quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Grandioso Galho Qualquer

Eita, galho majestoso, com que prazer baila ao vento sedutor que o acaricia em plena altura da copa!
Com razão e direito ostenta seu verdor juvenil das incontáveis folhas que lhe revestem e lhe dão forma.
Canta orgulhoso e radiante pela honra de simplesmente sê-lo: escolhido.
Entre outros de outras é o grandioso e o invejado, um dos maiores, único em si – em si!

Mas, atente-se!
Você compõe a paisagem, não a é.
É apenas mais um entre os tantos: grandes e fracos, frondosos e minguados; mais um!

Ingênuo, somente no vendaval entenderá que sempre esteve sozinho.
E lhe digo: segure-se como puder, porque sua beleza não será suficiente.
Sua magnitude lhe trairá, envergará até o limite das suas fibras.
Suas belas folhas pesarão o suficiente para amaldiçoá-las e repugná-las em meio a tanta dor.

E, se bravamente resistindo e suportando todas as dores que lhe forem impostas, envergar a sua própria árvore, encontrará a pior delas: ela se livrará de si!
Impotente, será partido no nó e rejeitado por seu defeito, que ora fora sua maior virtude e encantamento – quando de nada precisava.

Agora, fraquejado, agoniza seus últimos momentos.
Jogado à parte, descartado, sozinho: seca!
Os que precisam não são dignos de completar uma paisagem.
Se tiver sorte, virá o fogo ou o machado para aliviar suas dores e lhe sepultar longe daqui, galhada seca!


61 comentários:

  1. Ai gente, quanto ressentimento rsrs, brincadeira, adorei o texto, foi uma reviravolta incrivel, serve muito para as pessoas que vivem de ilusão, acreditando serem a paisagem, que um dia vão secar, e quem antes a idolatrava vai implorar para tirar aquela coisa feia e velha dali. Nossa, é bom, faz ser diferente ser normal... abçç!

    ResponderExcluir
  2. Rafael,
    Em primeiro lugar quero agradecer sua visita e comentários em meus blogs; seja muito benvindo!
    Andei vasculhando seu blog e gostei muiuto do seu estilo, é uma honra ter em meu blog leitor tão refinado, capaz de produzir textos tão bons, e premiados além de tudo! Parabéns pelo prêmio da GB.
    Beijos e boa 5º feira.

    ResponderExcluir
  3. huahauah...É Renato...é que gosto de mostrar as coisas com um pouco mais de "violência"..rsrsr

    É, tem razão...e além disso, as coisas são reverenciadas enquanto não demandam esforços dos outros, pois quando isso acontece (aos grandes ou pequenos) somente as costas podem ser vistas...

    Que bom que surtiu esse efeito...inesperado para mim!

    Abraço!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Elaine!!

    Eu que agradeço a visita por aqui e fico contente que esteja gostando do que tem encontrado por aqui, muito mesmo. É bom ver que um estilo está mais ou menos formado!

    Obrigado pelos elogios e pela torcida deste prêmio.

    Beijos e ótima quinta para vc tb!

    ResponderExcluir
  5. Não tem como viver de sonhos ou de expectativas vazias, texto massa

    ResponderExcluir
  6. Realmente, Atreyu! Temos que ser suficientes para nós mesmos!

    Valeu pela visita!!

    []s

    ResponderExcluir
  7. E depois de cortado, há de aquecer alguém...

    ResponderExcluir
  8. Boa, DR. do Absurdo!

    Isso já seria um ótimo recomeço...e, no mínimo, um recomeço...

    []s

    ResponderExcluir
  9. Tão grandioso que secou

    Galho majestoso
    beleza sem igual
    ingénuo, glamoroso
    bravamente, impetuoso
    que triste fim afinal.


    Adorei, gosto muito da sua escrita

    abraço

    ResponderExcluir
  10. Olá Anabela!!

    Muito obrigado pelo seu delicioso comentário...fico realmente muito contente que tenha gostado daqui e da minha escrita. Muito gratificante!!

    Abraço e volte sempre..

    ResponderExcluir
  11. Lindo texto, gostei muito da sutileza.

    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Muito interessante essa metáfora que voce faz com muita propriedade sobre a vida. Podemos concluir que somos todos natureza e que temos um começo um meio e um fim. O meio talvez seja a parte em que o antagonismo soa mais forte, depois chegamos ao fim, que na verdade é um novo começo.
    Beijos
    Cris.

    ResponderExcluir
  13. Olá Suelen!!

    Que bom que tenha gostado...fique à vontade por aqui!!

    []s

    ResponderExcluir
  14. Oi Tia!!

    E ainda, muitas vezes, são nos momentos de fraquezas que recebos as costas daqueles que sempre se disseram "por perto"..rsrs...

    Beijos, tia!

    ResponderExcluir
  15. E ai meu camarada. Até eu comecei a ler os textos de tão bons que são.
    Parabéns amigo, depois deixo com você o "meu cartão".
    abraços.

