segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Parei de Fumar!

        Se tem uma coisa em que tenho me tornado bom é em parar de fumar. Paro de fumar quando eu quero, sempre que quero. Já parei de fumar umas três ou dezessete vezes. O problema é que volto a fumar!

        Brincadeiras à parte, está complicado conseguir parar de fumar de forma definitiva. Já tentei várias formas: sozinho, adesivos, terapia auricular, remédios e outros. Mas nada tem funcionado até agora e sei muito bem que meu pior inimigo sou eu mesmo. Sou eu que convenço a mim mesmo a voltar de fumar. Às vezes acho que existe outro eu em mim, sendo que um quer parar de fumar e o outro não. Como os anjinhos e diabinhos dos desenhos animados que travam uma luta convencendo seu “dono” sobre o que deve ser feito. É assim que me sinto. Hora um está mais forte que o outro, o que acaba me permitindo ficar alguns dias sem fumar e depois voltar comendo cigarros. Estranho, não é? Mas acho que fumantes sabem do que estou falando.

        São vários os fatores motivadores que me aparecem – outros que fabrico – para parar de fumar, mas eles perdem sua força com o passar do tempo (deve ser o diabinho). Isso tudo é, na verdade, uma luta contra mim mesmo. Sinto que luto mais contra mim do que contra o vício propriamente dito. Mas tenho que definir estes fatores motivantes comigo mesmo e esse problema é entre eu e o outro eu.

        Hoje é meu último dia fumando (sim, estou com um cigarro queimando na boca agora mesmo), marquei que amanhã não fumarei mais. Difícil? Planejar não, cumprir sim; mas não impossível. Tenho tentado trabalhar comigo mesmo sobre isso tudo e o que mais tem me motivado a parar com isso é o fato de sentir na pele, e no corpo, os efeitos de anos fumando. Já sei que não sou mais o mesmo e isso é resultado de fumar: tenho faltas de ar, cansaços frequentes, o corpo pesa, tenho gripes com mais frequências e estou completamente dominado pelo cigarro. Este último me revolta. É muito ruim saber e sentir que dependo e sou totalmente dominado pelo cigarro, que está cada vez mais presente e descontrolado em minha vida. A cada recaída, aumenta-se a quantidade e a necessidade.

        Não sei se é a intenção de parar de fumar ou algum “sinal”, mas ultimamente as notícias de pessoas com problemas por causa do cigarro têm me cercado, fora o fato de um grande amigo meu estar com problemas sérios por causa do cigarro e meu pai, há mais de dez anos sem fumar, ainda sofrer com os efeitos nocivos. Mas das notícias que mais me chamam a atenção são as do Chico Anysio, que esteve internado por mais de cem dias e sofreu uma traqueostomia. Vi uma entrevista dele em que dizia que a única coisa que se arrependia em toda sua vida era de ter fumado. Dói isso quando nos olhamos e vemos isso como um possível futuro. Enfim, motivos não me faltam para parar de fumar e agora vai ter que ir (seria até bom ter isso no meu currículo: já fui um fumante!).

        Não posso dizer que minhas tentativas foram em vão. Consegui ficar alguns dias sem fumar, sendo quinze dias em duas ocasiões – consideremos que não havia conseguido ficar um único dia sem fumar, mesmo que doente. São novos hábitos que me agradam. A cada tentativa aprendi coisas novas. Coisas sobre como lidar com o cigarro e como lidar comigo mesmo, o que é bom, já que cada um responde de um jeito diferente a este vício. Aprendi que minha relação com o cigarro é mais psicológica do que química (o que complica). Aprendi sobre certas coisas que podem ajudar a aliviar a abstinência, entre elas grandes e constantes goladas de água, caminhadas e profundas respirações para estabelecer a calma têm sido as melhores. Aprendi com uma grande amiga que eu fico muito encanado com o cigarro, ao invés de esquecê-lo. Fico lembrando que estou parando de fumar e contando os minutos, e realmente entendi e comprovei que esquecer é a melhor opção. Engraçado descobrir que sou uma pessoa muito mais ansiosa como fumante do que sem o cigarro. Mas são apenas algumas das descobertas.

        Também descobri muitas coisas que não ajudam a mim. Foram vários os maços de cigarro jogados pela metade durante cerimônias de despedidas cheias de vontade e decisão, que não duraram até o amanhecer. Mas foram vários os sorrisos que recebi nos períodos em que me mantive limpo. Foram várias as relações que se estreitaram e hoje, são várias as pessoas com quem posso contar pelo apoio incondicional que recebo, como da minha família e da minha noiva que me apoia como ninguém.

