segunda-feira, 17 de maio de 2010

Uma Esmolinha, pelo amor de Deus!

Bendito seja senhor doutor,
Que já perto vem sorrindo aprumado.
Homem moço, moço doutor, doutor salvador!

Vê-se logo o homem bom que é, o coração enorme que tem.
Vem para acabar com o jejum desta velha desafortunada,
Que aqui sobrevive sob sujeiras e doenças que cobrem tudo o que já foi um dia.
Cá está minha mão, belo senhor doutor, nela nem tocar precisa!

Perdeu o sorriso, senhor doutor?
Perdeu o compasso e o prumo?
O que foi que viu? Onde?

Venha mais perto, senhor doutor,
As feridas impedem meu levantar.

Ah! Não tenha medo, senhor doutor!
Desculpe-me pela vestimenta, são os panos que me restam.
Desculpe-me o cheiro, nem que pudesse, não tenho como me banhar.
Desculpe-me a doença, tapo minha boca!

Não, senhor doutor, não se vá!
Apenas uma esmolinha, pelo amor de Deus!
Qualquer trocado ajuda, qualquer coisa já me serve,
Não dê as costas a esta velha condenada.

Ah, o senhor doutor tem pressa!
E agora se vai feito um rato assustado,
Rastejando desengonçado pela imundice do meio-fio.

Não há de ser nada.
Quem sabe na volta, quem sabe amanhã, ou quem sabe em outra vida,
Maldito senhor doutor!

53 comentários:

  1. Retrato dessa nossa humanidade. Gente ignorante dessa forma, torna-se mais suja que a própria senhora. Infelizmente.

    Rafaaa!!! Me perdoe a minha ausência. Olha mas nem tenho dúvida que seu livro está fazendo sucesso. ^^

    Não se preocupe voltarei mais por aqui, aliás eu venho sempre, dá uma olhadinha...hehehe... Fique bem!

    Beijo moço!

    ResponderExcluir
  2. Que texto diferente...gostei.


    abraços

    Hugo

    ResponderExcluir
  3. super diferente esse texto;;; gostei.

    abraços de luz e paz.


    Hugo

    ResponderExcluir
  4. Ahhhhhhhhhh.....assim sim!! Achei que tinha sido ignorado de vez!! rsrsrs....

    O livro tá indo, aos trancos e barrancos, mas tá indo! rsrs

    Quanto ao texto: é bem isso mesmo...estas situações acabam sendo incômodos no dia a dia...a próxima será a visão dele..rs

    Volte mesmo..e que bom saber que ainda volta..rsrs...

    Fique bem tb, moça! Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Grande Hugo!!

    Diferente como? Fiquei curioso...rsrsrs

    De qualquer forma: que bom que gostou!!

    []sssss

    ResponderExcluir
  6. Humm Rafael
    Enquanto lia parecia ver a velha , bem sinistro rs
    Comovente é a palavra correta.
    Estou triste, é tal qual acontece ...
    Obrigada , serve pra pensar um pouco,apesar de certamente nada fazer.
    abraços

    ResponderExcluir
  7. Oi Lis!!

    Bom, fico contente pelo fato de o texto ter causado esse impacto, mas é uma tristeza necessária, pq costumamos esquecer essas coisas.

    Obrigado pela visita e relato...isso é importante para mim!

    Abraços...

    ResponderExcluir
  8. Lindo texto, mesmo ao meu estilo de "Alma Madre Teresa" rsrsr.

    Pois sim amigo, um retrato muito real do que é a civilização mundial. Estas pessoas só são lembradas no Natal. Todos os anos as ínfimas acções de solidariedade me dão um frio no estômago....os carenciados precisam de ajuda sim, mas não uma vez por ano!

    Aproveito para agradecer ter passado no meu humilde espaço e ter deixado a sua marca que muito me estimulou.

    Beijinho e sorte para o seu livro... :-))

    ResponderExcluir
  9. Olá Ana!!

    Que bom que gostou...fico muito contente com isso!

    Realmente é algo de faxada, para se mostrar e não para se resolver...esse tipo de situação enoja alguns, comove outros e enriquecem outros ainda...é nisso que vivemos...

