terça-feira, 21 de maio de 2013

"Patos" está se afogando! Alguma ideia?

É isso mesmo, "Patos" (e não o ganso..rs) está se afogando!

Enquanto a procura por livros tem aumentado, o mercado editorial expandido, as editoras trabalhando com margens mais agressivas e competitivas e os valores dos livros diminuindo (fonte: O preço do Livro), "Patos" teve um aumento muito constrangedor. "Patos" teve seu preço inicial, na edição impressa, por volta de R$ 37,00, que não é um valor muito amigável; porém agora está R$ 45,43, o que não acho nem um pouco viável.

Não se trata de um aumento negociado, mas uma adequação da editora aos valores "de mercado". Não quero entrar nos detalhes destes problemas, pois já têm sido muito mais do que se pode a boa paciência e compreensão aceitarem, em todos os âmbitos.

Diante disso, estou buscando alguma outra alternativas para "Patos" não se afogar. Como ganhar dinheiro com livros é algo muito difícil e meu principal objetivo é difundir meu trabalho e, quem sabe, ter um bom reconhecimento, havia pensado, inicialmente, na possibilidade de disponibilizá-lo gratuitamente em versão eletrônica (apesar de ainda preferir a versão impressa).

Este, na verdade, era meu primeiro plano diante de tantos "nãos" das editoras e tantos "venha, por favor" destas novas "gráficas de elite". A primeira é de difícil acesso, a segunda cobra caro e não tem nenhum comprometimento com o livro depois de pronto e nem com o fato de estarem lidando com "sonhos".

Enfim, enquanto tento encontrar alguma alternativa, gostaria de saber a opinião de vocês na enquete ao lado. Isto me ajudará muito nesta decisão!

Todas e quaisquer sugestões são sempre muito bem-vindas, então, por favor, fiquem à vontade para fazê-las!

Abraços e obrigado pela ajuda!

23 comentários:

  1. Olá amigo, espero que desta vez eu consiga escrever tudo sem que me fuja o comentário, (é já tinha escrito e de repente fugi-o tudo)mas como eu ia dizendo obrigado pela sua visita e seu comentário.
    Em seguida também lhe digo que realmente o preço dos livros assim como tudo disparou com uma velocidade vertiginosa, tudo isto começou com a entrada do euro mas está mal porque quem os escreve tem a menor parte dos ganhos, eu adoro ler e tenho em minha casa quase uma biblioteca de livros e tem sido mais com eles que tenho evoluído os meus conhecimentos, pois sempre gosto de ler algo que me ensine.
    Vou terminar que para princípio já vou adiantada, começo por lhe desejar um bom fim de semana, com beijinhos de luz e muita paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Franciete!!

      Opa, eu que agradeço a visita e comentário.

      É verdade, é muito difícil ganhar dinheiro com livros, a parte que cabe ao autor é muito pequena, além da dificuldade em se divulgar um livro. Penso que alguma coisa, mesmo que obscura ou incompreensível a primeira vista, é aprendida em um livro...

      Muito obrigado, ótimo fim de semana para você também!

      Excluir
  2. Rafa, desculpe se torno a mencionar uma frase pejorativa mas essa de afogar o ganso me matou de tanto rir, parecia que estava vendo você rindo também!!hauehauheauheaueahuaeheuaeauuaeuaeuhuaaeu (adoro essa risada virtual escrachada!!!)
    Amor, divulga seu livro até em lápides, onde for necessário!!!
    To doente pra continuar a leitura, o inicio ja me prendeu bastante mas meu tempo está cada vez mais curto, mas eu chego lá!!!
    Um beijão
    Cris.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, tia, sem se desculpar, coloquei intencionalmente...rsrs...foi essa risada mesmo...com muitas consoantes, inclusive...rs

      É tia, tenho tentado mesmo....o problemas que tive com a editora não ajudam muito, mas estou na tentativa...acho que vou liberar mesmo...melhor do que ficar entrevado....

