terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Carta ao Inimigo

Querido Inimigo,

          Há muito não conversamos e nem mesmo seus passos tenho mais seguido. Prometo me redimir e tomar as rédeas da nossa situação que precisa de uma definição.
          Para seu deleite, as coisas não têm andado muito bem por aqui. As últimas circunstâncias exaltam verdades que merecem ser ditas a você, ao menos por justiça. Não sei ao certo se é pela nossa posição ou pela sua má índole – mesmo nos conhecendo como conhecemos, não consigo, ainda, entender de onde vem tudo isso –, mas vejo que entre nós se firma uma das mais claras e verdadeiras relações que já se viu ou se ouviu, algo realmente invejável. Sim, invejável e por muitos, acredite só. Claro que isso é assim agora, pois sabemos muito bem como era antes. Mas deixemos de lado essa conversa de lado, o que está feito está feito.
          Mas é engraçado ser dessa forma apenas com você. Estou falando desta transparência que temos um para com o outro. Sem dúvida alguma, nos odiamos, nos detestamos e queremos o mal um do outro, simples assim. E este é o ponto: não há dúvidas! É claro a forma como vemos um ao outro e tratamos a situação de hoje. Não é um ódio disfarçado, não é algo ofuscado, turvo. Não é um rancor com pitadas de carinho ou piedade que podem se alternar a qualquer momento. É o velho e destrutivo ódio! Puro em sua essência!

          Ao contrário disso, as pessoas por aqui precisam ser temidas. Não porque não nutram sentimentos benévolos, mas justamente por os nutrirem por serem, digamos, necessários. Isso é um perigo, o pior dos disfarces, peço que saiba! Não há como saber o que está por vir destas pessoas. Não há como entender o que é pleno nelas por nós. Não há como se permitir a isso. É uma alternância de estados que me dá repugnância só em pensar. Não se trata de uma alternância constante, mesmo porque é impossível alguém se submeter a ela; é extrema entre os extremos e avassala quando se revela e é quando nos pomos a correr, caso ainda nos reste algum chão. O mesmo sorriso que cativa é o que se apresenta sarcástico durante a queda; a mesma mão que acalenta é a mesma que espanca e apunhala pelas costas; os mesmos lábios que beijam e anunciam o grande encontro, as grandes promessas, são os que nos humilham e rebaixam ao mais lamentável nível da incompreensão e delatam nossas mais temidas fraquezas depositadas em confiança no coração tão amável e bondoso, como outrora apresentado, que agora, empolgado, retumba uma quase marcha fúnebre para nos encomendar.
          Acredito que as coisas caminhem da mesma forma para você. Pessoas que são caridosas, de bom coração e publicamente admiradas, mas que já na superfície do âmago se revelam traiçoeiras egocêntricas e sem escrúpulo algum. Abra os olhos! Esse é um jogo complicado e perigoso, pois não dá para se saber quem são os inimigos; ainda mais quando se apresentam como amigos, pessoas queridas, sonhadas. Não dá para fugir da própria sombra, mas dá para mantê-la a certa distância. Por isso digo que nossa relação é uma das melhoras, uma das mais verdadeiras que se firmou e agora, pensando bem, acredito que seja pela situação.

          Isto tudo é apenas uma constatação que achei justo compartilhar com você, uma vez que faça parte integral; contudo, não se trata de nenhum tipo de reaproximação – espero que isto também esteja bem entendido.

          Ademais, fico por aqui desejando que tudo vá bem consigo e que tome estas palavras como um aviso para que se mantenha bem, pois pretendo ser o único e completo responsável por todo castigo que você merece – acredite!

          Sinceramente seu, Remissor.

59 comentários:

  1. Esta carta nos faz pensar. Concordo que as vezes o inimigo escrachado, aquele que é revelado, não seja o maior algoz. Muitas vezes o inimigo verdadeiro é aquele que está ao nosso lado, bem próximo, cerceando nossos passos e nos atacando em silêncio, pelas costas. Eis aí o perigo!!!
    Muito bom Rafa!!!
    Beijos
    Cris.

