobre nosso trabalho, portas começam a se abrir. Além de publicações em blogs de grande referência, um grande exemplo é a publicação de um dos meus textos na revista italiana Multipoesia, a qual também veicula na internet um vídeo de minha autoria. Outra parceria que merece atenção é a criação de outro blog com mais quatro escritores portugueses, o Rasuras.”

“E foi a própria internet que permitiu um retorno do meu trabalho a minha terra, por intermédio da Odila Góes que me encontrou e me deu a grande oportunidade de uma participação memorável em uma das edições do seu programa Culturando, na rádio da nossa cidade.”

“Todos estes grandes momentos, inclusive este, estão disponíveis no “Desce Mais Uma!” e convido a todos a passar por lá e conhecer um pouco do meu trabalho, serão muito bem-vindos!”

Além do blog, o Rafael ainda mantém projetos relacionados em paralelo. Um deles, em primeira mão, é a edição independente de um livro comemorando o primeiro ano do blog, a qual deve ser concluída nos próximos meses: fiquem de olho no blog para acompanhar este lançamento.

24 comentários:

  1. Aaa q legal!!! Parabéns pelo artigoo, adorei, pude conhecer melhor seu Blog! Mto sucesso, e nos informe do livro heim!!!! Abççç!

    ResponderExcluir
  2. Grande Renato!! Muito legal mesmo...muito bacana isso ter acontecido...

    Que bom que deu pra conhecer melhor...

    Muito obrigado mesmo...e pode deixar que avisarei com certeza!!

    Abraço!!

    ResponderExcluir
  3. O mundo dos blogs ainda há muito a ser explorado, pois existem ótimos escritores, assim como você!

    Parabéns!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Caramba, Imundo...aí vc quebra minhas pernas...hauhaua....muito obrigado, de verdade!!

    Abração!!

    ResponderExcluir
  5. Poxa Rafa, que tal me passar um pouco da sua sorte?
    Que nada!!! Isso é puro talento, coisa própria, e você tá jorrando talento pelos cantos do mundo.
    Coisa boa de se ver!!!!!
    Parabéns!!!!
    Beijos
    Cris.

    ResponderExcluir
  6. Ah tia...nem me fala, né?

    Mas depois de tudo, quero mais é que dê tudo certo...vai ser difícil eu parar por aqui...rs

    Beijos...

    ResponderExcluir
  7. Aeee Ju!! Uuhhhuuu mesmo!! rsrs...

    Muito obrigado...

    beijoosss

    ResponderExcluir
  8. Vc é chic hein nossaaaaaaaa! Parabéns e muito sucesso! Bjinhos da Madrasta!

    ResponderExcluir
  9. rsrsrs....quem sabe uma hora eu chego lá, Madrasta...vou tentando..rs

    Obrigado, viu!

    Beijos do Enteado!

    ResponderExcluir
  10. Rafael
    vim retribuir uma visita que me fez
    e estou a ler teus posts

    que delicia de leitura


    abraço

    ResponderExcluir
  11. Olá Meri!!

    Que bom esteja gostando...fico contente!

    Seja muito bem-vinda...

    []s

    ResponderExcluir
  12. Que ótimo isso heim? O reconhecimento é maravilhoso e bem merecido. Não sabia do livro e fiquei hiper feliz, estou na espera. Vou querer o meu, claro!

    Um beijo enorme e sucesso, muito sucesso!

    ResponderExcluir
  13. É Priscila...muito bom mesmo!! E melhor ainda se é merecido..rs

    Pode deixar...vou guardar o seu...

    Beijo e muuuuito obrigado!!

    ResponderExcluir
  14. Oi Rafael!!

    Parabéns pelo "The Best GB 2010" e também por este artigo publicado!

    Gostei muito quando você comenta que quando escreve, fica a imaginar a reação de fulano ou beltrano... a gente acaba mesmo criando um vínculo, uma cumplicidade tão grande com nossos amigos que somos capazes de "prever" suas reações!!

    Parabéns mais uma vez e sucesso sempre!

    Beijo, bom feriado!!

    ResponderExcluir
  15. Olá Regina!!

    Muuito obrigado...são momentos muito gratificantes!

    Sim, é uma coisa muito bacana mesmo. Cria-se esse vínculo que você comentou, alguns se desenvolvem e extrapolam tornando-se amizades.

    Obrigado pelos votos de sucesso!

    Beijos e bom feriado para vc tb!

    ResponderExcluir
  16. Ora Parabéns Rafael

    Fico feliz que o reconhecimento já esteja batendo na sua porta!Agora é deixar ele entrar e sentar no sofá do seu talento.Parabéns.

    Milhões de beijos

    ResponderExcluir
  17. Oi Ju!!

    Sim...está batendo mesmo..muito bom tudo isso...já me sentei no sofá e abri uma lata!! rsrs

    Muito obrigado,

    Milhões de beijos pra vc tb!!

    ResponderExcluir
  18. Meus parabéns! O reconhecimento talvez seja a maior recompensa do trabalho, é o que faz continuar não é mesmo?
    Gostei do blog.
    Obrigada por ter passado no meu :D

    ResponderExcluir
  19. sempre digo, os bons pontuam ,veja o seu reconhecimento merecido.parabéns e obrigada pela visita.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  20. Olá Agatha!!

    Obrigado! Realmente é o reconhecimento que mantém essa roda girando...muito bom.

    Que bom que tenha gostado daqui, seja bem-vinda!

    Beijo.

    ResponderExcluir
  21. Olá Claudete!!

    Muito obrigado...gostei da ideia e fiquei contente...rsrs..

    Eu que agradeço a visita..volte mais.

    Abraços...

    ResponderExcluir
  22. Admirável e Fantástico Escritor Amigo:
    Fiquei feliz por si.
    Realmente, é um blogue de elevada qualidade que interage com o leitor constantemente e de forma fabulosa.
    Aqui, do meu querido Portugal, envio-lhe o desejo de que este significativo sentir perdure e avance mais e mais, rumo à felicidade e delícia do sentir, ainda mais. Sei que é fácil para si pelo brilhantismo e extraordinário poder de expressão riquíssimo que possui em si e no que é.
    Parabéns sinceros.
    Serei mais assíduo.
    Constato, com satisfação, que VOCÊ é um cronista de eleição. Sublime.
    Abraço amigo de SEMPRE.
    Com respeito, estima e imensa consideração.
    Sempre a admirá-lo


    pena

    Bem-Haja, notável amigo.
    Tem um blogue de eleição. Majestoso e perfeito.
    MUITO OBRIGADO pela sua amizade que preservo imenso. OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  23. Amigo Pena!

    Seu comentário me tira as palavras. Não sei nem como expressar o quão feliz e gratificado fico com este seu reconhecimento. São palavras nunca a mim ditas de forma tão verdadeiras e que só me dão mais forças e entusiasmo para continuar.

    Estou extremamente contente e lhe agradeço imensamente por este reconhecimento, ainda mais vindo de alguém como você que produz trabalhos tão notáveis!

    Muito, mas muito obrigado...

    Um grande e feliz abraço!

    ResponderExcluir