      Imagino, eu estou com alguns para ler, mas está difícil avançar no que estou lendo, inclusive aqui no blog...mas aos poucos a gente chega lá!

      Beijão tia!

      Excluir
  3. Olá, amigo. Venho agradecer pela visita! È muito bom receber um novo amigo. È um prazer conhecer mais um escritor e com certeza cheio de idéias! Quanto as editoras é realmente dificil, correspondente a margem de lucros. Más quem sabe com seu jeitinho vc consiga uma ótima publicação! Boa sorte! Gostei de passar por aqui. Voltarei! Grande abraço e Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cidinha!

      Eu que agradeço a visita e comentário... sim, muito difícil mesmo...mas é isso, vou tentando dar um jeitinho...sempre tentando!

      Muito obrigado pela torcida e seja bem-vinda por aqui!

      Abraço!

      Excluir
  4. Pessoal! Por favor, votem na enquete do lado direito aqui do blog!

    Abraços...

    ResponderExcluir
  5. As editoras que não cobram não olham à qualidade da escrita. Só olham para as vendas que vão ter.
    Por isso, os novatos estão tramados.
    Não há receitas para isso.
    Mas se tiveres um caso amoroso com uma atriz famosa, por exemplo, e isso vier nas revistas, e falares disso revelando "segredos" no livro, podes ter a certeza que as editoras vão andar atrás de ti...
    Um abraço e boa sorte para o teu livro, caro amigo. Não desistas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Nilsão!

      Isso é verdade, não olham a qualidade e não têm como serviço o livro, mas a editoração.

      hahahaha....tem toda razão, vemos muitos casos destes por aqui também...

      Mas não desistirei não!

      Abração e obrigado pela torcida.

      Excluir
  6. "... e meu principal objetivo é difundir meu trabalho e, quem sabe, ter um bom reconhecimento, havia pensado, inicialmente, na possibilidade de disponibilizá-lo gratuitamente em versão eletrônica (apesar de ainda preferir a versão impressa)."

    Aqui você se revelou! E por que não seguir o seu instinto? Também prefiro a versão em papel, mas confesso que a divulgação eletrônica viaja numa velocidade incalculável. Um lê aqui, outro ali, e cada um vai divulgando pros amigos e assim vai... quando se vê... já virou novela!

    De qualquer forma, boa sorte, sucesso e realizações.
    Aguardando uma palinha... :)

    Beijos e flores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe...me revelei mesmo, né Teca! Tem razão!

      Acho que já sabia esta resposta...e já estou trabalhando nela. Estou tentando tê-lo pronto até o fim de semana para começar a divulgação. Avisarei a todos por aqui...

      Tomara que seja assim mesmo! hahahaha...

      Muito obrigado pela torcida! Ah, tem uma palinha na aba "Patos" no topo do blog, dê uma olahda.

      Beijos

      Excluir
  7. olá amigo,

    Há tanto tempo o não via e tinha saudades, Deus meu!
    Mas o que conta é não nos esquecermos e cedo ou tarde, cá estamos.

    Amigo, os livros estão difíceis de vender e esta época não está vocacionada para a beleza de um bom poema. Não está agora, não vai estar tão cedo!

    Se for jogador de futebol. jornalista conhecido, ou da televisão, ou ainda pertencer a um partido politico, (falo de Portugal)tem esses amigos a amparar o livro. Mas se não é nada disto, tem de aceitar e saber das inúmeras dificuldades que vai encontrar.
    Nascemos no tempo errado! Nada há a fazer!

    Por mim que tenho sido subsidiada pela Cultura de Almada/Lisboa
    me desinteressei pela venda, por saberem quem sou, pelo meu nome numa rua e por me entenderem e ainda pela Eternidade.

    Tenho um livro para saír e daqui por 100 anos talvez delirem por mim, mas agora com crises na Europa e o desinteresse latente, aceito, esqueço e continuo e sou livre e nada me incomoda, nem me forçam a tentar vender.
    Deus é grande, minha saúde é pouca, então quero saúde, qualidade de vida e pobres daqueles que não têm sensibilidade para me entenderem e apreciarem. Não me afetam minimamente!