    ResponderExcluir
  2. É como eu costumo dizer, tia: tenho medo do cavalo manso, pois não sei o que pode vir; já o cavalo ligeiro e nervoso está sempre aprontando e estou sempre preparado para um tombo..rs

    Beijos tia!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Rafael!
    Bela e inspiradora carta! Atrevo-me a mostrar-lhe um desejo meu: que você ame e que me amando também seja amado e que se não for seja breve em esquecer e que esquecendo não guarde mágoa desejo pois que não seja assim mas se for saiba ser sem desesperar desejo também que tenha amigos que mesmo maus e inconseqüentes sejam corajosos e fiéis e que pelo menos num deles você possa confiar sem duvidar e porque a vida é assim desejo ainda que você tenha inimigos nem muitos nem poucos mas na medida exata.
    Só um como o seu basta.
    Lindo d+!
    Bom vir aqui
    Obrigada
    Beijos,
    Renata

    ResponderExcluir
  4. No teatro da vida, cada um com seu papel. Caindo ou não a máscara após o fim do último ato, deve-se aprender a desabafar o rancor com os aplausos recebidos, e que ele se finde por lá.

    Bom texto!

    Beijos, Rafael.

    ResponderExcluir
  5. Do inimigo a gente já sabe o que espera... dos outros, nem sempre.
    Uma excelente carta, gostei imenso.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Olá Renata!!

    Bom, diante desse completo desejo só posso é torcer e incorporá-lo!! Que assim seja!!

    Que bom que gostou e que é bom vir por aqui...isso me deixa muito contente...venha sempre mesmo!

    Beijos..

    ResponderExcluir
  7. Tem toda razão, Lara!!

    E sempre lembrando que somos nós quem escrevemos nossos próprios roteiros!

    Obrigado e beijos!

    ResponderExcluir
  8. Exatamente, Nilson!

    Aí mora um grande perigo! Fico contente que tenha gostado!

    Obrigado e abraço...

    ResponderExcluir
  9. Grato pela sua visita ao meu blog.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  10. Opa!

    Gostei também demais daqui! Parabéns!

    É claro que voltarei mais vezes!

    Um abração! Tudo de bom!

    Pedro Antônio

    ResponderExcluir
  11. Grande Pedro!! Obrigado pela visita...que bom que gostou daqui...

    Volte mesmo!!

    Grande abraço!!

    ResponderExcluir
  12. Carta boa, hein?

    Bom, obrigada pela visita e pelas palavras.

    Gostei pacas daqui!
    Desce mais duas e tim tim!

    Meu beijo!

    ResponderExcluir
  13. Oi Má!! Obrigado pela visita...já que gostou, que desça uma rodada inteira!!

    Volte sempre!!

    Beijos...

    ResponderExcluir
  14. Gostei imensamente desta carta, original!
    abraço

    ResponderExcluir
  15. Que bom, Sônia!

    Isso me deixa contente...obrigado pela visita!

    Abraço..

    ResponderExcluir
  16. como diz o outro mais vale ter os inimigos por perto, pois ...
    saudações amigas

    ResponderExcluir
  17. sabemos quem sao os nossos inimigos, mas quem sabe si sabemos realmente quem sao os nossos amigos!!!!
    otimamente bem escrito, abraços,

    ResponderExcluir
  18. Olá, não podia deixar de retribuir a visita, e com uma excelente carta, faz-nos interiorizar tantas passagens, tantos momentos em que a dúvida se exibe :)

    vou voltando :)

    Beijinho

    ResponderExcluir
  19. Rafael, vim aqui agradecer sua passagem lá no "Alguém escreveu". Pretendo voltar mais no seu blog, gostei. Apareça também no continhosparacaodormir.blogspot.com é o meu blog mais "cotidiano". O "alguém escreveu" é de textos "longos" de "de-vez-em-quando". Valeu.

    ResponderExcluir
  20. Oi Myra...praticamente um "dormindo com o inimigo"...rs

    Obrigado e abraço..

    ResponderExcluir
  21. Olá, Jasmim!

    Que bom que você passou por aqui...e mais ainda que minha carta tenha lhe agradado e mexido assim...

    Sim...vá voltando sempre que puder...é bem-vinda!

    Beijos..

    ResponderExcluir
  22. Olá Maria!!

    Que bom que veio me visitar...e já que gostou, volte mesmo, ficarei contente!!

    Vou conhecer o seu continho sim, pode deixar...

    Abraço...