    Gustavo Barioni

    ResponderExcluir
  16. E ai meu camarada. Até eu comecei a ler seus textos de tão bons que são. Depois deixo com você o "meu cartão".
    Abraços meu amigo.

    Gustavo Barioni

    ResponderExcluir
  17. Rafa,

    Durante o meu estio, minha fase de folhas caindo, galhos invergando, eu puder sentir de perto o que são pessoas dando as costas. Nossos algozes estão mais próximos de nós do que imaginamos, mas sempre haverá flores na próxima estação, então nosso perfume poderá ser sentido mesmo pelo lado de trás.
    Beijos.
    Cris.

    ResponderExcluir
  18. É ruim mesmo, tia. Mas no fundo, é bom quebrar logo para entender isso antes que possa ser pior, né? Assim, como vc disse, na próxima estação brotamos mais fortes e, inclusive, podemos ser árvores e não galhos!!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  19. Aeeeee Gu!!! hauahau....vc por aqui?! Ou é um virus?? huahauah

    Que bacana vc ter passado por aqui...pode me deixar seu cartão mesmo que vou distribuir...huahauha

    Abração!!!

    ResponderExcluir
  20. Rafael...
    Obrigada pela visita lá no meu blog...mentequeflutua...lembra?
    adorei o seu espaço e vou te seguir...
    beijo
    e ótimo final de semana

    ResponderExcluir
  21. Oi Leca!!

    Claro que lembro e agradeço sua visita aqui. Fico contente que tenha gostado.

    Beijo e ótimo fim de semana para você também!

    ResponderExcluir
  22. Texto incrível Rafael!

    Obrigada pelas palavras de incentivo no meu blog, me fizeram bem.
    Eu sei que você tem razão, a gente tem que despejar tudo mesmo pra esvaziar e aliviar, mas eu só tô dando um tempo que preciso, preciso disso pra revigorar.
    Não demoro a voltar.
    Fica bem!
    Beijo grande

    ResponderExcluir
  23. Oi Karla!!

    Que bom que passou por aqui e gostou do texto...

    Tudo bem...então, vai logo...vê se não demora, hein? rsr

    Beijo...fique bem vc tb!!

    ResponderExcluir
  24. Amado amigo,
    Não se canso de ler teus textos, fortes e consistentes mas ao mesmo tempo de uma sutileza impar. Parabéns sempre meu qrido.
    Bju no coração e um ótimo domingo.
    Voltarei!

    ResponderExcluir
  25. Olá Lídia!!

    Que bom que esteja gostando e voltando...isso me deixa muito animado!

    Beijos e ótimo domingo para você também!

    ResponderExcluir
  26. Oá Rafael, obrigada pela visita, passei os olhos pelos teus textos... gostei mto do que li... escreves com sentimento intensidade... continua...estou a te seguir e te faço o mesmo convite...volte sempre.

    Beijos pra ti moço bonito.

    ResponderExcluir
  27. Oi Rafael..

    realmente..cada um por si.

    mas mesmo seco e sem vida, este galho serviria para enfeitar, quem sabe, uma sala ..
    como uma árvore de natal..
    e tenho certeza, daria vida a muitos olhares secos e sem brilho,mesmo estando vivos.

    bjs...Sol.

    ResponderExcluir
  28. Obrigado pela visita, muito elaborado seu blog , parabéns pelas belas palavras!!

    ABRAÇO

    ResponderExcluir
  29. Olá Felina!!

    Eu que agradeço a visita...considere o convite aceito!!

    Beijos pra vc tb...rsrs

    ResponderExcluir
  30. Obrigado a você, Celso!!

    Volte sempre que puder...

    Abraço...

    ResponderExcluir
  31. É Sol...tudo depende de como podemos, queremos ou estamos dispostos a olhar o que se passa à nossa volta, ou em nós mesmo...aí podemos usar contra ou à favor...mas sempre: cada um por si!

    Beijos...

    ResponderExcluir
  32. Nossa!Pobrezinho do galho.rsrs

    Mas o pior é que isso acontece com pessoas também...
    É algo pra se pensar, nos nossos amigos esquecidos em gavetas, nos menos favorecidos das calaçadas do nosso mundo, nos nossos idosos... E até em nós mesmos, que por vezes esquecemos quem nós somos (ou quem fomos)
    Ser apenas mais um ...
    Realmente um texto que me fez pensar!Parabéns

    Milhões de beijos

    ResponderExcluir
  33. É isso aí, Ju! Esse é o espírito da coisa....e muitas vezes até daquele amigo forte com quem sempre contamos...quando ele fraqueja, o esquecemos....

    Beijos e beijos!!

    ResponderExcluir
  34. "Ingênuo, somente no vendaval entenderá que sempre esteve sozinho".
    doiii mas as vezes é verdade...
    É realmente as vezes no vendaval que ficamos só, ou reconhecemos os amigos, gostei do texto.
    um abraço e obrigado pela visita ao meu humilde espaço.
    um abraço.

    ResponderExcluir
  35. Ô se doi, Clara! É na encrenca que descobrimos que são as pessoas que nos cercam, mas também nestas horas nos descobrimos!