        Considerando que escrever é algo que gosto de fazer por me por frente a frente comigo mesmo e me ajuda a resolver grandes problemas e o fato de que um comprometimento e apoio público poderiam ser mais efetivos, resolvi usar o “Desce Mais Uma!” como uma ferramenta para uma nova tentativa. Por isso, peço a licença de vocês para usar o blog, por um tempo, para este fim. Durantes os próximos quinze dias postarei os efeitos e as batalhas no meu Twitter (@rafaelcastellar) e à noite consolidarei todos em um post aqui no blog (habilitei na barra lateral os meus twitters para quem quiser acompanhar).

        Então, hoje é meu último dia como fumante ativo, afinal, como dizem, não existem ex-fumantes, apenas fumantes que deixam de fumar. Hoje paro de fumar e amanhã inicio uma difícil luta, mas que não será tão longa assim. Apenas preciso me manter calmo e centrado em um novo modo de vida, ao menos por este período, para sair do outro lado com uma nova, e mais promissora, vida!

        Vamos lá, pode ser, pelo menos, divertido!

        Abraços e Obrigado!

36 comentários:

  1. Parabéns Rafael!
    Meu caso é diferente... Nunca fumei cigarros daqueles que o corpo (e mente) vicia e tem que fumar a cada 10 minutos...
    O meu prazer é de charuto ou daqueles menores... apenas no fim de semana e bebendo um bom vinho com os amigos... Tenta fumar por prazer, que é quando a gente quer, e não por vicio que é quando "ele" manda...
    Abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Ah... esqueci... Com a bebida acontece quase o mesmo...
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Eitaaaa que desejo-lhe sorte!.. Confesso que também me encontro nessa luta.. e sei muito bem o quanto é duro parar.. mas.. estou aqui na torcida ok?

    Beijocas em seu coração..
    Verinha

    ResponderExcluir
  4. Boa sorte na sua tentativa...
    Sei que não deve ser fácil, mas conheço pessoas que conseguiram... se colocaram acima da vontade e se sentiram auto suficientes por vencerem a si mesmos...

    Bjs meus

    ResponderExcluir
  5. Boa Gabriel!!

    Já pensei em fumar assim também...seria muito bom, mas eu não tenho muito controle..acho que o jeito é parar mesmo...até fiquei de pouco em pouco, mas qdo fui ver tinha voltado tudo...rsrsr

    Muito obrigado pela força!! Abraço!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Verinha!! Obrigado, não é fácil mesmo e luta é pouco para descrever, mas a gente chega lá...força você também...e obrigado pela torcida!

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. É isso aí, Catia...de tanto insistir, a gente chega lá...água mole em pedra dura...rsrsrs


    Obrigado pela força!

    Beijos..

    ResponderExcluir
  8. Vamos lá Rafa, estaremos do teu lado, qualquer coisa desabafe aqui!

    Você não nasceu com isso, então por que permanecer com algo que não te pertence [e te faz mal]?

    Pense nisso toda manhã!

    força!
    Ju

    ResponderExcluir
  9. Boa Ju!! Vamos que vamos...obrigado por esta força...pode deixar que vou "monitorando" por aqui...rsrsr

    Pensarei...obrigado!

    ResponderExcluir
  10. Força Rafael! Tudo é possível! Acredite... hj eu comi um bis e não gostei.
    Talvez deixar de fumar possa ser difícil no começo, mas no fim pode ser uma grande vitória da qual vc poderá se orgulhar.
    FORÇA!

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pela décima oitava tentativa! rs
    Tente pensar que o cigarro é algo que faz mal pra sua saúde, que te prejudica.
    Você vai conseguir manter o seu próposito. Torço pra isso.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Vícios... dietas... atividades físicas... e outros tantos... dependem unicamente do nosso objetivo único: "amar-nos e cuidarmo-nos para o bem"!! Portanto, queira o seu bem, tenha força de vontade e siga em frente! Derrapadas haverão, contorne-as e continue... Desistir do seu objetivo, nunca! Boa sorte! Célia.

    ResponderExcluir
  13. Amigo, eu lhe admiro e desejo toda a sorte do mundo! Tomara mesmo que consiga, eu não tenho a mesma força de vontade, infelizmente. Abraços

    ResponderExcluir
  14. Desta vez vai conseguir! Seja positivo. Nunca desisti do percurso -nao-fumante que iniciou hoje.
    Vai ser bem sucedido, acredite em si.
    : )

    ResponderExcluir
  15. Oi Lenits!!

    É...isso eu quero sentir, esse orgulho de ter vencido o cigarro...dedos cruzados e força sim...

    Muuito obrigado!!!

    ResponderExcluir
  16. Obrigado, Gabriela!

    Isso não é difícil, porque dá pra sentir, mas é um vício terrível que faz a gente passar por cima de tudo...rsrs

    Obrigado pela torcida!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oi Célia!!

    Você tem toda razão...bom, estou tentando de tudo, uma hora tem que ir, mas será agora...muito obrigado por esta grande força!!