    ResponderExcluir
  23. Carta excelente dirigida ao apreço pelo que mais amo neste mundo: a verdade!
    Aqueles que são públicas virtudes, podem ter essas facetas...
    bj e obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  24. Cara, nunca consegui ser tão radical a ponto de ter inimigos reais, as pessoas sempre me associam a um sujeito cordial. Mas tem uns amigos que dão saudade de um inimigo verdadeiro. No plano ficcional, o seu inimigo e a sua carta são um belo texto.

    ResponderExcluir
  25. Olá, Ana!

    Tem razão...hoje em dia vivemos num mundo em que mentir e trapacear (em todos os sentidos) é normal, faz parte da vida...complicado...

    Obrigado pela visita...

    Bjos

    ResponderExcluir
  26. Olá Assis!!

    Que bom que assim...mas existem...e muitas vezes somos nós mesmos, ou alguém que era muito para nós...nas devidas proporções e situações...

    Obrigado pela visita e comentário...

    Abraço..

    ResponderExcluir
  27. Caro Rafael,

    parabéns pelos texto. Está muito bem escrito, quase poético. Que profundidade, hein? rs Bacana demais !!! Valeu a vista no meu blog. Vou acompanhando por aqui.

    abraço,

    Fernando

    ResponderExcluir
  28. O dificil não é conhecermos os inimigos, mas nos decepcionarmos com aquekes que imaginavamos ser amigos

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  29. Visitando tudo por aqui...
    O que vc quer pra viagem? O beijo selinho?
    Como sou curiosa...como chegou no meu bloguinho cerejeiro?
    Voltarei com mais tempopara ler suas postagens.

    ResponderExcluir
  30. kkkkkkkkkk Que inimigo porreta, manso ele, é? Crendeuspai! kkkkkk

    Fio, muito porreta seu conto carta, ao adentrarmos no seu texto sentimos na pele o tal inimigo, oi é ele lá e eu cá, pelo amor de Deus! kklkkk

    abraços,
    O Sibarita

    ResponderExcluir
  31. Olá Fernando!!

    Eu que agradeço a visita e o elogio...que bom que tenha gostado...

    Acompanhe mesmo...

    Abraço..

    ResponderExcluir
  32. Oi Feiticeira....e o pior é que isso não é difícil de acontecer...

    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  33. Oi krika...pensei no pacotinho, mas quero esse também...rs

    Cheguei pulando de blog em blog...

    Sim, volte com mais tempo sim....

    ResponderExcluir
  34. Fala Sibarita....manso sim, esse fio di quenga!!

    Se ele aparecê nóis passa a faca no bucho dele!!

    Abraço..

    ResponderExcluir
  35. muito obrigada pelo elogio e por passar lá pelo meu blog. tenho uma certa vergonha boba e não divulgo nem sob tortura ;)


    olhe seu moço! gostei bastante da carta ao seu inimigo! inclusive dá vontade de passar adiante aos meus.

    texto simplesmente instigante e admiravel, gosto de escritos assim. :) beijo.

    ResponderExcluir
  36. e a proposito! pode passar lá e tomar outras xícaras. rsrs

    ResponderExcluir
  37. Oi Jéssica!!

    Entendo essa vergonha...você não faz ideia de quanto hesitei em criar esse blog justamente por isso, mas quer saber? Divulgue...e muito!! Faz um bom trabalho e não vai se arrepender!!

    Quando ao texto, fico contente que tenha gostado...e pode passar pra frente...se puder, peço apenas que cite a fonte também...rs..

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  38. Pode deixar, Jéssica....

    vamos combinar assim, tomamos umas por aqui e depois uns cafés por lá...para "amenizar"...rs

    Tá vendo, divulgou!! rs

    Beijo

    ResponderExcluir
  39. Olá Rafaiel,
    Gostei desta carta ao inimigo muito bem escrita, quem é que não tem inimigos.
    Procuraram a uma velhota com noventa e cinco anos, se ela tinha inimigos e ela respondeu, graças a Deus não tenho inimigos, mas toda a gente inimigos, eu não tenho os meus já morreram todos.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  40. Olá José!!

    Gostei dessa história da velhinha...rs...

    Obrigado pela visita e pelo comentário...que bom que gostou!

    Abraço...

    ResponderExcluir
  41. Oi Lá!!

    Que bom que passou por aqui...e que tenha gostado...

    Volte mais...