    Muito obrigado pela visita e pela torcida com o livro!!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  10. Que nó na garganta. Me fizestes chorar. Não aguento isso. Dificil até pra ler. Terrível essa realidade não é mesmo? O que se passa na cabeça dos gentios? Será que vão levar daqui todas as honras? Não querido, nós e os gentios só vamos levar o amor e isso sinceramente me basta!
    Beijo no coração, obrigada, suas poesias senpre nos leva ao mais profundo imo!
    Cris.

    ResponderExcluir
  11. muito bem falado..
    contado de uma maneira peculiar..
    parabéns!
    bjs.

    ResponderExcluir
  12. Estarmos atentos é uma obrigação... Compete-nos denunciar... Eu não sei fazê-lo tão bem!

    Grata pela passagem e pelas palavras no meu blogue!

    Abraço

    ResponderExcluir
  13. 'E assim caminha a humanidade'
    Dura realidade essa, e a responsabilidade de mudança é nossa!

    ResponderExcluir
  14. Oi Tia!!

    É...não sou muito de escrever sobre borboletas em margaridas, não que não goste; pelo contrário...só que estes fatos do dia a dia, tão escancarados ao mesmo tempo que tão encobertos por uma absolvição coletiva, me incomodam demais! Pretendo fazer a outra visão na próxima semana, o que deverá será pior ainda.

    Mas vc tem toda razão quando fala das recompensas (ou frutos) dos gentios...isso sempre será! Lembrando: Gentileza gera gentileza!

    Beijos tia, sou eu que agradeço sua constante e dedicada companhia!

    ResponderExcluir
  15. Olá Solange!!

    Muito obrigado, fico contente que tenha gostado!

    Beijos...

    ResponderExcluir
  16. Olá Virgínia!!

    Temos que estar atentos mesmo, ao menos a nós mesmo - já é um começo!

    Obrigado, fico feliz que tenha gostado...eu que agradeço a visita!

    Abraço e seja bem-vinda...

    ResponderExcluir
  17. Olá Luanne!

    é...extamente...e assim caminha a humanidade...cada vez mais nesse caminho!

    []ss

    ResponderExcluir
  18. Recebi uma surra delas um dia desses, foi inesperada e dói até agora. Lateja, arde, queima, sangra tudo ao mesmo tempo. Preciso que doa n'alma para que eu aprenda, dores superficiais de nada me servem e nada me ensinam.
    Em algum momento as palavras se predestinam a bater. Já apanhou delas? E uma surra de verdades bem no meio da cara, já aconteceu? Responda no Outono.
    Te espero ansiosamente.
    Com muito carinho.
    S. Outono

    ResponderExcluir
  19. Fabuloso Poeta Amigo:
    Um poema que é uma verdadeira crítica de talento imenso a alguém que é fruto da sua extraordinária imaginação.
    Perfeito, Amigo Enorme!
    A crítica incisiva e mordaz tabém faz parte do existir e fê-lo fantasticamente.
    Abraço de amizade sincera.
    Sempre a lê-lo com atenção e imensa estima.

    pena

    MUITO OBRIGADO pela sua preciosa amizade.
    Bem-Haja, Poeta sublime.

    ResponderExcluir
  20. Olá Outono!! Claro...com certeza eu recebi...e dói sempre...pra sempre...deve ser a pior das surras!

    Quero responder no Outono, mas devo estar com algum problema, pq entro lá e não há atualização há muito tempo..estou com link desatualizado?

    Beijo...

    ResponderExcluir
  21. Grande amigo Pena!!

    É sempre um prazer enorme receber seus profundos e incentivadores comentários! Fico muito contente por merecê-los da forma que os faz, e muito por saber que gostou!

    Muito obrigado...

    Bem-haja, Pena!

    ResponderExcluir
  22. Engraçado, todos simpatizaram com a velhinha... Eu quase, ela me tinha até xingar e amaldiçoar o senhor passante.

    Não posso considerar aquele senhor indiferente, afinal, não sei o que se passava na cabeça dele, mas a atitude da velhinha é decepcionante para uma pessoa tão vivida e que depende da compaixão dos outros.