    Eu que agradeço a visita...

    Abraço...

    ResponderExcluir
  36. Sabe Rafael, a nossa vida é como uma árvore que cresce, iniciando-se pelas suas juvenis folhas e logo torna-se importante aspecto na paisagem onde se desponta; como nós temos nossas fases, nossos momentos e com tudo isso nos tornamos seres únicos em sabedoria e experiência, mais jamais podemos deixar que nossa vida passe e que ela nos leve sem lutarmos, conquistar amigos, amar e ser feliz, para não nos tornar galhos secos!

    Um abraço Rafael!

    ResponderExcluir
  37. Olá Magnólia!!

    Que bom...fico contente com isso...volte sempre que puder...é bem-vinda!

    Beijo..

    ResponderExcluir
  38. Belas palavras, Ju...tem toda razão...e é engraçado, você já viu como são as árvores que duram até o fim: as mais duras e fortes, que conseguem crescer sozinhas!!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  39. O preço que pagamos por nossos cabelos e unhas feitas é isso daqui a 30 anos.

    ResponderExcluir
  40. Caro Rafael,
    vim agradecer a visita e como é óbvio visitar seu blogue.
    Este texto é magnifico, você escreve muito bem.
    Aproveito para lhe dizer que tem o tipo de layout que mais aprecio, o formato de um caderno. Já tentei várias vezes pôr o meu blogue assim mas não consigo.

    Beijinhos,
    Ana Martins

    ResponderExcluir
  41. Olá Ana!!

    Eu que agradeço a visita e este grande comentário...me deixa muito contente!

    Esse layout deu trabalho...fiquei alguns meses trabalhando nele para tentar deixar com cara de bar, caderno e não muito poluído...mas acho que valeu a pena.

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  42. rafael,
    seu blog ta lindo e cheio de "sustância"

    gostei e voltarei.

    abraço do
    roberto.

    ResponderExcluir
  43. Grande, Roberto!

    Que bom que tenha gostado...agradeço a visita, volte sempre mesmo...é muito bem-vindo!

    Abraço...

    ResponderExcluir
  44. Retribuindo a visita!

    E também adorei seu texto, e sua maneira de ecsrever, parabéns!!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  45. Olá Paulinha!

    Obrigado pela visita...e que bom que tenha gostado do meu trabalho também...

    volte sempre, pois é bem-vinda...

    Abraços...

    ResponderExcluir
  46. Oi, Rafael
    Acabei de me fazer sua seguidora, mas não sem antes "bisbilhotar" o seu blog.
    Vim aqui para agradecer a sua visita à "Casa", mas depois de ler o último post fui ver o que estava mais para trás, e...voltei à minha "Casa" para linkar este blog.
    Assim já não o perco de vista...
    Gostei imenso deste texto, cheio de significado, para se ler nas entrelinhas.
    Agrada-me muito a sua escrita.
    Voltarei tão breve quanto possível.

    Boa semana.

    Beijinhos
    Mariazita

    ResponderExcluir
  47. Olá, Mariazita!!

    Nossa, nem sei o que dizer diante deste comentário. Só posso dizer que fiquei muito contente e entusiasmado!

    Muito obrigado, é um grande prazer tê-la em minha "Casa" e ainda mais como seguidora...

    Seja bem-vinda!!

    Beijos...

    ResponderExcluir
  48. Obrigada Rafael, por ter entrado no meu blog e por ter me parabenizado pela vitória no concurso.
    Sinta-se a vontade para "fuçar", ler, opinar, enfim.

    Eu já tinha aqui antes, vi o end. lá no GB. Você também tem coisas boas por aqui heim...hahaha.

    Abçs,
    Mayara Almeida.

    ResponderExcluir
  49. Oi Mayara!!

    Eu que agradeço e a parabenizo de novo...
    Então, seja bem-vinda novamente e fique à vontade por aqui...

    que bom que tenha gostado...

    Beijo..

    ResponderExcluir
  50. As vezes eu me sinto exatamente como descreveste...
    Muito bom para refletir!
    Agradeço de coração a sua presença em palavras no meu blog.
    Um beijo carinhoso

    ResponderExcluir
  51. Oi Tatiana!!

    É...realmente acontece, às vezes...mas acontece...

    Eu que agradeço sua visita por aqui!!

    Grande beijo para vc..

    ResponderExcluir
  52. Nunca vi ou li um galho sendo o protagonista. Maravilhoso!

    ResponderExcluir
  53. Oi Valéria!!

    É, vez ou outra a gente inventa...rsrs

    Que bom que gostou...obrigado pela visita..

    ResponderExcluir
  54. Opa...

    Vim lendo, lendo teus escritos e...esse me pegou de jeito.

    Bateu certeiro e fui pegar toda minha emoção quebrada lá no canto do quarto.

    Beijo

    =)

    ResponderExcluir
  55. Eta, Ana!! Foi assim, é? Que bom!! gostei de saber...

    Beijo....

    ResponderExcluir