    É esta minha filosofia de vida! É este o meu concelho!
    Sei que em São Paulo se vendem "3" livros por mês de um escritor famoso e de um desconhecido, não vendem nada!

    Não faço apelos à Internet e o Editor faz o que pode, no seu próprio interesse e eu nada espero e me sinto feliz, assim!

    Mas esta é a minha filosofia e todos que querem lutar o devem fazer...eu estou desinteressada de lutas, de qualquer espécie!

    Mas desejo que a sua luta seja cheia de sucesso! Abraço grande e gostei de o encontrar! Beijos e felicidades, amigo meu.

    maria Luísa Adães

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Luísa!!

      Ah, como é difícil arrumar um tempo, não é? Eu também não ia até seu blog há um bom tempo, mas não nos esquecemos não!

      Aqui também vale isso, se não for nada disso fica ainda mais complicado.

      É, muitas vezes é essa sensação que me toma, mas ainda vou insistir...sou teimoso, sabe? rsrs Mas você faz bem de encarar estes desta forma.

      Você não é a primeira pessoa a me dizer isso, e também não pretendo ganhar o sustente dos livros, sei que isso seria muito mais difícil. O que eu quero é que sejam divulgados e (desejo maior) que as pessoas gostem! Mas acima de tudo é um prazer meu, que só de fazê-lo já me deixa bem.

      Muuuuito obrigado pela torcida...isso vale muito para mim. Grande abraço para você também! Sempre nos encontraremos....

      Beijos e felicidades para você também, minha amiga!

      Excluir
  8. Que esse Dia Dos Namorados
    Seja o mais Feliz da Sua Vida.
    Tomara , que esse Dia tenha reservado
    momentos de eterna felicidade.
    Não importa o Pais onde você esta ou mora
    essa Data deve ser comemorada com amor e muita Paz.
    Na postagem tem um presente é seu pode levar
    ficarei feliz em ver no seu blog.
    Um beijo terno e carinhoso.
    Um abraço pelo Dia consagrado ao amor
    e felicidade.
    Carinhosamente Sua Amiga ,, Evanir..

    ResponderExcluir
  9. Boa noite...

    Hoje estou aqui pra desejar que o amor esteja presente em sua vida não só em datas especiais, como o dia dos namorados, mas que possa achar lugar em seu coração em todos os instantes do ano, pois não há nada mais maravilhoso que amar.
    Amar ao próximo, amar a si mesmo, amar a vida e tudo de bom que ela tem a oferecer.


    Beijos
    Ani

    ResponderExcluir
  10. Rafael parceiro, acompanhei de perto a evolução e finalização desse drama com a divulgação gratuita do seu livro digital, vc, brasileiro, não desiste nunca, rsrsrsr, o que seria de nós sem os chavões...
    Mas tô passando aki com a finalidade de te pedir ajuda, queria pedir que vc me contasse um pouco mais detalhadamente essa experiência de publicar... me conta alguns detalhes do relacionamento com a editora e tal..
    me manda um email: umapoesiaporsemana@gmail.com
    Seu sonho é meu sonho também...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Allisson!

      É isso aí, desistir não dá não...rsrs...

      Pode deixar, vou te mandar um email contando...

      Abraço

      Excluir
  11. Caro Rafael,
    passei para registrar também aqui que li seu livro. Gostei muito da história, como você já sabe. Uma história que me prendeu, dessas que não permite o abandono.
    Espero que possa realizar todo os seu talento! Para isso, apesar das dificuldades, não desista nunca!
    Abraços
    Alex

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Alex!

      Muito legal poder ter este retorno de quem deu um voto de confiança e leu meu livro, ainda mais um retorno tão positivo! Fiquei muito contente mesmo.

      Vou tentando, não é fácil conciliar o tempo, mas vou dando um jeito aqui, outro ali. Desistir jamais mesmo!!!

      Obrigado mais uma vez,

      Abraço!!

      Excluir