    Ótimo texto, pois deve ser isso mesmo que acontece...

    ResponderExcluir
  23. Oi Renata!!

    Essa foi a real intenção: trazer a velhinha para perto e depois espetar-se na dor dela...a próxima será a visão do homem e todos estarão condenados...condenados por nossas impressões! Gostei de vc ter tido essa impressão, tentando olhar para os outros lados da cena...isso é muito raro na vida!!

    É mais ou menos isso mesmo...basta observarmos a cena (estando fora dela) que vemos como é isso...
    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  24. Oi, Rafael
    Este texto tem o efeito de um soco no estômago!
    É que no início pensei que a reacção do "doutor" fosse outra...
    Sou muito ingénua, não é mesmo? :)
    Mas a realidade é bem como vc descreve, infelizmente.
    Fiquei triste :(

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  25. Olá Mariazita!!

    Que bom que consegui esse efeito...era bem o que eu pretendia mesmo!

    Mas não se sinta ingênua não, o mundo que é gatuno e cruel demais...não estamos preparados para tantas coisas....mas precisamos!

    Não gostaria que ficasse triste, mas dizer para não ficar seria passar uma borracha e jogar um pano sobre isso...

    Mas gostei muito da sua visita e comentário...

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  26. Realidade pura!
    É assim mesmo, a humildade flexiva, sem vergonha, se mostrando, mendigando um sentido,
    ao condenado do orgulho. E ele tão insano, assustado e nojento, se afastando...
    O amanhã quisera ele jamais houvesse esquecido, que é uma faca de dois gume, pode retratar-se numa dela de video, mais um caso revertido, para a manifestação do sentimento puro.

    e Desce mais uma Rafael
    que adorei levar esse papo com você.
    Amanhã é outro dia, a gente tem tanto pra falar...

    Maravilhoso seu texto
    Parabéns!
    Bjs
    Livinha

    ResponderExcluir
  27. Rafael

    Em jeito de poema, uma óptima crónica social. Factos muito comuns dos tempos que correm.
    Abraço
    Daniel

    ResponderExcluir
  28. Senti medo e angustia lendo seu conto. Não temos culpa da desgraça alheia.

    BeijooO'

    ResponderExcluir
  29. É a realidade, muito bem retratada diga-se de passagem, do mundo de hoje.
    As pessoas pobres tem inúmeras dificuldades, mas quando se trata de saúde é ainda pior. Até mesmo em hospitais!

    Beijos, Alessandra.

    ResponderExcluir
  30. Súplicas e pedidos de socorro ecoam abafados pela poluição sonora e visual do nosso individualismo egoísta...tornando-se apenas parte do cenário do noso dia a dia, e assim totalmente ignorados por nós.
    E continuam a ecoar frente a nossa indiferença lamentável....

    Agradeço sua visita gentil, e digo que sou solidária ao seu alerta.

    Abraço e carinho.

    ResponderExcluir
  31. Olá Rafael! Passando para agradecer a visita e o comentário deixado no nosso humilde espaço, como também, te desejar um ótimo final de semana. Espero contar sempre com a tua visita, pois aqui, com certeza voltarei mais vezes.

    "Uma Esmolinha pelo amor de Deus!"

    Eu não acredito que DEUS fique satisfeito em ver que frutos da sua criação, usem SEU nome para tais procedimentos. Outro erro foi a forma usada pela velha, onde fez questão de relatar a sua situação e o estado de miséria em que se encontrava, deixando transparecer uma verdadeira encenação, na tentativa de enganar o senhor doutor.

    Perdoe-me pelas baboseiras.

    Abraços e fiques na paz de DEUS.

    Furtado.

    ResponderExcluir
  32. Oi Primo...quero muito seu livro , dou cursos para profesoras e preciso de bastantes textos, memso que não sejam do assunto educação para ler no início do curso....Parabéns primooooo
    Bjs
    VIVIANI

    ResponderExcluir
  33. Olá, Livinha!

    É bem isso mesmo...dói...e tem os dois lados, nos dois lado...e tão frequente, mas acobertado.