    ResponderExcluir
  42. Excelente carta, Rafa! Quisera eu ser amigo de todo mundo nessa vida, mas nem o mais puro afeto, a maior dedicação, a maior tolerância impediram que se tornassem meus inimigos.
    Há muita gente ruim nesse mundo, e como medo de continuarem sozinhas, querem que vc se torne um deles... Invariavelmente vc acaba se tornando um, quando a inimizade se torna declarada...

    Aos meus amigos, desejo o meu de melhor, todos os meus dias... Já aos meus inimigos, busquem o melhor dentro de si, porque não tenho mais dó.

    ResponderExcluir
  43. Fala Carlão!!

    Não tem jeito mesmo, simplesmente porque não depende apenas de um lado, né?

    Tem toda razão...parece que as pessoas tentam (mas não conseguem - impossível) amenizar o próprio sofrimento com o sofrimento alheio...

    Isso aí...rsrs...tudo de bom aos amigos e que os inimigos se preparem...rsrs

    Grande abraço...gostei de você ter passado por aqui e ter gostado!!

    ResponderExcluir
  44. São poucas as relações amigas tão verdadeiras quanto as inimigas. Parabens pelo texto, Rafael. Abraço!

    ResponderExcluir
  45. Sim Ricardo...são muito poucas e nem todos as têm....quem tem, que aproveite!!

    Obrigado e grande abraço!

    ResponderExcluir
  46. Eu prefiro as cartas de amor. Embora rídiculas e muitas vezes enviadas ao inimigo que pensamos ser o amor.

    Bjs
    Mah

    ResponderExcluir
  47. Oi Mahria!

    Acho que esses são os piores inimigos...os piores!

    Obrigado pela visita...

    Beijos

    ResponderExcluir
  48. Rafael,
    quero agradecer muito sua visita
    lá pras minhas bandas, apreciei seu comentário, apreciação essa que se entende, se alarga ao ler suas palavras. São latejantes de tão vivas. Assustou-me sob certa ótica, quando coloquei-me no lugar do destinatário. Mas o ódio dessa carta, tem tanto cheiro de amor, parece expresso no pedido de excluvidade para ferir, claro na preocupação, deduzível no empenho, que acabei pensando:
    Um ódio elegante, e talvez por isso, bastante consistente, pode ter fascínio e calma. Milenar, quem sabe?!...

    Se eu tiver que ter um inimigo,
    espero que ele seja tão bom com as palavras quanto você. É uma das coisas que muito admiro.

    Beijo.

    *

    ResponderExcluir
  49. Olá Bia!! Que bom vc por aqui!!

    Eu que agradeço sua visita!

    Seu comentário foi sensacional, muito bom de receber...e vc pegou bem o espírito da coisa...de verdade...é um ódio direcionado e com algo a mais...apesar de apenas descrever uma situação, ele tem esse tom que vc descreveu!!

    Bom, atendendo seu pedido: eu te odeio!! rsrsr

    Beijo!

    ResponderExcluir
  50. Não falei que vinha?
    Voltarei mais falante a partir de 2010; estou seguindo, aguarde...
    Abração!

    ResponderExcluir
  51. Olá Christina!!

    Cumpriu mesmo a promessa...rsrs...Que bom que veio...e volte falante mesmo!!

    Abraço e obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  52. Nem vou comentar que adorei o texto!
    Eu costumo ser a mão que ajuda, mais não tenho essa outra face não kkkkkkkkk...
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  53. Eta Ju...vou ficar metido assim...rsrsr


    Mas isso tudo é justamente por ser sempre a mão que ajuda...e a cara que apanha...rs

    Beijossss

    ResponderExcluir
  54. Took me time to read the whole article, the article is great but the comments bring more brainstorm ideas, thanks.

    - Johnson

    ResponderExcluir
  55. Thank you very much, Johnson...let me know if you need help with translations...I can help..

    Rgds...

    ResponderExcluir
  56. Estou começando a achar que essa carta foi feita especialmente para eu mandar para o meu rol de inimigos, rs... Que nada, só mais uma reflexão sobre o corruptível ser humano! Meio Augusto dos Anjos, não acha? "Se a alguém causa inda pena a tua chaga,
    apedreja essa mão vil que te afaga, escarra nessa boca que te beija!"...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabby!!

      hahaha...manda mesmo...rsrsr....

      É, não tinha pensado por este lado....tem razão!!

      Beijo e obrigado pela visita!

      Excluir