    []s

    ResponderExcluir
  18. Oi Gi!!

    Bom, estou tentando de novo...tentei várias...quem sabe...o apoio que estou recebendo está sendo muito bom!

    Obrigado pela torcida!

    ResponderExcluir
  19. Estou acreditando, Catarina...vamos com força...espero que desta vez funcione!

    Obrigado pela torcida e pela força!!

    ResponderExcluir
  20. não há nada que a gente não consiga, Rafa..
    conseguimos enxergar com os olhos dos outros..
    dançar ao som que sentimos, e não ouvimos..
    até falar, cantar, através de sinais..

    bjs.com muita torcida pra ti..

    Sol

    ResponderExcluir
  21. Boa Sol!! Bem dito!! Vou me lembrar disso e conseguir de uma ver por todas...obrigado pela força e torcida!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Meu amigo

    Não é uma tarefa fácil...é preciso muita força de vontade.
    Desejo sorte...eu nem tento...por enquanto.

    Beijinho
    Sonhadora

    ResponderExcluir
  23. Já estive sem fumar, da 1ª vez 3 anos e da 2ª, ano e meio. Voltei porque, vejo no cigarro um momento só meu, bla,bla,bla... o que se costuma dizer.

    No mês passado comprei um cigarro electrónico. Reduzi para um cigarro real por dia. Apesar de não haver fumo, paladar, ser pesado, resultou. Mas...Mas voltei porque a vida me deu uma daquelas contrariedades e eu não lhe resisti. Para o fazer teria tido necessidade de GRITAR e aí iriam dizer que enlouquecera. Talvez por o ser um pouco, recomecei a fumar...

    Mas BOA SORTE e MUITA FORÇA de vontade!!

    Beijo

    ResponderExcluir
  24. O mais legal é a confiança em você mesmo. A decisão que partiu de você. Há de conseguir! Beijo no coração.

    ResponderExcluir
  25. Estaremos na torcida ;)

    Gostaria que meu namorado parasse também... MAS é a mesma história, além do que o cigarro vira HÁBITO...


    Beijos =)

    ResponderExcluir
  26. Rafael!

    Boa sorte e muita força; comigo aconteceu o mesmo. Mas a vida me empurrou para cuidar do meu pai por 14 anos. Eles nunca souberam que eu fumava. Na realidade, como fazia muito esporte pela manhã, precisava de fôlego. Passei então a fumar a partir de meio dia.No início usando adesivo e nicoretti. Depois percebi que fumar é apenas hábito . Se você não comprar e não tiver cigarro em casa, é muito mais fácil. E com certeza apenas 10 dias são os piores.

    Voltarei para lhe ver vencedor.

    Beijos

    Mirze

    ResponderExcluir
  27. OLha, depois dessa se vc nao parar eu te mato heim!!!!!
    Boa sorte Rafa, vc vai vencer querido!!!
    Beijos
    Cris.

    ResponderExcluir
  28. Realmente, Sonhadora...e já não está fácil mesmo...eita vício difícil!!

    Vamos tentando...

    beijos e obrigado!

    ResponderExcluir
  29. Nossa Acácia! Tudo isso? É bem o que dizem, seremos sempre fumantes, talvez sem fumar...é engraçado o como nossa cabeça nos muda, nos convence...nada fácil mesmo...

    Você tem razão, estes "momentos" que temos com o cigarro são únicos, e estes outros que a vida nos tira, complicam ainda mais...

    Muito obrigado pela força e torcida!

    Beijo

    ResponderExcluir
  30. Obrigado, Ana Luiza!! Tomara que sim mesmo...vamos tentando!!

    beijos

    ResponderExcluir
  31. Obrigado Nadine!!

    É...não é algo fácil de se fazer...é uma coisa louca porque vamos contra algo que nos dá tanto prazer...é um vício muito complicado mesmo....entendo ele...rsrsr

    beijos!

    ResponderExcluir
  32. Oi Mirze!! Bom saber disso...já ficou complicado há pouco...já pensei que deveria ter tentado algum tipo de controle antes de tomar a decisão, pois estava bem no meio de um "descontrole"...pensava em algo como uma tabela com horários pré-definidos e que fosse diminuídos, um plano, como o seu "após meio dia".

    Sei lá...vou tentando...fácil não! rsrs

    Obrigado pela força e torcida!

    Beijos

    ResponderExcluir
  33. huhauhaua...boa tia! fácil não...tá loco!

    obrigado pela torcida!

    beijos..

    ResponderExcluir
  34. Desejo muita calma e sucesso na parada.
    Tenho um parente que conseguiu parar de fumar fazendo acupuntura .
    Torcendo
    bjs

    ResponderExcluir
  35. Oi Elisa!!

    Me manda os contatos deste parente ou do acupunturista dele...rsrs

    Obrigado pela torcida!

    beijos

    ResponderExcluir