quarta-feira, 3 de julho de 2013

A Vida em Duas Vozes: Ativa!

Qualquer inclinação à passividade deve ser excomungada; é uma postura covarde e corrosiva à vida.

Vejamos hoje a voz ativa.

*          *          *

Eu nasci e comi,
Eu olhei e sorri,
Eu cresci e andei,
Eu corri e brinquei,
Eu falei e me transformei.

Eu descobri e temi,
Eu me apaixonei e chorei,
Eu me rebelei e experimentei,
Eu me assustei e até xinguei.

Eu me arrepiei e estremeci,
Eu perdi e conquistei,
Eu me perdi e me reencontrei,
Eu gritei e me envergonhei.

Eu comunguei e multipliquei,
Eu lutei e falhei,
Eu tentei e ganhei,
Eu sorri e sempre chorei,
Eu provei e me lambuzei.

Eu caí e me levantei,
Eu balancei e me esquivei,
Eu aprendi e reconheci,
Eu esqueci e nem me lembrei,
Eu renasci com os meus dos meus.

Eu revi e antevi,
Eu encorajei e ouvi,
Eu senti e não me arrependi,
Eu cantei e dancei,
Eu abracei e beijei.

Eu me espantei quando enruguei,
Eu me assustei e aceitei,
Eu parti, nem me despedi,
Eu descansei e nada mais eu vi,
Eu passei e não me arrependi.

12 comentários:

  1. Ola Rafael,parabéns e muito sucesso no livro que estás lançando.E também meus cumprimentos por esta beleza de poesia que hoje nos presenteia .Meu grande abraço.SU

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Suzane!!

      Muito obrigado pela torcida....e que bom que passou por aqui e gostou...puxe uma cadeira e seja bem-vinda! rsrs

      Agraço!

      Excluir
  2. Poutz Rafa, Fantástico!! Adorei essa narração de uma vida passando em tonalidade poética. Simplesmente maravilhoso!!
    " Eu li e reli,
    Eu entendi e não resisti.
    Cada vez melhor, muito melhor mesmo, que delícia.
    Parabéns!
    Beijos
    Cris.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tia!! Gostou é? Esse é o lado bom, "como deveria". A próxima é a passiva....

      Ebaaaaaa...rsrs...muito gostoso!

      Beijos tia, obrigado!

      Excluir
  3. Oiii... Concordo.. Mais antes se arrepender pelo que fez e pelo que aconteceu do que não fez.. Gostei! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mikaele!!

      É verdade....semana que vem tem a voz passiva. Que bom que gostou!! Obrigado!

      Excluir
  4. Rafael,

    Coincidencia, estava comentando com um amigo sobre valores, sobre força interior, sobre escolhas, e me deparo com este poema tao bonito e profundo. Obrigada por sua visita, assim vim ler um conteudo tao admiravel.

    Beijos e otima semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sissym!! Caramba, coincidência mesmo...e que bom que você gostou....

      Eu que agradeço a visita e o espaço para divulgação do meu livro!

      Puxe uma cadeira e fique à vontade...

      Beijos e ótima semana para você também.

      Excluir
  5. Eu li e gostei.

    Refleti e me identifiquei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nathi!! Que bom, fico contente...pelo meu texto e por você ser uma "ativa"..rs

      Excluir