    Desçam todas!!!

    Fico contente que tenha gostado daqui...volte sempre mesmo...é muito bem-vinda!

    Obrigado e obrigado!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  34. Olá Daniel!!

    Gostei disso...crônia social em forma de poema...bom saber!

    Grande abraço e obrigado!

    ResponderExcluir
  35. Olá Adriana!!

    Que bom que gostou...também gosto quando saí algum desses...

    beijo!

    ResponderExcluir
  36. Olá Valéria! Bom saber disso...gosto de saber e conhecer os sentimentos e sensaçòes que meus textos conseguem passar!

    Beijo...

    ResponderExcluir
  37. É Fátima...e a algumas vezes ficam, inclusive, sob nossos assovios que disfarám a realidade propositalmente...

    Obrigado vc pela visita...fico contente que tenha gostado..

    ResponderExcluir
  38. Grande Furtado!!

    Desculpar? Claro que não...concordo com o que você disse...realmente Deus e tristezas da vida são utilizadas como formas de conseguir sensibilizar outras pessoas...

    Abradeço pela visita...volte sempre!!

    ResponderExcluir
  39. Fortes versos para uma cruel realidade deste nosso triste mundo!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  40. Olá Dalva!

    É...tem hora que tem que pegar pesado mesmo...

    Muito obrigado pela visita!!

    ResponderExcluir
  41. Olá Alessandra!!

    Muito obrigado! Que bom que gostou...

    É, temos isso em todos os locais, todos níveis, mas sempre acobertados!

    Realmente é o nosso mundo!

    Beijos..

    ResponderExcluir
  42. Aeee Prima!! Então manda ver...fique à vontade com os textos...e depois me conte como foi!

    Brigadão...

    Beijos...

    ResponderExcluir
  43. Rafael, obrigada pelo comentário em meu blog, vendo o seu e seu talento me sinto honrada pela visita!!

    Pude observar aqui que você lançou um livro, é isso mesmo? Parabéns viu? Não deve ter satisfação maior pra quem ama escrever ;)

    Beijos querido! Estarei por aqui sempre!

    ResponderExcluir
  44. Olá Aline!!

    Eu que agradeço a visita e esse excelente comentário...vou ficar metido assim...rsrs

    Sim, lancei sim...é uma publicação independente e estou na luta para vender e divulgar os exemplares....mas com certeza é uma satisfação tremenda!!

    Esteja mesmo...é muito bem-vinda!

    Beijos...

    ResponderExcluir
  45. Oi Rafael,

    É bem uma realidade calçada no temor de quem não sabe lidar com as desigualdades...

    Beijos e obrigada pela companhia no café,

    ResponderExcluir
  46. Sim Ana Lúcia!! E bem comum em cada esquina!

    Beijos...e obrigado pela companhia aqui no bar..rs

    ResponderExcluir
  47. Engraçado ler às avessas - li primeiro o segundo texto - e foi um choque, como lá já disse, mas não maior do que a dor de ler o primeiro texto (que, em minha ordem, foi o último). Rafael, posso dizer, de verdade, que já faz algum tempo que não encontro um material tão bom aqui entre os blogs. Parabéns! Um beijo, Deia

    ResponderExcluir
  48. Olá Deia!!

    Não tinha pensado nisso!! Ler no sentido inverso...que coisa...farei isso hoje com calma!!

    Nossa...fico muito, mas muito contente com o que me diz a respeito do meu trabalho...muito bom, muito gratificante saber disso...Obrigado mesmo!!

    beijo....

    ResponderExcluir
  49. As diferenças neste mundo tão igual! Bom, já escutei que o amor é a solução, talvez o respeito, a educação, não sei se resolveria, mais pelo menos diminuiria esta tamanha contradição!
    Um abraço Rafael! Ótimas palavras!

    ResponderExcluir
  50. É sim, Ju...também já ouvi isso, mas não sei mais...são raras as pessoas que conseguem estender o amor além dos limites do próprio interesse...realmente não sei..mas diminuiriam mesmo!

    Abraço e obrigado!

    ResponderExcluir